Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 15/4/2009 12:09

rjac, se o "trigger" da ordem stop for os 4 euros e a a ordem for abaixo de 3,8 euros, venderás a 3,8 euros. Se for superior a esses 3,8 euros, a ordem de venda ficará lá a esse valor até que ele seja atingido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por rjac » 14/4/2009 15:32

Boas tardes,

ainda seguindo a discussão dos stops, houve algo que não ficou claro para mim...

vamos imaginar q comprei uma acção a 4,2€ e coloco um stop automático nos 4€... o q acontece se ocorrer um gap e a cotação for directamente dos 4,2 para os 3,8? Esse stop é activado? Se n for esse o caso, o q acontece?

Obrigado,
Cpts
 
Mensagens: 143
Registado: 29/7/2008 7:57
Localização: 16

por Arev » 13/4/2009 16:56

Boas
Eu estou-me a iniciar também na bolsa, mas já perdi bastante com uma corretora, negociava em cfds e com comissões altíssimas, o pouco que ganhava ia-se todo por água abaixo, depois desta experiência comecei a ler tudo sobre o assunto,depois de casa roubada, trancas à porta, mas cada analista tem opiniões diferentes, o que considero mais sensato é o Ulisses. Parabéns :lol:
 
Mensagens: 2
Registado: 27/5/2008 17:37

por Bokas » 13/4/2009 13:58

Dansousa Escreveu:
Bokas Escreveu:Boas,

A Gestão de títulos numa carteira seja por HomeBanking ou Plataformas de Negociação, faz-se por que método FIFO ou LIFO?

Obrigado


FIFO

Abr.

DS


Obrigado DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Ulisses Pereira » 13/4/2009 12:27

Seaman, a terminologia posições curtas e posições longas usa-se para distinguir entre as posições onde o investidor tenta ganhar dinheiro com as quedas ou com as subidas. Nas posições longas, o investidor ganha dinheiro se o activo subir e perde se o activo cair. Nas posições curtas, o investidor ganha dinheiro se o activo cair e perde dinheiro se o activo subir.

Estes e outros termos técnicos podem ser consultados num glossário que elaborei em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Dansousa » 13/4/2009 10:58

Bokas Escreveu:Boas,

A Gestão de títulos numa carteira seja por HomeBanking ou Plataformas de Negociação, faz-se por que método FIFO ou LIFO?

Obrigado


FIFO

Abr.

DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por Bokas » 13/4/2009 10:42

Boas,

A Gestão de títulos numa carteira seja por HomeBanking ou Plataformas de Negociação, faz-se por que método FIFO ou LIFO?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

posições curtas e longas

por Seaman » 12/4/2009 19:44

Boas!

sempre tive curiosidade em perceber porque se classificam trades como sendo posições "curtas" ou posições "longas".

Antecipadamente grato pela ajuda.
:)
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por XdViper » 3/4/2009 4:33

Bom dia, gostaria de saber quais as melhores correctoras para comprar acções da Nasdaq e OTCBB (USA) ??

O meu investimento não ultrapassará os 200€ por isso a gobulling fica demasiado caro acho eu.
 
Mensagens: 1
Registado: 3/4/2009 4:26
Localização: 14

por Ulisses Pereira » 1/4/2009 15:45

Márcio, há uma data em que quem detiver essas acções terá direito a esse dividendo. Podes até comprar as acções no último minuto dessa sessão que terás direito ao dividendo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Dividendos

por marciop » 31/3/2009 22:11

Boas Noites.

Tenho uma dúvida relacionada com os dividendos, que é a seguinte: para se receberem os dividendos de uma determinada empresa, é necessário algum tempo de posição no/as capital/acções dessa empresa, ou simplesmente, posso comprar hoje as acções e na semana seguinte receber os dividendos?

Agradecia ajuda a esta minha dúvida..

Sou novato nestas matérias, peço desculpa se as perguntas não tiverem sentido.

Cumps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 361
Registado: 31/3/2009 21:49
Localização: Viseu

livro

por j_paulo » 29/3/2009 8:40

Bom dia

1-Acabei de ler o livro "Análise fundamental e técnica de acções" do Carlos Bastardo 1992, texto editora.
Alguém conhece? como o classificam?
Que outros livros em português e para iniciados podem recomendar?
Já tenho o livro do Braga de Matos.
2-Um dos motivos para se sair com perdas desde a resistencia que nao se conseguiu romper até ao quebrar o suporte, poderá ser para apanhar com este "plafond perdedor" a nova LTA qd se formar e recuperar as perdas ( caso se insista no mesmo titulo)?

Muito obrigado

jose paulo
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por mapaman » 28/3/2009 18:09

fbgg
Anexos
oil.gif
oil.gif (39.71 KiB) Visualizado 6166 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Novato_ » 27/3/2009 23:34

Quanto às cotações, transcreves a frase, slecciona-a com o rato e clickas em "quote".



Afinal a 1ª tentativa saiu ao contrário, vamos ver se é desta. :roll: :lol:

Cpts[/quote]
 
Mensagens: 159
Registado: 25/1/2009 18:03
Localização: 10

por Novato_ » 27/3/2009 23:32

Quanto às cotações, transcreves a frase, slecciona-a com o rato e clickas em "quote"

Caro j_paulo e ilustre Ulisses, muito obrigado pela ajuda.

Cpts
 
Mensagens: 159
Registado: 25/1/2009 18:03
Localização: 10

por Ulisses Pereira » 27/3/2009 13:31

Como sou novo por aqui, gostaria se possivel que alguém me indicasse o procedimento para anexar gráficos na minha mensagem?
E já agora como se colocam também algumas frases de outros forenses no meu comentário? (aparecendo a sombreado)?


Novato,
Em baixo da caixa de imagem que usas para escreveres um post, tens uma opção que diz "Anexar". Clickas lá e depois é pedido que vás buscar um ficheiro ao teu PC e voilá.
Quanto às cotações, transcreves a frase, slecciona-a com o rato e clickas em "quote".

j_paulo, não conheço os sistemas de todos os bancos, pelo que não te quero prestar informações que podem ser erróneas.

dlopo, não é uma limitação do teu Banco. Como nos últimos 5 minutos, no pré-fecho, só há um negócio (o último), é impossível dispararem "stops".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Dúvida

por j_paulo » 27/3/2009 1:02

Novato_ Escreveu:Boa noite.
Como sou novo por aqui, gostaria se possivel que alguém me indicasse o procedimento para anexar gráficos na minha mensagem?
E já agora como se colocam também algumas frases de outros forenses no meu comentário? (aparecendo a sombreado)?
Obrigado
Cpts


Caro novato, eu tb sou "novato"
vejamos se te ajudo
1ª questao - carregas na opção anexar e browse e anexar ( nunca o fiz )
2ª questao - carregas em citar no canto sup dto do post que visualizas

cumps

se errado alguem ajude
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por fenrir » 26/3/2009 23:28

Ulisses Pereira Escreveu:j.paulo, primeiro compras o título. E só depois colocas a ordem "stop".

Se compraste a 4,2 e queres vender caso a acção atinja os 4 euros, deves colocar o "trigger" nos 4 euros. A questão é saberes qual o valor a dares para o "stop" caso esse "trigger" seja atingido. Se a acção for muito líquida, se colocares a ordem a 3,97 ou 3,98 quase de certeza que o vais vender, pelo menos a esse valor (é provável que consigas vender a 4 porque quando houver a primeira transacçõa a 4 euros, a tua ordem de venda é lançada e se houver comprador a 4 euros, tu vendes logo). Nas acções menos líquidas, não é tão certo.

Em acções pouco líquidas, não defendo o uso de "stops" automáticos. Nas acções líquidas, defendo mas nunca coloco o segundo valor igual ao "trigger" já que, por se querer poupar uns trocos, muitas vezes ficamos com a ordem pendurada e agarrados a uma posição que queriamos cortar.

Um abraço,
Ulisses


Ora viva

Há dias o BPI caiu ~4,5% nos últimos 5 minutos de negociação,
ora como não existem transacções efectivas nesse periodo o stop que tinha colocado não foi activado.
Existe alguma protecção contra esta situação?
É uma limitação do tipo de stops que a minha correctora oferece ou é um mal geral?

Obrigado :)
Lopo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 69
Registado: 21/11/2008 15:40
Localização: 11

será?

por j_paulo » 26/3/2009 23:01

Muito obrigado companheiro

Entao o preço stop funciona como stop loss?
No sistema do banco aparece na venda:
Tipo de preço - stop
Preço - será o valor pelo qual quero vender
Preço stop - valor abaixo que estou disposto a aceitar?

é que na opção compra também aparece um preço de stop. Neste caso será:
Preço - aquele pelo qual quero comprar
Preço stop - valor ligeiramente mais alto que ainda aceito?

abraço
paulo
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

Dúvida

por Novato_ » 26/3/2009 22:52

Boa noite.
Como sou novo por aqui, gostaria se possivel que alguém me indicasse o procedimento para anexar gráficos na minha mensagem?
E já agora como se colocam também algumas frases de outros forenses no meu comentário? (aparecendo a sombreado)?
Obrigado
Cpts
 
Mensagens: 159
Registado: 25/1/2009 18:03
Localização: 10

por Ulisses Pereira » 26/3/2009 13:36

j.paulo, primeiro compras o título. E só depois colocas a ordem "stop".

Se compraste a 4,2 e queres vender caso a acção atinja os 4 euros, deves colocar o "trigger" nos 4 euros. A questão é saberes qual o valor a dares para o "stop" caso esse "trigger" seja atingido. Se a acção for muito líquida, se colocares a ordem a 3,97 ou 3,98 quase de certeza que o vais vender, pelo menos a esse valor (é provável que consigas vender a 4 porque quando houver a primeira transacçõa a 4 euros, a tua ordem de venda é lançada e se houver comprador a 4 euros, tu vendes logo). Nas acções menos líquidas, não é tão certo.

Em acções pouco líquidas, não defendo o uso de "stops" automáticos. Nas acções líquidas, defendo mas nunca coloco o segundo valor igual ao "trigger" já que, por se querer poupar uns trocos, muitas vezes ficamos com a ordem pendurada e agarrados a uma posição que queriamos cortar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

confuso

por j_paulo » 25/3/2009 15:06

Boa tarde

"A transmissão de uma ordem Stop (de compra ou de venda) pressupõe a pré-definição de um primeiro preço - o de disparo da ordem para o mercado (preço trigger) - e de um segundo preço que será aquele até ao qual se pretende que seja executada a ordem.
O preço trigger indica, assim, o valor em que o sistema de bolsa vai tornar activa uma ordem"

Apos ler o texto acima fiquei confuso.
Alguém pode dar um exemplo de um preço trigger (pt)com um stop loss e um stop limit? i e qd efectuar uma compra a 4,20 e se so "quiser" perder ,20 por ação como faço?
a ordem é dada na compra, ou tenho que abrir na opção venda e coloco lá o stop loss?

cumps
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por Ulisses Pereira » 23/3/2009 20:01

Para o mercado português, a utilização de instrumentos para a abertura de posições curtas é muito escassa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por niskate » 23/3/2009 19:45

Ok, posso então que pedir que explores um pouco mais as alternativas disponíveis e as que à partida se adequarão melhor ao meu perfil.

Obrigado.
 
Mensagens: 11
Registado: 17/3/2009 14:02
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 23/3/2009 17:08

Não há mal nenhum em negociar apenas Portugal. O problema, por exemplo, é que são poucos os títulos nos quais se pode abrir posições curtas via CFD.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 355 visitantes