Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por MarcoAntonio » 8/10/2013 12:06

Penso que a referência dele se prende com a funcionalidade de simulação de trading que eles entretanto implementaram no Prorealtime.

De qq das formas, Kratos, para negociação real não poderás utilizar o Prorealtime...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38308
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Ulisses Pereira » 8/10/2013 11:57

Kratos, se não estou enganado, o Prorealtime é apenas uma plataforma de análise, não uma plataforma de trading.

Quanto às plataformas de negociação, é de facto importante que comeces a fazer simulações com dinheiro virtual e não tenho nada contra a que referiste.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por kratos111 » 7/10/2013 10:34

Bom dia,

Após alguma pesquisa na net, descobri outra plataforma de trading: Prorealtime, recomendam?
Numa primeira abordagem, parece-me mais completa do que a plus500, com um maior número de ações disponíveis e com possibilidades de associar mais indicadores. Também me parece uma plataforma bastante intuitiva o que facilita a minha entrada no jogo da Bolsa.

O que acham? Recomendam outra ou todas se valem?

Obrigado pela ajuda
 
Mensagens: 4
Registado: 6/10/2013 14:21

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por kratos111 » 6/10/2013 14:27

Boa tarde,

Li alguns livros e manuais de análise técnica, o que me deu vontade de jogar à bolsa :)
Só que me sinto ainda muito verde nestas andanças, não me apetece por conseguinte investir dinheiro a sério de imediato. Prefiro fazer isso em modo de demonstração durante algum tempo afim de consolidar os conhecimentos adquiridos nas minhas leituras.
Ouvi falar da plataforma de trading online plus500 que já descarreguei (mas não utilizei). O que acham dela? Parece-me fácil de utilização. Aconselham-me antes outra plataforma para começar?

Muito obrigado :)
 
Mensagens: 4
Registado: 6/10/2013 14:21

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por FoxNinja » 4/10/2013 18:53

Será que alguém pode disponibilizar um ficheiro de excell que sirva para calcular os rendimentos dos fundos de investimento...

Eu já andei a tentar fazer qualquer coisa mas não sei se estarei a fazer corretamente...

Em anexo meti a minha folha se alguém puder dar uma vista de olhos...

Basicamente queria acompanhar em mais pormenor a evolução dos meus investimentos já que o meu banco não me dá os dados em grande detalhe...

Ao ter uma folha bem elaborada depois até poderia dar para fazer simulações com futuros investimentos...

Obrigado
Anexos
Fundo Teste.xls
(61.5 KiB) Transferido 302 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 17/9/2013 15:38

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por rsacramento » 13/9/2013 14:51

apct07 Escreveu:Boas, tenho uma duvida quanto ao software que usam para acompanhar a bolsa. Já reparei que muita gente usa o metastock, porém eu não me adaptei muito bem, e uso o JStock ( freeware ). Qual é a vossa opinião ? ( até agora não tive problemas, apenas hoje a actualização da acção da Zon, não aparece, algo estranho )

fiquei sem perceber bem: consegues ver gráficos com o JStock? podes postar um qualquer, só para vermos como é?
obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por aguiarc » 12/9/2013 18:52

Obrigado tiagopt!
smartengineering.blogspot.com
 
Mensagens: 182
Registado: 20/2/2007 9:33
Localização: lisboa

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por aguiarc » 12/9/2013 18:52

Obrigado tiagopt!
smartengineering.blogspot.com
 
Mensagens: 182
Registado: 20/2/2007 9:33
Localização: lisboa

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por seinada » 12/9/2013 18:51

Eu cá uso o: https://www.prorealtime.com/en/ e estou satisfeito com a versão free.
seinada
 

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por apct07 » 12/9/2013 18:36

Boas, tenho uma duvida quanto ao software que usam para acompanhar a bolsa. Já reparei que muita gente usa o metastock, porém eu não me adaptei muito bem, e uso o JStock ( freeware ). Qual é a vossa opinião ? ( até agora não tive problemas, apenas hoje a actualização da acção da Zon, não aparece, algo estranho )
 
Mensagens: 14
Registado: 4/6/2013 0:19

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por tiagopt2 » 7/9/2013 15:56

aguiarc Escreveu:Bom dia,

Se tiver uma ordem de compra (ou venda) colocada posso alterar a sua quantidade sem que perca a ordem no COF?

Obrigado!


Penso que não. Ao alterares a ordem penso que será o equivalente à anulação da anterior e colocação de nova ordem
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por aguiarc » 6/9/2013 10:17

Bom dia,

Se tiver uma ordem de compra (ou venda) colocada posso alterar a sua quantidade sem que perca a ordem no COF?

Obrigado!
smartengineering.blogspot.com
 
Mensagens: 182
Registado: 20/2/2007 9:33
Localização: lisboa

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por Elias » 5/9/2013 22:19

MarcoAntonio Escreveu:Uma nota adicional: as ordens ao melhor são executadas logo


Marco, creio ser importante salientar que esta regra sobre a execução imediata das ordens ao melhor apenas se aplica no mercado contínuo, mas não no mercado de chamada nem nos leilões. Nestes casos, as ordens vão-se acumulando (incluindo as ordens ao melhor) e nenhuma ordem é executada; quando chega o final do leilão, isto é, o momento da execução ou da chamada, todas as ordens pendentes são 'casadas', com as ordens ao melhor a terem prioridade sobre as restantes, sendo todas as transacções executadas ao mesmo preço.

No caso dos mercados de acções Euronext existem dois leilões por dia: o leilão de abertura (das 7h15m às 7h59m) e o leilão de fecho (das 16h30m às 16h34m), sendo as ordens executadas às 8h00m e às 16h35m respectivamente. Ou seja, se eu colocar uma ordem ao melhor às 16h32m ela só vai ser executada às 16h35m. No caso do mercado de chamada há duas chamadas por dia: às 10h30m e às 15h30m, sendo as ordens ao melhor executadas nestes momentos e em nenhum outro.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por Ulisses Pereira » 30/8/2013 12:27

Não faço ideia e confio no que estás a dizer. O que te estava a dizer é que, nos dias que correm, isso é inadmissível.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por pikota » 29/8/2013 23:02

Ulisses Pereira Escreveu:Pikota, praticamente todas as corretoras o disponibilizam. Aliás, acrescento que, em pleno século XXI, não o disponibilizar é oferecer um serviço do século passado.

Um abraço,
Ulisses


Quando faço transacções na CGD apenas ficam disponíveis no dia seguinte.
Acho que não estou em erro. :roll:
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por Ulisses Pereira » 29/8/2013 18:48

Pikota, praticamente todas as corretoras o disponibilizam. Aliás, acrescento que, em pleno século XXI, não o disponibilizar é oferecer um serviço do século passado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por pikota » 29/8/2013 10:23

Todas as minhas transacções efectuadas até ao momento são efectuadas através do home banking.
Quando faço por exemplo uma compra as acções não ficam disponíveis no mesmo dia.

Quais as plataformas que vocês utilizam para a compra dos títulos sem ser através do home banking?
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por rsacramento » 27/8/2013 12:55

seinada Escreveu:
rsacramento Escreveu:
seinada Escreveu:Só para referir que, na Gobulling, os dados que se vê têm um atraso de 15 minutos

isso não é bem assim

Podes argumentar sff. É que eu e várias pessoas, no tópico da Gobulling, já o referimos porque "sentimos" na pele essa realidade.

para cotadas na euronext tens acesso às cotações em tempo real sem custos adicionais

NB: não tenho comissão da Gobulling :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por seinada » 27/8/2013 11:33

rsacramento Escreveu:
seinada Escreveu:Só para referir que, na Gobulling, os dados que se vê têm um atraso de 15 minutos

isso não é bem assim

Podes argumentar sff. É que eu e várias pessoas, no tópico da Gobulling, já o referimos porque "sentimos" na pele essa realidade.
seinada
 

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por rsacramento » 23/8/2013 18:52

seinada Escreveu:Só para referir que, na Gobulling, os dados que se vê têm um atraso de 15 minutos

isso não é bem assim
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por seinada » 23/8/2013 15:48

Só para referir que, na Gobulling, os dados que se vê têm um atraso de 15 minutos pelo que utilizo sempre em simultâneo um site que me dá em tempo real para efetuar as compras (em certos títulos a diferença pode ser enorme).
seinada
 

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por MarcoAntonio » 19/8/2013 17:27

Uma nota adicional: as ordens ao melhor são executadas logo; as ordens com preço fixo são alinhadas por ordem segundo dois critérios, primeiro o valor e segundo o tempo (ordem cronológica em que foram submetidas, sendo que as mais antigas têm naturalmente prioridade).

Actualmente na Euronext o sistema é ligeiramente mais complexo dado que permite que os Bancos/Corretoras façam um encontro "interno" de ordens de clientes seus (ver este tópico que é sobre essa questão/alteração das regras):

viewtopic.php?t=80760





Uma das razões porque vais fazer movimentos nas contas demo que não seriam possíveis (realizados) na realidade tem precisamente ver com isto. As contas demo não fazem nenhum controlo deste tipo (nem podem, nem haveria como fazer, uma vez que as ordens são fictícias e não são realmente submetidas no sistema, que não é um sistema interno do Banco mas mantido e controlado por outra entidade, no nosso caso a Euronext). Portanto, não existe controlo da posição da ordem no sistema nem tão pouco controlo de liquidez (nas demos vais comprar quantidades que não era possível na realidade e as ordens são realizadas como se fossem a primeira da fila, dado que não é possível gerir na dema essa vertente da ordem).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38308
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por MarcoAntonio » 19/8/2013 17:20

youmeu Escreveu:Desde já gostaria de dizer que estou a adorar a minha experiência neste forum e pedir desculpa pelo incomodo.
Infelizmente tenho 2 duvidas relativamente à plataforma go bulling que gostaria que me fossem esclarecidas, se possivel:

- Se uma acção está a: comprador 0,58 vendedor 0,60 o que significa o valor de comprador e vendedor?


As ordens são alinhadas no sistema (normalmente denominado Conjunto de Ofertas, ou abreviadamente COF) com as vendas de um lado e as compras do outro. Existirá sempre um "gap" (um espaço) entre a melhor oferta do lado da venda e a melhor oferta do lado das compras. É, se quiseres, semelhante a ires a um Banco e verificares a taxa de cambio, sendo que o Banco compra a um valor e vende a outro. A única diferença é que nos mercados são diferentes vendedores e diferentes compradores, mas inevitavelmente existirá sempre um gap (uma vez que quando não existe gap, as ordens são "encontradas", isto é, são executadas).

Imagina que alguém quer comprara 0.59 e alguém quer vender a 0.59 (não existe gap). Então as ordens são executadas até deixar de existir compra ou venda a 0.59. É facil de compreender portanto que terá de existir sempre um gap entre a melhor oferta de um lado e a melhor oferta do outro (quando não há, as ordens são realizadas rapidamente, praticamente instantaneamente, até deixarem de existir de um dos lados).

youmeu Escreveu: e convém dar a ordem de comprar a...... e a de venda a........


Fica ao teu critério, dependendo também em alguma medida, do que pretendes fazer (nomeadamente a celeridade que queres dar ao processo).

O que é importante salientar é que não importa o valor que coloques, as ordens são sempre executadas ao melhor preço possível para ti. Isto é, o que te quero dizer é que se colocas o valor da compra a 0.64 e existem vendas a 0.60, tu vais comprar a 0.60 (mesmo tendo colocado 0.64 na ordem).

As hipóteses são duas, basicamente, sendo que uma se subdivide em duas:

> Ao melhor: a ordem é enviada para o sistema e é executada imediatamente, ao melhor preço possível para ti; se colocas uma ordem de compra de 1000 acções ao melhor, então irás comprar as 1000 acções aos preços mais baixos que estejam disponíveis (podem acabar por não ser todas ao mesmo valor, imagina que só estão 500 à venda a 0.60, então o resto será comprado a 0.61 ou 0.62, enfim, o que existir do lado da venda para satisfazer o resto da ordem ao melhor);

> Ordem com preço fixo: neste caso as ordem só são executadas até ao valor indicado; podes por exemplo colocar uma ordem a 0.60 das mesmas 1000 acções, mas pegando no mesmo exemplo de trás, se só existiam 500 disponíveis a esse preço, compras 500 e o resto fica "pendurado" no sistema até que existam mais para satisfazer a compra a 0.60 (ou tu canceles o resto da ordem). Também podes neste caso colocar "deliberadamente" um valor além do que está disponível (tipo, colocar a 0.63) e o que acontecerá é que a ordem se comportará de forma semelhante a uma ordem ao melhor, mas com limite nos 0.63 (nunca vais comprar nada a 0.64 com esta ordem).

Em títulos bastante líquidos e onde os investidores pretendem desfazer-se ou comprar imediatamente, as ordens ao melhor são utilizadas com relativa frequência. Há porém circunstâncias onde uma ordem ao melhor é algo perigosa (uma vez que não existe um limite para o valor a que vai ser executada). De alguma forma isso pode ser mitigado com aquele último exemplo que dei de ordem com preço fixo mas deliberadamente para lá dos valores disponíveis (é basicamente uma ordem ao melhor com uma "rede de segurança").



youmeu Escreveu:- Relativamente à conta demo do gobulling pro os dados estão entre 1-2 horas em atrasos. Deste modo como funciona o comprador e vendedor na conta demo? se eu der a ordem a 0,59 a pensar que seria facil adquirir a acção esta pode acabar por não ser realizada uma vez que o valor no momento já estar a 0,61 mas a plataforma não fazer o update?


Na conta demo, os movimentos são fictícios.

Numa conta com dinheiro real, as cotações são fornecidas em tempo real.

Aqui o problema vai ser mais o oposto do que estás a expor: vais fazer movimentos na conta demo que podem não ser possíveis na realidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38308
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por Youmeu » 19/8/2013 15:32

Desde já gostaria de dizer que estou a adorar a minha experiência neste forum e pedir desculpa pelo incomodo.
Infelizmente tenho 2 duvidas relativamente à plataforma go bulling que gostaria que me fossem esclarecidas, se possivel:

- Se uma acção está a: comprador 0,58 vendedor 0,60 o que significa o valor de comprador e vendedor? e convém dar a ordem de comprar a...... e a de venda a........

- Relativamente à conta demo do gobulling pro os dados estão entre 1-2 horas em atrasos. Deste modo como funciona o comprador e vendedor na conta demo? se eu der a ordem a 0,59 a pensar que seria facil adquirir a acção esta pode acabar por não ser realizada uma vez que o valor no momento já estar a 0,61 mas a plataforma não fazer o update?

-Deste modo e continuando a pergunta anterior. qual é o site que me aconselham para ver a bolsa quase em directo (até 5 min de atraso)? eu conheço o prorealtime mas é preciso pagar para aceder ao modo em directo.

Muito obrigado pelo vosso tempo.
Abraço,
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: FAQ: Questões de Iniciação

por Youmeu » 19/8/2013 0:04

rsacramento Escreveu:
- É possível e coerente investir na bolsa principalmente através AT e pouca AF?

sim

- Devido às comissões convém adquirir pelo menos 1000€ em acções por empresa ou 500€ é suficiente? E será que uma carteira com 5000 chega para começar?

se fizeres as contas vês que uma comissão de 2 x 5€ sobre uma compra de 500€ acaba por ter um peso significativo

- Quanto ao gobulling como é possível que cada ordem tenha de comissão: 2,5€ no Web e 5€ no Pro? será mais vantajoso utiizar o web se pretender investir apenas no mercado nacional?

sim para a primeira questão; aconselho-te vivamente a operares, enquanto puderes, com uma conta demo para te aperceberes das virtualidades da negociação


Muito obrigado pelo auxilio e pela rapidez com que me responderam.
Irei seguir o conselho e treinar na conta demo do gobulling pro.

Abraço
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Aqui_Vale, Bing [Bot], Estriquinina, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Jmdm, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, Mmmartins, MPAM, MR32, nfaz, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, PMP69, rs521, silva_39, Tx9262, vasco007, Xacal e 311 visitantes