Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 14/5/2009 22:26

GOE o critério é FIFO sempre. Naturalmente, podes é ter carteiras diversas em vários bancos e o teu FIFO ser diferente do FIFO do mapa que o banco te arranja das transacções feitas através deles e que é meramente um instrumento de apoio, uma ajuda.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por - GOE - » 14/5/2009 21:48

Caros, quando há a venda de títulos o método utilizado é o FIFO(First In First Out) ou LIFO(Last In First Out) ?

E os métodos em questão são aplicáveis a todos os bancos/corretoras ou cada qual funciona da sua maneira ?

Obrigado desde já e bons negócios :wink:
 
Mensagens: 1295
Registado: 5/12/2007 16:26

por fnabais.ferro » 12/5/2009 23:13

jromeira Escreveu:Obrigado. Como posso fazer mm200?


Na parte superior em "Left Menu" escolhes a opção Indicators e depois selecionas a check Box Moving Average e podes escolher 3 médias.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por jromeira » 12/5/2009 22:11

Michal Escreveu:
jromeira Escreveu:
Obrigado.
Onde posso arranjar o prorealtime? Fazendo download da net? É "user-friendly" este SW?

JS


Boas
vai a http://www.prorealtime.com/en/ e regista te depois só tens de carregar a workstation e sim é user friendly :D


Obrigado. Como posso fazer mm200?
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por Michal » 12/5/2009 18:53

jromeira Escreveu:
tonirai Escreveu:
jromeira Escreveu:Certo. Mas esses programas possuem base de dados? Ao unirmos pontos (mínimos) vamos desenhar uma linha, certo? Onde se vÊ o valor para cada dia seguinte? Na escala do gráfico?
É q isto para quem nada sabe, é tudo muito confuso.

JS

Sim, dependendo do software que utilizares, normalmente podes percorrer a área do gráfico com uma cruz (crosshair), que para cada sítio onde páras, te indica o respectivo valor em x e y;

Quando desenhares um canal ou uma linha, esta prolonga-se para lá do preço actual - por isso é só apontar para a linha, no local onde estará situada a vela para o dia seguinte.


Obrigado.
Onde posso arranjar o prorealtime? Fazendo download da net? É "user-friendly" este SW?

JS


Boas
vai a http://www.prorealtime.com/en/ e regista te depois só tens de carregar a workstation e sim é user friendly :D
 
Mensagens: 81
Registado: 30/8/2007 19:05
Localização: 16

por jromeira » 12/5/2009 17:24

tonirai Escreveu:
jromeira Escreveu:Certo. Mas esses programas possuem base de dados? Ao unirmos pontos (mínimos) vamos desenhar uma linha, certo? Onde se vÊ o valor para cada dia seguinte? Na escala do gráfico?
É q isto para quem nada sabe, é tudo muito confuso.

JS

Sim, dependendo do software que utilizares, normalmente podes percorrer a área do gráfico com uma cruz (crosshair), que para cada sítio onde páras, te indica o respectivo valor em x e y;

Quando desenhares um canal ou uma linha, esta prolonga-se para lá do preço actual - por isso é só apontar para a linha, no local onde estará situada a vela para o dia seguinte.


Obrigado.
Onde posso arranjar o prorealtime? Fazendo download da net? É "user-friendly" este SW?

JS
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por tonirai » 12/5/2009 17:04

jromeira Escreveu:Certo. Mas esses programas possuem base de dados? Ao unirmos pontos (mínimos) vamos desenhar uma linha, certo? Onde se vÊ o valor para cada dia seguinte? Na escala do gráfico?
É q isto para quem nada sabe, é tudo muito confuso.

JS

Sim, dependendo do software que utilizares, normalmente podes percorrer a área do gráfico com uma cruz (crosshair), que para cada sítio onde páras, te indica o respectivo valor em x e y;

Quando desenhares um canal ou uma linha, esta prolonga-se para lá do preço actual - por isso é só apontar para a linha, no local onde estará situada a vela para o dia seguinte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por jromeira » 12/5/2009 16:55

Ulisses Pereira Escreveu:A maior parte dos utilizadores do Caldeirão que fazem análise técnica usam o Prorealtime que é gratuito mas eu confesso não conhecer em pormenor. Eu utilizo o Metastock que é um programa pago.

Em qualquer um dos casos somos nós a traçar as nossas linhas, pelo que cada analista tem a sua visão sobre o mercado...

Um abraço,
Ulisses


Certo. Mas esses programas possuem base de dados? Ao unirmos pontos (mínimos) vamos desenhar uma linha, certo? Onde se vÊ o valor para cada dia seguinte? Na escala do gráfico?
É q isto para quem nada sabe, é tudo muito confuso.

JS
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por Ulisses Pereira » 12/5/2009 16:21

A maior parte dos utilizadores do Caldeirão que fazem análise técnica usam o Prorealtime que é gratuito mas eu confesso não conhecer em pormenor. Eu utilizo o Metastock que é um programa pago.

Em qualquer um dos casos somos nós a traçar as nossas linhas, pelo que cada analista tem a sua visão sobre o mercado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Dúvida na LT infeior do canal ascendente - Discos Pedidos -

por jromeira » 12/5/2009 16:17

Olá,

Tenho uma dúvida que me decorre há já alguns dias/semanas, como sou novo nisto tenho muito que aprender.
O Ulisses hoje referiu, já vários colegas têm referido a compra de acções junto da linha inferior de um canal ascendente. Atá tudo bem. O problema surge-me na identificação do valor junro a essa linha, isto obviamente pq o valor vai se alterando de dia para dia. Resumindo: Como identifico o valo da linha em cada dia? Certamente será com um gráfico, onde encontrar esse gráfico? Isto para quem nada sabe, tudo é complicado. Os softwarea disoiníveis são todos pagos, ou existem alguns gratuitoa?

Obrigado,

JS
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 408
Registado: 29/11/2007 9:27
Localização: lisboa

por Ulisses Pereira » 11/5/2009 11:57

iorda, em relação ao "short selling" puro em acções, tirando essas situações de "daytrading", em Portugal para o pequeno investidor isso não é possível.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por iorda9 » 11/5/2009 10:31

Até q ponto os indicadores de analise fundamental do negocios.pt têm fundamento?


é q tive a ver que eles diziam que a cotação/valor Contabilistico do BCP em 2007 era 0,76 (quando cotava a 2€). Agora que está a cotar a 0,8€ esse indicador apenas baixou para 0,73


Para esses indicadores estarem correctos seria necessario que o valor contabilistico do BCP tivesse descido 60% desde 2007... N digo q n tenha acontecido, mas nunca imaginei tal coisa. Parece-me mais provavel que este indicador esteja "martelado"

Alguem me confirma isso? Obrigado
 
Mensagens: 19
Registado: 6/11/2008 15:08
Localização: 16

por iorda9 » 11/5/2009 10:00

Era isso mm q tava à procura, obrigado!



Já agora, em q correctora/banco consigo fazer shortselling classico? Sei q no big posso fazer operações Intraday, mas n mais do q isso.


Algum banco que permita isso? shortselling com duração de uma semana por exemplo?

(n queria recorrer a warrants nem nada disso, queria mm a operação classica)
 
Mensagens: 19
Registado: 6/11/2008 15:08
Localização: 16

por Carlos Ramalho » 9/5/2009 18:57

iorda9 Escreveu:Olá, algum sitio onde possa consultar os principais indicadores fundamentais das empresas?


Price to book value, PER e Dividend Yeld principalmente

Obrigado


O jornal de negócios por exemplo tem qualquer coisa. Vais a cotações, seleccionas a empresa e depois tem la uma aba que é analise fundamental.

Fica aqui como exemplo a da Altri:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &nom=Altri
 
Mensagens: 158
Registado: 19/4/2009 16:49
Localização: 16

por iorda9 » 9/5/2009 18:32

Olá, algum sitio onde possa consultar os principais indicadores fundamentais das empresas?


Price to book value, PER e Dividend Yeld principalmente

Obrigado
 
Mensagens: 19
Registado: 6/11/2008 15:08
Localização: 16

por Pata-Hari » 8/5/2009 21:53

O preço ou valor pago pela totalidade das acções, custos de aquisição incluidos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por jcms » 8/5/2009 17:42

Estou a pensar no seguinte:
Fazer uma carteira com todos os titulos do PSI 20, como acho o valor para titulo?
Obrigado.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por fnabais.ferro » 8/5/2009 11:34

jcms Escreveu:Alguem sabe qual a percentagem que cada titulo do PSI 20 tem no indice?
Obrigado.
Cumprimentos.


Podes ver aqui na coluna % Weight.

http://www.euronext.com/trader/indicescomposition/composition-4411-EN-PTING0200002.html?selectedMep=5

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por jcms » 8/5/2009 11:23

Alguem sabe qual a percentagem que cada titulo do PSI 20 tem no indice?
Obrigado.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por Carlos Ramalho » 2/5/2009 10:09

Já me arranjei XD Telefonei para lá e está resolvido.
Estava a ver o preços (em CMVM) e:

LJ Carregosa 0,00502 2,51 €
Banco BPI, SA 0,00000 7,80 €
BEST -, SA 0,00000 8,24 €

Mas estava a ver o precário no site e tem la:

Até 20 ordens 5€ + 0.25% (bancos best)

Então mas o BPI é mais barato? :S

Que me aconselham? ficar no BPI o ir para a BEST? (a LJ carregosa é mais barata mas como tenho desconhecimento autentico do intermediarão prefiro não arriscar por agora).

"Estou confuso" =P

Para alem disso no best para fazer a conta best trading qual e o minimo? 500€? e que no preçário a meio vem la a falar em 2000 ou 3000 euros :S
 
Mensagens: 158
Registado: 19/4/2009 16:49
Localização: 16

por Carlos Ramalho » 2/5/2009 8:45

Boas a todos.
Precisava aqui de uma ajudinha. Sou novo por estes lados e para alem do que já investi estava a pensar investir mais 2.000€. Num total de 3.000 e piques euros. Eu sei que isto não é nada por estas bandas, mas da forma que andam os juros de depósitos, quase que o dinheiro rende mais de baixo do colchão xD (bincadeirinha).

Passando ao importante. O meu problema prende-se com as correctoras. Neste momento tenho acções (apenas) da PT (tive sorte (ou outra coisa qualquer) e comprei-as num dia bem baixo (ex-dividendo =P)) e agora estou a acompanha-las de perto não vão elas lembra-se de descer. Contudo, eu uso o bpionline (desculpem o patrocínio)e tem um grande problema, que eu saiba na tem stopps... Ou seja... caso as acções desçam por alguma razão poderei não estar no pc e perder parte do investimento.

Qual a correctora que me aconselham? na noite passada inscrevi-me no site da best, mas não percebi muito bem o que faço agora :S tenho de ir ao banco BES? :S alguém me dá ai uma mãozinha? XD

Desde já obrigado ;)
 
Mensagens: 158
Registado: 19/4/2009 16:49
Localização: 16

por caiadoferrao » 1/5/2009 16:59

Olá
Não sei se é apropriado colocar aqui a questão, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre a ferramenta google finance nomeadamente para fazer comparações de acções e de índices e para simular um portefólio. Pelo que vejo a ferramenta está cada vez mais sofisticada e a sua utilização parece-me intuitiva. A questão é mais até que ponto consideram que pode substituir, para um principiante, os softwares especializados.
Obrigado.
 
Mensagens: 31
Registado: 23/12/2008 13:55
Localização: 7

Stop limit ou stop loss?

por hmsferreira » 1/5/2009 15:56

Olá caldeireiros...

Até hoje nunca utilizei stop's :shock: ... o que me tem dado muitas angústias e algumas desilusões... :cry:

Uma das razões sobre esta não "adesão" prende-se com algum (grande!!) desconhecimento relativamente ao funcionamento destas ordens.

No BEST tenho 4 opções disponíveis para transaccionar:
melhor preço, preço fixo, stop loss, stop limit.
O que devo utilizar para vendas onde estou a ganhar e apenas quero "prender" parte do que já ganhei?

Obrigado e... bons negócios :mrgreen:
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 3:49
Localização: Arraiolos

por aguiass » 29/4/2009 20:47

a pergunta nao tem nada a ver com a onverca,mas gostava de saber como mudar o meu nome de utilisador.
 
Mensagens: 22
Registado: 17/4/2009 15:13
Localização: 10

por joaopedropinho » 18/4/2009 11:50

Ulisses Pereira Escreveu:dlopo, não é uma limitação do teu Banco. Como nos últimos 5 minutos, no pré-fecho, só há um negócio (o último), é impossível dispararem "stops".

Um abraço,
Ulisses



Com todo o respeito Ulisses, penso que não é correcto o que dizes. Os stops podem ser disparados no pré-fecho.


euronext Escreveu:Ofertas-stop

Uma oferta stop é uma oferta de compra ou de venda de uma quantidade de Valores Mobiliários ao preço de mercado existente assim que o Valor Mobiliários atinja o “preço stop” especificado pelo Cliente. Uma oferta stop de compra é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é igual ou superior ao “preço stop”. Uma oferta stop de venda é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é inferior ou igual ao “preço stop”. Existem duas opções: a oferta stop-loss, que é executada aos preços seguintes, e a oferta stop limitada, que é executada a um preço dentro de um limite.
As ofertas-stop podem ser introduzidas durante os períodos de consolidação de ofertas e durante a negociação em contínuo. Este tipo de ofertas pode ser usado para Valores Mobiliários negociados em contínuo ou para Valores Mobiliários negociados por leilão.
Durante o período de consolidação de ofertas, as “ofertas-stop” disparadas são usadas para calcular o preço teórico de abertura.
Durante a negociação em continuo, as ofertas stop loss disparadas comportam-se como uma oferta ao mercado. As ofertas stop limitadas tornam-se ofertas limitadas uma vez disparadas.



A fonte é o Manual de negociação dos Mercados da Euronext (a partir de 19 Fevereiro de 2007).

Numa breve pesquisa pela net não o consegui encontrar mas tenho o documento no meu pc. Posso anexá-lo aqui se quiseres.

Este tópico é interessante, pena só agora o ter descoberto. A ver se tenho uns minutos para o ler desde o início.

um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 204
Registado: 8/4/2006 17:25
Localização: litoral centro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, BigLift, Bing [Bot], Donald the Duck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JoeP, m-m, malakas, MP65, MPAM, MR32, nfaz, Nietz19, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, PXYC, Shift72, Tx9262, vasco007 e 296 visitantes