Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os meus livros de Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Os meus livros de Bolsa

por bmiguelmf » 6/9/2015 16:23

Artista romeno por favor peço recomendação de livro "introdutório" à análise fundamental das empresas.

Algo de fácil leitura, que me proporcione conhecimentos sólidos nesta matéria, e uma evolução consistente e segura.

Sou completamente leigo no assunto.

Obrigado e um abraço
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

Re: Os meus livros de Bolsa

por Artista Romeno » 6/9/2015 14:11

lfhm83 Escreveu:Esta semana comecei com este espero que valha a pena é um livro bastante extenso mas parece arramar conhecimento, com direito a menção de honra pelo Buffet.

http://www.amazon.com/Intelligent-Inves ... min+graham


é um bom começo, mas para ficar a casa feita tens que ler este

Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies (Wiley Finance) Hardcover – 4 Sep 2015

by McKinsey & Company Inc. (Author), Tim Koller (Author), Marc Goedhart (Author), David Wessels (Author)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Os meus livros de Bolsa

por BearManBull » 6/9/2015 0:46

Esta semana comecei com este espero que valha a pena é um livro bastante extenso mas parece arramar conhecimento, com direito a menção de honra pelo Buffet.

http://www.amazon.com/Intelligent-Inves ... min+graham
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os meus livros de Bolsa

por O Alquimista » 1/5/2015 21:43

e-finance Escreveu:Que livro recomendam para alguém que se quer iniciar no Forex?


Currency Trading For Dummies
The Little Book of Currency Trading: How to Make Big Profits in the World of Forex
Adventures of a Currency Trader: A Fable about Trading, Courage, and Doing the Right Thing
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Os meus livros de Bolsa

por e-finance » 1/5/2015 21:28

Artista Romeno Escreveu:
e-finance Escreveu:Que livro recomendam para alguém que se quer iniciar no Forex?

Um livro de estatistica para perceberes bem o conceito de valor esperado que no forex como nas apostas desportivas e ao contrario da renda fixa e variavel....compra outro que te explique bem o que e o value at risk para depois nao aprenderes pelo modo saiu me da carteira o risco que os cfd tem....

Agradeço input, mas eu queria mesmo era um bom livro sobre forex.

Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: Os meus livros de Bolsa

por Artista Romeno » 1/5/2015 18:38

e-finance Escreveu:Que livro recomendam para alguém que se quer iniciar no Forex?

Um livro de estatistica para perceberes bem o conceito de valor esperado que no forex como nas apostas desportivas e ao contrario da renda fixa e variavel....compra outro que te explique bem o que e o value at risk para depois nao aprenderes pelo modo saiu me da carteira o risco que os cfd tem....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Os meus livros de Bolsa

por e-finance » 1/5/2015 18:26

Que livro recomendam para alguém que se quer iniciar no Forex?
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: Os meus livros de Bolsa

por Ximo » 2/4/2015 23:31

Boa noite Ulisses, estou a dar os primeiros paços na bolsa, ja li os 2 livros do Fernando Braga de Matos; os quais gostei bastante. De momento estou a ler o livro da sua autoria "Amo te bolsa" o qual me agrada por ser de leitura facil e falar mais sobre aspectos mentais tal como a utilizaçao de stop e relaçao emocional com uma acçao. Parabens pela obra. Qual a sua opiniao relativamente a obra de 1949 de Benjamin Graham "the intelligent investor" de 1949?
Os melhores cumprimentos e o desejo de uma boa pascoa.
 
Mensagens: 2
Registado: 15/3/2015 3:23

Re: Os meus livros de Bolsa

por pcm1979 » 3/12/2014 11:54

O livro "Ganhar em Bolsa- em tempos de crise aposte na bolsa" tem menos páginas que o "Ganhar em Bolsa" e é mais grosso? :-k Não estou a perceber

Dimensões: 157 x 234 x 41 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 360

Dimensões: 156 x 236 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 544

http://www.wook.pt/ficha/ganhar-em-bolsa/a/id/15008098
http://www.wook.pt/ficha/ganhar-em-bolsa/a/id/195228
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Os meus livros de Bolsa

por Andre vez » 7/9/2014 18:52

Boas,

Alguém leu ou conhece "De Zero a Cem" de Howard Marks ???
Abraço
André
 
Mensagens: 319
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Os meus livros de Bolsa

por LEOBEL » 2/9/2014 16:53

Acabei de comprar na wook.pt o livro:
Amo-te, Bolsa
o nome do autor já o li em qualquer sitio mas não sei onde :-" :-"

Será que devolverão o dinheiro caso não fiquemos satisfeitos? :shame:
Provávelmente o autor dará um bom desconto na inscrição do próximo curso de AT.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 38
Registado: 11/8/2014 17:35

Re: Os meus livros de Bolsa

por drupa » 27/8/2014 20:51

http://www.abebooks.com/servlet/SearchR ... al+Markets


rsacramento Escreveu:
youmeu Escreveu:Caros forista por acaso não há ninguem interessado em fazer uns trocos? :D Gostaria de adquirir este livro: Technical Analysis of the Financial Markets de John Murphy (não é o study book mas sim o de 500-700pag e que julgo ser hardcover)

Eu pagaria os portes e relativamente ao preço gostaria de dizer que estou aberto a sugestões... se estão interessados em desocupar um lugar na estante e contribuir para a minha instrução. Quanto ao preço estou aberto a sugestões \:D/ como podem ver eram só benefícios ahah

Abraços

este é novo

há uns tempos atrás o LTCM vendia um barato
 
Mensagens: 17
Registado: 11/12/2013 0:45

Re: Os meus livros de Bolsa

por rsacramento » 26/8/2014 23:48

youmeu Escreveu:Caros forista por acaso não há ninguem interessado em fazer uns trocos? :D Gostaria de adquirir este livro: Technical Analysis of the Financial Markets de John Murphy (não é o study book mas sim o de 500-700pag e que julgo ser hardcover)

Eu pagaria os portes e relativamente ao preço gostaria de dizer que estou aberto a sugestões... se estão interessados em desocupar um lugar na estante e contribuir para a minha instrução. Quanto ao preço estou aberto a sugestões \:D/ como podem ver eram só benefícios ahah

Abraços

este é novo

há uns tempos atrás o LTCM vendia um barato
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por Youmeu » 26/8/2014 23:21

Caros forista por acaso não há ninguem interessado em fazer uns trocos? :D Gostaria de adquirir este livro: Technical Analysis of the Financial Markets de John Murphy (não é o study book mas sim o de 500-700pag e que julgo ser hardcover)

Eu pagaria os portes e relativamente ao preço gostaria de dizer que estou aberto a sugestões... se estão interessados em desocupar um lugar na estante e contribuir para a minha instrução. Quanto ao preço estou aberto a sugestões \:D/ como podem ver eram só benefícios ahah

Abraços
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Os meus livros de Bolsa

por JohnyRobaz » 25/8/2014 14:49

Como tudo, senão toda a gente ganhava :)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por rsacramento » 25/8/2014 12:29

JohnyRobaz Escreveu:Bom dia,

Para esclarecer, e sempre agradecendo as vossas mensagens de quebra de ilusão com a Bolsa, eu sei bem, e até por experiência de outras pessoas ligadas a mim, que é um jogo perigoso e nada fácil! Pode perder-se muito dinheiro e o nosso PSI20 tem sido terrível, principalmente com as acções da banca...

Quanto ao que citei do Braga de Matos é simplesmente um facto real. Tal como ele argumenta, a economia mundial cresce, pelo que do bolo total em bruto se ganha mais dinheiro do que se perde. Agora a distribuição destes ganhos e perdas pelos investidores todos é que é outra discussão.

Por último, sim o Braga de Matos recomenda o investimento em Bull Market e desaconselha em Bear Market, como é óbvio, mas também refere que com as compras de títulos a descoberto se pode ganhar dinheiro. Devido ao meu estatuto de iniciado, isto pode ter-me iludido, mas pareceu-me legítimo...

Cumps.

não há dúvida de que num bull market entra dinheiro nos mercados, enquanto que num bear market se passa exactamente o oposto, mas realmente pode fazer-se dinheiro nos dois, o que é preciso é saber-se o que se está a fazer :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por JohnyRobaz » 25/8/2014 12:21

Bom dia,

Para esclarecer, e sempre agradecendo as vossas mensagens de quebra de ilusão com a Bolsa, eu sei bem, e até por experiência de outras pessoas ligadas a mim, que é um jogo perigoso e nada fácil! Pode perder-se muito dinheiro e o nosso PSI20 tem sido terrível, principalmente com as acções da banca...

Quanto ao que citei do Braga de Matos é simplesmente um facto real. Tal como ele argumenta, a economia mundial cresce, pelo que do bolo total em bruto se ganha mais dinheiro do que se perde. Agora a distribuição destes ganhos e perdas pelos investidores todos é que é outra discussão.

Por último, sim o Braga de Matos recomenda o investimento em Bull Market e desaconselha em Bear Market, como é óbvio, mas também refere que com as compras de títulos a descoberto se pode ganhar dinheiro. Devido ao meu estatuto de iniciado, isto pode ter-me iludido, mas pareceu-me legítimo...

Cumps.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por Limonov » 24/8/2014 15:01

Olá Sacramento,

O mesmo autor, defende o investimento apenas em bull market. Fora do contexto, a frase do Fernando Matos gera as ilusões de que falas.
Tentar a acabar com as ilusões de quem se quer iniciar foi único objetivo da minha intervenção no tópico. Não no sentido da desmotivação e desistência, mas no sentido da cautela e ponderação.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Os meus livros de Bolsa

por rsacramento » 23/8/2014 12:24

Limonov Escreveu:Olá Artista Romeno,

O que o Fernando Braga de Matos diz sobre a soma positiva não é que todos ganham, diz sim, que não é preciso alguém perder para outro alguém ganhar, mais nada.

Saúde,

Limonov

não vejo como se possa ganhar num bear market sem que ninguém perca

há que ter presente que estamos a falar para alguém que está cheio de vontade de negociar, portanto o melhor é não alimentar ilusões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por Limonov » 23/8/2014 9:02

Olá Artista Romeno,

O que o Fernando Braga de Matos diz sobre a soma positiva não é que todos ganham, diz sim, que não é preciso alguém perder para outro alguém ganhar, mais nada.

Saúde,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Os meus livros de Bolsa

por Artista Romeno » 22/8/2014 17:38

rsacramento Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Bom eu compreendo e tenho noção de que é muito mais fácil perder dinheiro na bolsa do que ganhar, e para isso é que venho aqui tentar apanhar umas dicas de pessoal batido no negócio como vocês, tal como tento ler o mais eficazmente possível, razão pela qual pergunto acerca dos livros que referi qual compensa mais ler primeiro pois o tempo é limitado e não dá para ler tudo, muito menos antes de começar. O que acredito é que tendo as noções técnicas bem solidificadas e a mente preparada dentro do possível para enfrentar os prováveis obstáculos psicológicos normais deste jogo, a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder.

obviamente que cada qual fala por si: uns já estoiraram carteiras, outros nem por isso, mas acho que cada qual deve andar por aqui a pensar pela sua cabecinha, e não por ver andar os outros

é um logro acreditares que
a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder


não caias nessa - é um actividade bastante exigente, e a maioria acaba por falhar (isto vem em toda a literatura); sobretudo não tenhas pressa de entrar, lembra-te sempre que a bolsa não acaba amanhã

já agora, o uso escrupuloso e disciplinado de stops evita muitos dissabores :wink:


100% de acordo rsacramento, eu estudei teoria dos jogos e garanto que isso é uma treta do tamanho do mundo :D , nao li braga de matos nem vou ler, so espero que ele de at perceba, a treta dos peres e essa da teoria dos jogos são 2 balelas que vai la vai :wall: :-$
faz uma má seleção de acçoes e depois vais ver se ganham todos, mesmo com indices a subir, dizer que quem investe no SP no longo prazo como agregado tem ganho é irrefutavel, agora todos ganham , sim sim JUIZO :wall: :P acho que honestamente no psi houve gente que no long run tem perdido imenso dinheiro, no indice romeno, ah mas espera lá o braga de matos é que sabe, o problema é que o psi 20 desde 2000 creio estar longe de ser uma soma positiva enfim tretas :-k :-#
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Os meus livros de Bolsa

por rsacramento » 22/8/2014 17:28

JohnyRobaz Escreveu:Bom eu compreendo e tenho noção de que é muito mais fácil perder dinheiro na bolsa do que ganhar, e para isso é que venho aqui tentar apanhar umas dicas de pessoal batido no negócio como vocês, tal como tento ler o mais eficazmente possível, razão pela qual pergunto acerca dos livros que referi qual compensa mais ler primeiro pois o tempo é limitado e não dá para ler tudo, muito menos antes de começar. O que acredito é que tendo as noções técnicas bem solidificadas e a mente preparada dentro do possível para enfrentar os prováveis obstáculos psicológicos normais deste jogo, a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder.

obviamente que cada qual fala por si: uns já estoiraram carteiras, outros nem por isso, mas acho que cada qual deve andar por aqui a pensar pela sua cabecinha, e não por ver andar os outros

é um logro acreditares que
a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder


não caias nessa - é um actividade bastante exigente, e a maioria acaba por falhar (isto vem em toda a literatura); sobretudo não tenhas pressa de entrar, lembra-te sempre que a bolsa não acaba amanhã

já agora, o uso escrupuloso e disciplinado de stops evita muitos dissabores :wink:
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por Limonov » 22/8/2014 17:23

JohnyRobaz Escreveu:Bom eu compreendo e tenho noção de que é muito mais fácil perder dinheiro na bolsa do que ganhar, e para isso é que venho aqui tentar apanhar umas dicas de pessoal batido no negócio como vocês, tal como tento ler o mais eficazmente possível, razão pela qual pergunto acerca dos livros que referi qual compensa mais ler primeiro pois o tempo é limitado e não dá para ler tudo, muito menos antes de começar. O que acredito é que tendo as noções técnicas bem solidificadas e a mente preparada dentro do possível para enfrentar os prováveis obstáculos psicológicos normais deste jogo, a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder.


Technical Analysis of Stock Trends (Edwards & Magee) ou Technical Analysis of Financial Markets (Murphy)? Ou será que basta ler o "Análise Técnica - Tendências e Formação de Preços" do J. P. Peixoto para começar?


São estes certo? tenho os dois mas só estudei o do Murphy. Para consultas do dia à dia gosto muito da "Encyclopedia Of Chart Patterns" do Bulkowski, está na net em pdf, podes descarregar.

A bolsa de ações tem sempre soma positiva, quer saibas AT/AF ou não. À luz da Teoria dos Jogos, o que o Fernando Braga quer dizer, é que não é preciso alguém perder para tu ganhares e vice versa.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Os meus livros de Bolsa

por JohnyRobaz » 22/8/2014 16:33

Bom eu compreendo e tenho noção de que é muito mais fácil perder dinheiro na bolsa do que ganhar, e para isso é que venho aqui tentar apanhar umas dicas de pessoal batido no negócio como vocês, tal como tento ler o mais eficazmente possível, razão pela qual pergunto acerca dos livros que referi qual compensa mais ler primeiro pois o tempo é limitado e não dá para ler tudo, muito menos antes de começar. O que acredito é que tendo as noções técnicas bem solidificadas e a mente preparada dentro do possível para enfrentar os prováveis obstáculos psicológicos normais deste jogo, a Bolsa torna-se, como diz o nosso caro Braga de Matos, num jogo de soma positiva em que é mais provável ganhar que perder.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Os meus livros de Bolsa

por Limonov » 22/8/2014 16:09

Raposo Tavares Escreveu:Limonov, essa história de derreter 3 carteiras... Bolas! Assim começo a sentir-me genial.
Penso que não estás a tentar explicar a um caloiro que a Bolsa é um casino?!

P.S.: Por outro lado, se tentas dizer que é uma maçada encontrar e ouvir acionistas que acham que perder na bolsa é uma maldade do governo... aí tens a minha concordância.



Olá Raposo,

Não foram 3 carteiras. Mas podes sentir-te genial, faz bem à tensão arterial :mrgreen:
A bolsa é um jogo com regras, dependendo da mesa do casino onde te sentas, poderá haver regras ou não.
O que eu tento dizer é que ninguém nasce ensinado, este jogo não é fácil e que é muito fácil ir à falência.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], Crissssx, Google Adsense [Bot], lfa, pattern, PAULOJOAO, pbasto, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2 e 98 visitantes