Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 21/8/2009 22:49

olá Agerbon

Agerbon Escreveu:Olá a todos. Sou recente aqui no forum e nestas andanças da bolsa também por isso por favor nao me crucifiquem para já :p .. eu queria saber o que é que se passou para o 'citigroup' ja nao constar da lista de cotaçoes do dow jones.. isto ja tem alguns meses.. e por enquanto (e que eu saiba) o citigroup AINDA nao faliu lol ( e ainda bem porque apostei bem nele ) .. Um obrigado desde já, e se for caso disso, desculpem a ignorância .


O Citigroup saiu do Dow Jones, tal como a AIG e outra que eu não me recordo.

Entrou a Cisco, a Travelers e a Kraft Foods.

Agerbon Escreveu:Outra coisa, será que alguem me poderia elucidar acerca desta euforia que se tem vivido no mercado bolsista nestas ultimas 2 semanas ?Eu sei que a maioria dos dados macroeconómicos têm sido positivos mas haverá razão para tanto euforia ?


Porque dizes há euforia?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Agerbon » 21/8/2009 22:45

Olá a todos. Sou recente aqui no forum e nestas andanças da bolsa também por isso por favor nao me crucifiquem para já :p .. eu queria saber o que é que se passou para o 'citigroup' ja nao constar da lista de cotaçoes do dow jones.. isto ja tem alguns meses.. e por enquanto (e que eu saiba) o citigroup AINDA nao faliu lol ( e ainda bem porque apostei bem nele ) .. Um obrigado desde já, e se for caso disso, desculpem a ignorância .

Outra coisa, será que alguem me poderia elucidar acerca desta euforia que se tem vivido no mercado bolsista nestas ultimas 2 semanas ?Eu sei que a maioria dos dados macroeconómicos têm sido positivos mas haverá razão para tanto euforia ?
 
Mensagens: 5
Registado: 11/1/2009 0:41

por MarcoAntonio » 18/8/2009 15:20

De nada. Tenta por estas questões no tópico de questões informáticas, este tópico é para questões sobre Bolsa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por bestbland » 18/8/2009 15:17

já dá, tive que sair do excell e entrar de novo. thanks marco :wink:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por MarcoAntonio » 18/8/2009 15:10

O que fizeste, não interefere com o excell (mas as teclcas numlock e scroll lock, sim... portanto, vê lá se clicaste nelas).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por bestbland » 18/8/2009 15:07

Marco, agora não sei o que fiz que não consigo colocar o sinal = na folha excell, aqui consigo, será que foi nas teclas que estive a mexer, é que ontem dava
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por bestbland » 18/8/2009 15:05

thanks marco
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por bestbland » 18/8/2009 15:04

faltou abrir o paint
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por MarcoAntonio » 18/8/2009 14:45

Abre o Paint, faz CTRL+V e estará lá a imagem...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por bestbland » 18/8/2009 14:39

MarcoAntonio Escreveu:Se não te deu nada, é porque fizeste mal.

Claro que há outras hipóteses (altamente inverosímeis) como por exemplo teres a tecla do teclado avariada.


O printscreen é uma função do sistema operativo, quando clicas na tecla, a imagem do ecran todo (ou da janela activa se tb tiveres clicado em ALT ao mesmo tempo) fica guardada no clipboard. Fazes colar (CTRL+V) num programa de imagem (por exemplo o paint do windows) e voilá.

Se não deu, fizeste algo mal.




Apenas os videos na generalidade dos casos (AVI, etc) aparece a preto. O resto obtem-se com facilidade sem recorrer a nada de especial...


Marco não dá nada, estou a ver um ficheiro excell e carrego alt+print e nada, já experimentei com alt gr+print e nada, devo existir um erro no meu computador, será?
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por MarcoAntonio » 17/8/2009 22:17

Se não te deu nada, é porque fizeste mal.

Claro que há outras hipóteses (altamente inverosímeis) como por exemplo teres a tecla do teclado avariada.


O printscreen é uma função do sistema operativo, quando clicas na tecla, a imagem do ecran todo (ou da janela activa se tb tiveres clicado em ALT ao mesmo tempo) fica guardada no clipboard. Fazes colar (CTRL+V) num programa de imagem (por exemplo o paint do windows) e voilá.

Se não deu, fizeste algo mal.




Apenas os videos na generalidade dos casos (AVI, etc) aparece a preto. O resto obtem-se com facilidade sem recorrer a nada de especial...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por bestbland » 17/8/2009 22:03

Não dá nada marco.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

V

por bestbland » 17/8/2009 20:40

Thanks marco. Vou tentar fazer isso
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por MarcoAntonio » 17/8/2009 19:43

Podes ou zipar os documentos ou tirar uma imagem deles.

Para tirar uma imagem, se for num computador não é preciso programa nenhum, basta clicar na tecla PRTSCN e colocar num programa de imagem (por exemplo, o Paint do Windows).

Se quiseres tirar a imagem só de uma janela do windows (em vez do ecran todo) clicas ALT+PRTSCN (isto é, clicar nas duas ao mesmo tempo). Depois colas a imagem no programa de imagem, gravas o ficheiro (de preferência em formato PNG, JPEG é pior e gasta mais espaço).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

V

por bestbland » 17/8/2009 18:35

Oi marco , estou com um problema e gostava que me ajudasses. Quero colocar dois ficheiros no fórum um é do tipo adobe e outro excell. Antes tinha um programa bastante simples que tirava uma fotografia a esse ficheiro daquilo que estava a ver e criava um ficheiro do tipo jpg
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por Sr_SNiper » 15/8/2009 14:59

Boas, sendo ainda iniciado nestes assuntos, mas nao estando a 0 , sera que alguem me podia arranjar o metastock ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Zecatreca_1001 » 7/8/2009 18:00

Boa tarde.
Por norma sou day trade. Mas sera que alguem me pode dizer durante quanto tempo posso ter uma posiçao nos indices?
Desde ja obrigado.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Elgenedy » 24/7/2009 10:57

Marks_ Escreveu:- na WEB pagas, um total de 3,12€ (com impostos) por cada transacção (se forem necessário por exemplo duas transacções para satisfazer a tua ordem pagas 6,24€). Podes ainda pagar comissão de guarda de títulos trimestral de 6€, conforme atinjas ou não 60€ em comissões.


Bom dia Marks_,

Habitualmente, o que nos tarifários aparece é "negócio" para o que aqui chamas de transação, sendo depois a transacção equivalente à ordem.

Não pretendo ser "perfeccionista" ou "chato", mas para não gerar confusões quando se forem ver os tarifários com indicações aparentemente diferentes. ;)

Sobre o assunto em si, também sou pequeno investidor e também considero a gobulling o melhor tarifário para nós :)

Abraço,

./elgenedy
 
Mensagens: 399
Registado: 17/12/2002 22:25
Localização: 16

por Marks_ » 24/7/2009 9:01

Bom dia Tesla,

tal com tu, também invisto a 90% no PSI, e considero-me um pequeno investidor.

Penso que para pequenos investidores, que transaccionem sobretudo no Euronext, o banco Carregosa (gobulling.com)é sem dúvida a melhor solução. Penso que na página da CMVM e da DECO encontras comparativos, mas pelo que pesquisei, para a nossa situação é sem dúvida a melhor solução.

Já sou cliente e não tenho tido qualquer tipo de problema. Existem 2 plataformas com custos distintos:

- na WEB pagas, um total de 3,12€ (com impostos) por cada transacção (se forem necessário por exemplo duas transacções para satisfazer a tua ordem pagas 6,24€). Podes ainda pagar comissão de guarda de títulos trimestral de 6€, conforme atinjas ou não 60€ em comissões.

- na PRO pagas 5€, tudo incluído, por cada ORDEM. Sem comissão de guarda de títulos.

Pessoalmente, como gostei mais da plataforma PRO do que da WEB, e como negoceio também em títulos menos líquidos, prefiro pagar um pouco mais e usar a PRO.
Não sei como é com outros bancos, mas tem também a vantagem, de não ser necessário esperar pela liquidação para reinvestir, podes investir de imediato (sem custos, claro..)

Uma vez que a plataforma PRO tem uma conta de demonstração, não custa nada ires experimentando...

Bons negócios.
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por Tesla » 23/7/2009 23:38

Olá a todos.

Apesar deste ser o meu primeiro "post" no fórum, já o frequento há algum tempo (desde o ano passado) aonde tenho saciado muita da minha curiosidade nas questões financeiras da Bolsa. Por isso, aproveito esta primeira mensagem para deixar um agradecimento a todos vós pelo conhecimento contido nestas páginas.

Em Novembro do ano passado iniciei-me como investidor na Bolsa (PSI20). A altura era naturalmente boa daí que tenho seguido os conselhos do Ulisses Pereira em deixar correr os ganhos (isto apesar de já me ter sentido tentado em me desfazer das posições para realizar mais-valias apesar de que nada de extraordinárias...).

Recentemente aderi ao CaixaBI para poder fazer transações mais rápidas e ter acesso a informação melhor. Deparei-me com duas questões que, reconheço, são mesmo de iniciante nestas andanças :oops: e que espero que me possam ajudar:

- Ao efectuar day-trading (com o "saldo disponivel para negociar") sem esperar pela liquidação da ordem de venda, paga-se algum tipo de juros?

- Apesar de so ter feito uma meia duzia de compras/vendas, ja estou com a impressão de que as taxas não são as mais favoráveis, tanto mais que são variáveis. Sei que existem alguns threads sobre isto mas, confesso, nao fiquei com uma ideia muito clara depois de os ler. Será que me podem sugerir qual a plataforma mais "amigável" para um pequeno/iniciante investidor.

Um bem haja desde já pela vossa atenção.
 
Mensagens: 19
Registado: 23/7/2009 23:24
Localização: 12

por Ulisses Pereira » 22/7/2009 0:11

Azelha,

Nunca pensei nisso. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Azelha_Maia » 21/7/2009 14:53

Ulisses Pereira Escreveu:Olá Azelha! (que belo nick... :))

Quanto aos "stops", há dezenas de tópicos sobre o assunto no Caldeirão. Deixo-te o link para um deles e a meio desse tópico o Crómio deixa mais links sobre o tema.


Confesso que é um tema que tenho dificuldade em abordar porque a colocação dos "stops" depende tanto do perfil e da estratégia de cada investidor... O que costumo dizer é para não o deixarem em zonas "óbvias" (Por exemplo, logo abaixo de números redondos ou logo abaixo de suportes relevantes).

Um abraço,
Ulisses


Como sempre,valiosa e atempada resposta,obrigado.Não era tanto por mim,embora ainda sinta bastantes dificuldades em posicionar os meus stops,devido ao pouco tempo que levo disto e daí não conhecer ainda os suportes e resistencias tipicos de cada titulo com que lido(ou tento lidar :roll: ).

Quanto ao nick,obrigado.Apenas posso adiantar que não me chamo Maia nem conheço ninguem com esse nome :lol: :lol: :lol: .

Caro Ulisses,sou seguidor assiduo dos seus artigos no JN desde os primeiros momentos em que despertei para este desafiante mundo dos mercados.Penso que juntamente com o grande Braga de Matos,João Ermida,e mais uns poucos se faria um interessantissimo programa televisivo ou video semanal na net dedicado e estas andanças...já alguma vez considerou a questão?

Obrigado e um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 23/11/2008 16:24
Localização: 16

por bestbland » 21/7/2009 14:49

então seria melhor fazer outro tópico, bloqueando o existente.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

por MarcoAntonio » 21/7/2009 14:47

Não é possível fazer o que sugeres uma vez que o mesmo problema que afecta a visualização de posts, afecta a separação de tópicos (que igualmente deixa de funcionar).

A única possibilidade é bloquear o tópico e recomeçar outro do zero.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por bestbland » 21/7/2009 14:29

se fosse possivel, era para o tópico "novos minimos a caminho" fosse criado outro igual, pois está tendo problemas na visualização dos ultimos post.
Acho que a admnistração deve tentar resolver o problema com a criação de outro, deixando os ultimos post no tópico novo.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
 
Mensagens: 2796
Registado: 20/2/2009 17:06
Localização: 4

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Minsk, Mmmartins, OCTAMA, PAULOJOAO, zulu404, ZéManuel e 129 visitantes