Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por urukai » 18/12/2007 11:48

Bom dia...

Aqui vai um BUMP deste tópico para a primeira página com uma tentativa de análise amadora da minha parte...

Esta acção está fortemente dependente de outros papéis como o BCP e a CIMPOR (onde detém uma posição considerável). No entanto, e infelizmente, esta dependência revela-se em maior escala nas quedas do que nas subidas. (não encontro qualquer razão para isto)

Quanto à análise do gráfico, depois do tímido romper do canal descendente e da respectiva volta ao mesmo, o BCP deu uma ajudinha e parece que temos uma nova tímida tentativa de quebrar em alta este canal. Há que ter em atenção o reduzido volume pelo que serão necessárias mais sessõs para validar esta quebra.

Um dado importante será o suporte nos 2€ que, mais psicológico que técnico, vai refreando quedas mais acentuadas da TDU.

Abraços e Bons Negócios.

Urukai

ps- detenho posição na TDU.
Anexos
TDU.JPG
TDU.JPG (56.63 KiB) Visualizado 17798 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1124
Registado: 11/5/2007 14:09

por Nyk » 17/12/2007 21:52

Magrebe é «prioridade» na política externa portuguesa

O primeiro-ministro, José Sócrates, incentivou hoje os empresários portugueses a investirem no mercado argelino, dizendo que a região do Magrebe é uma nova prioridade na política externa portuguesa.
As palavras de José Sócrates foram proferidas num encontro com representantes de empresas portuguesas a operar no mercado argelino antes de inaugurar com o presidente da Argélia uma exposição sobre arte islâmica, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

«Vocês fazem um serviço a Portugal investindo na Argélia», declarou o primeiro-ministro, que tinha ao seu lado o ministro de Estado e dos negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Na mira dos empresários portugueses estão concursos internacionais no domínio das obras públicas e da indústria de defesa.

Na sua breve intervenção, José Sócrates disse que a política externa nacional em relação ao norte de África tem «subido de importância gradualmente».

«Portugal tem cimeiras anuais com Marrocos, com a Argélia e com a Tunísia e abriu este ano uma embaixada na Líbia», salientou o chefe do Governo português.

Já sobre a exposição de arte islâmica, o primeiro-ministro português voltou a referir que Portugal «sente-se orgulhoso da cultura árabe que herdou».

«Nós temos uma componente árabe o que nos honra e nos distingue. Queremos preservar essa componente porque somos um país aberto e cosmopolita», disse.

A Argélia tem um ambicioso plano quinquenal de investimentos que ascende a 42 milhões de euros.

Empresas nacionais de construção civil e obras públicas como a Coba, Abrantina, Protelecom, Ferconsult, Efacec, Mota Engil, Teixeira Duarte, Topecal, Amorim, Visabeira e Zagope já operam neste momento na Argélia.

Em Outubro passado, a EDP e a Sonatrach acordaram o estabelecimento de uma parceria empresarial na área do gás natural e da energia eléctrica, em que a empresa argelina passou a deter 2,03 por cento do capital da portuguesa.

O acordo prevê a constituição de uma empresa para a comercialização de gás natural, sob controlo conjunto das duas entidades, e a constituição de uma empresa comum para a criação de novas centrais de ciclo combinado, onde a Sonatrach ficará como accionista minoritário, mas com uma participação não inferior a 25 por cento.

Além da área da energia, empresas portuguesas têm já carteira de encomendas no mercado argelino, casos do Metro de Lisboa (estudos e projectos de expansão do metro de Argel), a Teixeira Duarte (troço de auto-estrada e projecto hidráulico), a Efacec (equipamentos eléctricos), a Lena Construções (construção de estradas e intervenções no aeroporto de Argel), a Abrantina (intervenção no porto de Tipaza), a Zagope (construção de barragem) e a ISQ, que ganhou um concurso público para inspecção e avaliação da integridade estrutural de 850 equipamentos sob pressão instalados em unidades de liquefacção de gás natural

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=309819
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Laaz Rockit » 16/12/2007 23:23

Este título foi dos mais desvalorizados depois de ter rebentado a crise do subprime. No dia 04 de Junho estava cotada a 4,18 e cota hoje a 2,04, tendo assim caído mais de 52%. Acaba de quebrar em baixa a LTD que desenhei no gráfico e aproxima-se do suporte de 1,76. Por isso, e enquanto não estiver resolvida a questão do BCP, é melhor ficar de fora. Para quem acredita na empresa, acho que é melhor esperar pelos 1,76. Esta é a minha visão, o que não invalida outro tipo de análises.

Um abraço.
Anexos
TEIXEIRA DUARTE.png
TEIXEIRA DUARTE.png (13.52 KiB) Visualizado 18256 vezes
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 660
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Europa

por artista_ » 16/12/2007 22:54

Nyk a tendência de curto prazo é de queda mas isso não garante que vá cair mais... embora me parece provavel uma visita aos mínimos anteriores porque está relativamente próximo deles!!

Ainda assim o que acho importante é definires à partida o prazo do trade, e se é de curto prazo deves colocar um stop e ser disciplinado... pode-se perder algumas vezes mas a prazo os resultados serão consistentes e garantem dois coisas muito importantes: Não andas tão stressado com isto porque sabes o que tens de fazer (embora, como é óbvio, fiques mais contente quando ganhas do que quando perdes) e garantes que nunca vais perder muito nem o controle da situação...

Não sei a que valor entraste mas parece-me sempre um erro entrar a curto prazo sem um stop... e depois de cair bastante sair porque se pensa que vai poder comprar mais barato... deves sair se achares que deves sair independentemente de mais tarde vires a entrar ou não no título!!


Boa sorte e bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Nyk » 16/12/2007 22:01

Gostava de saber qual é AT que fazem da TD presentemente? Estou em duvida se continue dentro á espera de melhores dias ou se salte fora pois poderá cair ainda mais?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por lutav » 14/12/2007 20:17

Nyk Escreveu:A TD só acompanha o bcp nas descinas nas subidas nem por isso. :?


como ontem? :roll:

:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Nyk » 14/12/2007 19:26

A TD só acompanha o bcp nas descinas nas subidas nem por isso. :?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por mandachuva » 14/12/2007 18:38

asilva Escreveu:Já agora expliquem o que isso significa.

Realmente nestes sites não é explicado o fundamento de cada figura. Porquê este padrão Bearish/Bullish Arami Cross significa subida ou descida? É por se decompor-mos a figura num intervalo de tempo menor resultar num triângulo? Qual a relação da oferta/procura nestas formações?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 191
Registado: 2/5/2006 14:21
Localização: 8

por SMALL2007 » 14/12/2007 18:36

E um cup and handle invertido (bear)com projecção lá para baixo?
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por silva_39 » 14/12/2007 18:33

Já agora expliquem o que isso significa.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1241
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por - GOE - » 14/12/2007 18:27

Auditor Escreveu:Colegas, olhando para o gráfico não podemos estar a assistir a um harami cross ?


Pelo que tive a ler acerca do harami cross aquii -> http://www.investopedia.com/terms/h/haramicross.asp <- na verdade parece-me que temos aqui um bulish harami cross... Mais alguém partilha desta opinião?

Bons negócios :wink:
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

por Auditor » 14/12/2007 18:19

Colegas, olhando para o gráfico não podemos estar a assistir a um harami cross ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por SMALL2007 » 14/12/2007 17:22

Vendi também estas a 2.07, compradas ontem no fecho.

fantástico. As quedas abruptas nesta fase ainda se conseguem aproveitar. Isso dá-me alguma esperança.

A médio prazo isto está de loucos. Vê-se por colegas meus que acharam que tinham comprado BCP bem comprado, da última vez que esteve a 2.80...andaram felizes e já estão nas lonas novamente.

Isto só dá para ao trading, até já a posso recomprar novamente em fecho, e se calhar ao mesmo preço de ontem...mas é sexta-feira...muito arriscado
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por mandachuva » 14/12/2007 11:07

Penso que a zona dos 1,75 oferecem um suporte bastante bom tecnicamente pois coincidem estas duas LT (uma a de longo prazo) sendo simultâneamente fechado o gap. E como estão os mercados, no curto prazo o caminho deverá ser para baixo. Fico à espera desta zona para entrar.
Anexos
tdu.JPG
tdu.JPG (37.25 KiB) Visualizado 19492 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 191
Registado: 2/5/2006 14:21
Localização: 8

por president » 14/12/2007 10:10

Bem acho que apesar de ter os dois olhos no BCP, saber de que lado da trend anda a TDU é sempre bom.


edit- segundo a minha AT hj devia fechar acima dos 2.05€
Anexos
tdu.png
tdu-14-12-2007
tdu.png (67.54 KiB) Visualizado 19596 vezes
You're never too old to learn something stupid (;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 31/7/2007 11:46
Localização: Braga, Cracóvia, Bucareste, Planeta Terra

por cmcf_CALD » 13/12/2007 23:20

Penso que se deveria abrir um tópico com os vários perfis de investidor que existem!
 
Mensagens: 337
Registado: 7/10/2007 15:17
Localização: Guarda

por kpt » 13/12/2007 22:49

Boa pergunta, mas por norma os grandes accionistas têm um horizontal temporal bastante alargado e têm objectivos um pouco diferentes daqueles que passam por ganhar dinheiro no menor espaço de tempo possível.. e sinceramente qualquer grande accionista que tenha comprado acções em bolsa da TDU não estará a realizar grandes mais valias neste momento quando comparadas com o possível valor justo da empresa, portanto não têm muito a ganhar ao vender e estar a contribuir para tais descidas...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

BCP

por Luka! » 13/12/2007 22:46

cmcf_CALD Escreveu:Será que os grandes acionistas tambem vendem as posições nestes dias?


O principal problema é a queda do BCP ... que tem um impacto brutal na valorisação da TDU.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por cmcf_CALD » 13/12/2007 22:42

Será que os grandes acionistas tambem vendem as posições nestes dias?
 
Mensagens: 337
Registado: 7/10/2007 15:17
Localização: Guarda

por Shpongle » 13/12/2007 21:38

Aqui estão eles
Anexos
cofs tdu.png
cofs tdu.png (9.25 KiB) Visualizado 19962 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: 5/12/2007 15:24

por Nyk » 13/12/2007 21:33

Alguem tem por ai os cof´sda TD no fecho da sessão que me imforma. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por kpt » 13/12/2007 20:16

Ainda em relação ao Bear Market, convém analisarmos as coisas como são.

Está eminente uma recessão a nível nacional, europeia ou mundial? Penso que não...

Estamos numa bolha ao estilo ano 2000? Penso que não...

BCP e TDU estão sub ou sobre avaliadas? Em relação à maioria das análises feitas estão subavaliadas.

As perspectivas para estas 2 empresas são más? Penso que não também...

Bear market? Só por pânico e sem fundamento, pelo menos por agora.. O fundamento que se poderá encontrar é em termos técnicos.

No caso destas 2 empresas em particular penso que já sofreram elas um duro bear market nestes últimos 5/6 meses...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por kpt » 13/12/2007 19:59

Por acaso já perdi bastante mas não foi com acções, foi com produtos derivados e trades de curtíssima duração(erro que não voltarei a fazer).

Eu assisti à subida imparável da TDU na primeira metade do ano e quando tive capital disponível para poder aplicar decidi não comprar e ainda ela estava nos 3€ e pouco. Não me sinto confortável para comprar depois ter subido tanto, daí que decidi não entrar na TDU sequer, e entrei agora depois de já ter descido bastante. Penso que a minha situação não é comparável à dos entalados a 4€.

Logicamente que seria melhor seguir sempre a tendência e ter vendido ou ficar de fora, mas penso que o que fez a TDU dar novo tombo depois de ter mostrado alguma força foi novamente a crise nos EUA. Creio que não era expectável mais um tombo destes dada a imprevisibilidade do que aconteceu nos últimos dias. Quanto ao BCP, após a resolução interna dos problemas é expectável que também suba bastante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por Enslaved » 13/12/2007 19:44

kpt Escreveu:Enslaved: Em condições normais sim mas estas quedas pouco ou nada estão directamente relacionadas com a TDU.

1º - Incerteza no BCP(não faz parte da actividade operacional da TDU)

2º - Conjuntura internacional, nomeadamente movimentos do FED que fizeram acentuar as perdas. A TDU não é americana e como tal penso que os efeitos da crise americana em Portugal deveram ser reduzidos.

3º - Empresa em clara subavaliação

4º - Neste caso não há pressa para realizar mais-valias

5º - Posso realmente lixar-me com isto, mas se num mercado destes(cada vez mais volátil e imprevisível) me puser a vender e a comprar sempre que algo corre mal, acabo por estoirar mais rapidamente o dinheiro do que passar de uma posição de curto-prazo para médio-longo prazo.

6º - No seguimento do 5º ponto acabo por ter menos dores de cabeça :)

7º - Tecnicamente a TDU na semana passada tinha dado sinais que poderia ter iniciado a inversão e até ao fecho de ontem a situação ainda se manteria num cenário de subida.

8º - E porque não vendi hoje? Quando tive oportunidade de ver os mercados já ela descida bem fundo, e portanto decidi que será uma acção para longo prazo, já que não tenho neste caso em concreto pressa de realizar mais valias...



Não sei como é a tua estratégia por isso não a posso comentar. No entanto, só não vê quem não quer ver. Todos sabemos que ela está directamente relacionada com o BCP, logo a quebra dos 3.00 sugere uma queda maior. Logo, se eu as tivesse, ontem já me tinha despachado delas. Ainda por cima quebrou uma zona importante (2.20), sugerindo também uma fraqueza da TDU.

Temos estar atentos aos sinais e apesar dela ter dado sinais na semana passada de subir, foram também dado sinais que poderia ser um falso arranque.

Saber estar parado uns tempos também se poderá "ganhar" dinheiro.

Vê-se que ainda perdeste pouco dinheiro na bolsa e que ainda não viveste um bear market porque passar de um trade de curta duração para longa duração poderá trazer muitos dissabores. Imagina se tivesses comprado acima de 4.00, como muitos compraram e agora estão agarrados. Ainda pensarias do mesmo modo?

Acima de tudo quero chamar atenção destes pequenos (grandes pormenores) porque não me dá nenhum gozo ver pessoal "pendurado".

Boa sorte.

PS1. Aqui no caldeirão dá-se boas ferramentas para se ter algum sucesso nos mercados. No entanto, há que saber aprender e usar essas ferramentas.

PS2. penso que a TDU está barata, mas se o mercado diz que está cara quem sou eu para dizer o contrário? Eu sigo a tendência porque ela é nossa amiga :mrgreen:

Dupla boa sorte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por kpt » 13/12/2007 19:29

Enslaved: Em condições normais sim mas estas quedas pouco ou nada estão directamente relacionadas com a TDU.

1º - Incerteza no BCP(não faz parte da actividade operacional da TDU)

2º - Conjuntura internacional, nomeadamente movimentos do FED que fizeram acentuar as perdas. A TDU não é americana e como tal penso que os efeitos da crise americana em Portugal deverão ser reduzidos. É certo que poderá haver um abrandamento da construção em Portugal mas penso que não serão efeitos directos dos USA.

3º - Empresa em clara subavaliação

4º - Neste caso não há pressa para realizar mais-valias

5º - Posso realmente lixar-me com isto, mas se num mercado destes(cada vez mais volátil e imprevisível) me puser a vender e a comprar sempre que algo corre mal, acabo por estoirar mais rapidamente o dinheiro do que passar de uma posição de curto-prazo para médio-longo prazo.

6º - No seguimento do 5º ponto acabo por ter menos dores de cabeça :)

7º - Tecnicamente a TDU na semana passada tinha dado sinais que poderia ter iniciado a inversão e até ao fecho de ontem a situação ainda se manteria num cenário de subida.

8º - E porque não vendi hoje? Quando tive oportunidade de ver os mercados já ela descida bem fundo, e portanto decidi que será uma acção para longo prazo, já que não tenho neste caso em concreto pressa de realizar mais valias...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 351 visitantes