Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por [M]anoel » 7/5/2008 11:08

Bem esta menina está a fazer um magnifico trabalho.
Alguém me sabe informar acerca de resistencias perto deste volor?
 
Mensagens: 98
Registado: 13/9/2007 14:41

por hmsferreira » 7/5/2008 11:03

Bom comportamento por estes dias...

Alguém tem previsões para o curto prazo?

(para ver se aprendo alguma coisa... :mrgreen: )
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Arraiolos

por Nyk » 7/5/2008 7:25

Teixeira Duarte já factura com visita de Chávez a Lisboa
Os dados estão lançados e a vitória é quase uma certeza entre os responsáveis da Teixeira Duarte e a Hidroprojecto, as empresas portuguesas que encabeçam o consórcio para a construção de um sistema adutor (abastecimento de águas) na Venezuela.

Hermínia Saraiva

Há uma razão para tanta confiança por parte dos responsáveis portugueses. A visita que Hugo Chávez fez a Lisboa em Fevereiro e que José Sócrates vai retribuir já na próxima semana. E se muitos não gostaram da visita da Chávez a Lisboa, nem da proximidade entre os dois países, acusando o presidente da Venezuela de atitudes menos democráticas, a verdade é que as empresas portuguesas já estão a ganhar com o acordo. Ao todo e além desta obra avaliada em 300 milhões de euros – o que fará dela a maior obra portuguesa em consórcio feita no estrangeiro –, as empresas vão poder vender produtos e serviços no valor de cerca de 200 milhões de euros, o mesmo montante que a Galp deverá exportar em petróleo da Venezuela. Resta saber que outros negócios leva Sócrates na carteira para anunciar a partir de terça-feira.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 6/5/2008 7:46

Teixeira Duarte aumenta posição no BCP
A construtora aproveitou o aumento de capital do banco para reforçar para perto de 7%.

Maria Ana Barroso

A Teixeira Duarte aproveitou o aumento de capital do BCP para reforçar a sua participação no banco. A posição accionista da construtora poderá ter subido para cerca de 7%. A última posição conhecida da Teixeira Duarte, de 31 de Dezembro de 2007, é de 6,68%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por luiz22 » 30/4/2008 10:29

Teixeira Duarte propõe dividendo de 0,018 euros por acção


30/04/2008


O Conselho de Administração da Teixeira Duarte vai propor o pagamento de um dividendo de 0,018 euros por acção, relativo ao exercício de 2007, ano em que a construtora obteve lucros de 122,2 milhões de euros. Esta remuneração accionista representa um aumento de 5,9% face ao ano anterior.

No Relatório e Contas divulgado no final do dia de ontem, no "site" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Pedro Teixeira Duarte afirma que vai propor aos accionistas o "pagamento de um dividendo de 0,018 euros por acção, o qual deverá ser pago em Junho".

Este valor compara com os 0,017 euros por acção pagos em 2007, referentes ao exercício de 2006, ano em que a Teixeira Duarte despendeu de 7,14 milhões dos seus resultados líquidos. Este ano, a construtora vai gastar 7,56 milhões com a remuneração dos seus accionistas.

A remuneração de 0,018 euros representa um "pay out" de 6%, tendo em conta os lucros de 122,2 milhões de euros obtidos no ano passado. O "dividend yield" é de 1,16%, face às cotação de 1,55 euros das acções da Teixeira Duarte na sessão de hoje.

Os títulos [txde] seguiam a perder 0,64%.



http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

por luiz22 » 30/4/2008 10:28

Teixeira Duarte prevê obter lucros acima dos 80 milhões em 2008


30/04/2008


A Teixeira Duarte estima terminar o exercício de 2008 com lucros acima dos 80 milhões de euros, o que significa uma quebra nos resultados líquidos de quase 35% face a 2007. Os proveitos operacionais deverão ascender a mais de 1,15 mil milhões de euros.

"Apontamos para 2008 atingir proveitos operacionais de 1.150 milhões para o grupo e de 530 milhões para a Casa Matriz, enquanto que em relação aos resultados líquidos consolidados prevemos atingir um valor não inferior a 80 milhões de euros", refere a construtora no Relatório e Contas de 2007. Em 2007, os lucros ascenderam a 122,2 milhões.

Para este ano a Teixeira Duarte afirma que manteremos a "postura de particular cautela e vigilância quanto à contenção de custos", focando-se na participação "prudente nos principais concursos de empreitadas nacionais e continuaremos o crescimento através da expansão das nossas actividades em mercados externos, especialmente no angolano e argelino".

"Prosseguiremos também o desenvolvimento da nossa actuação nos outros sectores de actividade (construção, cimentos, betões e agregados e nas concessões e serviços, imobiliária, hotelaria, comercio alimentar, comercialização de combustíveis e viaturas), atribuindo igualmente, sempre que possível, prioridade ao impulso naqueles mercados externos", conclui a empresa.



http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

por Ulisses Pereira » 25/4/2008 12:14

Parece-me a mim que a TDU já esta a preço de saldo à muito tempo


Caro DJ Pirra, toda a minha intervenção começou devido a esta tua frase. Era tão fácil para mim ter passado ao lado dela. Não intervir. Não participar na discussão. Mas acho que o Caldeirão tem um papel pedagógico e no dia em que nos demitirmos desse nosso papel, o Caldeirão deixa de ser o que é hoje.

Não tenho por norma gozar com nenhum participante. E achei que valeria a pena, colocar-te uma série de questões abstractas para poderes perceber o meu raciocínio. Não tiveste pachorra.

O Marco já veio clarificar o que te queria dizer. Tu até podes ter toda a razão do mundo ao achares que uma empresa é bem gerida, tem potencial de crescimento de negócios e tem uma extraordinária panóplia de recursos financeiros, humanos e materiais. Mas isso significa que a acção é uma boa acção para ter em carteira? Não. Depende. De quê? DO preço.

O tal carro que adoras, comprado por 1 milhão de euros é mal comprado. É um erro mesmo que seja um carro fabuloso.

Se a TDU estivesse a 100 euros achavas uma boa compra? Não.

E porque é que a estes preços é uma boa compra? É porque fizeste algumas contas que te levam a crer que está subavaliada. Há pouco menos do que um mês atrás, a acção estava a 4,2 euros. A empresa tinha uns fundamentais parecidos com os que tem hoje. Devias ter a mesma opinião dela do que tens hoje. E caiu 50%.

Podes dizer tu: “Ah… mas eu na altura não achava que estava a preços de saldo”. E pergunto eu: “E porque é que agora está?”. E a resposta não pode ser: “Porque é uma bela empresa e tem potencial”, pois isso já era há um ano atrás…

Por isso, a pergunta que te coloco é a mesma que te coloquei no primeiro post desta discussão: Por que é que a TDU está a preços de saldo?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

...

por msoares36 » 24/4/2008 23:14

djpirra Escreveu:Não tenho grandes bases para poder avaliar a empresa de uma forma muito elaborada, ...


Sei que também não vou acrescentar nada de novo a estas [in]conclusões, mas manda o bom senso que que ao auto-reconheceres as tuas limitações, haja de igual forma lugar, a um pouco de prudência nas afirmações e tanto mais que, se encontram do lado da subjectividade...
Cumprimentos e Bom Feriado
Soares
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

por djpirra » 24/4/2008 22:12

Não tenho grandes bases para poder avaliar a empresa de uma forma muito elaborada, dai pedir a ajuda no forum para ver se existe alguem a acompanhar este papel de um modo mais intensivo e aprofundado. A minha posição na mesma é para o meu "bolso" já algo relevante e dai estar a tentar aprofundar tudo aquilo que ja li, reuni e aprendi.

Agradeço aqueles que realmente fazem comentários concretos e com bases fundamentais pois é disso que vive o bom conteudo que por aqui se pratica.
Parabens a todos os que partilham o trabalho e analise que fazem pois alguns pagam bem caro para que lhes façam exactamente o mesmo.


Abraços
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por Enslaved » 24/4/2008 21:53

Uma maneira muito simplista de calcular se está "cara" ou "barata" é ver o seu PER de 2007 e saber quais são os prognósticos da TDU em 2008 :roll:. Qual é não sei se é correcto mas tirando dum site este refere que o actual é de 8,7. Claro que não quer dizer que com esse PER a TDU não caia. Os movimentos muitas vezes dependem do sentimento dos mercados. Espero ter ajudado :wink:.

P.S. Não tenho posição na TDU
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por jony_cash » 24/4/2008 21:52

djpirra Escreveu:Desculpem-me mas nao consigo perceber os milhares de comentarios que dizem "hoje vale, amanha já nao vale". Todos os que andam na bolsa sabem que isso pode acontecer, mas existe um valor justo para cada papel ou não? Senão todas as empresas estavam cotadas em bolsa, bastava alguma sorte para fazer algum não?

Não é o valor das empresas que faz mover o proprio valor? Sim, existem factores externos é verdade e alguns afectam directa ou indirectamente as mesmas.

Desculpem, mas procuro mesmo esse valor "justo" e se algum souber fazer uma analise e tentar procurar esse valor eu agradecia pois o valor está mesmo ai.

Abraços


Queres saber como se calcula o valor dito "justo" então tens que começar por analisar o passivo e activo, imobilizado todos os relatorios da empresa de varios anos etc.. só assim poderás ter uma "ideia" do valor que tu achas que é justo não quer dizer que a cotação algum dia lá ande por perto mas terás uma ideia do que vale a empresa é tudo uma questão de contas muito chatas é assim que fazem os mestres a la Buffet mas olha que não é nada facil eu já tentei e a unica coisa que consegui fui uma boa dor de cabeça :mrgreen:

BN
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por djpirra » 24/4/2008 21:45

Desculpem-me mas nao consigo perceber os milhares de comentarios que dizem "hoje vale, amanha já nao vale". Todos os que andam na bolsa sabem que isso pode acontecer, mas existe um valor justo para cada papel ou não? Senão todas as empresas estavam cotadas em bolsa, bastava alguma sorte para fazer algum não?

Não é o valor das empresas que faz mover o proprio valor? Sim, existem factores externos é verdade e alguns afectam directa ou indirectamente as mesmas.

Desculpem, mas procuro mesmo esse valor "justo" e se algum souber fazer uma analise e tentar procurar esse valor eu agradecia pois o valor está mesmo ai.

Abraços
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 24/4/2008 21:43

jony_cash Escreveu:Em bolsa o que hoje vale 5 euros amanhã pode não valer nada e o contrario também é verdade. É irrelevante o que vale o mercado é que decide :wink: na verdade é que todos dizemos vale isto ou aquilo mas na verdade vale o que o mercado decidir e vai para onde o mercado a levar esperemos é que seja para cima. :mrgreen:


Isso já é outra questão. E com a qual se calhar eu concordo também (pelo menos parcialmente).

Talvez por isso é que eu não utilize AF (também não sou um total detractor da mesma, faço notar).


Mas, se eu vou argumentar com base no negócio tenho de quantificar!


Senão, se eu vou dizer que é boa portanto deve subir, é má portanto deve descer é assumir que as boas empresas estão sempre subvalorizadas no mercado e as más empresas estão sempre sobrevalorizadas. O mercado está sempre enganado e sempre para o lado que interessa...

Ora, não faz sentido.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por jony_cash » 24/4/2008 21:36

Em bolsa o que hoje vale 5 euros amanhã pode não valer nada e o contrario também é verdade. É irrelevante o que vale o mercado é que decide :wink: na verdade é que todos dizemos vale isto ou aquilo mas na verdade vale o que o mercado decidir e vai para onde o mercado a levar esperemos é que seja para cima. :mrgreen:

E muitas vezes basta uma noticia para a cotação cair a pique. O Bear Strean era um grande grande banco hoje não é mais "shit happens" :) desculpem a linguagem

Abraço
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por MarcoAntonio » 24/4/2008 21:32

djpirra Escreveu:Resumindo, prentendo achar o valor "justo" tendo em conta o presente momento.


Ora, é isso que falta saber.

Quanto é que vale a TDU com base nos Fundamentais?

Só depois de fazermos essa avaliação (e assumindo que a avaliação está correcta) é que podemos dizer se no mercado está sub ou sobrevalorizada.


A TDU é uma boa empresa, o valor justo das acções é 1 euro. Então está sobrecotada...

A TDU é uma boa empresa, o valor justo das acções é 5 euros. Então está subcotada...


Só depois de determinares esse tal valor justo é que podes dizer se ela deveria descer ou subir!



Nota: eu não sou Analista Fundamental e não faço a vaga ideia de quanto vale a TDU em termos fundamentais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por djpirra » 24/4/2008 21:18

Marco, peço desculpa a todos se fui interpretado como estando a gozar, não era essa a minha intenção.

Em relação ao assunto em si, e para falar a verdade, tudo na vida se passa dessa forma, mas as coisas costumam ter um valor "justo" para a qualidade que teem, ou seja, quando falas em comprar a 5 euros e vender a 1 bilião tens algures em mente um valor padrão que te diz se está bom para vender ou para comprar certo?

É esse valor que pretendo achar na TDU, e é sobre esse valor que está na minha cabeça que me faz achar que a TDU está desvalorizada, pois na realidade ela tem qualificações para estar bem mais acima do que está ou não?

Quando falei em ter mais aspectos para subir do que descer é porque baseando-me apenas neste papel e em todos os aspectos que podem advir do futuro, esta tem bem mais condições para subir do que descer.

Resumindo, prentendo achar o valor "justo" tendo em conta o presente momento.

Mais uma vez as minhas desculpas por qualquer mal entendido.
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 24/4/2008 20:23

O Ulisses fez-te uma pergunta para te mostrar um ponto e tu estás a brincar com a pergunta. Por essa via nunca vais perceber o ponto onde ele quer chegar...

A pergunta dele é séria e faz todo o sentido, djpirra. Mas tu não estás a levar a pergunta a sério e apenas a desvalorizar e brincar com a pergunta.

A questão é esta: como relacionas as tuas opiniões abstractas com os valores concretos do papel?


Eu posso achar que uma empresa é a melhor do mundo que isso, só por si, não me diz nada sobre se a cotação deverá subir ou descer para reflectir o real valor da empresa!

Tu não estás a demonstrar nada ao dizeres que só vês aspectos positivos. Mesmo que tenhas razão eles demonstram o quê?

Só que a empresa é uma boa empresa.

O que não impede em nada que no mercado esteja sobrecotada.

Porque o mercado é quantificação e não qualificação.


O Lamborghini é um grande carro. Vamos assumir que é assim para toda a gente...

Agora tens uma bolsa de lamborghinis: se eles estão cotados a 5 euros, toca a comprar lamborghinis; se eles estão cotados a 1 bilião de euros toca a vender lamborghinis.

Isto é que é a bolsa. Se o lamborghini é um bom ou um mau carro é quase irrelevante e se não conseguires quantifica-lo então passa para totalmente irrelevante.

Senão as empresas "boas" tinham um preço e as "más" tinham outro!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por djpirra » 24/4/2008 20:13

Gastasse 1 milhao num lamborghini e vens falar de desvalorizacao e do seguro? Não me parece que o problema seja por ai :)
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por jony_cash » 24/4/2008 19:12

[quote="Ulisses Pereira"]Última pergunta, antes da consideração final. :)

Se comprar um Lamborghini Spider por 1 milhão de euros é uma boa compra?

Um abraço,
Ulisses[/quote]

Não é nada uma boa compra porque assim que sair do stand perde logo 20% do seu valor para não falar do seguro :mrgreen:
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

por djpirra » 24/4/2008 19:10

Se tiveres 100 milhoes nao te estas a borrifar? :P

Que raio de perguntas sem se chegar a lado nenhum ehehehe
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 16:22

Última pergunta, antes da consideração final. :)

Se comprar um Lamborghini Spider por 1 milhão de euros é uma boa compra?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por djpirra » 24/4/2008 16:19

E eu respondo :) Claro que sim... se tiveres dinheiro para ele então é optima compra :P

Ja vi que não levo grande esclarecimento mesmo que na base de presupostos, nem levo o carro ehehe
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 24/4/2008 16:07

EU não percebo nada de carros. E pergunto-te: O Lamborghini Spider é uma boa compra?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por djpirra » 24/4/2008 15:49

Pronto,

Bota la um Lamborghini Spider nisso.

SCPNUNO eu concordo contigo mas a TDU pode tem mais risco quer para cima quer para baixo, no entanto acho que as hipoteses de ser para cima são de 70% para ai não? Ou acham que o BCP vai andar nesta vida para sempre? :|
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

por scpnuno » 24/4/2008 15:45

se me permitem a intervenção...

Eu ach que a SCO ainda está mais em saldo que a TDU - apresentando exactamente os mesmos argumentos que foram apresentados para a TDU. Banca, CIMPOR, obras e tal e coiso, acrescentado que neste momento a SCO tem uma capacidade de resposta muito maior que a TDU.

Acrescentei algo á discussão? eu penso que não
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, luislobs, PAULOJOAO, tami, Z7Z e 216 visitantes