Bom, eu não disse "inviável" (nem impossível). Disse impraticável. Tu sugeriste alterar o parque automóvel em circulação para híbridos, certo?
O artigo, não vou estar a ler ao pormenor pois não parece ser particularmente relevante, será sobre uma conversão de ice para eléctrico, envolve
substituir vários elementos; enquanto tu sugeriste híbrido, o que envolve acrescentar elementos, por forma a que o veículo se possa deslocar tanto com o motor de combustão como com o(s) motor(es) eléctrico(s) e não foram desenhados para isso.
É possível alguém, num projecto individual, pegar num determinado modelo e convertê-lo em eléctrico (ou até híbrido). Sim, é possível, tecnicalmente é possivel. É praticável substituir (reconverter) o parque automóvel? Claro que não. Aliás, não é certo de resto que existissem ganhos. As marcas desenvolvem veículos e tentam optimiza-los (o longo investimento da Toyota, por exemplo, que começou pelo Prius e que depois estendeu a outros modelos, fazendo uso do know-how e sinergias da própria marca). No mercado existem todo o tipo de modelos e que não foram arquitectados para serem híbridos e (repito) não há garantia nenhuma de resto que vão ser mais económicos (em termos de consumo de energia ou de emissões) se forem agora convertidos
ad-hoc para híbrido.
Toda a ideia é impraticável (e não há garantia nenhuma que haja sequer vantagem). Naturalmente, isto nunca vai ocorrer.
Retirado da peça, de raspão:
O orçamento final para converter uma viatura 100% elétrica depende sempre do tamanho da bateria, potência do motor, etc… Pode ir dos 10 mil euros, até aos 20 mil ou 30 mil.
Custo de converter um veículo ice antigo em eléctrico. Por estes montantes adquires um híbrido/eléctrico novo ou semi-novo.