Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 29/8/2007 16:59

Acho que estamos aqui todos para ajudar/aprender e sermos ajudados/ensinar e penso que seja um dos principais objectivos do fórum, mas admito que por vezes é complicado não satirizar com algumas questões (não vou explicitar :wink: ).
Boa sorte Frekles para o mundo dos negócios. Se jogasses PES6 é que era fixe :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por redhot » 29/8/2007 16:51

Frekles Escreveu:Acho perfeitamente natural haver um ambiente e intimidade entre os users mais velhos.
Assim como acho normal que seja um pouco seca perguntas de noobies que chegam com perguntas muitas vezes já respondidas ou despropositadas e daí se lance a sátira a estes, faz parte dum fórum e há que ter poder de encaixe.

Eu sei disso que também sou/fui moderador de um fórum "grandito" (agora ando um pouco por fora, tenho estado ocupado) e a reacção a noobies é típica em todo o lado.

Espero no entanto ser um noobie ás direitas!

Sem me querer justificar, justificando.
As primeiras perguntas que fiz tinham uma origem como até acabei por explicar, agora perguntei sobre obrigações porque como foi dito de facto há pouca informação sobre isso (parece ser um ramo mesmo só para iniciantes).
Sei que não é por aí que se faz "fortuna", mas talvez seja por aí (por uma aplicação de baixo risco) que seja uma boa área para começar.

Entretanto tenho andado a ler, para ver se aprendo e vou arranjar o tão famoso livro do "Fernando Braga de Matos", já encomendei pela FNAC.


Aproveito este post para me apresentar:
O meu nome é Daniel Grazina.
O meu hobbie sempre foi videojogos, mas lá está, não FPS (shotters), mas sim jogos de simulação de micro ou macro gestão - Patrician, Giants industry, Port Royale, Sim City, Theme Park, por aí... - mas como sou um tipo meio teso e sei que nos jogos há os milagrosos "load" e "save" que não há no mercado real nunca arrisquei meter-me nesta aventura.

Todavia quando mudei de emprego à pouco tempo - era medidor-orçamentista de obras públicas - e entrei para a DGCI não só as matérias que estou a aprender, que me obrigam a ter umas noções na área, como o interesse de alguns colegas me deram um incentivo.

Comecei com a REN.
Entretanto fiz umas asneiras (nada de grave) nem nada que não se recupere - até porque é assim que se aprende.
Estava eu de férias um pouco aos papeis a tentar meter-me neste mundo quando deu a noticia na TVI (sorte estar à da minha sogra, que vê TVI, senão passava-me ao lado), foi "sopa no mel".

Espero não vos ter aborrecido...
... e é assim a história dum novato.


Aquilo que o pessoal mais velho está a tentar fazer (eu não me incluo pois estou tb a aprender) é a quebrar o deslumbramento da malta mais nova. Para ver se não perdem dinheiro...

Na bolsa apenas 10%/15% das pessoas ganham dinheiro as outras perdem...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Frekles » 29/8/2007 16:36

Acho perfeitamente natural haver um ambiente e intimidade entre os users mais velhos.
Assim como acho normal que seja um pouco seca perguntas de noobies que chegam com perguntas muitas vezes já respondidas ou despropositadas e daí se lance a sátira a estes, faz parte dum fórum e há que ter poder de encaixe.

Eu sei disso que também sou/fui moderador de um fórum "grandito" (agora ando um pouco por fora, tenho estado ocupado) e a reacção a noobies é típica em todo o lado.

Espero no entanto ser um noobie ás direitas!

Sem me querer justificar, justificando.
As primeiras perguntas que fiz tinham uma origem como até acabei por explicar, agora perguntei sobre obrigações porque como foi dito de facto há pouca informação sobre isso (parece ser um ramo mesmo só para iniciantes).
Sei que não é por aí que se faz "fortuna", mas talvez seja por aí (por uma aplicação de baixo risco) que seja uma boa área para começar.

Entretanto tenho andado a ler, para ver se aprendo e vou arranjar o tão famoso livro do "Fernando Braga de Matos", já encomendei pela FNAC.


Aproveito este post para me apresentar:
O meu nome é Daniel Grazina.
O meu hobbie sempre foi videojogos, mas lá está, não FPS (shotters), mas sim jogos de simulação de micro ou macro gestão - Patrician, Giants industry, Port Royale, Sim City, Theme Park, por aí... - mas como sou um tipo meio teso e sei que nos jogos há os milagrosos "load" e "save" que não há no mercado real nunca arrisquei meter-me nesta aventura.

Todavia quando mudei de emprego à pouco tempo - era medidor-orçamentista de obras públicas - e entrei para a DGCI não só as matérias que estou a aprender, que me obrigam a ter umas noções na área, como o interesse de alguns colegas me deram um incentivo.

Comecei com a REN.
Entretanto fiz umas asneiras (nada de grave) nem nada que não se recupere - até porque é assim que se aprende.
Estava eu de férias um pouco aos papeis a tentar meter-me neste mundo quando deu a noticia na TVI (sorte estar à da minha sogra, que vê TVI, senão passava-me ao lado), foi "sopa no mel".

Espero não vos ter aborrecido...
... e é assim a história dum novato.
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

por Garfield » 29/8/2007 16:11

bibinha Escreveu:Mech,

Meu lobito, eles só querem aprender a caçar, não querem a caça já morta e preparada


Penso que o que o Mech queria dizer era que eles deviam aprender a caçar em vez de querem a presa já morta e preparada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2372
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por charles » 29/8/2007 14:32

:mrgreen: :mrgreen:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por bibinha » 29/8/2007 14:29

Mech,

pensei que depois das férias viesses um pouco mais....mas continuas em grande.

Meu lobito, eles só querem aprender a caçar, não querem a caça já morta e preparada
Provocadora do Caldeirão
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 30/5/2006 10:16

por The Mechanic » 29/8/2007 14:21

jorge1001
The Mechanic quem é que te ensinou o que sabes da bolsa???


Como foste o unico que citei , vou responder-te sériamente .

Eu sou um auto-didacta em termos de Bolsa . Durante vários anos , fui lendo , começando a negociar a medo ,esclarecendo duvidas aqui e ali quando não encontrava leitura apropriada e tentando melhorar cada vez mais . Mas o que me permitiu perceber o pouco que percebo , foi mesmo a "experiência" de negociar. Isso é que nos dá "calo" . Aprender com os sucessos e com os erros .E perceber que nunca paramos de aprender , se quisermos aprender mais . É normalmente quando percebemos que temos ainda tanta coisa pra aprender , que realizamos que já aprendemos algo .

O que eu te quero dizer a ti e aos que entram agora em contacto com os Mercados é que : não há nenhuma formula mágica ; não há um "manual Escolar " onde se aprenda a negociar ; tens de ser tu a passar pela experiência. E às vezes dá a idéia que as pessoas vêem na tv que a Bolsa "está a dar dinheiro" e que tudo não passa de "comprar acções baratas e depois vendê-las mais alto" . Daí surgirem muitas vezes questões neste e noutros foruns como : tenho 10,000 euros . Qual a acção que acham que vái subir mais ?!

Os Mercados são uma coisa muito mais complexa do que pode parecer à primeira vista . Tens de ler e experimentar muito até conseguir "descobrir" a tua maneira de negociar e mesmo essa, irá evoluir ao longo dos tempos . Depois, até pode parecer simples .Mas já é o teu "sumo" que te vái dar o dinheiro .

Eu tambem recomendo o livro do Dr. Braga de Matos pra quem se inicia ( e mesmo pra quem já tem alguma ou muita experiência ). Não é por o leres que ficarás automáticamente apto a negociar com sucesso . Mas é uma excelente ajuda pra quem começa .

Quando o leres e começares a negociar e a trocar impressões no Caldeirão e depois vier alguem a dizer que comprou 6 acções da Pararede , váis entender melhor a minha primeira intervenção em relação a ti .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

Mech.......

por Iniciado » 29/8/2007 13:57

È pá ó Mech...tu és impagável...as férias fizeram te bem,vens com um humor ainda mais refinado e ao mesmo tempo brejeiro (como as moscas tás a ver?).
Ainda me estou a rir sózinho com o teu post.
Continua a ganhar dinheiro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 580
Registado: 22/12/2005 15:42
Localização: Ourèm

por MarcoAntonio » 29/8/2007 13:52

jorge1001 Escreveu:Eu ja algum tempo que procura, quem me pudesse apoiar, ajudar elucidar...

Vi a entrevista do Ulisses na TVi confesso, e penso que este forum existe de certa maneira para responder a estas questoes "parvas" mas que são os basicos de tudo.... Desculpem, se a minha ignorancia é demasiada, no entanto ninguem nasce ensinado...


Não tens nada que pedir desculpa e sim, o forum existe em boa parte para isso mesmo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38205
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por jorge1001 » 29/8/2007 13:43

The Mechanic Escreveu::shock:

O que se passa no Caldeirão ?!
De repente , aparecem de todos os lados tópicos e novos utilizadores que disparam perguntas frenéticamente como se a Bolsa fosse um campo de garimpeiros em que basta comprar uma peneira e arregaçar as calças até meio da perna pra encontrar ouro .

dentro . Como é que eu faço a Bomba !? "

Um abraço ,

The Mechanic


Boas
Eu ja algum tempo que procura, quem me pudesse apoiar, ajudar elucidar...
Vi a entrevista do Ulisses na TVi confesso, e penso que este forum existe de certa maneira para responder a estas questoes "parvas" mas que são os basicos de tudo.... Desculpem, se a minha ignorancia é demasiada, no entanto ninguem nasce ensinado... The Mechanic quem é que te ensinou o que sabes da bolsa???
 
Mensagens: 7
Registado: 28/8/2007 15:23
Localização: Madeira / Machico

por lutav » 29/8/2007 13:39

The Mechanic Escreveu:Depois , leiam muito e quando já souberem tudo ,venham fazer perguntas . De outra maneira , é como eu entrar pelo Centro de Física Nuclear do Estados Unidos e perguntar : " Como é !? Já tenho um copo de água na mão com meio kilo de chumbo lá dentro . Como é que eu faço a Bomba !? "

Um abraço ,

The Mechanic


:lol: :mrgreen:


de outro topico (vale o que vale)
Lutav Escreveu:assim de repente: (isto nao é gozo, é a sério!)

pega nas proximas 3 paginas, em topicos especificos sobre empresas, e lê os topicos....

vai lendo, e vai vendo as interpretacoes dos graficos....

se nao perceberes alguma coisa, lê de novo; se continuares sem perceber, www.google.pt; se mesmo assim nao perceberes (por causa do ingles), pergunta no topico...

faz isto durante uns tempos... e logo se vê de bibliografia para ti....

seja como for, para obter definicoes, www.google (nao me tou a lembrar de nada de cor :oops: )

Ler os artigos didacticos do forum, tambem nao é mal visto ;)

beijos e abraços


beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por The Mechanic » 29/8/2007 13:36

:shock:

O que se passa no Caldeirão ?!
De repente , aparecem de todos os lados tópicos e novos utilizadores que disparam perguntas frenéticamente como se a Bolsa fosse um campo de garimpeiros em que basta comprar uma peneira e arregaçar as calças até meio da perna pra encontrar ouro .

Ali o amigo jorge1001 comprou 6 acções da Pararede a 0,20 cada porque é um bom negócio uma vez que o preço está baixo (?!)... dá vontade de perguntar porque não comprar antes 10 da VAA !? Ou pedir um empréstimo ao Banco e comprar 1 Sonae ( se um gajo estiver numa de Risco !!).


A todos os que " entram agora na mina " , eis a vossa primeira lição baseada no Método do Caso . Chama-se :

1 - POSICIONAMENTO

Caso : Pensemos na Bolsa como uma enorme casa com bonitas cortinas de veludo, tapetes Persa nas parede , mobiliário de madeira exótica e inebriantes decorações e em que os pais sairam pra ir ao cinema .Os miudos , na idade dos 6-7 anos, acordaram e convidaram os vizinhos . Andam todos agora a correr pela casa com isqueiros na mão .
Questão : Qual é o vosso Posicionamento ?! Estão na Sala ou na Cozinha ?! Ao que vão puxar fogo primeiro !?


Resolvendo esta questão , resolvem a questão do vosso posicionamento na Bolsa .

Depois , leiam muito e quando já souberem tudo ,venham fazer perguntas . De outra maneira , é como eu entrar pelo Centro de Física Nuclear do Estados Unidos e perguntar : " Como é !? Já tenho um copo de água na mão com meio kilo de chumbo lá dentro . Como é que eu faço a Bomba !? "

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por MarcoAntonio » 29/8/2007 13:22

Este texto está noutro tópico mas como este tópico é para a posteridade, fica aqui o texto, sobre um erro muito frequente de quem se inicia: tomar posições muito pequenas.

MarcoAntonio Escreveu:Um conselho para quem se inicia: não tomem posições em acções com valores muito inferiores a 2.000 euros. Isto para o caso da Pararede, por exemplo, significa que não faz grande sentido tomar posições muito inferiores a 10.000 acções (10 mil).

Tomando por referência este valor e considerando comissões na ordem dos 10 euros na compra e outros tantos na venda, estamos a falar de 1% em comissões. Para posições de curto/médio-prazo é um valor comportável (não é particularmente atraente mas é tratável).

Se tomarem posições de por exemplo 100 euros, os custos da transação mantêm-se semelhantes (nalguns casos, dependendo do banco e da tabela de comissões, pode até ser exactamente o mesmo) e portanto passam a representar um custo de 20%. Ou seja, só lucrarão para movimentos superiores a 20% o que é um autêntico suicído a prazo, nunca conseguirão bater o mercado dessa forma...

Para valores inferiores o custo cresce exponencialmente.


Poderá parecer arriscado para quem se inicia com uma carteira modesta colocar 2.000 euros ou mais num activo (para quem ainda está a estudar o mercado e a querer começar). Mas é mera ilusão.

Convém ter consciência que incorrer em perdas no mercado é inevitável, nem os investidores experientes conseguem escapar a isso. Portanto, é preciso estar disponível para perder se querem investir nos mercados e claro, manter sempre em mente a regra de que se só se deve investir capital que possam perder sem que isso vos cause problemas de maior.

Portanto, se o receio é o de perder o que não podem perder, então não investem de todo. Se optam por investir, terão de o fazer de uma forma viável. Tomar posições muito pequenas não é viável: é prejuízo na certa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38205
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 29/8/2007 13:03

As informações sobre o mercado obrigacionista em Portugal são mesmo muito escassas. Pessoalmente, não negoceio o mercado obrigacionista e por isso não creio ser a pessoa indicada para lhe responder. Queria, no entanto, sublinhar que o mercado accionista e obrigacionista são amplamente distintos e, muitas vezes, a sua correlação é inversa. Portanto, nunca misturar análises dos dois mercados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Frekles » 29/8/2007 12:52

Onde (site) posso obter informações sobre as obrigações no mercado português?
Como se analisa o grafico duma obrigação?
Consigo, pelo site do banco, aceder a quais as obrigações disponíveis, e como em qualquer gráfico entendo que quando a cotação está baixa é que é tempo de comprar, mas por exemplo:

Uma das obrigações disponíveis é a da CGD.
Está a 120, mas a 120 quê? Percentagem? como posso ler os lucros que posso ter com uma obrigação?
Onde posso ver mais informações sobre o que estou a comprar, qual o prazo, taxa de juro e plano de pagamento de juros, etc.?

Peço desculpa pelas perguntas básicas.
Mas pelo o que li muitas vezes o sucesso ou insucesso não depende do produto em si, mas da falta de informação (e analise) do investidor sobre o produto, portanto quero estar prevenido - para aprender pelo erro apenas o necessário.
Ainda outra questão, apesar do mercado de acções português neste momento estar pessimista e revolto (logo não ser a melhor altura para investir) o mesmo se aplica ás obrigações ou estas regem-se por outros parâmetros (como a subida recente do euribor)?
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

por Ulisses Pereira » 29/8/2007 11:17

É possível saber a quem comprar e a quem vender, lembro-me que antigamente andava por cá um forista, que tinha essa noção (informação) mas será que isso pode ser possível de se saber junto da nossa correctora.


Oeiras, desde há alguns anos que essa informação deixou de ser pública.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

comentário

por jotabil » 29/8/2007 9:34

Caro

Uma obrigação é um empréstimo que fazes a uma organização ou empresa.

Uma acção é um titulo de propriedade de parte de uma empressa.

Um warrant é um produto do mercado caracterizado por ser um direito de compra ou venda de uma acção.Ou seja, é um produto derivado que tem subjacente um activo (Acção, índice,...etc)

Não existe, em meu entender, um nexo significativo entre uma obrigação e um warrant...naturalmente que ambos estão no âmbito do mercado....mas t~em ma natureza muito distinta...tão distinta que não me parece razoável questionar a relação que possa existir entre os elementos em causa.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Re: Uma resposta

por Frekles » 29/8/2007 9:24

HappyGuy Escreveu:
Já agora, quanto ao capital mínimo a utilizar para transaccionar acções no PSI, cada cabeça sua sentença. Mas normalmente fala-se de entre 1.000€ e 2.500€ por negócio, por forma a obfuscar as comissões. Note-se que quem comprar 1.000€ com comissões de 10€ tem de ganhar 2% apenas para pagar ao banco (10€ de compra mais 10€ de venda). Só depois é lucro.

Num aparte, note-se ainda que acções detidas menos de 12 meses devem ser declaradas no IRS do ano da venda (Anexo G), sendo a mais-valia (diferença entre venda e compra deduzido das comissões) tributada em 10%. Prejuízos em bolsa não vale a pena declarar pois não dá direito a dedução excepto numa situação particular de englobamento, que não vou aprofundar pois não conheço os pormenores da fiscalidade.

Espero ter ajudado e sido claro. Se não tiver sido, contemos que outro colega venha dar uma ajuda ;)


Desde já muito obrigado pela explicação.

Felizmente as comissões do totta são inferiores (5.11 por compra ou venda). Vou tentar usar essa regra dos 1.000 no futuro (por enquanto tenho de ficar um pouco abaixo disso).

Quanto à ultima parte eu sei, sou um dos novíssimos estagiários da DGCI.
Daí até a minha primeira pergunta: quando tive formação sobre IVA falamos de warrants. Perguntei o que eram. A resposta do formador (que sabe imenso de IVA, mas pouco de mercado bolsista) foi que era parecido com obrigações - eu obrigações sabia o que eram, agora warrants...

Mesmo assim baralhas-te-me, vou ver melhor isso, mas dividendo tenho eu a certeza que é anexo E (e nem têm obrigatoriedade declarativa), agora mais valias no anexo G? Sem estarmos a tratar de imóveis (neste caso sendo acções)? Não será á mesma no anexo E?
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

Uma resposta

por HappyGuy » 29/8/2007 8:14

Frekles Escreveu:1 - Qual a diferença entre um warrant e uma obrigação?


Os dois produtos são bastante diferentes.

Uma obrigação é um título que representa uma dívida. Uma empresa (ou Estado) emite obrigações, com um determinado prazo, taxa de juro e plano de pagamento de juros. Os investidores que as comprarem estarão a emprestar dinheiro à entidade emissora, recebendo como remuneração o juro. No final do prazo da emissão, a entidade devolve o capital inicial aos investidores. Há obrigações convertíveis em acções, que na maturidade em vez de devolverem o dinheiro aos investidores, pagam em acções (fazendo ou não um aumento de capital).

Normalmente uma obrigação é vista como um rendimento de baixo risco, em que a probabilidade de se perder o capital depende apenas da probabilidade da empresa falir.

É possível negociar obrigações em mercados financeiros, sendo um produto refúgio e de rendimento reduzido. As obrigações desvalorizam com a subida das taxas de juro (Euribor, etc) porque tal significa que o rendimento sem risco se aproxima do rendimento da obrigação.

Um Warrant é um produto alavancado especulativo para investimento em mercados financeiros (acções ou commodities). Um Warrant representa uma opção de compra (call) ou venda (put) de um outro activo, numa data futura (strike). Pode acontecer o Warrant no strike valer 0€.

Como é um produto alavancado, os ganhos (ou percas) são grandes e é um produto de alto risco que apenas deve ser transaccionado por pessoas experientes. No entanto, pelo menos para quem tem capital, há outras alternatias alavancadas aos Warrants que poderão ser melhores, tais como futuros, CFDs...

Para mais informações sobre Warrants aconselho a leitura do manual do BiG neste endereço. Nessa página existem outros manuais para TurboWarrants e Inline Warrants (derivações do mesmo tipo de produto). Não aconselho a sua utilização por agora.

Frekles Escreveu:2 - No meu caso específico tenho conta no totta, como não tenho grandes investimentos, tenho por alvo, com os pequenos lucros que vou fazendo, investi-los em 100 acções do BSCH para com isso beneficiar da sua conta bolsista (sem comissões).
A minha pergunta é: isto é uma boa estratégia ou nem por isso? Se não, podiam-me sugerir alternativas?
É que, como invisto valores baixos, não quero estar a perder muita margem com as comissões!


Quanto a contas de trade, não conheço esse produto. Aponto para o site da CMVM (www.cmvm.pt) que tem um simulador/comparador de entidades financeiras e suas comissões. Uma vez no site, seleccionar do lado direito "Sistema de Difusão de Informação", depois "Intermediários Financeiros". Ao meio "Custos e Comissões de Intermediação Financeira" e surgem links para tabelas comparativas e para o simulador.

Se essa promoção do Totta é boa ou não, não sei. Tem de ver se o custo de oportunidade de ter 100 acções do BSCH e sua potencial (des)valorização compensa o que poupa em comissões noutro banco/corretora.

Já agora, quanto ao capital mínimo a utilizar para transaccionar acções no PSI, cada cabeça sua sentença. Mas normalmente fala-se de entre 1.000€ e 2.500€ por negócio, por forma a obfuscar as comissões. Note-se que quem comprar 1.000€ com comissões de 10€ tem de ganhar 2% apenas para pagar ao banco (10€ de compra mais 10€ de venda). Só depois é lucro.

Num aparte, note-se ainda que acções detidas menos de 12 meses devem ser declaradas no IRS do ano da venda (Anexo G), sendo a mais-valia (diferença entre venda e compra deduzido das comissões) tributada em 10%. Prejuízos em bolsa não vale a pena declarar pois não dá direito a dedução excepto numa situação particular de englobamento, que não vou aprofundar pois não conheço os pormenores da fiscalidade.

Espero ter ajudado e sido claro. Se não tiver sido, contemos que outro colega venha dar uma ajuda ;)
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 339
Registado: 8/3/2007 14:48
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 29/8/2007 7:15

frekles, não estou mesmo com tempo para responder (tou atrasadaaaaaaaaaaaaa), mas descobrir uma semelhança entre um warrant e um obrigação vai dar uma trabalheira, hehe.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Frekles » 29/8/2007 7:12

Olá

Eu também sou mais um novato na bolsa - e na vida, tenho 26.

À muito que tinha curiosidade de entrar neste mundo da bolsa e foi com a REN que me meti nisto. Entretanto aproveitei o "saldo" para comprar Portucel - aí fiz o meu primeiro erro, comprei 20 acções, embora 2.70 as comissões travaram-me o lucro (e assim já aprendi qualquer coisa).


Mas como novato tenho muito mais a aprender já me "fartei" de ler e tentar perceber o funcionamento deste mundo do avesso que é a bolsa.


Voltando ao tópico tenho duas questões de iniciação:

1 - Qual a diferença entre um warrant e uma obrigação?

2 - No meu caso específico tenho conta no totta, como não tenho grandes investimentos, tenho por alvo, com os pequenos lucros que vou fazendo, investi-los em 100 acções do BSCH para com isso beneficiar da sua conta bolsista (sem comissões).
A minha pergunta é: isto é uma boa estratégia ou nem por isso? Se não, podiam-me sugerir alternativas?
É que, como invisto valores baixos, não quero estar a perder muita margem com as comissões!
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

por MarcoAntonio » 29/8/2007 2:23

Usar este tópico, please.
:wink:

Já estão vários tópicos do género na primeira página.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38205
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Oeiras » 28/8/2007 22:19

É possível saber a quem comprar e a quem vender, lembro-me que antigamente andava por cá um forista, que tinha essa noção (informação) mas será que isso pode ser possível de se saber junto da nossa correctora.

Abraços
 
Mensagens: 2385
Registado: 4/11/2002 22:29

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

por MarcoAntonio » 28/8/2007 21:17

Só hoje recebi questões muito similares de 3 pessoas diferentes que se pretendem iniciar nos mercados. Este tipo de questões é frequente mas nos últimos dias, com a catadupa de registos novos por causa da reportagem, surgiram mais do que habitualmente...

Existe uma certa tendência para colocar este tipo de questões em privado, talvez por receio de colocar questões muito básicas no Forum. Mas não é eficaz e faz quem está do lado de cá estar constamente a dizer e a explicar as mesmas coisas a n pessoas diferentes.

É preferível que coloquem essas questões no Forum, sem receios (aqui ninguém leva a mal nem insulta ninguém, perguntar é de resto uma atitude positiva e correcta quando não se sabe). As duas principais vantagens: as questões tenderão a ser respondidas mais rapidamente e de forma mais completa pois aparecerão várias pessoas a responder; ao serem colocadas no forum, permite que as respostas sirvam para outros iniciados com as mesmas dúvidas e questões. E acreditem, as dúvidas são (além de naturais) muito semelhantes...

Como é que se acompanha os mercados, é preciso um programa, é um site, como funcionam as comissões, o que devo ler, como posso aprender mais, por onde começar, etc, etc, etc.

Esse tipo de questão, sugiro que coloquem aqui neste tópico.


A quem está a iniciar-se no mundo dos mercados financeiros aconselho ainda a consulta do sub-forum com artigos didácticos que indirectamente responderá também a muitas destas questões e outras que possam surgir:

viewforum.php?f=30
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/6/2009 13:47, num total de 2 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38205
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Aqui_Vale, BenjaminMartins, Bing [Bot], dm222, Ferreiratrade, fincas, joaofigueiredo, m-m, MR32, PAULOJOAO, PMP69, rg7803, serdom, Shimazaki_2, Tx9262, zeNando, Àlvaro e 213 visitantes