Confesso que o Provedor em termos de participação aqui neste espaço é um caso especial, ou seja não entendo bem o enquadramento da sua participação, vejamos as suas participações orientam-se na maioria em debates que embora ligados directamente ou indirectamente aos mercados de capitais por vezes senão na maioria das vezes pouco acrescentam sobre o estudo ou análise dos mercados.
Bom, mas eu não estou nada interessado em fazer uma avaliação sobre o modo, o metodo e o acerto da sua participação, isso é assunto que não me compete e respeito a opinião de todos, mesmo daqueles em que por vezes não encontro fundamento.
«Então o Surfer acha que quem anda nos mercados relega a economia para segundo plano e nem sequer se apercebeu que a economia está à "beira do abismo" (palavras suas). A que abismo se refere o Surfer? E já agora, quais as suas bases para sustentar tal afirmação?»
Caro provedor, vou ser sincero consigo assim como tendo sido sempre a minha postura, eu não sou expert em economia, estudo e ando no mercados à 3 anos, leio e ouço inumeros artigos sobre conceituados economistas nacionais e internacionais, gosto de ler opiniões diferentes e confronta-las.
Não tenho tempo neste momento nem disposição, durante a minha actividade profissional para estar aqui a debater consigo ponto por ponto os meus fundamentos em inumeros posts e longos como tanto aprecia , mas creio que o consenso que impera na maioria dos analistas e economistas responde à sua curiosidade por mim.
Piadão aos que menosprezam a dimensão e competência dos mercados, quem Provedor, a quem se refere? Não deve estar a pensar em si pois não? Tanta certeza, em todo o caso é bom sentir-se confiante, isso é essencial para vencer nos mercados de capitais.
Quando alguém refere a "maioria" nos mercados, refere-se à multidão, as grandes casa de financiamento, as seguradoras, os bancos, ou seja o grande capital, aqueles que muitos de nós gostamos de apelidar de "tubarões" não relegam a economia para segundo plano, aliás são esses que vão ao "leme" e sabem em primeiro lugar como está a "maré".
A maioria, aonde nós todos nos inserimos andamos a reboque, vivemos e alimentamos as nossas esperanças, as nossas expectativas futuras com base em rumores, noticias, fundamentos e crenças próprias, em indicadores que muitos são "lag indicators", etc....Enfim estamos no meio do "ruido" do mercado.
O que pensa a maioria?! Eu acredito com base na minha experiencia e pela leitura que faço e na minha humilde opinião que estejam aguardar um rebound forte com ou sem guerra. E qual o problema?! A sua opinião é diferente da minha e depois?!
Eu não vou-lhe pedir as suas razões e quais os seus fundamentos, nem lhe vou achar piadão! Não acho importante.
«Já está como o outro a acreditar nas tendências dominantes e nas verdades absolutas. A tão longo prazo Surfer, presumo que o que diz é especulação pura. »
O outro quem? Especulação claro, os mercados vivem de especulação, alimentam disso, as nossas expectativas e fundamentos nos mercados são sempre sobre o futuro, logo somos naturalmente especuladores.
Não entendi o seu comentário.
Bom e chega porque isto já é longo demais e não faz o meu estilo alongar-me em comentários que pouco acrescentam à comunidade.
Vamos falar de bolsa....
Surfer