Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 30/6/2008 23:33

ao longo do mês os volumes não pararam de aumentar:
Anexos
tdu.png
tdu.png (7.81 KiB) Visualizado 9664 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Core business da TDU

por tarzan tchetcheno » 30/6/2008 21:47

O core business do último ano é preder uma pipa de massa. Em Portugal são de longe uns dos mais afectados por WRITEDOWNS. Não são é do subprime, são de azelhice mesmo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

Re: TDU e SC versus Mota

por SMALL2007 » 30/6/2008 21:44

Pirronico Escreveu:A TDU está a pagar um preço mt elevado pelo facto de a sua administração ter entrado em loucuras num passado recente: adquiriu uma participação colossal (7 a 8%) no BCP e, ao q parece, comprou milhões de acções deste banco naquele período de euforia em q o Millennium cotou acima dos 4euros...
Sinceram/ não entendo qual é o interesse p uma construtora em ter uma participação desta dimenção numa instituição financeira! Isto numa altura em q as empresas cada vez + centram os seus investimentos no seu "core business".


Sem participação no BCP, não influenciava as decisões de crédito para a própria TDU.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

Re: Esses rumores

por MERCW123 » 30/6/2008 20:32

tarzan tchetcheno Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:...e já começam a aparecer rumores de que a TD pode mesmo fechar as portas...


É a malta de massamá que trabalha em Oeiras e tem uma prima a bulir na TDU e no meio de umas bejecas e caracóis sai-se com a novidade que já ninguém pode ver o gajo que jurava que comprar BCP à bruta era um negócio da china e que vinha aí a salvação da TDU.

è que se a fonte é deste tipo fico preocupado :shock:

Com a TDU não se passa nada excepto que de fundo em fundo (como já aqui foi muito bem explicado noutros post's) lá se vão entalando uns gajos novos.
É compreensível quando ainda ninguém apareceu a dar a cara e a pagar a fava. Não haverá um único administrador/vogal de nenhuma empresa que assuma as péssimas decisões que se vão tomando???

Só lá fora é que pelos vistos os administradores têm que mostrar resultados senão caem a pique. Os Tugas não, por muitos milhões que se percam ninguém tem culpa (foi a conjuntura) e no entanto todos têm mérito quando a coisa corre bem.

Quanto à performance da TDU calma que para baixo dos 0,8 isto em princípio não cai (amanhã)


Amanha dizes bem mas ate 6ªfeira vamos ver??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

Esses rumores

por tarzan tchetcheno » 30/6/2008 19:30

pedrosantosslb Escreveu:...e já começam a aparecer rumores de que a TD pode mesmo fechar as portas...


É a malta de massamá que trabalha em Oeiras e tem uma prima a bulir na TDU e no meio de umas bejecas e caracóis sai-se com a novidade que já ninguém pode ver o gajo que jurava que comprar BCP à bruta era um negócio da china e que vinha aí a salvação da TDU.

è que se a fonte é deste tipo fico preocupado :shock:

Com a TDU não se passa nada excepto que de fundo em fundo (como já aqui foi muito bem explicado noutros post's) lá se vão entalando uns gajos novos.
É compreensível quando ainda ninguém apareceu a dar a cara e a pagar a fava. Não haverá um único administrador/vogal de nenhuma empresa que assuma as péssimas decisões que se vão tomando???

Só lá fora é que pelos vistos os administradores têm que mostrar resultados senão caem a pique. Os Tugas não, por muitos milhões que se percam ninguém tem culpa (foi a conjuntura) e no entanto todos têm mérito quando a coisa corre bem.

Quanto à performance da TDU calma que para baixo dos 0,8 isto em princípio não cai (amanhã)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

TDU e SC versus Mota

por Pirronico » 30/6/2008 18:58

A TDU está a pagar um preço mt elevado pelo facto de a sua administração ter entrado em loucuras num passado recente: adquiriu uma participação colossal (7 a 8%) no BCP e, ao q parece, comprou milhões de acções deste banco naquele período de euforia em q o Millennium cotou acima dos 4euros...
Sinceram/ não entendo qual é o interesse p uma construtora em ter uma participação desta dimenção numa instituição financeira! Isto numa altura em q as empresas cada vez + centram os seus investimentos no seu "core business".
Ainda por cima a TDU está tb mt exposta à CMP, onde detém uma participação superior a 20%!...
Assim sendo, e como tanto BCP como a CMP têm estado em queda livre, julgo ser compreensível o afundanço da TDU...
Qt à SOC gostaria de lembrar às pessoas q este título passou de 0,55 p um valor bem acima dos 2euros em apenas poucos meses!!!...
Por outro lado, estas 2 construtores não conseguiram (ou não souberam) diversificar os seus negócios como por ex. o fez a Mota, que investiu em áreas de futuro como o ambiente ou a engenharia. E por isso agora a Mota se defende melhor!

(*) Aliás acho q vale a pena observar os gráficos de longo prazo destas 2 cotadas
 
Mensagens: 106
Registado: 19/2/2008 18:04

por V. » 30/6/2008 17:34

MERCW123 Escreveu:Não andará por aí uma fusão à vista, Esta foi pra rir a TDU, fechar, uiiii, quantas não teriam que fechar, meus senhores especulação á vista, eles querem é a TDU a 0,30 ou 0,4o centimos para enriquecerem.


Merc,

Dá-me duas razoes para alguem querer uma fusao com a TDU neste momento.

Obrigado, V.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por MERCW123 » 30/6/2008 17:06

Não andará por aí uma fusão à vista, Esta foi pra rir a TDU, fechar, uiiii, quantas não teriam que fechar, meus senhores especulação á vista, eles querem é a TDU a 0,30 ou 0,4o centimos para enriquecerem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

por V. » 30/6/2008 16:55

Deixo aqui uma post que já tinha colocado em outro site em 2008-05-16 15:45.

Defendia que a TDU, no melhor cenário (mas surreal) valia 1.02€. Na verdade, julgo que, se o BCP e a Cimpor nao continuarem a cair, a TDU vale 0.60€, mas se o BCP continuar a cair (for abaixo de 1.20) e a Cimport também, a TDU pode valer 0.20€ (quase como sendo valor de opçao).

Se o mercado recuperar e atendendo a um ligeiro angulo especulativo e ressalto tecnico, a TDU pode dar bons ganhos. Quanto a mim, sera uma oportunidade de venda no contexto actual.

A teixeira Duarte esta muito cara.

Preliminarmente

EBITDA de 2003 a 2007 = 111; 176; 91; 118; 113

O abrandamento económico é visível, principalmente no sector onde actua a TDU.

Pressupostos

Considerei EBITDA em 2008 de 133M€ e a crescer a uma taxa de 10% ao ano … O que é surreal…

Considerei um Capex muito baixo e depreciações muito elevadas. Este cenário só favorece a empresa mas no entanto é surreal, pois a exigência de Capex da TDU é muito maior do que considerei; nota-se pelas Depreciações.

Penso que a divida liquida, activos/passivos por impostos diferidos, interesses minoritários estão correctos, embora tenha sido a olho sem grande rigor.

Resultados

Neste pressuposto, que é o melhor cenário de todos, a TIR da TDU é abaixo do WACC (custo médio ponderados do capital = custo de oportunidade). Sendo que, pior do que ser abaixo é de apenas 3.96%. Depois temos que se o EBITDA ficar apenas pelos 100M€, a TIR já é bastante negativa.

Continuando neste cenário (o melhor de todos) o fair value da TDU é de 1.02€… No entanto, para um EBITDA de 106M€, o valor cai logo para 0.50€.


AQUI FICAM AS IMAGENS:
Analise pelo Modelo de DCF
Imagem
http://www.think fn.com/forum/files/tdu_331.jpg

Analise pelo Modelo Tecnico de P&F
Imagem

http://www.think fn.com/forum/files/tduat_912.jpg




NOTAS SOLTAS
1- O envididamento do grupo (...) atingiu 1.792.446 milhares de euros, tendo tido um acréscimo de 372.840 milhares de euros no exercicio de 2007, durante o qual se investiu significativamente no Brasil e na aquisição de acçoes do "BBVA", bem como o reforço das participações qualificadas detidas nas sociedades cotadas "Cimpor" e "BCP".

2- Participações do BCP e da Cimpor (a 31/12/2007) estavam valorizadas a preço de mercado em 1.484.082 milhares de euros.

2.1. Nessa altura (31/12/2007)o BCP valia 2.63 e hoje vale 1.72 (claro que há o efeito do AC)

2.2. A Cimpor, também na mesma data (31/12/2007) valia 6 euros e hoje vale 6.12

2.3. A TDU tem +-136.186.096 acçoes da Cimpor (a data de 31/12/2007) que, a preços de hoje, vale 833.458 milhares de euros

2.3.1. Signfica isto que a Cimpor na TDU vale hoje 16.342 milhares de euros.


2.4. A TDU tem +- 226.500.000 acçoes do BCP (a data de 31/12/2007) que a preços de hoje vale 389.580 milhares de euros.

2.4.1. Signfica isto que o BPC esta a dar um rombo na TDU de 206.500 milhares de euros, o que, ajustado ao AC, devera rondar aproximadamente os 126,840 milhares de euros.

2.5. Assim, entre BCP e Cimpor, a TDU esta a perder perto de 110 milhoes de euros.

3. Resumindo... Se a TDU vender hoje a Cimpor e o BCP encaixa 960.298 milhares de euros.

4. Pelo que subtraindo isso à divida, fica ainda com 832.148 milhares de euros de divida, o que é uma brutalidade.

5. Mas vamos para pegar num cenário idílico e surreal só para dar-mos razao ao PCL (e mesmo assim vamos ver que a TDU não vale o preço actual), para isso vamos considerar a Cimpor a 10 euros (quase a dobrar o valor) e o BCP a 1.90 e temos que as duas participações valeriam aproximadamente 1.792.210 milhares de euros... so com esse cenário é que pagava a divida e nem toda...

5.1. NEste momento devemos ainda considerar que a empresa esta mais alavancada devido ao AC do BCP.

Se eu fizesse isto e elimina-se COMPLETAMENTE toda a divida da TDU... Ou seja, a TDU deixava de ter divida, ela passava a valer 2.10€... 2.10€.... Para a TDU valer 2.10 a Cimpor teria de estar a 10€ e o BCP a 1.90€ e esquecer outro endividamento.

ASSIM PARA A TDU PODER VALER 2.10€ TERÍAMOS DE ACEITAR ESTE CENÁRIO POUCO REALISTA, PELO MENOS NO CURTO PRAZO:

1- CIMPOR a 10€
2- BCP a 1.90 € (este já é mais realista)
3- EBITDA de 2008 nos 133M€
4- EBITDA a crescer anualmente a uns estonteantes 10%... Algo praticamente impossivel na TDU... 2012 daria um EBITDA de 195M€
5- A exigencia de Capex é minima (40M€ em 2008) quando a TDU tem uma exigencia muito grande de Capex face a actividade, alias, penso que só houve um ano em que necessitou de +- 40M€, pois tem sido sempre muito mais do que isso.

Estou a considerar um WACC de apenas 9%, quando a TDU é fortemente alavancada, pelo que o WACC por um lado diminui, uma vez que os debtholders exigem menos taxa do que os shareholders, mas os shareholders exigem maior retorno face ao risco da empresa (para alem disso parece-me que a TDU passou o limite optimo do endividamento)...

Mas se consideramos um WACC de 10%, a TDU, mesmo neste cenário idilico, cai para 1.78€.

RESULTADO

Na melhor das hipóteses, considerando que a TDU vendia o BCP a 1.90€ e Cimpor a 10€ e com isso conseguia liquidar toda a divida, apenas valeria 2.10€....

Pelo que neste momento, a esses preços, fica nos valores que indiquei anteriormente e que a torna MUITO, MUITO, MUITO CARA
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por M42 » 30/6/2008 16:54

Boas,

Este tipo de especulação não é normal, nem aceite por este fórum. Não tenho títulos da TDU nem de nenhuma outra construtora, mas penso que este tipo de "rumores" só interessam a alguns. Ela hoje caiu 10% mas e a SCO que caiu 12%, será que também vai fechar???
Bem é normal que o sector da construcção esteja a ser fortemente penalizado devido à crise do sub-prime e também é normal que algumas empresas de construção possam vir a fechar devido a essa crise. Mas será que as construtoras portuguesas estão assim tão expostas a este mercado? Será que não há investimentos por parte dos governos que as vão ajudar a atravessar este período? Não sei a resposta, mas isso é que interessa analisar. Nenhuma empresa fecha porque perdeu influência num determinado banco.
Penso que este tipo de "rumores" não devem ter lugar num fórum como este.

Abraço e bons negócios a todos
:wink:
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

por pedrosantosslb » 30/6/2008 16:51

...muito bem...vamos esperar para ver...nem sequer deveria ter discutido aqui este boato (mais uma vez nao passa disso)!
Uma coisa é certa onde há fumo...regra geral há fogo, e ao juntar uma queda de 10% e um fecho no minimo do dia, ah e um volume de quase 5M de acções...
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por Oscarzito » 30/6/2008 16:47

pedrosantosslb, tendo em conta isso, então a Sonae.sgps pode também fechar as portas, como também a Altri, a Sonae Indústria, a Sonae.com, o BCP, o Banif, o BPI, a Mota-Engil, a Cofina, etc.. Basicamente a Bolsa inteira. :lol:
 
Mensagens: 43
Registado: 29/6/2008 11:36

por Auditor » 30/6/2008 16:41

Bem, feche ou não, hj perdeu 10%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por pedrosantosslb » 30/6/2008 16:07

como é obvio tenho de defender as minhas fontes...só posso dizer que em alguns corredores este boato é verdadeiro (claro que tem o valor de um boato) mas:

1ª - posições alavancadas no bcp e cimpor (basta ver as perdas destas duas empresas nos ultimos meses)
2ª relação previligiada com anterior admn do bcp, o que não acontece nos dias de hoje.
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por jcms » 30/6/2008 16:07

pedrosantosslb Escreveu:...e já começam a aparecer rumores de que a TD pode mesmo fechar as portas...


Por este andar vai tudo fechar as portas.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por Auditor » 30/6/2008 16:01

Podes dizer que rumores. Onde foste buscar essa informação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por pedrosantosslb » 30/6/2008 16:00

...e já começam a aparecer rumores de que a TD pode mesmo fechar as portas...
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

por majomo » 30/6/2008 12:33

MERCW123 Escreveu:Se as coisas continuarem a este ritmo, as acções da TDU vão descer ainda mais, bem espero que não.
Mas qual o preço que os investidares acharão que ela vale?? è que os 0,70 centimos e 0,60 não estão assim tão longe.


Não estão longe?!

Estás a falar de mais 30% de quedas e achas pouco? :shock:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por MERCW123 » 30/6/2008 11:47

Se as coisas continuarem a este ritmo, as acções da TDU vão descer ainda mais, bem espero que não.
Mas qual o preço que os investidares acharão que ela vale?? è que os 0,70 centimos e 0,60 não estão assim tão longe.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 248
Registado: 5/4/2008 15:33
Localização: Caldas da Rainha

por Auditor » 30/6/2008 11:27

A Tdu já não tem qq suporte. Não vejo qq validade em suportes que já tem tantos anos. Já não está na memória dos investidores.
Depois mais importante que qualquer suporte é o que pode acontecer na Cimpor/BCP. Quem tem TDU e quer ainda olhar para suportes, olhe primeiro para essas 2 empresas.
Para além disso com os mercados assim, acho que já ninguém liga a suportes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por majomo » 30/6/2008 11:21

Auditor Escreveu:majomo, as pessoas não vendem pq já andam a vários dias à espera de uma inversão de curto prazo. Anda tudo a espera de um ressalto. Mas esta espera tem saído muito cara aos investidores longos.
Mas se formos a reparar as grandes quedas estão no nosso índice. Lá foram vão caindo mas muito menos do que aqui. Pergunto-me até que ponto o Psi20 terá força para um ressalto.
Quanto a Tdu, acho que caiu depressa demais. A cimpor que tem aguentado tão bem nestes meses, após o dividendo ainda não parou de cair, o que tem reflectido tb em boa parte nesta queda na tdu, sem nos esquecermos do próprio BCP.

Desde os 1,10 que acreditei que dificilmente cairia dali tão cedo, e agora vejo-a 0,94. Tudo pode acontecer .


É verdade o que dizes...!

Ainda há duas semanas entrei na casa dos 1,30 a pensar precisamente no suporte e algum ressalto, mas a tendência de mercado foi mais forte e acabei por sair imediatamente, limitando as perdas...

Portanto, acho que quem está dentro não se deve lamentar da sua sorte, pois já teve mais do que tempo para sair, ainda a semana passada ela veio visitar os 1,02 e depois foi aos 1,13...

Ou seja, foi uma oportunidade para sair...

Eu sei que é mais fácil falar depois, mas acho que é mais barato ficar de fora à espera que esse ressalto aconteça do que dentro!

Com uma agravante, à medida que a cotação vai descendo os antigos suportes perdem a sua validade e torna-se ainda mais difícil antecipar uma saida/entrada...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Auditor » 30/6/2008 11:04

majomo, as pessoas não vendem pq já andam a vários dias à espera de uma inversão de curto prazo. Anda tudo a espera de um ressalto. Mas esta espera tem saído muito cara aos investidores longos.
Mas se formos a reparar as grandes quedas estão no nosso índice. Lá foram vão caindo mas muito menos do que aqui. Pergunto-me até que ponto o Psi20 terá força para um ressalto.
Quanto a Tdu, acho que caiu depressa demais. A cimpor que tem aguentado tão bem nestes meses, após o dividendo ainda não parou de cair, o que tem reflectido tb em boa parte nesta queda na tdu, sem nos esquecermos do próprio BCP.

Desde os 1,10 que acreditei que dificilmente cairia dali tão cedo, e agora vejo-a 0,94. Tudo pode acontecer .
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

Re: Fónix pá

por majomo » 30/6/2008 10:34

tarzan tchetcheno Escreveu:lá por estarem praticamente falidos, estes gajos da TDU bem que podiam dizer que tinham descoberto a maior jazida de camarão tigre do sertão. Sacanas, nem venderam o BCP a 4 eur, nem a Cimpor a 7 nem a própria TDU a 4 senão agora estavam ricos e compravam tudo de volta em triplicado.

Descubram lá a porcaria do petromax que pode ser que isto ainda tenha pernas para voltar a 1,30...


Pelo que vejo, estás dentro da TDU...

Só não sei porque continuam dentro quando há mais do que provas que a tendência continuará a cair... até onde ninguém sabe! :?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por nov71 » 30/6/2008 10:26

asgardd Escreveu:Nao podes pegar em meia duzia de suportes quebrados e generaliza-los para outros contextos totalmente diferentes.

:idea:


O unico contexto que vejo agora é que os suportes , sem excepções, neste momento não estão a servir de grande coisa.

Mas de qualquer modo se acreditas que o 1 é um suporte importante na TDU e que se vai aguentar...força...eu neste momento estou fora de todas as acções.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 274
Registado: 29/11/2007 11:07

Fónix pá

por tarzan tchetcheno » 30/6/2008 10:14

lá por estarem praticamente falidos, estes gajos da TDU bem que podiam dizer que tinham descoberto a maior jazida de camarão tigre do sertão. Sacanas, nem venderam o BCP a 4 eur, nem a Cimpor a 7 nem a própria TDU a 4 senão agora estavam ricos e compravam tudo de volta em triplicado.

Descubram lá a porcaria do petromax que pode ser que isto ainda tenha pernas para voltar a 1,30...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Google Adsense [Bot], HRamos_3, icemetal, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2, slbnnbobadela e 183 visitantes