Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 31/12/2007 11:53

Broker_Invest Escreveu:
majomo Escreveu:Eu já tive acções da inapa e não fiquei com boas recordações... :(

Será que essas hipóteses de quem está a vender são mesmo o consórcio que comprou(à força...) com o desconto?
Ou será o desespero a tomar conta da acção?


Nota-se muita descrença na inapa...

Enfim...
Boa sorte e grande 2008!!!


Existe um OC de 1 milhão a 0,85€ muitos querem é comprar barato porque sabem de certeza que a INAPA vai dar frutos no futuro.
É um facto que existe muita descrença nesta acção, mas esse sentimento pode passar de descrença para crença já em 2008, é só esperar pelo o momento certo, vejo que existe grandes movimentações nos COF da Inapa, ninguém anda a dormir neste titulo.


Não discordo...
Mas, para quem acredita na acção parece-me boa ideia pelo menos reduzir a posição...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por acintra » 31/12/2007 11:47

Broker_Invest Escreveu:
majomo Escreveu:Eu já tive acções da inapa e não fiquei com boas recordações... :(

Será que essas hipóteses de quem está a vender são mesmo o consórcio que comprou(à força...) com o desconto?
Ou será o desespero a tomar conta da acção?


Nota-se muita descrença na inapa...

Enfim...
Boa sorte e grande 2008!!!


Existe um OC de 1 milhão a 0,85€ muitos querem é comprar barato porque sabem de certeza que a INAPA vai dar frutos.
É um facto que existe muita descrença nesta acção, mas esse sentimento pode passar de descrença para crença, é só esperar pelo o momento certo, vejo que existe grandes movimentações nos COF da Inapa, ninguém anda a dormir neste titulo.


Tb pode ser alguem a querer iludir os investidores com um falso tampão para recomeçarem as compras e daqui a um bocado retira a/as ordens.
Já não é a primeira vez que vemos fazer isso.
Editado pela última vez por acintra em 31/12/2007 12:09, num total de 1 vez.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

por Broker_Invest » 31/12/2007 11:45

majomo Escreveu:Eu já tive acções da inapa e não fiquei com boas recordações... :(

Será que essas hipóteses de quem está a vender são mesmo o consórcio que comprou(à força...) com o desconto?
Ou será o desespero a tomar conta da acção?


Nota-se muita descrença na inapa...

Enfim...
Boa sorte e grande 2008!!!


Existe um OC de 1 milhão a 0,85€ muitos querem é comprar barato porque sabem de certeza que a INAPA vai dar frutos no futuro.
É um facto que existe muita descrença nesta acção, mas esse sentimento pode passar de descrença para crença já em 2008, é só esperar pelo o momento certo, vejo que existe grandes movimentações nos COF da Inapa, ninguém anda a dormir neste titulo.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por sherek_JNEG » 31/12/2007 11:42

Já vai nos 0,86€ ,e a continuar assim não sei onde vai parar ,para quem já esteve nos 10€ e tal ,será esta mais uma Pararede,Lisgráfica,VAA.Mas uma coisa é certa,quem foi ao aumento de capital esta levar tareia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 523
Registado: 29/11/2007 13:19
Localização: Sobreda

por majomo » 31/12/2007 11:38

Eu já tive acções da inapa e não fiquei com boas recordações... :(

Será que essas hipóteses de quem está a vender são mesmo o consórcio que comprou(à força...) com o desconto?
Ou será o desespero a tomar conta da acção?


Nota-se muita descrença na inapa...

Enfim...
Boa sorte e grande 2008!!!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Broker_Invest » 31/12/2007 11:31

Ela reagio bem ao toque dos 0,88€ saltou logo para os 0,9€, vamos ver se ela anda na distribuição/acumulação, ela tem um PER perto dos 25 em que o Sector está com um PER de 27,5, eu só espero um fecho nos 0,95€ e que o ano 2008 traga boas noticias para esta cotada.

Boas festas
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

After-market

por portucel » 31/12/2007 11:18

Broker_Invest Escreveu:Raios Partam a INAPA está sempre a cair!!! então vão ao aumento de capital para depois voltar perder dinheiro novamente, ninguem compreende estas fortes descidas. minimo 0.89€ :cry:

Boas Festas.


Corrige-se para 0,88

... mas não conseguiste comprar hoje às 7h 30m a 0,85?

rsrsrsrs

Bom Ano Novo!!!
 
Mensagens: 384
Registado: 10/11/2006 16:05

por Broker_Invest » 31/12/2007 11:06

Raios Partam a INAPA está sempre a cair!!! então vão ao aumento de capital para depois voltar perder dinheiro novamente, ninguem compreende estas fortes descidas. minimo 0.89€ :cry:

Boas Festas.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

Re: Os nicks....

por TP1 » 29/12/2007 14:30

[quote="Bullion
Na verdade não é desde à uns bons meses, mas sim desde há um mês sensivelmente.
Não estando a dizer que é o caso presente, sabe que nisto de foruns há participantes que além de um portfolio de acções, têm também um portfolio de nicks:quando se apercebem que um certo nick está "queimado", colocam-no de lado, para aparecerem descomprometidos com outro.... 8-)[/quote]

:lol: Essa é nova para mim. Já agora, o que é um nick "queimado" neste caso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

Estranha Inapa

por Col » 29/12/2007 5:33

Também estou de acôrdo com alguns dos participantes, em que este aumento de capital foi muito esquisito, 1º. porquê só accionistas?, 2º. valor do aumento desmesurado face ao interesse expectável de subscrição, 3º. prazos de subscrição e negociação de direitos muito curtos e agora temos supostamente grandes subscritores a perder dinheiro. Ora bem, o que eu quero dizer, è que me parece que este aumento de capital foi feito à medida de alguém que quer vir a controlar a Inapa e que eventualmente estará a manipular a cotação para comprar muito barato,senão vejamos, se venderem 1 acção a 0.98 € e comprarem 3 a 0.95 €, estarão a perder dinheiro?.
A Inapa não pertenceu à Portucel quando o CEO era o Jorge Armindo?, Este não pertence agora aos orgãos sociais da Inapa e a Cofihold > Altri > Celulose do Caima não subscreveram cerca de 6% do aumento de capital?.
(Já era accionista, fui ao AC, estou a perder muito dinheiro e ainda não vendo)
BF de Semana a todos.
 
Mensagens: 111
Registado: 6/7/2005 3:58
Localização: 16

Os nicks....

por Bullion » 29/12/2007 4:07

Enslaved Escreveu:Não tenho INAPA nem nunca tive mas dou sempre uma espreitadela e costumo seguir com muito interesse os comentários do James Wheat (promotor deste tópico). No entanto, desde à um bons meses que ele não tem aparecido para dar a sua visão dos acontecimentos :cry:. Alguém sabe do seu paradeiro :?


Na verdade não é desde à uns bons meses, mas sim desde há um mês sensivelmente.
Não estando a dizer que é o caso presente, sabe que nisto de foruns há participantes que além de um portfolio de acções, têm também um portfolio de nicks:quando se apercebem que um certo nick está "queimado", colocam-no de lado, para aparecerem descomprometidos com outro.... 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

por V. » 29/12/2007 3:10

Parece que alguém já tinha respondido acima.

E com esse esclarecimento temos:

1- 1M de comissão.
2- 17M de acçoes tomadas pelo sindicato.
3- Preço médio 16M/17M (diminuíndo a comissão no preço)= 0.941€

A venderem a 0.94€ estariam a perder dinheiro. Isto na óptica acima apresentada. Eu penso que o contrato foi feito em outros moldes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

Re: Re

por V. » 29/12/2007 3:05

JAS Escreveu:
parvo Escreveu:Se acha normal que após um aumento de capital a 1€, as acções de uma impresa, cujo aumento de capital foi na integra subscrito, cotem abaixo desse valor logo no primeiro dia que entram à negociação e que tudo seja transparente, então não tem que justificar, mas tambem devia de abster-se desse tipo de comentários.
Sou accionista da Inapa.
Parvo


A pergunta não é para mim mas como tenho seguido este post e olho habitualmente para a INA acho que te devo esclarecer do seguinte:

1º - O AC não foi integralmente subscrito pelos accionistas. Sobraram cerca de 11% e o sindicato de bancos que garantia a subscrição do remanescente foi obrigado a absorver essa quantidade de acções a 1,00. E são muitas...

2º - Como a Inapa pagou a esse sindicato uma determinada percentagem, por prestar esse serviço, é natural que eles possam vender, sem prejuízo, abaixo de 1,00. E estarão a fazê-lo.

3º - Como eu fiz notar, em posts anteriores, o Aumento de Capital foi "desmesurado" pois foi quase de 1 para 6. Não me parecia que a INA fosse uma empresa que gerasse tanto interesse dos investidores que desse para absorver tal AC e o mercado parece ter-me dado razão.

4º - No médio prazo é muito natural que a INA venha a cotar bastante acima de 1,00 mas primeiro terá que esgotar o excesso de oferta gerado por demasiados investidores entalados e se calhar até endividados.
E terá, como é evidente, de começar a ter resultados positivos coisa que não tem acontecido.

JAS


1- É verdade. Embora o caso do BCP seja um pouco diferente. Eles apenas tomaram o que haviam vendido antes. (mais coisa menos coisa)

2- Correcto.
2.a. Embora o negócio possa ter contornos diferentes. Sendo a Inapa responsável pelo valor de venda e nesse caso o banco pode vender a 0.98€ na mesma, pois pelo menos a Inapa encaixa esse valor de 0.98€.
2.b. A Inapa pagou 3M de euros por toda a operação (isto a preços de mercado por uma operação destas)... Sendo que 2M deve ter sido pela preparação e condução da operação e 1M pela colocação. Ora, isso só deixa ao sindicato 1M de margem ( é menos um bocado), pelo que nessa óptica o preço mínimo de venda seriam os 0.95€ e isto sem ganharem. Não me parece que esta seja a razão.
2.c. Acresce que o BCP não esta a vender. Para além disso o único que pode vender sem informar o mercado é o BPN. Se algum dos outros vender dentro de 3 dias (salvor erro) terá de informar o mercado.
2.d. Acontecer o consórcio deve colocar os titulos directamente nos seus clientes.

3. Foi desmesurado sem dúvida. Mas necessáriamente desmesurado. O dinheiro que entrou não foi perdido, pelo contrário, penso que foi ganho pelo suporte financeiro dado à empresa.

4. Plenamente de acordo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por Enslaved » 29/12/2007 2:40

Não tenho INAPA nem nunca tive mas dou sempre uma espreitadela e costumo seguir com muito interesse os comentários do James Wheat (promotor deste tópico). No entanto, desde à um bons meses que ele não tem aparecido para dar a sua visão dos acontecimentos :cry:. Alguém sabe do seu paradeiro :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Re: Re

por Bullion » 29/12/2007 2:26

JAS Escreveu:[2º - Como a Inapa pagou a esse sindicato uma determinada percentagem, por prestar esse serviço, é natural que eles possam vender, sem prejuízo, abaixo de 1,00. E estarão a fazê-lo.


Clarificando um pouco:

A INAPA pagou ao consórcio 2(dois)%, do valor subscrito:

"...Pelo compromisso de garantia de colocação, o Emitente pagará ao consórcio de Instituições
Financeiras constituído para o efeito uma comissão de 2% sobre o valor bruto da subscrição das
56.798.916 acções objecto de garantia de colocação."


Ou seja os Bancos perdem abaixo de 0,98€.
Não me parece que tenham sido eles a vender hoje abaixo desse valor...
Mas ainda é muito cedo para conclusões....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

Re

por JAS » 29/12/2007 1:57

parvo Escreveu:Se acha normal que após um aumento de capital a 1€, as acções de uma impresa, cujo aumento de capital foi na integra subscrito, cotem abaixo desse valor logo no primeiro dia que entram à negociação e que tudo seja transparente, então não tem que justificar, mas tambem devia de abster-se desse tipo de comentários.
Sou accionista da Inapa.
Parvo


A pergunta não é para mim mas como tenho seguido este post e olho habitualmente para a INA acho que te devo esclarecer do seguinte:

1º - O AC não foi integralmente subscrito pelos accionistas. Sobraram cerca de 11% e o sindicato de bancos que garantia a subscrição do remanescente foi obrigado a absorver essa quantidade de acções a 1,00. E são muitas...

2º - Como a Inapa pagou a esse sindicato uma determinada percentagem, por prestar esse serviço, é natural que eles possam vender, sem prejuízo, abaixo de 1,00. E estarão a fazê-lo.

3º - Como eu fiz notar, em posts anteriores, o Aumento de Capital foi "desmesurado" pois foi quase de 1 para 6. Não me parecia que a INA fosse uma empresa que gerasse tanto interesse dos investidores que desse para absorver tal AC e o mercado parece ter-me dado razão.

4º - No médio prazo é muito natural que a INA venha a cotar bastante acima de 1,00 mas primeiro terá que esgotar o excesso de oferta gerado por demasiados investidores entalados e se calhar até endividados.
E terá, como é evidente, de começar a ter resultados positivos coisa que não tem acontecido.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Ah, a Paixão....

por Bullion » 29/12/2007 1:41

Li uma vez, que a primeira coisa que foi ensinado a um trader por um veterano foi que "um trader NUNCA se apaixona".
Eu comprei as minhas primeiras acções à mais de 25 anos.Não tenho nem nunca tive acções da INAPA( mas não digo que não virei a ter...)
Durante estes 25 anos, passei por episódios que hoje dão para rir a bom rir.
Entendo quase nada de fundamentais ou contas de empresas, e pouco, poucochinho de Análise Técnica.
Do que leio aqui, penso que falta aos foristas as bases do negócio em Bolsa ( e que nem sequer custam muito a aprender , custam sim a colocar em prática).
Muitas delas nada têm a ver com Economia, são regras de senso comum, que foram amadurecendo com os anos.
Uma delas é entender que a Bolsa deve ser encarado como um negócio pessoal, que tem perdas e ganhos.
Como tal, o que interessa em Bolsa(e ao contrário do que muita gente pensa), é que as percas que fatalmente ocorrem neste "negócio", sejam de pouco valor não importando que sejam muitas.
Quando alguém fica agarrado a um título durante muito tempo, perde mais do que dinheiro, perde o tempo de que dispõe para o recuperar.
Essa máxima de que se está no mercado no longo prazo(só para vir a dizer passados alguns anos que "eu tinha razão"), não colhe porque até um relógio parado, está certo duas vezes por dia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

por Ulisses Pereira » 29/12/2007 1:06

Eu nunca analisei a Inapa. Nem faço questão de o fazer porque, por uma questão de princípio, não analiso "small caps". O que eu tento é que os participantes justifiquem as suas opiniões. E se alguma vez não justificar uma opinião minha peço que me peçam para o fazer tal como eu peço aos participantes. Porque um fórum vive de argumentos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por parvo » 29/12/2007 0:07

ola

Acompanho o forum há muito tempo e sempre li os comentarios do Ulisses com bastante interese, muito mais do que agora, mas não é por isso que vou deixar de continuar a ler. Pode-me excluir ou apagar, mas não é por isso que deixarei de continuar a acompanhar o forum, mas deixe-me que diga, quanto aos seus comentarios.Estão um pouco rijos de mais. Acho que tambem os deve fundamentar, tal como exige a determinados participantes. Se acha normal que após um aumento de capital a 1€, as acções de uma impresa, cujo aumento de capital foi na integra subscrito, cotem abaixo desse valor logo no primeiro dia que entram à negociação e que tudo seja transparente, então não tem que justificar, mas tambem devia de abster-se desse tipo de comentários.
Sou accionista da Inapa.
Parvo
 
Mensagens: 1
Registado: 28/12/2007 23:42

Re: amigo Ulisses

por Broker_Invest » 28/12/2007 23:34

jlpa Escreveu:Que disse de mal!
A empresa factura 1 bilião euros. não é....
o aumento de capital dá-lhe músculo financeito......
o CEO é amigo meu e por onde tem passado tem feito obra ,isto é, a sua marca pessoal.Depois digo eu o tempo o dirá...



Jlpa, diz ai o que sabes sobre o novo CEO e qual é a potencial da INAPA.
Com o teu comentário "credivel" se assim conseguires argumentar com bastantes argumentos, vais descançar os espiritos de muitos accionistas que neste momento já devem estar sem dedos de tanto "roer as unhas"

boas festas.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por Touro » 28/12/2007 21:46


Arrisquei nos 1.06

Deram-mas a 0,95


Verifico que gosta de alardear o que faz com a Inapa, e nesse sentido pergunto-lhe se anda a reduzir o preço médio de aquisição.

Há aqui uma pergunta no ar que ainda não foi respondida: como se compram acções às 7h30 TMG?

Ou você utiliza outro fuso horário?
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

Re: amigo Ulisses

por SMALL2007 » 28/12/2007 21:35

jlpa Escreveu:Que disse de mal!
A empresa factura 1 bilião euros. não é....
o aumento de capital dá-lhe músculo financeito......
o CEO é amigo meu e por onde tem passado tem feito obra ,isto é, a sua marca pessoal.Depois digo eu o tempo o dirá...


Espero que sim, porque comprei algumas hoje e na semana passada. E espero vendê-las bem vendidas em 2008.

Mas por enquanto, a única marca que deixou é um "O" na testa de muita gente.
O de Otário.
Tendo em conta que absolutamente ninguém pode ter comprado acções a uma cotação menor que a de hoje. E que podiam ter vendido as que quisessem entre 1.80 e 2 euros.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por mfsr1980 » 28/12/2007 21:06

Eu também sou um dos desafortunados que decidiu comprar e exercer direitos da INAPA. :evil:
Este aumento de capital está a ser muito mal conduzido e assim arriscam-se a perder a confiança dos investidores.

Um abraço
Miguel Rodrigues
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por paulo9 » 28/12/2007 21:04

pergunto-me se por acaso tem acompanhado as cotações da inapa.antes e depois do AC.se reparou ela tem vindo sempre a descer e até hoje tinha acções e vendi e ainda bem q as vendi para nm ficar mais entalado se isto inverter ai entro outra vez, agora a dizer que por conhecer o chairman, isso para nós accionistas ou investidores pouco interessa, a empresa até pode facturar tudo isso e eu não questiono, para nós o que interessa são as cotações e elas tem revelado quedas mais quedas e quedas agora se voce comprou a 1.88€ para ir ao AC e elas terem ido parar a 0.95€ ou seja para metade a quse, agora imagine quem as tem por valores mais elevados e pergunte a elas se faz diferença que você conheça o chairman, ou que a empresa facture um bilião ou dois?o que interessa aos investidores são as cotações que revelam o estado da empresa.ela ta sem crédito no mercado e não ta f´cil inverter esta tendencia, espero que eu me engane e voce tenha razao, para eu poder entrar novamente e assim aliviar estas perdas que tive.agora ou você não tinha
inapa antes do AC ou é alguém que tem muita massa para perder, o que me parece é que você tem é a estes preços de hoje e não aos de antes do AC.senão a história era outra, e não vinha com essa que o chairman fez história onde passou?veremos qual vai ser se outra pararede ou outra Altri.tou atento.deixe lá.agora esta é a minha crença.
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 11:36
Localização: benavente

amigo Ulisses

por jlpa » 28/12/2007 20:45

Que disse de mal!
A empresa factura 1 bilião euros. não é....
o aumento de capital dá-lhe músculo financeito......
o CEO é amigo meu e por onde tem passado tem feito obra ,isto é, a sua marca pessoal.Depois digo eu o tempo o dirá...
 
Mensagens: 120
Registado: 31/7/2006 21:23
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014 e 262 visitantes