Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 9/1/2008 19:24

Trocados, não vou analisar a Inapa pois não analiso "small caps". Mas quando ao longo dos últimos anos alguém pergunta o que se está a passar com a Inapa, pensando que se trata de alguma notícia conjuntural, eu mostro o gráfico de longo prazo da acção. Não é de hoje isto...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-inapa.GIF
forum-inapa.GIF (23.11 KiB) Visualizado 3954 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Trocados » 9/1/2008 19:18

raramente post , embora leia sempre com atenção os post do caldeirão, sempre com o intuito de aprender algo, mas estou a chegar a conclusão que com a discusão que aqui vai na inapa , nada vou aprender, e a minha carteira continua a desvalorizar. Quais as perspectivas para a Inapa ?
A que se deve esta queda, será que a queda dos mercados nestas ultimas semanas é razão suficiente para a inapa andar de rastos, ou algo mais se passa ..??
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 14:01
Localização: Torres Novas

por SMALL2007 » 9/1/2008 13:47

Pela mesma razão por que agora me respondes.

Serve de escape e é um vício, para além de servir de alerta a quem acha que a bolsa é comprar e esperar que suba para sempre, ou quem acha que pode fazer sempre negócios milionários...ou a quem acha que não se pode ganhar dinheiro com a bolsa a descer à bruta...tantas razões.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Jaimek » 9/1/2008 13:19

SMALL2007 Escreveu:O que interessa aqui são as razões de compra e venda, e como não vou explicar (devem ser tipo à sorte) tb não interessa a ninguém o que ando a comprar e a vender.



Se não interessa a ninguém o que andas a comprar e a vender e se o que interessa são as razões de compra e venda, então porque consecutivamente colocas mensagens como esta ?

SMALL2007 Escreveu:Em 2007:
-comprei milhares entre 2,35 a 2,42 e vendi a 2,46
-recomprei entre 1,90 e 1,81 (sempre a descer) e vendi a 1,97 quando recuperou
-recomprei a 1,06 e 0,95 e vendi a 0,91 a perder
-recomprei a 0,87 e vendi a 0,92 por 2 vezes, para recuperar a perda anterior

Agora não tenho nada, excepto uma ordem de compra a 0,81
 
Mensagens: 251
Registado: 21/9/2007 16:30

por majomo » 9/1/2008 13:18

SMALL2007 Escreveu:Não, não posso. não querias que te pagasse também o jantar, para veres o meu IRS, pois não?

Olha, e tinha metido ordem ontem para comprar hoje a 0,76, falhei por 1 cent. Estás a ver que nem sempre acerto :? ?

"data nº ordem título tipo quant. quant. realizada preço limite stop trigger moeda estado
08-01-2008 -------- INA C ----- 0 0,76 - EUR ENVIADA A BOLSA"

Mas entretanto vendi TDU a perder 6 cents nos 1,83 ontem, e já posso recomprar hoje mais baixo para os ir tentar buscar.
"DATA OPERACAO 2008/01/08
VENDA ---- T.DUARTE-AM
PRECO 1,83 EUR
DATA DE BOLSA 2008/01/08"

Obviamente vou parar com isto, porque não tenho que te provar nada (aliás, isto nada prova, porque é texto e não documentos, mas enfim) O que interessa aqui são as razões de compra e venda, e como não vou explicar (devem ser tipo à sorte) tb não interessa a ninguém o que ando a comprar e a vender.


Também acho que não deves de andar a provar nada a ninguém...
Aliás, qualquer pessoa pode facilmente encobrir o que quiser...

Por mim, agradeço que continues com os teus posts e se possível justificar melhor as tuas opções, para além do desespero dos vendedores...(ou esta é apenas o teu único critério?)

Em relação à inapa,
quem anda a vender, apenas o sindicato bancário e os "desesperados"?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Small

por joao4702 » 9/1/2008 13:15

Se não interessa a ninguém para quê estar a relatar as suas transacções?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por SMALL2007 » 9/1/2008 12:41

Não, não posso. não querias que te pagasse também o jantar, para veres o meu IRS, pois não?

Olha, e tinha metido ordem ontem para comprar hoje a 0,76, falhei por 1 cent. Estás a ver que nem sempre acerto :? ?

"data nº ordem título tipo quant. quant. realizada preço limite stop trigger moeda estado
08-01-2008 -------- INA C ----- 0 0,76 - EUR ENVIADA A BOLSA"

Mas entretanto vendi TDU a perder 6 cents nos 1,83 ontem, e já posso recomprar hoje mais baixo para os ir tentar buscar.
"DATA OPERACAO 2008/01/08
VENDA ---- T.DUARTE-AM
PRECO 1,83 EUR
DATA DE BOLSA 2008/01/08"

Obviamente vou parar com isto, porque não tenho que te provar nada (aliás, isto nada prova, porque é texto e não documentos, mas enfim) O que interessa aqui são as razões de compra e venda, e como não vou explicar (devem ser tipo à sorte) tb não interessa a ninguém o que ando a comprar e a vender.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por V. » 8/1/2008 15:33

SMALL2007 Escreveu:Obrigado pelas suas palavras....

E nem sempre compro em baixo e vendo em alto. Basta juntar as palavrinhas em português, presentes noutras mensagens, para perceber que erro algumas vezes, e bastante. mas o que interessa em bolsa é o somatório das mais valias e menos valias, não é?

Agora não me pode é tirar o sucesso de ter escrito os "0,81 da INAPA" 2 dias antes de lá irem bater, e dizer que vendi mais acima. Ambas as acções não podem ser mentira, não é? Apenas trabalho com o que acho que são exaustão de descidas.


Já agora podes partilhar quantas é que compraste e vendeste, a que horas e a que preço? Assim apreendiamos todos essas técnicas de daytrade. Obrigado.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por SMALL2007 » 8/1/2008 13:08

Obrigado pelas suas palavras....

E nem sempre compro em baixo e vendo em alto. Basta juntar as palavrinhas em português, presentes noutras mensagens, para perceber que erro algumas vezes, e bastante. mas o que interessa em bolsa é o somatório das mais valias e menos valias, não é?

Agora não me pode é tirar o sucesso de ter escrito os "0,81 da INAPA" 2 dias antes de lá irem bater, e dizer que vendi mais acima. Ambas as acções não podem ser mentira, não é? Apenas trabalho com o que acho que são exaustão de descidas.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por silva_39 » 8/1/2008 12:53

O Smaal Cap

Voce é um espetaculo, é melhor que o berardo, compra sempre em baixa e vende em alta. Gostava de perceber é porque é que tem necessidade de partilhar os seu "exitos" com o forun, sente-se melhor ou é para mostar aquilo que não consegue...
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1242
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

por SMALL2007 » 8/1/2008 12:49

SMALL2007 Escreveu:
SMALL2007 Escreveu:Em 2007:
-comprei milhares entre 2,35 a 2,42 e vendi a 2,46
-recomprei entre 1,90 e 1,81 (sempre a descer) e vendi a 1,97 quando recuperou
-recomprei a 1,06 e 0,95 e vendi a 0,91 a perder
-recomprei a 0,87 e vendi a 0,92 por 2 vezes, para recuperar a perda anterior

Agora não tenho nada, excepto uma ordem de compra a 0,81


Veremos se era o mínimo ou não. Nesta fase acerto nos mínimos, com antecedência...mas depois parece que eram só os mínimos do dia, e não dia DIA SEGUINTE.

Para eu achar que isto está grave...é porque se prepara para inverter.

Está tudo a ficar um pouco sobrevendido, não acham?



EHEH. Esta já dá para os almoços da semana, e vai ser peixe fresco todos os dias. Já foram.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por cibmic » 8/1/2008 4:33

JAS Escreveu:
cibmic Escreveu:Com um stock split de 1 para 0,10 a INA passaria a ser uma acção tipo fio dental, um verdadeiro stock "slip" (em vez de split) he, he, he


eheheheheh...

Esta é, sem qualquer dúvida, a frase do ano no Caldeirão!

JAS


Nunca imaginei que logo nas minhas primeiras participações ia receber um elogio do JAS....
é pena que não seja pelas minhas apostas no mercado, nomeadamente, na INA.

Ainda sobre a INA... tecnicamente (pelo pouqíssimo que eu percebo) está horrível, tipo: "pior é impossível"; os resultados dos últimos anos, tb não são bons, mas há varias perspectivas mt boas no horizonte.

O Plano Inapa 2010 parece estar a ser cumprido.
Sobre o plano vejam:
http://www.inapa.pt/Uploads/%7BF1D2A92F ... 638%7D.pdf

Já há algum tempo que a INA se livrou da Papelaria Fernandes (que, ao que me dizem, e desculpem lá não poder fundamentar com números, está falida), tem-se vindo a livrar de participações menos rentáveis ou que geravam prejuízos para se concentrar nas mais rentáveis, tem alienado activos que não são relevantes em termos operacionais, como o edifício sede, tem uma nova gestão que (eu sei que é subjectivo) me parece mt competente (como já referi noutro post).

Claro que isto não chega para salvar a INA de continuar em queda livre.

É preciso que o mercado acredite nas potencialidades da INA...

E se não acreditar (e o passado e a AT dá-lhe boas razões para não acreditar) nada feito ... é sempre a cair.

Eu comprei uns direitos e fiquei com acções no rateio a € 1 que não esperava.

À medida que a INA tem caído tenho vindo a sair aos poucos (pela lógica e pela razoabilidade e por todos os conselhos sábios dos mais experientes já devia saído totalmente ... para não me afundar agarrado ao papel).
Já não tenho muitas INAS e a continuar assim irei vendendo (o meu banco está radiante com comissões).

Mas acredito que a médio longo prazo, sobretudo quando começarem a sair os resultados (dizer agora que vão ser bons seria pura especulação sem qualquer forma de provar ou fundamentar o que afirmo) da actual gestão, a INA ainda dará mtas alegrias aos investidores.

Mas claro que a bolsa não é uma questão de fé... caso contrário a Euronext mudava-se para Fátima para atrair mais investidores.

Por isso, vos digo, pesquisem sobre a INA, analisem, e tentem tirar as vossas conclusões sobre as potencialidades do papel ...

Se calhar, e bem, concluirão que não vale a pena.
E se concluírem o contrário pode ser que venham a ter mtas alegrias com esta INA. Eu continuo a acreditar que dim, e logo que vir uma clara inversão da tendência vou reforçar (ou entrar - se na altura já tiver saído totalmente)


PS: Mas não me comparem a INA com a PAD (eu sei que pode ser tentador pensar que a INA entra agora no negócio dos aumentos de capital). Vejam-me a dimensão europeia da INA (uma das poucas multinacionais portuguesas) e o know how que tem (e que não é de agora, não foi uma aventura tipo os investimentos no Brasil) na distribuição de papel em países como a Alemanha ou a Espanha (aí devemos muito ao Pessanha... tb temos de elogiar o bom que fez, e que foi mt)... é um pouco diferente de andar a fazer senhas para a sala de espera do Hospital de Santa Maria (eu sei que há muita gente à espera e que o pessoal fica lá três horas agarrado à senha ... e para se entreter até vai tirando mais umas senhas na maquineta, mas é pouco ... falta-lhe dimensão e resultados face aos rios de dinheiro que forma sendo injectados... digo eu, que nunca tive PAD, felizmente, lendo os vários post que vejo por aqui no CdB sobre a PAD)
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

Midas

por mcarvalho » 7/1/2008 21:57

se estiveres por aí . não te importas de actualizar o gráfico que colocaste 70 posts mais ou menos

obrigado
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por SMALL2007 » 7/1/2008 21:27

SMALL2007 Escreveu:Em 2007:
-comprei milhares entre 2,35 a 2,42 e vendi a 2,46
-recomprei entre 1,90 e 1,81 (sempre a descer) e vendi a 1,97 quando recuperou
-recomprei a 1,06 e 0,95 e vendi a 0,91 a perder
-recomprei a 0,87 e vendi a 0,92 por 2 vezes, para recuperar a perda anterior

Agora não tenho nada, excepto uma ordem de compra a 0,81


Veremos se era o mínimo ou não. Nesta fase acerto nos mínimos, com antecedência...mas depois parece que eram só os mínimos do dia, e não dia DIA SEGUINTE.

Para eu achar que isto está grave...é porque se prepara para inverter.

Está tudo a ficar um pouco sobrevendido, não acham?
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por James Wheat » 7/1/2008 10:27

Enslaved Escreveu:Não tenho INAPA nem nunca tive mas dou sempre uma espreitadela e costumo seguir com muito interesse os comentários do James Wheat (promotor deste tópico). No entanto, desde à um bons meses que ele não tem aparecido para dar a sua visão dos acontecimentos :cry:. Alguém sabe do seu paradeiro :?


Enslaved,
Já te respondi há cerca de 1 semana a uma tua 'mp', mas faço-o agora em 'canal aberto', depois de ver o teu post (acima) e dadas as insinuações posteriores efectuadas sobre eventuais 'mudanças de nicks' - algo que pessoalmente classifico como uma perfeita... aberração !
Tenho andado desaparecido, porque aproveitei a fusão do Forum do 'Caldeirão' com o JNegócios para fazer a reflexão e balanço do ano (2007). No que respeita ao forúm achei que algumas discussões com participantes estavam a 'passar das medidas' e decidi tomar alguma distância. Sem dramas. Isso coincidiu também com a decisão de sair totalmente dos mercados - qd estava então 25% investido (Ina e Tdu) -, o que me ajudou a 'desaparecer'.
Perspectivando 2008, a nível de investimento tenho planeado ficar a ver de fora durante todo o 1º trimestre de 2008. Tenciono seguir este plano à risca, com disciplina férrea. Vejo os mercados a cair lenta e sustentadamente, mesmo que com volatilidade (haverá dias a subir forte), a construir oportunidades para um futuro brilhante. Eu não sou investidor do 'lado curto' (dei-me sempre mal quando joguei aí), por isso… ficarei de fora e sem pressas de entrar, até os problemas na banca a nível global sairem todos cá para fora. Pus 3 meses mínimo, mas poderei até dar mais - até Março vou, depois verei.
Dito isto, voltarei ao contacto um dia. Sem problemas. O Caldeirão tem coisas boas, que as más não eliminam. Tranquilo.
Boa sorte a ti - e a todos os que a merecem !

PS 1: Esclarecimento sobre a Inapa: não fui ao AC. Dada a queda brutal que se deu nos direitos, concluí que a empresa não despertou (ainda) qualquer interesse a nível global. É que se algum concorrente estivesse minimamente interessado (como apostei durante meses), teria entrado 'a rapar' direitos (a comprar barato). A Ina foi óbviamente um péssimo investimento para mim - de facto enganei-me, errei. Acontece. Resultado: no meu pior negócio de bolsa em 16 anos de mercados, mesmo com uma exposição máxima de sómente 20% da minha carteira (era um 'outsider', mas dobrei a posição mesmo antes do AC) consumiu-me o equivalente a metade dos lucros de 2007. É uma leitura do 'copo meio vazio'. Numa perspectiva de 'copo meio cheio', o balanço do meu ano acabou por ser claramente positivo: ganhei mais do dobro das perdas que tive neste papel. Fair enough: sinal que acertei bem mais vezes do que errei. Seja sempre assim.

PS 2: menção publica ao 'maromatics', também desaparecido das lides diárias do caldeirão. Respeito o seu silêncio, sem colocar dúvidas ou hipóteses absurdas por detrás do mesmo. As 'garotices' são próprias de garotos e há que saber com quem se está a lidar. Cabe acrescentar o óbvio: quem entra no caldeirão não fica prisioneiro dele. O maromatics foi provávelmente o melhor participante que com que troquei ideias em todo o 2007. Um grande bem-haja para ele - na esperança de que me venha a ler.
James Wheat
Position Trader
 
Mensagens: 1800
Registado: 24/5/2006 12:33
Localização: Porto

Cofihold bem recebida na Inapa

por Kik1978 » 6/1/2008 0:40

Cofihold bem recebida na Inapa

Aumento de capital da distribuidora de papel foi totalmente subscrito, mas o que mais agradou foi a entrada de Paulo Fernandes

Depois do aumento de capital da Inapa, os três maiores accionistas da distribuidora de papel são a Parpública (32%), o Millennium bcp (22%) e a Cofihold, com cerca de 6%. Para José Morgado, presidente-executivo, a entrada da sociedade liderada por Paulo Fernandes foi o ponto alto da operação.

“A entrada de um accionista que é um grupo português que conhece bem o sector e tem critérios de gestão adequados pode ser considerada a nota mais positiva do aumento de capital, para além de este ter sido integralmente subscrito”, afirmou o CEO ao Expresso. Questionado, José Morgado disse desconhecer se as intenções de Paulo Fernandes são estratégicas ou financeiras. O empresário tem uma importante operação na área de produção de pasta de papel, com destaque para a aquisição da fábrica da Celbi na Figueira da Foz, cuja capacidade de produção será ampliada.

O aumento de capital da Inapa foi subscrito em cerca de 84% pelos accionistas da empresa, tendo 2,2% sido por rateio. O restante foi assegurado por um sindicato bancário. O capital da empresa passou de 27,7 milhões de euros para 150 milhões através da emissão de 122,8 milhões de acções. Esta operação faz parte do plano estratégico que a Inapa tem vindo a desenvolver e que pretende melhorar a eficiência operacional e aumentar a rentabilidade dos capitais.

O plano estender-se-á até 2010, mas já se reflectiu nas contas de 2007. O encaixe de cerca de 122 milhões de euros será na sua totalidade para abater a dívida da empresa que, nos primeiros nove meses de 2007, se situava nos 445 milhões de euros. Para a redução da dívida contribuirá também a venda de activos, sendo a mais emblemática a alienação da sede em Lisboa.

Para José Morgado, uma das principais alterações já sentidas desde a conclusão da ampliação do capital foi o expressivo aumento da liquidez dos títulos da empresa no mercado de capitais. Esta semana, a Inapa anunciou a alienação da participação de 51% no capital da Papéis Carreira Madeira, tendo assegurado a permanência da actividade do grupo naquela região através de um contrato de exclusividade de venda dos seus produtos.

A privatização da Inapa está agendada para este ano, mas, segundo o gestor, as expectativas estão orientadas para a obtenção de resultados positivos no fim do exercício.

Christiana Martins
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!
 
Mensagens: 280
Registado: 10/1/2007 15:49
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 4/1/2008 17:39

Desta Bolsa? Mas é diferente das outras? Temos os mercados internacionais todos a corrigirem...

O mercado é feito de subidas, quedas e lateralizações. E as quedas nos últimos anos até têm escasseado. Quando aparecem deprimem as pessoas?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Kik1978 » 4/1/2008 17:36

10 000 a 0,89€

Para o dia que foi...até se aguentou bem!

Acho eu...

começo a ficar farto e deprimido desta bolsa!
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!
 
Mensagens: 280
Registado: 10/1/2007 15:49
Localização: Porto

Re

por JAS » 4/1/2008 16:00

Broker_Invest Escreveu:é 4 maior empresa de distribuição de papel tem uma facturação anual que ronda mil milhões de euros com uma divida de 30% da facturação, quantas empresas no PSI20 facturam anualmente 1 mil milhões de euros e que esteja com a cotação abaixo de 1€? que eu conheça é nenhuma.


Broker_Invest, como sabes sigo a INA mas tenho sido um dos mais críticos relativamente à euforia que reinou neste post.

Começo por te dar os parabéns por um pequeno pormenor: ÉS dos poucos "eufóricos" que continua a dar a cara e isso é uma coisa que eu admiro.


Quanto à INA, o que dizes é real mas tens o problema dos Resultados e é exactamente isso que faz mexer a cotação.
Sem Resultados positivos, ou sem o mercado acreditar que isso vai ocorrer, os títulos não se valorizam.

Disse isso num post escrito em 14 DEZ (que está na pagina 12) e continuo a pensar o mesmo.


Portanto a tua pergunta, para analisares o caso friamente, deveria ser:

- Quantas empresas no PSI20 que facturam anualmente 1 mil milhões de euros e que tenham prejuízos da ordem dos 10ME estão com a cotação abaixo de 1€?

A resposta é nenhuma na mesma mas isso acontece porque a maior parte das empresas estão a apresentar lucros em 2007!

Um abraço,
JAS

P.S.- Continuo a não ter qualquer posição na INA mas ela faz parte da minha lista de acções para 2008.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

cara ScpNuno

por mcarvalho » 4/1/2008 14:18

Não queremos pensamentos.. queremos justificações que comprovem esses pensamentos... ou então o que queres é influenciar os outros a "comprarem ou venderem " os teus pensamentos para disso tirares proveitos!!!
:mrgreen:
bjs e bom ano a todos
:wink:
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por scpnuno » 4/1/2008 13:48

Ulisses Pereira Escreveu:Peço-vos que não coloquem posts apenas com as cotações....
Um abraço,
Ulisses


Ulisses
Eu também pensei nisso (e em como tu lhes ias dar nas orelhas) até que, lendo mais para tras, me pareceu que eles não estão a dar cotações, mas assim tipo numa associação dos Inapistas Anonimos a revelarem ao mundo a quanto entraram ou qual o valor medio das acções que têm.

Se estou enganada, as minhas desculpas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 4/1/2008 13:37

Peço-vos que não coloquem posts apenas com as cotações. Hoje em dia, a esmagadora maioria dos investidores tem acesso às cotações em tempo real, pelo que é frustrante para um utilizador do Caldeirão ver que há um post novo, abri-lo e verificar que apenas tem uma cotação. Deixemos os relatos para o futebol ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por j-paulo inv. » 4/1/2008 12:18

1,01 :roll:
 
Mensagens: 32
Registado: 2/1/2008 18:12
Localização: bombarral

por SMALL2007 » 4/1/2008 12:01

Em 2007:
-comprei milhares entre 2,35 a 2,42 e vendi a 2,46
-recomprei entre 1,90 e 1,81 (sempre a descer) e vendi a 1,97 quando recuperou
-recomprei a 1,06 e 0,95 e vendi a 0,91 a perder
-recomprei a 0,87 e vendi a 0,92 por 2 vezes, para recuperar a perda anterior

Agora não tenho nada, excepto uma ordem de compra a 0,81
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

Re: FRAUDE

por V. » 4/1/2008 12:00

jjorgecunha Escreveu:Vamos imaginar que um investidor comprou 1000 acções da inapa no ultimo dia que dava direito a ir ao aumento de capital. Ao comprar 1000 acções gastou 1950€ (valor de fecho). Ora ao outro dia as acções ajustaram para 1.16€. Vamos imaginar que o investidor exerceu os direitos de subscrição e comprou 4500 acções a 1 €, gasta mais 4500€. Dá 1950+4500= 6450€ . Agora vamos imaginar que o valor de ajuste (1.16€) se mantinha inalterado até o investidor as pudesse vender. Ia vender 5500 acções (1000+4500) a 1.16€ dá 6380€. Ora 6450-6380 tem um prejuízo de 70€.
Atenção estas contas é já sem contar com as variações do mercado, que aí sim quem anda á chuva molha-se.
ISTO NÃO É FRAUDE?
Era isto que a CMVM devia investigar caso contrário o presidente da CMVM devia ir preso juntamente com os outros.


Preço de ajuste é um preço teorico.

Se há algo a investigar são as acções detidas pelo sindicato bancário, nomeadamente BES, EFISA e BPN. Será que ainda as têm? Será que houve alteração da posição detida? Será que anda com total return equity swaps a vender ao Paulo Fernandes? Sera que o Paulo Fernandes só tem mesmo 5.96%. Isto sim, merece toda atenção. Preço das acções, isso é mercado.

Que a operação harmonio foi pensada ao nível dos grandes accionistas que tem poder economico para acompanhar ao aumento, sim. Não obstante os pequenos accionistas estarem em iguais circunstâncias de acesso; o problema é: 1) Aquilo que desconhecem 2) A sua qualidade e estrutura financeira que pode não suportar este esforço todo.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 290 visitantes