Apresentação - Regras - Suporte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Apresentação - Regras - Suporte

por Ulisses Pereira » 29/11/2007 23:04

APRESENTAÇÃO

O Caldeirão de Bolsa é um fórum de debate sobre os mercados que nasceu em 2002 e que tem crescido velozmente, quer ao nível dos seus membros, quer ao nível das participações nesse mesmo fórum.

Caracteriza-se por uma moderação muito activa, de forma a que se possa discutir os mercados de uma forma descontraída mas sempre civilizada. A dinâmica do Caldeirão é enorme com centenas de mensagens diárias. Análises mais simples, mais elaboradas, técnicas, fundamentais, todas elas têm lugar no Caldeirão.

O espírito de solidariedade e entreajuda entre os participantes tornam este espaço único e uma fonte de aprendizagem inesgotável.

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal.

REGRAS

Uma vez que muitos dos utilizadores que agora chegam a este espaço não conhecem as regras de conduta deste espaço, pensamos ser importante enumerar as principais:

- Mensagens cujo objectivo é a provocação não são bem vindas.. Aqui queremos um debate descontraído sobre os mercados.

- Isto é um fórum e não um “chat”. Por isso, evitem posts telegráficos.

- Naturalmente que palavrões não são aceites. Bem como a linguagem típica de SMS`s, “xeias dakeles K*s k faxem imenxa confusão” :)

- Sempre que se transcreva textos/notícias que não sejam da autoria do próprio, é imperioso que se coloque a fonte.

- Não são aceites títulos de posts em maiúsculas ou posts escritos exclusivamente em letras maiúsculas.

- Mensagens publicitárias são indesejadas.

- Sempre que apresentarem a vossa opinião sobre algo, devem justificar. Este fórum vive do “sumo” que são os argumentos. Dizer que “acho que esta acção vai ao céu” ou “A acção Y vai cair bem” não tem qualquer interesse. O que tem interesse são os argumentos para essas opiniões.

- Temos todo o prazer em discutir assuntos de moderação mas apenas por e-mail ou mensagens privadas.

Os utilizadores estão ainda sujeitos às regras gerais de utilização do site, com especial atenção aos pontos 18 e 19 do mesmo.

Todos os posts que não respeitem estas regras são apagados e a persistência neste tipo de comportamento por parte de utilizador levará a que ele seja banido.

AJUDA

Como Participar:

1.O Forum está aberto à leitura a todos os visitantes do site, não sendo necessário login ou registo para tal.

2. Para participar activamente, os utilizadores devem-se logar onde diz [Entrar], introduzindo o respectivo username e password.

2.1 Todos os registados no Negócios ou no Caldeirão possuem já um registo de login nesta nova versão do Forum. Em caso de dúvida deverão verificar na página de perfil no Negócios (nota: o username/nick para o forum pode diferir do username de entrada do negócios dependendo de como o definiu durante o registo).

2.2 Caso não possua registo, poderá criar um em: [ http://www.jornaldenegocios.pt/ ]

3. Os participantes deverão atentar nas regras de utilização do Forum e respeitar as decisões dos moderadores.

4. Em caso de dúvida quanto ao registo ou na impossibilidade de recuperar a password, deverão contactar o e-mail de suporte:

cb@negocios.pt
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 29/11/2007 23:19, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Resina » 29/11/2007 23:10

Ulisses era optimo que colocasses este tópico como inamovível, isto porque alguns dos utilizadores do forum do Jn tinham o habito de fazeram algumas das regras que ditaste. Não que tenha nada contra os forenses, mas seria mais prático.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 29/11/2007 23:15

Sim, ele ficará inamovível mas diz-nos a experiência que as pessoas lêem com mais rapidez os tópicos normais do que os inamovíveis. Mal ele comece a ficar para trás, nós damos-lhe esse estatuto de inamovível ;)

Um abraço,
Ulisses
Administrador Fórum

por arnie » 29/11/2007 23:39

devias era colocar as regras durante X dias numa irritante janela pop up publicitaria como o JdN tem :-s para o ppl quando se logasse levasse logo com elas em cima para não se esquecer

outra coisa, caldeirão "novo" e que tal um avatar novo?

esse teu avatar já tem barbas :P

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por majomo » 29/11/2007 23:42

Não foi respondido no outro tópico,

porque deixam duplicar tópicos sobre as mesmas empresas?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 29/11/2007 23:50

Nem sempre deixamos. Smmplesmente, acho que seria um Caldeirão completamente descaracterizado se tivesse 30 tópicos. Um a dizer: BCP com 1000 páginas, outro a dizer EDP com 2000 páginas. Por vezes, uns tópicos morrem e outros nascem. Confiem na moderação para termos alguma racionalidade na gestão dessa sitação.

Arnie, se me arranjares um giro :)

Um abraço,
Ulisses
Administrador Fórum

por majomo » 29/11/2007 23:55

Ulisses Pereira Escreveu:Nem sempre deixamos. Smmplesmente, acho que seria um Caldeirão completamente descaracterizado se tivesse 30 tópicos. Um a dizer: BCP com 1000 páginas, outro a dizer EDP com 2000 páginas. Por vezes, uns tópicos morrem e outros nascem. Confiem na moderação para termos alguma racionalidade na gestão dessa sitação.

Arnie, se me arranjares um giro :)

Um abraço,
Ulisses

Ok,

mas referia-me a tópicos que nada trazem de novo, pura e simplesmente repetem noticias que já estão noutro tópico...

Concordo se for alguma análise, algo de novo... algo com sumo como tu dizes. :lol:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Branc0 » 30/11/2007 0:38

Era só para trazer o topico de novo para a primeira pagina. Conforme a malta nova vai entrando convem ir lendo :)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por DOW » 30/11/2007 0:49

Só espero que o Caldeirão não se transforme no espaço de peixarada que era o Forum do JN... :evil:

Desejo boa sorte ao Ulisses e ao resto da equipa de moderadores para que consigam levar isto para a frente. :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por Titleist » 1/12/2007 20:11

Sem querer pôr em causa a liberdade de expressão e de escolha de cada um dos participantes neste fórum, acho que, isto já foi alertado num outro tópico, existem alguns avatares um pouco despropositados assim como alguns novos nickname um pouco "ordinários".

Ulisses e restantes administradores, o forum é vosso e vocês certamente saberão melhor de que qq um de nós como o gerir e qual o objectivo do mm, mas não queria deixar de dar a minha opinião.

Obrigado.

Registado: 5/12/2006 16:44

por MarcoAntonio » 1/12/2007 20:15

Estamos atentos a isso.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Manbra » 12/12/2007 0:35

Correndo o risco de não contribuir para os objectivos do forum, mas com intuito construtivo e pretendendo incentivar os administradores do forum, quero louvar o bom trabalho patente neste forum e as análises publicadas quer pelo Ulisses quer pelo Broker, a que se juntam outros excelentes contributos.
Dentro dos meus conhecimentos, que não são na àrea financeira, procurarei contribuir com algumas opiniões tanto quanto possiveis úteis.

Registado: 29/11/2007 10:07

Re: Regras do fórum!

por ilisboa » 3/1/2008 16:16

acho uma optima ideia :wink: :lol: :P :)
o tabaco faz mal :(:):)

Registado: 29/11/2007 3:54

por NOEL » 14/1/2008 22:46

:|

Registado: 27/10/2006 15:32

Tópicos "Off-Topic"

por jorgemmc » 21/4/2008 1:49

Caríssimos administradores,

Ultimamente tenho reparado que se criam tópicos que nada têm que ver com bolsa ou investimentos sem colocar a expressão "off-topic" a assinalá-los.

É um pequeno pormenor mas acho que o fórum ficava com um aspecto mais organizado quando se respeitava esta "regra".
Abraço,
Jorge.

"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por emanf » 4/6/2009 1:07

Parabéns aos administrados do Fórum e a todos os que contribuem para a qualidade deste.

Sou ainda novo a participar, embora durante algum tempo no passado tivesse passado várias horas entretido neste sítio.

Gostava de vos chamar a atenção para 3 pontos:
1 - Devia haver regras para postar gráficos. Nunca com uma largura superior a X pixels. Eu nem tenho um monitor dos mais pequenos, mas custa-me imenso ver muitos dos gráficos apresentados sem ter que fazer scroll horizontal que acaba por ser muito desagradável e cansativo. Há gráficos exageradamente grandes;

2 - Melhorar a pesquisa.
A pesquisa não é muito eficaz para um Forúm tão grande.
Por exemplo procura-se um termo e o sistema dá-nos a thread onde está esse termo, só que aponta para a página 1, quando a thread tem 40 páginas e o termos estava na página 21...

Acredito que com um sistema de pesquisa mais eficaz, teriam menos aberturas de threads que acabam por causar ruido e por de lado outra thread já existente sobre o mesmo assunto, que pelo seu conteúdo teria mais utilidade.

Se calhar adicionar uma pesquisa do Google, não seria má ideia.

3 - Ao tempo que frequento o forúm, deparo-me com abertura de threads por tudo e por nada. Por qualquer coisinha, lá vai mais uma thread.
"Comprei um SP" lá vai uma thread.
"Tenho acções da Air france, vão cair?" mais uma thread.
"Acham que devo comprar DAX?" Mais outra...

Mas o que é isto? Já não há respeito?? :oops:

De resto há a dizer que no geral está muito bem, continuem o vosso bom trabalho.

Cumprimentos
Editado pela última vez por emanf em 22/7/2009 0:38, num total de 1 vez.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons." (Freud)

Registado: 29/11/2007 3:06

por bestbland » 16/7/2009 17:43

Tenho uma duvida na pesquisa de tópicos.
quando faço uma pesquisa do tipo "sentimento do mercado" aparece uma lista de varios topicos mas com nomes diferentes mas o que eu queria era procurar somente os titulos dos topicos e não o seu conteudo, não hé nenhum filtro? ou como devo fazer?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 14/10/2009 13:11

Pergunte aos admnistradores quais os critérios de um tópico ser bloqueado?

abraço best

por Ulisses Pereira » 14/10/2009 13:50

Quando um tópico está a dirigir-se para um caminho que não interessa, bloqueia-se. Por exemplo, ainda agora bloqueieei um tópico em que começaste a falar do bruxo do Cristiano Ronaldo. Acho que há que ter um pouco de bom senso. Isto não é a Maria, nem o Crime...
Administrador Fórum

por bestbland » 14/10/2009 13:56

Ulisses Pereira Escreveu:Quando um tópico está a dirigir-se para um caminho que não interessa, bloqueia-se. Por exemplo, ainda agora bloqueieei um tópico em que começaste a falar do bruxo do Cristiano Ronaldo. Acho que há que ter um pouco de bom senso. Isto não é a Maria, nem o Crime...

thanks ulisses, estou esclarecido

abraço best

por bestbland » 30/10/2009 15:59

Hà pouco vi um utilizador a ser expulso do forum, a minha pergunta é sempre que alguem seja expulso a admnistração coloca no forum algum post explicando o que levou á sua expulsão?

por Ulisses Pereira » 30/10/2009 16:01

Não.
Administrador Fórum

por Jomourao » 11/11/2009 11:46

Ulisses,

Atendendo à primeira regra de conduta definida para participar no Caldeirão, i.e., " Mensagens cujo objectivo é a provocação não são bem vindas. Aqui queremos um debate descontraído sobre os mercados",
será que faz sentido a existência do tópico "O GAJO ESTÁ MESMO METIDO, NÃO ESTÁ?".

É que na minha opinião não faz, até porque muito do que por lá se escreve nada tem de objectivo.

Obrigado, cumprimentos

Registado: 29/11/2007 4:33

por MarcoAntonio » 11/11/2009 12:06

Jomourao Escreveu:Ulisses,

Atendendo à primeira regra de conduta definida para participar no Caldeirão, i.e., " Mensagens cujo objectivo é a provocação não são bem vindas. Aqui queremos um debate descontraído sobre os mercados",
será que faz sentido a existência do tópico "O GAJO ESTÁ MESMO METIDO, NÃO ESTÁ?".

É que na minha opinião não faz, até porque muito do que por lá se escreve nada tem de objectivo.

Obrigado, cumprimentos

Jomourao, a primeira regra do Forum diz respeito à forma como os participantes interagem entre si e não aos temas dos tópicos (no caso, um off-topic).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tonirai » 11/11/2009 12:09

Jomourao Escreveu:Ulisses,

Obrigado, cumprimentos

Já que aqui ficou uma opinião do contra, venho deixar a minha do "a favor":
1 - Para acabar com esse tópico, teria-se de acabar com todos os Off-topics;
2 - O tópico não é em nada provocador, pois não vejo lá ataques pessoais a nenhum elemento do Forum;
3 - Seguindo o ponto anterior, mais rapidamente se teria de acabar com o tópico dos "Novos mínimos a caminho", onde frequentemente existem esses ataques;
4 - Os únicos tópicos que tradicionalmente acabam em ataques pessoais e que são por isso bloqueados (e bem), são os relacionados com futebol;
5 - Só vai ler o tópico quem tem interesse nele - quem não tem, não leia, é simples;
6 - Seguindo o ponto anterior, embora não acompanhe sempre o tópico, o que tenho lido não tem falta de objectividade, tratam-se mais de puras constatações, tiradas das notícias que vêm a público;
7 - A vida não é só mercados, infelizmente a política também entra e bem... e os políticos, suas decisões e comportamentos afectam a Economia, que por sua vez se pode reflectir nos mercados;
8 - Críticas ao conteúdo de tópicos ou ao trabalho de moderação, vindas de utilizadores com pouco tempo de casa e/ou pouco histórico participativo, são por norma de objectivos "sombrios" e "pouco claros", e costumam ter muito pouco peso nas decisões, como é compreensivo.

Cumprimentos.

Registado: 19/4/2007 18:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fjcbolsa, maceirafernandesjose, Stains e 29 visitantes