Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Capital - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 9/1/2008 22:23

Vou partilhar com vocês um mail que me foi enviado pelo Srº. Pedro Miranda do ClubInveste, sobre o desenrolar sa sonae capital, aqui fica :

Boa noite nyk,

A pedido de muitos leitores elaborei uma pequena explicação sobre o Spin-Off da Sonae Capital e os direitos, este texto foi publicado hoje no fórum, mas segue também por email:

Embora possa parecer complicado, a situação é relativamente simples e não tem grande complexidade. Seria no entanto mais fácil de entender caso os preços estivessem parados… mas eles não estão ;)

De uma forma simplificada:
- A Sonae SGPS faz uma cisão (separação) de uma das suas empresas, separando-a da holding.
- Atribui à Sonae Capital um valor de 12.5% do total da Holding, dando um direito por cada acção detida pelos accionistas da Holding.
- Com base nisto, estipula que por cada 8 direitos se pode converter em uma acção da Sonae Capital (o que faz sentido, já que 8 x 0.125 = 1)

Até aqui penso que não há dúvidas…

Dado que a Sonae SGPS deixou de ter a Sonae Capital englobada no seu valor, faz sentido também o ajuste na sua cotação, neste caso de 1 para 0.875 (ou seja, retirando os tais 12.5%).
(*) Esta operação em nada tem a ver com um aumento de capital por exemplo, e não pode ser comparada só pelo facto de existirem direitos em negociação.

Em termos de contas, de quanto se está a ganhar ou a perder, não há muito que pensar, basta ver quanto se investiu inicialmente na Sonae SGPS, e fazer as contas com o valor actual das acções da Sonae SGPS detidas + o valor dos Direitos detidos.
Aqui a única confusão que pode surgir, é que por coincidência os mercados tem estado muito turbulentos neste preciso momento, mas isso ai é um aspecto alheio a esta operação, dado que não é só a Sonae SGPS que esteve em queda nesta altura, mas sim a maior parte dos papeis cotados.

Sobre o valor de cotação da Sonae Capital, também não há grandes dificuldades, basta multiplicar por 8 o valor de cotação dos direitos e temos uma estimativa do valor da cotação da Sonae Capital. Usando como exemplo o fecho de hoje:
0.19 x 8 = 1.52 euros
Obviamente que este valor não será fixo, tal como qualquer valor negociado num mercado de capitais, e especialmente numa altura de turbulência… ;)
Supondo que acabava hoje a negociação dos direitos a 0.19€, isso significava que a Sonae Capital iria abrir a sua negociação a 1.52€ ? A resposta a esta pergunta é outra pergunta: «A Sonae SGPS fechou hoje a 1.43€, será que isso significa que amanhã vai abrir a esse valor?»... Não, no entanto é o valor mais indicativo que temos, mas será sempre o mercado a fazer esses preços.

Sobre os cálculos do valor da Market Cap (capitalização bolsista) da Sonae Capital, também não há dúvidas, sabemos que existem 250.000.000 de acções, por isso basta multiplicar este valor pelo estimado da sua cotação (atenção, não confundir com o valor unitário de 1.00€, esse valor é apenas um valor contabilístico, praticamente nenhum papel se rege pelo seu valor unitário, nem esse tem na prática grande utilidade para quem está em bolsa). Usando como exemplo o fecho de hoje:
250M x 1.52 = 380M€

*******************************

A partir destes raciocínios para a frente já não há regras, ou seja… É o mercado a fazer a avaliação… os direitos estiveram hoje a 0.23€, ou seja a essa cotação estava-se a avaliar a Sonae Capital em 460M€, ou seja uma diferença considerável ;)

Já agora para nos situarmos, e utilizando o rácio proposto pela Sonae, teríamos:
Direitos a 0.19€ -> Sonae Capital avaliada em 380M€ -> Sonae SGPS avaliada em 3040M€
Direitos a 0.23€ -> Sonae Capital avaliada em 460M€ -> Sonae SGPS avaliada em 3680M€
Note-se que para efectuar este rácio basta multiplicar por 8 a market cap da Sonae Capital para encontrar o valor da Sonae SGPS segundo este rácio.

Mas note-se também, e isto é o mais importante, que este rácio de que a Sonae Capital valia 12.5% da Sonae SGPS a partir de hoje e da negociação dos direitos deixa de ser uma verdade universal, dado que a partir de hoje é o mercado que decide… Ou seja, a única verdade que temos neste momento é que por cada 8 direitos se vai ter uma nova acção da Sonae Capital, e que segundo a Sonae SGPS esta empresa vale 12.5% da Holding… Com o evoluir da história será fácil de verificar que este rácio não se irá manter indefinidamente, pois o mercado tem uma opinião… e o Belmiro tem outra… poderão estar ambas em sintonia, mas não indefinidamente, tanto é que ambas as empresas poderão e deverão ter desenvolvimentos fundamentais diferentes.

Em casos como estes, a negociação dos direitos poderá gerar grandes oportunidades, especialmente se muitos dos que os estão a negociar não estão a entender correctamente os cálculos. A história está cheia de exemplos desses ;)

Para quem está a acompanhar os direitos, e quer benificiar com isso, nem que seja como veiculo especulativo de curtíssimo prazo, os raciocínios que tem de fazer são deste tipo:
-- Direitos a 0.15€ -> Sonae Capital avaliada em 300M€ -> Sonae SGPS avaliada em 2400M€ (1.2€ por acção)
…. Parece-me que a Sonae Capital valerá mais do que 300M€ de euros….
-- Direitos a 0.30€ -> Sonae Capital avaliada em 600M€ -> Sonae SGPS avaliada em 4800M€ (2.4€ por acção)
…. Parece-me que a Sonae Capital valerá bastante menos do que 600M€ de euros….
-- etc…

Outro tipo de raciocínio que se pode efectuar é o de utilizar a cotação da Sonae SGPS como benchmark… ou seja, no dia de hoje e com um fecho nos 1.43€ … os direitos para reflectirem exactamente um rácio de 12.5% deveriam ter fechado a 0.178€… mas tal como referi, isso não terá necessariamente de acontecer ;)

Em anexo deixo também um PDF do prospecto da Sonae Capital e sua admissão à negociação, bem como recomendo a leitura deste link no próprio site da empresa.

Qualquer questão poderá ser exposta directamente no nosso fórum aqui.

atentamente,

Pedro Miranda
www.clubeinvest.com
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por dfenes » 9/1/2008 22:22

mminter Escreveu:
rate Escreveu:uma questão:não tenho qualquer titulo da SonaeSgps ; mas posso comprar até dia 15, direitos da SonaeCapital ? ou seja, se comprar 8 direitos da SonaeCapital vou ter direito a 1 acção da Sonae Capital ?

Eu não consigo adquirir direitos da Sonae Capital, nem no NetBanco do Santander nem no Millennium.
Onde conseguem adquirir online ?


Boa Noite,

Tambem estou com o Millennium e verifiquei que não há qualquer possibilidade de adquirir direitos online, somente a venda dos mesmos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 39
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Albufeira

por mminter » 9/1/2008 21:44

rate Escreveu:uma questão:não tenho qualquer titulo da SonaeSgps ; mas posso comprar até dia 15, direitos da SonaeCapital ? ou seja, se comprar 8 direitos da SonaeCapital vou ter direito a 1 acção da Sonae Capital ?

Eu não consigo adquirir direitos da Sonae Capital, nem no NetBanco do Santander nem no Millennium.
Onde conseguem adquirir online ?
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

Info.

por rocheiro » 9/1/2008 21:32

boa noite

Nyk precisava q me tirasses uma duvida q é a seguinte

"Cada lote de oito direitos pode ser convertido numa acção da Sonae Capital, pelo que o mercado está a avaliar cada título da cotada que se estreará em bolsa no final do mês em 1,52"

esse valor é exacto na abertura de negociações da capital ou sera q esse valor vai varir conforme o fecho do ultimo dia da cotaçao dos direitos ?

já agora como é q é feito esses calculos

Cumprimentos
Filipe Lousada
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Sonaecapital

por joao4702 » 9/1/2008 19:33

Pirata,

Não tens qualquer custo, apenas tens de mantê-los em carteira até ao último dia válido para negociação.

No caso da Inapa foi um aumento de capital, aqui é uma separação/cisão...

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por - - - P P P - - - » 9/1/2008 19:32

É Automático dia 28 Jan.
BN
P.Pedro
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 5/9/2007 10:33
Localização: Alenquer/Lisboa/Portugal

por pirata2008 » 9/1/2008 19:27

Boas. Alguem me sabe dizer se os direitos se transformam automaticamente em acções sem qualquer outro custo, ou será feito da forma que foi com os direitos da inapa, que se teve que pagar por cada acção?
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 43
Registado: 27/12/2007 10:15

por Nyk » 9/1/2008 19:07

Quase metade da avaliação dos analistas
Direitos da Sonae Capital fecham primeiro dia nos 0,19 euros
Os direitos de subscrição de acções da Sonae Capital fecharam a primeira sessão em bolsa nos 0,19 euros, um preço que se situa bem abaixo das avaliações dos analistas à empresa e que também é inferior ao ajuste que a Sonae SGPS sofreu na sexta-feira. Foram transaccionados 35 milhões de direitos da empresa, que fica avaliada em 380 milhões de euros.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



Os direitos de subscrição de acções da Sonae Capital fecharam a primeira sessão em bolsa nos 0,19 euros, um preço que se situa bem abaixo das avaliações dos analistas à empresa e que também é inferior ao ajuste que a Sonae SGPS sofreu na sexta-feira. Foram transaccionados 35 milhões de direitos da empresa, que fica avaliada em 380 milhões de euros.

Clique aqui para ver a evolução dos direitos da Sonae Capital.

Os direitos [Cot] abriram nos 0,23 euros, e ao longo do dia oscilaram entre os 0,23 e os 0,18 euros. Fecharam nos 0,19, tendo sido transaccionados um total de 35,6 milhões de direitos, cerca de 1,78% dos dois mil milhões que foram admitidos hoje em bolsa.

As avaliações de cinco casas de investimento à Sonae Capital apontam para uma avaliação da empresa de 740 milhões de euros, o que indica um valor dos direitos entre 0,32 e 0,490 euros, com o ponto médio nos 0,37 euros. Ou seja, quase o dobro do preço de fecho de hoje.

Contudo, os direitos negociaram em bolsa a um valor bem inferior e que se situa até abaixo do ajuste que o mercado fez à Sonae SGPS na sexta-feira, dia em que esta empresa passou a negociar destacada da Sonae Capital.

Na sexta-feira a Sonae SGPS fechou nos 1,65 euros, o que representa uma correcção de 26 cêntimos face ao fecho de quinta-feira. Tendo em conta o preço de referência determinado pela Euronext, o ajuste da Sonae SGPS, devido ao destaque dos direitos, foi de 24 cêntimos.

Analistas contactados ontem pelo Jornal de Negócios aguardavam que os direitos da Sonae Capital iniciassem hoje a negociar acima deste preço de ajuste, mas os títulos negoceiam até abaixo deste valor.

Contudo, os analistas já estavam à espera que a Sonae Capital negociasse com um desconto face às avaliações, uma vez que a empresa é de pequena dimensão e tem o estatuto de "holding".

Sonae Capital avaliada em 380 milhões

Cada lote de oito direitos pode ser convertido numa acção da Sonae Capital, pelo que o mercado está a avaliar cada título da cotada que se estreará em bolsa no final do mês em 1,52 euros. A empresa fica assim avaliada em 380 milhões de euros, um valor que também é inferior à avaliação do assessor da Sonae nesta operação.

O BPI avaliou a Sonae Capital entre 620 e 670 milhões de euros, com o ponto médio nos 645 milhões de euros.

Estão admitidos à cotação 2 mil milhões de direitos, que serão convertidos em 250 milhões de acções da Sonae Capital. Os direitos vão negociar em bolsa até 15 de Janeiro.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Noel » 9/1/2008 17:57

dmca Escreveu:
NOEL1 Escreveu:dmca,

Esses argumentos são de alguém “entalado” e já não é a 1ª.vez que fazes esse tipo de comentário. Mandares os outros comprar? Quando se entra no mercado deve-se saber o porquê, sem ganância e nunca mas nunca sem ter um Stop Loss pronto a disparar mais abaixo ou um Stop mental, pois a primeira condição para entrares no mercado é saber que estás disposto a perder e até quanto e aí saíres que era o que suponho já deverias ter feito nesta e noutras e nunca, mas nunca deixares-te arrastar nem reforçar posições perdedoras.
Eu, no meu caso, depois de sair da Galp ainda na semana passada, estou liquido.
Espero ter ajudado.
Abraço.


Que sabes tu se estou ou se não estou entalado, se tenho ou se não tenho posição mesta ou noutra qualquer, e para mais limitei-me a responder a uma pergunta que foi colocada, onde coloquei para além da resposta um pouco de ironia,que de trizteza ja basta isto estar como está e ainda não se saber onde vai acabar, porque se tu estás liquido, exitem muitos que não, e a forma como respondi foi apena um desabafo, nada mais, porque como ves isto não está facil para ninguém, Ok ?!



Ok, rapaz, mas...mas só te estou a querer ajudar a ter um bocadito de disciplina bolsista.
Por isto não estar de feição é que acho devias ter tomado uma atitude, mas quem sou eu para te estar a ensinar, rapaz.

Quem nos ler estes posts ainda h´-de pensar que somos ...irmões :mrgreen:
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por - - - P P P - - - » 9/1/2008 17:47

Obrigado, Enólogo.
P. Pedro
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 5/9/2007 10:33
Localização: Alenquer/Lisboa/Portugal

por enologo » 9/1/2008 17:45

Paulo Pedro Escreveu:Agradeço que me informem como foi o fecho dos direitos.
BN
Paulo Pedro


Cotação de fecho dos direitos: 0,19€
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 1/11/2006 11:28
Localização: Almeirim

por Ulisses Pereira » 9/1/2008 17:41

Peço que moderem a agressividade. Pareceu-me claro que o comentário do dca foi até em jeito de brincadeira.

E pedia que não utlizassem expressões como "entalados" ou "patos" que são extremamente desgrdáveis e geram sempre discussões posteriores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por - - - P P P - - - » 9/1/2008 17:41

Agradeço que me informem como foi o fecho dos direitos.
BN
Paulo Pedro
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 5/9/2007 10:33
Localização: Alenquer/Lisboa/Portugal

por Dmca » 9/1/2008 17:33

NOEL1 Escreveu:dmca,

Esses argumentos são de alguém “entalado” e já não é a 1ª.vez que fazes esse tipo de comentário. Mandares os outros comprar? Quando se entra no mercado deve-se saber o porquê, sem ganância e nunca mas nunca sem ter um Stop Loss pronto a disparar mais abaixo ou um Stop mental, pois a primeira condição para entrares no mercado é saber que estás disposto a perder e até quanto e aí saíres que era o que suponho já deverias ter feito nesta e noutras e nunca, mas nunca deixares-te arrastar nem reforçar posições perdedoras.
Eu, no meu caso, depois de sair da Galp ainda na semana passada, estou liquido.
Espero ter ajudado.
Abraço.


Que sabes tu se estou ou se não estou entalado, se tenho ou se não tenho posição mesta ou noutra qualquer, e para mais limitei-me a responder a uma pergunta que foi colocada, onde coloquei para além da resposta um pouco de ironia,que de trizteza ja basta isto estar como está e ainda não se saber onde vai acabar, porque se tu estás liquido, exitem muitos que não, e a forma como respondi foi apena um desabafo, nada mais, porque como ves isto não está facil para ninguém, Ok ?!
 
Mensagens: 42
Registado: 24/10/2007 13:46
Localização: Anywhere...

por Noel » 9/1/2008 17:23

dmca,

Esses argumentos são de alguém “entalado” e já não é a 1ª.vez que fazes esse tipo de comentário. Mandares os outros comprar? Quando se entra no mercado deve-se saber o porquê, sem ganância e nunca mas nunca sem ter um Stop Loss pronto a disparar mais abaixo ou um Stop mental, pois a primeira condição para entrares no mercado é saber que estás disposto a perder e até quanto e aí saíres que era o que suponho já deverias ter feito nesta e noutras e nunca, mas nunca deixares-te arrastar nem reforçar posições perdedoras.
Eu, no meu caso, depois de sair da Galp ainda na semana passada, estou liquido.
Espero ter ajudado.
Abraço.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por Shevet » 9/1/2008 17:02

Correcto rate, 8 direitos = 1 acção


Abraço
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

por Dmca » 9/1/2008 16:59

rate Escreveu:uma questão:
- não tenho qualquer titulo da SonaeSgps ; mas posso comprar até dia 15, direitos da SonaeCapital ? ou seja, se comprar 8 direitos da SonaeCapital vou ter direito a 1 acção da Sonae Capital ?
agradecido
cc


Sim, podes e deves a ver se isto não desce mais.... :roll:
 
Mensagens: 42
Registado: 24/10/2007 13:46
Localização: Anywhere...

por rate » 9/1/2008 16:57

uma questão:
- não tenho qualquer titulo da SonaeSgps ; mas posso comprar até dia 15, direitos da SonaeCapital ? ou seja, se comprar 8 direitos da SonaeCapital vou ter direito a 1 acção da Sonae Capital ?
agradecido
cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 362
Registado: 8/12/2007 12:39
Localização: Porto

por JM72 » 9/1/2008 15:47

Cotação 0.20

Var. -16.66

Vol 12.234.873

horas 14.47
 
Mensagens: 220
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Figueira da Foz

por mminter » 9/1/2008 14:49

Nyk Escreveu:Como está a cotação?

Agora às 13:48 negociou-se a 0.20
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por - GOE - » 9/1/2008 14:47

Nyk Escreveu:Como está a cotação?


SONAE D CIS 0.21 EUR -12.50% 17,122,800 09-01 13:45
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

por mminter » 9/1/2008 14:45

sequeira Escreveu:Sou cliente do best e ainda não tenho os direitos creditados na conta

Sou cliente NetBanco do Santander e tenho os direitos creditados mas não cotados, e não os posso transaccionar. Nem posso adquirir mais.
Mas o que é isto ? Vou ter que mudar de Banco Online.
 
Mensagens: 53
Registado: 29/11/2007 10:43
Localização: 111003

por Nyk » 9/1/2008 14:33

Como está a cotação?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Serrano1963 » 9/1/2008 13:32

Mas, uma questão: porque é que quem não domina o mercado se foi meter numa onda destas :?: :?:
Só me lembra um Tsunami :roll: Fogo... até assusta :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Iurp

por joao4702 » 9/1/2008 13:28

Sem querer discutir o que tem e o que não tem...

Este último post seu revela que acredita em contos de fadas, isto porque:

Se as casas de investimento avaliam a 2,60€ como todos sabemos que é público, porque é que não vêm comprar direitos quando eles afudarem?

O mercado é que manda e não me parece que neste momento as casas de investimento possam alterar o rumo dos acontecimentos. Vivemos tempos de correcção...

Esta é a minha questão...

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, hugob0ss, iniciado1, macau5m, Nuno V, PAULOJOAO, Sr.Marques, Àlvaro e 113 visitantes