Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 23/12/2019 16:13

Artista Romeno Escreveu:
ativo Escreveu:Faço duas perguntas.

Afinal que ativos angolanos são esses que estão, supostamente, "dolarizados" (denominados em dólares)?

E como se explica a sua denominação em dólares?

A desvalorização da moeda de uma economia desvaloriza os ativos dessa economia junto de potenciais investidores externos.


não creio que lojas do setor da distribuição alimentar estejam dolarizadas, para abrir a conversa.... e mesmo que estivessem 166 milhões de euros de revalorização, o dolar revalorizou isso tudo face ao euro....não há milagres, depois ah a td tem cp de x e vale y na bolsa... pudera :mrgreen:


Concordo plenamente quanto à distribuição alimentar. Aí tudo se moverá em kwanzas, inputs e outputs, com cada vez menos importações por serem proibitivas. Daí dizer que vários activos impõem vários perfis de dolarização.

Ainda assim, enquanto não passar os 15 cêntimos é-me irrelevante... mas chatear-me-ia não apanhar boa parte de um hipotético movimento de meia dúzia de meses como o de 2017, dos 16 aos 45 cêntimos... e quando é que começou? Novembro... de 2016 :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/12/2019 15:45

ativo Escreveu:Faço duas perguntas.

Afinal que ativos angolanos são esses que estão, supostamente, "dolarizados" (denominados em dólares)?

E como se explica a sua denominação em dólares?

A desvalorização da moeda de uma economia desvaloriza os ativos dessa economia junto de potenciais investidores externos.


não creio que lojas do setor da distribuição alimentar estejam dolarizadas, para abrir a conversa.... e mesmo que estivessem 166 milhões de euros de revalorização, o dolar revalorizou isso tudo face ao euro....não há milagres, depois ah a td tem cp de x e vale y na bolsa... pudera :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Ativo » 23/12/2019 15:09

Faço duas perguntas.

Afinal que ativos angolanos são esses que estão, supostamente, "dolarizados" (denominados em dólares)?

E como se explica a sua denominação em dólares?

A desvalorização da moeda de uma economia desvaloriza os ativos dessa economia junto de potenciais investidores externos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por lfa » 23/12/2019 15:04

valeaquilino Escreveu:
artista_ Escreveu:
RFPB Escreveu:
... Se acho que vai subir, claro que sim. Vai ser uma aposta para 2020.
Como já referi o volume aumentou e provavelmente quem as comprou não vai vender ainda.
....
Nota: Não conheço ninguém, capaz de mexer no volume da TD. Falha minha.


RFPB, eu posso ter percebido mal mas, ...

PS: Não conheces ninguém que disponha de 75 mil euros para investir nos mercados de capitais? Não conheço muitos mas conheço alguns, até aqui no forum há quem tenha isso para negociar!


Eu também conheço, ... :mrgreen: :-"

Já vendi: paulatinamente três lotes; e continuo-o com ordens: Venda / Compra, introduzidas para além de fazer entregas (se se puserem a jeito). :-" :clap:

O papel tem respeitado o Canal, por isso não sou de qualidade de ficar parado, assim aproveito o intervalo =;

CumPrim/
ValeAquilino


Carissimos,

Boas festas e Feliz Ano novo

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 23/12/2019 14:32

Artista Romeno Escreveu:Uma pergunta meio resposta? As contas da td sao expressas em kwanzas ou euros? Se sao em euros e o kwanza desvalorizou, mesmo que as receitas desses ativos fossem em usd, esse aumento louco nunca era justificado no valor em euros!


As contas são em euros, mas a moeda de referência para esses activos é o USD. E a relação eurusd não tem quase volatilidade em comparação com os pares que metam kwanzas. “Redollarizar” é praticamente o mesmo que “reeurizar”

Mas eu não digo que não haja martelada! Acho é que em certos casos é legítima. Pois no meu ex um hotel que valha 10 milhões de USD porque lucra 1 milhão USD por ano não passa a valer menos 30% de trimestre para trimestre por causa do que se vai passando com o kwanza
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 23/12/2019 14:09

Uma pergunta meio resposta? As contas da td sao expressas em kwanzas ou euros? Se sao em euros e o kwanza desvalorizou, mesmo que as receitas desses ativos fossem em usd, esse aumento louco nunca era justificado no valor em euros!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 23/12/2019 9:35

Percebo o que dizes, mas sabes que essa revalorização é o movimento simétrico da desvalorização do kwanza e, em termos económicos, os activos continuarem a valer o mesmo se “dollarizados“

Ou seja pensa num hotel que continua a vender o mesmo, com os preços do serviço obviamente constantes em dolares apesar do que se vai passando com o kwz. Faz sentido levar a cacetada abstracta em todos os activos por causa do kwz e o hotel que continua a valer o mesmo, a facturar o mesmo, desvalorizar 30%? Por ex, se o hotel fosse uma micro empresa e fosse vendido, os múltiplos para a venda seriam em dolares pois é em dolares que tudo se passa...

Percebo que seja discutivel, é uma martelada para corrigir uma martelada, mas economicamente os activos concretos não desvalorizaram excepto num movimento cambial. Além disso, ainda se pode discutir outra coisa:

- é a desvalorização do kwz um sinal de economia subdesenvolvida ou

- como diz o FMI, a livre flutuação cambial, como recomendam e faz isto ao kwz, é o sinal de aproximação a finanças públicas globalmente mais saudáveis?

Se assim for, activos que se movam em dólares devem levar a martelada simétrica. Pode é discutir-se qual o nível de dollarização dos activos, uns mais, outros menos
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/12/2019 21:08

Silva115 Escreveu:A revalorização de ativos não pode ser feita sem qualquer critério. Estamos a falar de ativos tangíveis em que facilmente se consegue saber o real valor do ativo. Ainda para mais uma empresa com uma dívida de 700 milhões imagino as auditorias às contas que não são feitas pelos instituições credoras. Que o ativo pode não corresponder a 100% do real valor até pode acontecer, ou melhor acontece mesmo, mas não pode andar muito longe desse valor, e isso acontece com a TD como acontece com todas as empresas.
O pior que pode acontecer a uma empresa cotada em bolsa é os investidores desconfiar que os resultados apresentados são manipulados.

este excerto do relatorio e contas de 2018, parece credivel? as insituições financeiras ja lhes fizeram xeque com a venda dos ativos que valiam, lagoas park, lusoponte etc... essa revalorização em angola é qualquer coisa....
Anexos
TD  a revalorizar forte e feio.PNG
TD a revalorizar forte e feio.PNG (45.37 KiB) Visualizado 9682 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por 01Invest » 22/12/2019 17:09

A revalorização de ativos não pode ser feita sem qualquer critério. Estamos a falar de ativos tangíveis em que facilmente se consegue saber o real valor do ativo. Ainda para mais uma empresa com uma dívida de 700 milhões imagino as auditorias às contas que não são feitas pelos instituições credoras. Que o ativo pode não corresponder a 100% do real valor até pode acontecer, ou melhor acontece mesmo, mas não pode andar muito longe desse valor, e isso acontece com a TD como acontece com todas as empresas.
O pior que pode acontecer a uma empresa cotada em bolsa é os investidores desconfiar que os resultados apresentados são manipulados.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 22/12/2019 10:04

O mercado nunca está errado, mas às vezes leva tempo a reagir... por ex não acredito que valorizes a Mota nos 450m actuais (não obstante os seus rallys de Natal que são outro tema e quanto aos quais não há motivo para não os aproveitar...), mas também não acredito que aches que a TD vale 60m, depois da reestruturação que fez e com os juros na casa dos 2,x...

Olhando para o relatório e para a decomposição de EBITDA por segmentos operacionais, não achas que a TD tem agora capacidade para gerar consistentemente um resultado líquido anual mínimo de 10/15m na boa, sem extraordinários? (Nem falo dos 25/30m que vai ter este ano ainda sem mais valia dos chineses/Oeiras). Isso dá um valuation sem exageros de 130m/160m. E sem ainda se comparar com a Mota (que tem tamanho gigante mas resultados sempre minúsculos)...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/12/2019 23:56

Silva115 Escreveu:Artista Romeno porque dizes que os resultados apresentados são martelados? A desvalorização do kwanza e a crise em Angola é bem visível nos resultados apresentados desde 2014.
Angola é o mais importante mercado da TD mas não é o único em que opera e nesses tem crescido e ajudado a contrariar o declínio verificado em Angola.

Quantas vezes foram revalorizados imoveis á bruta em angola, pa compor os numeros dos cp, leiam bem o ultimo rc de 2018! Esta acao é uma opcao para o balanco da td o mcap é realmente muito baixo, mas isso nao quer dizer que o mercado esta errado!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por artista_ » 21/12/2019 22:08

trend=friend Escreveu:Provavelmente porque eles têm reavaliado positivamente a carteira de imobiliário em PT para suster as reavaliações inversas em Angola.

Contudo, parece-me que quem acompanha com alguma atenção o portfolio deles percebe que ainda assim o património em PT continua subavaliado face ao boom (já não estamos em 2012...). Até os terrenos, veja-se os 20 e tal milhões por que foram agora vendidos 50% dos terrenos de Oeiras à China para a joint venture, ou o do One Living que vai gerar uns 150 milhões em vendas em cerca de 100 apartamentos...

É um grupo, na minha opinião, demasiado discreto. E isso reflecte-se na cotação. Outros ganham obras e fazem fogo de artificio por todo o lado, estes ganham uma obra de 200 milhões no Kuwait e vem uma pequena nota no meio das contas do Q3... para a qualidade que têm mereciam melhor comunicação (veja-se o que fizeram no Brasil com uma ponte gigantesca em que ninguém sabia já o que fazer...).

É passar os 15 cêntimos e logo se vê...


Lembrei-me agora de algo que já há muito tempo não sei nada. A TDU ainda é acionista de referência do BCP? Lembro-me que há quase uma década atrás se enterrou fortemente porque decidiu entrar forte no BCP...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por trend=friend » 21/12/2019 20:41

Provavelmente porque eles têm reavaliado positivamente a carteira de imobiliário em PT para suster as reavaliações inversas em Angola.

Contudo, parece-me que quem acompanha com alguma atenção o portfolio deles percebe que ainda assim o património em PT continua subavaliado face ao boom (já não estamos em 2012...). Até os terrenos, veja-se os 20 e tal milhões por que foram agora vendidos 50% dos terrenos de Oeiras à China para a joint venture, ou o do One Living que vai gerar uns 150 milhões em vendas em cerca de 100 apartamentos...

É um grupo, na minha opinião, demasiado discreto. E isso reflecte-se na cotação. Outros ganham obras e fazem fogo de artificio por todo o lado, estes ganham uma obra de 200 milhões no Kuwait e vem uma pequena nota no meio das contas do Q3... para a qualidade que têm mereciam melhor comunicação (veja-se o que fizeram no Brasil com uma ponte gigantesca em que ninguém sabia já o que fazer...).

É passar os 15 cêntimos e logo se vê...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por 01Invest » 21/12/2019 18:30

Artista Romeno porque dizes que os resultados apresentados são martelados? A desvalorização do kwanza e a crise em Angola é bem visível nos resultados apresentados desde 2014.
Angola é o mais importante mercado da TD mas não é o único em que opera e nesses tem crescido e ajudado a contrariar o declínio verificado em Angola.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/12/2019 17:04

artista_ Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Ontem vendi praticamente 12% do mercado a uma média de: 0,1489 :-" :mrgreen:


Ou seja, basicamente és tu e mais dois ou três que estão a comprar e vender TDU! :mrgreen: :mrgreen:

maturidade Escreveu:Vou ligar para os Chinocas, a ver se querem comprar a T.Duarte.
Têm um per muito melhor que a M.Engil.


Se, no caso da TDU, o Per tivesse algum interesse certamente a TDU estaria a cotar a valores bem mais elevados!



o lucro aqui é uma treta, toda a gente sabe disso tal como os CP todos martelados ao nao refletirem a real desvalorizacao dos ativos em AKZ.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 21/12/2019 15:43

artista_ Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Ontem vendi praticamente 12% do mercado a uma média de: 0,1489 :-" :mrgreen:


Ou seja, basicamente és tu e mais dois ou três que estão a comprar e vender TDU! :mrgreen: :mrgreen:

Bem, ... eu sou um :shock: :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino


maturidade Escreveu:Vou ligar para os Chinocas, a ver se querem comprar a T.Duarte.
Têm um per muito melhor que a M.Engil.


Se, no caso da TDU, o Per tivesse algum interesse certamente a TDU estaria a cotar a valores bem mais elevados!
Anexos
T.D.actualização.png
T.D.actualização.png (98.3 KiB) Visualizado 10290 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por artista_ » 21/12/2019 1:09

valeaquilino Escreveu:Ontem vendi praticamente 12% do mercado a uma média de: 0,1489 :-" :mrgreen:


Ou seja, basicamente és tu e mais dois ou três que estão a comprar e vender TDU! :mrgreen: :mrgreen:

maturidade Escreveu:Vou ligar para os Chinocas, a ver se querem comprar a T.Duarte.
Têm um per muito melhor que a M.Engil.


Se, no caso da TDU, o Per tivesse algum interesse certamente a TDU estaria a cotar a valores bem mais elevados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por RFPB » 20/12/2019 22:45

:oh:
Anexos
Teixeira duarte.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por maturidade » 18/12/2019 17:03

Boas.
Vou ligar para os Chinocas, a ver se querem comprar a T.Duarte.
Têm um per muito melhor que a M.Engil.
Venham de lá os €€€€€, que eu vendo a minha parte.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 18/12/2019 11:19

Manuel_13 Escreveu:Voltaste às compras?


Não, estou nas vendas. :mrgreen: :-" :clap:
Ontem vendi praticamente 12% do mercado a uma média de: 0,1489 :-" :mrgreen:

As minhas ordens de compra estão introduzidas à volta do valor inserido no boneco acima

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por maturidade » 17/12/2019 16:40

Boas.
Hoje, está novamente com volume mas variação em %, nem Vêla.
está ranhido, isto da oferta e procura, está taco a taco.
estou dentro.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por AAA_ » 17/12/2019 11:13

Voltaste às compras?
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/12/2019 0:18

Para substituir o boneco de cima.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
T.D.correcção.16Dez..png
T.D.correcção.16Dez..png (98.95 KiB) Visualizado 11696 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 17/12/2019 0:06

artista_ Escreveu:
RFPB Escreveu:
... Se acho que vai subir, claro que sim. Vai ser uma aposta para 2020.
Como já referi o volume aumentou e provavelmente quem as comprou não vai vender ainda.
....
Nota: Não conheço ninguém, capaz de mexer no volume da TD. Falha minha.


RFPB, eu posso ter percebido mal mas, ...

PS: Não conheces ninguém que disponha de 75 mil euros para investir nos mercados de capitais? Não conheço muitos mas conheço alguns, até aqui no forum há quem tenha isso para negociar!


Eu também conheço, ... :mrgreen: :-"

Já vendi: paulatinamente três lotes; e continuo-o com ordens: Venda / Compra, introduzidas para além de fazer entregas (se se puserem a jeito). :-" :clap:

O papel tem respeitado o Canal, por isso não sou de qualidade de ficar parado, assim aproveito o intervalo =;

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
T.D.correcção.16Dez..png
T.D.correcção.16Dez..png (101.49 KiB) Visualizado 11717 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Teixeira Duarte - Tópico Geral

por RFPB » 13/12/2019 19:34

Ok. Não há divergência.

Não conheço não, tirando a malta que "diz" que compra esses valores, não conheço ninguém.

O que interessa é o comportamento da TD na praça e esse parece estar a inverter a tendência descendente.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Apramg, Bing [Bot], farami, Google [Bot], João 87, Nuno V, PXYC, Shimazaki_2 e 357 visitantes