Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por fil2014 » 29/10/2014 10:46

obrigado pela resposta,

eu tambem tinha pensado nisso mas nao tinha a certeza, portanto tenho tenho de colocar como uma ordem STOP.


Já agora, depois essa ordem é válida por um dia e se não atingir esse valor extingue-se sem qualquer custo?
 
Mensagens: 12
Registado: 5/6/2014 9:24

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Chavaska » 29/10/2014 10:22

fil2014 Escreveu:Bom dia, tenho uma questão a colocar relacionada com ordens de bolsa.

eu trabalho com o bpinet e ontem decidi vender algumas acoes da edp, entao coloquei uma ordem de venda normal, ao preço de 3,30, pensando eu que so vendia se atingisse esse valor, no entanto hoje de manha verifiquei que a venda foi efectuada a 3,33?????? nao entendi...alguem me sabe explicar?


obrigado


O que se passou é o que se espera que aconteça.
Se deste uma ordem de venda a um valor e quando essa ordem entra no mercado existem compradores já posicionados com ordens de compra de valor superior ao teu, concretiza-se a ordem pelo valor do comprador.
Talvez quisesses dar uma ordem que apenas fosse ativada se atingisse os 3.30, mas nesse caso terias de definir o valor que depois de atingido motivaria a entrada da ordem de venda, mas aí não pode ser dada um ordem de venda normal, mas uma ordem associada a STOP LOSS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por fil2014 » 29/10/2014 9:51

Bom dia, tenho uma questão a colocar relacionada com ordens de bolsa.

eu trabalho com o bpinet e ontem decidi vender algumas acoes da edp, entao coloquei uma ordem de venda normal, ao preço de 3,30, pensando eu que so vendia se atingisse esse valor, no entanto hoje de manha verifiquei que a venda foi efectuada a 3,33?????? nao entendi...alguem me sabe explicar?


obrigado
 
Mensagens: 12
Registado: 5/6/2014 9:24

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por tonirai » 27/8/2014 13:51

youmeu Escreveu:Boas foristas, tenho aqui uma dúvida que já algum tempo me atormenta :) Se uma pessoa num ano começa por exemplo com 10 000€ realiza menos valias de 1000€ e posteriormente mais valias de 1000€, acabando no final do ano com o mesmo dinheiro. Será que a pessoa tem de pagar imposto sobre as mais valias? E já agora, será que faz diferença se forem acções da mesma empresa? É que ainda se tem de ter em conta as comissões... :-k

Tem de declarar os movimentos, mas não paga nada.
Não faz diferença se são ou não acções da mesma empresa.
O que interessa é o saldo ANUAL de mais e menos valias, esse é que é taxado se for positivo.

youmeu Escreveu:Assim sendo é os impostos existem sempre que se registam mais valias? ou quando no final do ano existe uma diferença positiva entre as mais valias e as menos valias? É que parecendo que não faz uma diferença enorme

Como indicado acima, pagam-se sempre que se registe um saldo ANUAL positivo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Youmeu » 27/8/2014 13:25

Boas foristas, tenho aqui uma dúvida que já algum tempo me atormenta :) Se uma pessoa num ano começa por exemplo com 10 000€ realiza menos valias de 1000€ e posteriormente mais valias de 1000€, acabando no final do ano com o mesmo dinheiro. Será que a pessoa tem de pagar imposto sobre as mais valias? E já agora, será que faz diferença se forem acções da mesma empresa? É que ainda se tem de ter em conta as comissões... :-k

Assim sendo é os impostos existem sempre que se registam mais valias? ou quando no final do ano existe uma diferença positiva entre as mais valias e as menos valias? É que parecendo que não faz uma diferença enorme

Abraço
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Piu26 » 14/8/2014 23:54

Youmeu Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Querias CFD´s sobre o índice? Nunca investi no ETF, mas se houver CFD´s sobre o ETF esse problema está resolvido, se não existe nessa plataforma então não deve existir em nenhum


Obrigado pela resposta. quanto às hipóteses não existem CFD directas ao índice mas existem CFD relativas à EFT baseada no índice. Mas deste modo já não faria muita diferença pois não?
Entre entrar no PPP;xlis ou numa CFD do PPP;xlis


Olá e bem vindo ao Forum (eu tb sou nova por cá)
Quanto a CFD's de ETF's sim existem, mas nem todos. Acho que não existe CFD do PPP. Vi que existia um ETF 2x alavancado sobre o PSI e depois de feitas as contas optei pelo PPP. Se bem me lembro o volume tb era pouco,
Mas existem possibilidades inacreditáveis tipo: poderes shortar um ETF que está 3 vezes a alavancado ... coisas para complicar as contas e facilitar as perdas ;) ... mais vale nem experimentar.

Bons investimentos
 
Mensagens: 128
Registado: 26/6/2014 23:20

Tópico para apresentação

por CaçadordePips » 14/8/2014 19:46

Boa tarde a todos os ilustres membros do caldeirão de Bolsa.

Existe algum tópico para apresentação de novos membros?

Cumprimentos
Caçador de Pips- O meu blog sobre os Mercados Financeiros! Criticas e sugestões são bem vindas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 227
Registado: 14/8/2014 19:36

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por fil2014 » 5/6/2014 10:26

Bom dia, sou novo por aqui e tenha uma questão relacionada com o fisco: os juros de dividendos e de ações têm de ser declarados em irs? é que já se paga 28% de irs antes de receber, será que se deve declarar por ser obrigatório ou para ter algum beneficio?

obrigado
 
Mensagens: 12
Registado: 5/6/2014 9:24

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por F.Ferreira1 » 8/4/2014 15:30

Pikota Escreveu:Alguém me pode dar uma pequena explicação do que são cfds?


Encontrei o que penso ser uma boa explicacao.

http://www.cmvm.pt/CMVM/Cooperacao%20In ... CFD_vp.pdf

Dei apenas uma olhada, mas pareceu-me um bom documento que explica o funcionamento dos CFD's.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por pikota » 8/4/2014 15:13

Alguém me pode dar uma pequena explicação do que são cfds?
 
Mensagens: 571
Registado: 4/2/2010 15:57
Localização: Viana do Castelo

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Torres83 » 13/3/2014 12:24

Bom Dia,

Actualmente utilizo o Pro Real Time para fazer as minhas análise de investimento.

Deparo-me com a dificuldade dos gráficos incorporarem os efeitos dos aumentos de capital o que dificulta a análise técnica. Alguém pode informar-me como posso consultar gráficos ajustados (anulando esse efeito), nesta plataforma ou em outra?

Muito obrigado pela ajuda e colaboração.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 4
Registado: 13/3/2014 11:51

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Youmeu » 30/1/2014 1:42

Sr_SNiper Escreveu:Querias CFD´s sobre o índice? Nunca investi no ETF, mas se houver CFD´s sobre o ETF esse problema está resolvido, se não existe nessa plataforma então não deve existir em nenhum


Obrigado pela resposta. quanto às hipóteses não existem CFD directas ao índice mas existem CFD relativas à EFT baseada no índice. Mas deste modo já não faria muita diferença pois não?
Entre entrar no PPP;xlis ou numa CFD do PPP;xlis
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Sr_SNiper » 30/1/2014 1:35

youmeu Escreveu:Muito Boa Noite :D

Cada dia que passa mais me sinto atraído e jogar na bolsa... Visto que pretendo respeitar o princípio da diversificação da carteira. Pretendo apostar no PSI20, agora o problema sucede quando a plataforma demo que eu tenho utilizado (GoBullying Pro) não me possibilita investir no índice do PSI20 directamente. Já me foi sugerido apostar no fundo ComStage ETF PSI 20.

Adoraria receber algum feedback relativamente à potencial aposta neste fundo ou mudar de plataforma?

Querias CFD´s sobre o índice? Nunca investi no ETF, mas se houver CFD´s sobre o ETF esse problema está resolvido, se não existe nessa plataforma então não deve existir em nenhum
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Youmeu » 30/1/2014 1:23

Muito Boa Noite :D

Cada dia que passa mais me sinto atraído e jogar na bolsa... Visto que pretendo respeitar o princípio da diversificação da carteira. Pretendo apostar no PSI20, agora o problema sucede quando a plataforma demo que eu tenho utilizado (GoBullying Pro) não me possibilita investir no índice do PSI20 directamente. Já me foi sugerido apostar no fundo ComStage ETF PSI 20.

Adoraria receber algum feedback relativamente à potencial aposta neste fundo ou mudar de plataforma?
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por eu-ro-bo-rn » 1/12/2013 23:50

Uma opinião simples:

Qual o ROE objetivo para um investidor equilibrado?
a) 5%-10%
b) 10%-15%
c) 15-20%
d) 20%-30%
e) 10%

Consequência:
Sempre que o ROE de uma empresa (calculado da seguinte forma: Res. por ação/Cotação), estiver muito acima do ROE objetivo (Res. por ação/Valor Contab de cada ação) presumo que seja um bom indicador para investir.

Pressupostos de base:
Ciclo económico no fundo (junho de 2012)
Ciclo bolsista no fundo/iniciar subida (junho/julho de 2012)
Empresa solida financeiramente
Boa gestão
Perspetivas de obter resultados iguais ou superiores à media de 5/10 anos (beneficiar da melhoria do ciclo económico)


Confirmação de inversão do ciclo económico (agosto 2013)

Livro relevante em Português:
Teoria Geral e Previsional dos Ciclos EconómicosCiclos de crise e prosperidade: o enigma de séculos finalmente desvendado
Autor: Sérgio Domingues
http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/7112
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por PairOfJacks » 1/12/2013 18:52

DocMr Escreveu:Comecei a usar o ProRealtime e tenho uma dúvida quanto AT dos gráficos:

Devo usar a correcção em relação à distribuição de dividendos ou devo usar sem correcção? E já agora, qual a diferença no resultado final?


É uma questão de preferência pessoal, tenho a ideia que a maioria dos frequentadores do CdB não ajusta. A diferença... está no facto de as cotações anteriores ao dia de ex-dividendo serem ajustadas (descidas) proporcionalmente ao dividendo, ou não.
PairOfJacks
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 22/7/2009 6:41

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por DocMr » 30/11/2013 2:58

Comecei a usar o ProRealtime e tenho uma dúvida quanto AT dos gráficos:

Devo usar a correcção em relação à distribuição de dividendos ou devo usar sem correcção? E já agora, qual a diferença no resultado final?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 21
Registado: 2/11/2013 15:18

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por MAV8 » 30/10/2013 0:51

Ulisses Pereira Escreveu:Rui,

Deixo-te um link para um artigo sobre alguns livros de Bolsa que aprecio:

viewtopic.php?f=3&t=59206

Um abraço,
Ulisses


Rui,

Todos estes livros são bons, mas aconselho-te a começar pelo "Ganhar em Bolsa", é muito abrangente, ideal para quem está a começar e uma Biblia para quem cá anda há mais tempo. Em suma, é muito BOM. E o melhor, é escrito por um Português.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Ulisses Pereira » 30/10/2013 0:35

Rui,

Deixo-te um link para um artigo sobre alguns livros de Bolsa que aprecio:

viewtopic.php?f=3&t=59206

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por Rui Furtado » 29/10/2013 20:38

Olá, o meu nome é Rui e também estou a começar nisto.
Pelo que já me apercebi tens uma que é o GoBulling.com

Já agora, gostava de saber uma ou duas bibliografias, em português para alguém que agora começa a aprender os conceitos de bolsa e analise técnica.
Tenho o Security analysis do benjamin graham mas penso que estarei a meter a carroça a frente dos bois.

Cumprimentos,
Rui Furtado
 
Mensagens: 1
Registado: 29/10/2013 19:59

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por jubilix » 23/10/2013 16:36

Boa tarde.

Sou novo aqui no forum.

Neste momento ainda utilizo o serviço normal online da CGD para negociar acções.
Mas pretendo mudar para uma plataforma mais barata e que me permita efectuar daytrade.


Estou a considerar o millenium bcp e o caixa investe da CGD porque tenho contas nos dois.
Ambos permitem daytrade e têm comissões mais baixas.

Mas gostava de usar um serviço que permitisse uzar uma app no smartphone para lançar ordens de compra ou venda.

Existe algo assim?
Se sim qual?

Se não, qual é o melhor sistema entre o caixa investe e o do BCP?

Não pretendo passar o dia em frente ao pc a ver valores e gráficos.
por isso não necessito de uma platafoma profissional
Sou mais de longo prazo.
Mas quero ter a opção de vender e comprar no mesmo dia se a oportunidade for boa.

O que aconselham os mais batidos nisto?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 1
Registado: 23/10/2013 16:23

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por kratos111 » 8/10/2013 22:17

Muito obrigado pela informação Marco António ;)
 
Mensagens: 4
Registado: 6/10/2013 14:21

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por MarcoAntonio » 8/10/2013 22:12

kratos111 Escreveu:
Só quero acrescentar que, segundo informações que retirei do site, parece-me possível ativar o serviço ProRealtime trading. Para já não me interessa negociar a sério, prefiro fazer simulações com dinheiro virtual. De qualquer forma, fica aqui a informação :)

Abraço,

Kratos


Mas precisas de uma corretora. O Prorealtime não é uma corretora (ou intermediário financeiro).

Esse serviço é um serviço que te permite colocar ordens a partir da plataforma do prorealtime (que depois são enviadas para uma corretora, penso que eles disponibilizam um leque limitado de corretoras que é compatível com o serviço deles).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38305
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por kratos111 » 8/10/2013 21:43

Boa noite,

Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas.

De facto, parece-me que a plataforma ProRealtime mais se parece com uma plataforma de análise técnica. Fiquei aliás muito satisfeito com toda a informação e indicadores disponibilizados, considerando que se trata de uma plataforma “free”. Muito útil para o aprendiz investidor que sou ;)

Só quero acrescentar que, segundo informações que retirei do site, parece-me possível ativar o serviço ProRealtime trading. Para já não me interessa negociar a sério, prefiro fazer simulações com dinheiro virtual. De qualquer forma, fica aqui a informação :)

Abraço,

Kratos
Anexos
prorealtime.JPG
 
Mensagens: 4
Registado: 6/10/2013 14:21

Re: FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por hazta » 8/10/2013 13:38

Boas,

Pelo que percebi o ProRealTime tem um trial de 7 dias para utilizares dados reais, enquanto que o Plus500 utiliza dados reais sem limite de tempo para a conta demo. No entanto, no Plus500 só tens 8 acções "portuguesas": BES, EDP, EDPR, GALP, JM, PT, SONAE e ZON.

As outras plataformas mais conhecidas que encontrei acabam por ter também a utilização da conta demo limitada. Se alguém tiver outra sugestão, agradecia. :)

Cumprimentos.
 
Mensagens: 2
Registado: 8/10/2013 0:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado: