Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por j_paulo » 6/7/2009 22:30

boa noite
algum companheiro pode explicar como funciona nos states o pre-market e o afterh ?
cumps
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por kobee » 2/7/2009 17:53

Thanks.

Vai um vólei agora ás 18:30?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

por Ulisses Pereira » 2/7/2009 15:14

Faz todo o sentido, Kobee. Esses futuros são dos activos financeiros com mais liquidez em todo o mundo, pelo que a aplicação da análise técnica faz todo o sentido e é utilizado por milhares e milhares de "traders" nesses mercados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por kobee » 2/7/2009 13:58

boas,

faz algum sentido falar em Resist/suportes/lt nos futuros S&P e Nasdaq?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 23/4/2008 10:27
Localização: Aveiro

por Emmannuell » 29/6/2009 12:31

Marks_
Boa tarde!
Obrigado pela ajuda.
Ainda não li o famoso livro muito citado aqui no forum, porque cá não o encontro, mas vou de férias no final de agosto e vou aproveitar para o comprar e abrir conta para poder negociar.
Na Gobolling, consigo fazer os gráficos, a chatice é não ser possível apagar os "riscos" a mais pois a borracha não está activa.
Na ProRealTime é mais dificil, mas com a repetição chegarei lá.

Um abraço
BN
Emmannuell
www.emmannuell.mybrute.com
Aprendendo com os Mestres
 
Mensagens: 17
Registado: 3/4/2009 12:48
Localização: Luanda

por j_paulo » 29/6/2009 12:11

bom dia

alguém me pode ajudar onde posso consultar o mercado de fututos nos EUA?
cumps
O segredo não está em ganhar muito, mas em gastar pouco...
 
Mensagens: 159
Registado: 21/2/2008 22:23

por Marks_ » 29/6/2009 12:03

Emmannuell Escreveu:Bom dia Bokas!
Agradeço a tua disponibilidade.
Tenho instaladas no pc, a Gobulling demonstração e a ProRealTime.
Quero aprender Analise Técnica.
Como se faz um gráfico e reconhecer Linhas de Tendência, Bandas de Bollinger e MM.
Peço desculpa pela ignorância.

BN
Emmannuell


Olá Emmannuell,

tb utilizo o GoBulling e o proreal, por isso se tiveres alguma dúvida tentar-te-ei esclarecer de acordo com os meus conhecimentos.
Em 1.º lugar se ainda não o fizeste, aconselho-te a ler o livro do Dr. Fernando Braga Matos - A Bolsa para Iniciados, é pequeno, simples, barato e dá milhões! :mrgreen: É indispensável.
Depois foi assim que aprendi, e cada caso é um caso, mas acho importante que diariamente, após os fechos, vás ao Proreal e analises todas as acções do Psi. Utiliza por exemplo inicialmente o gráfico com as cotações de fecho, torna-se mais fácil para quem se inicia, e traça linha, tenta "perceber" o gráfico, etc. No dia seguinte voltas a fazer o mesmo, tentas descobrir os erros, ver o que fizeste mal. Faz isso durante um, dois ou três meses, compra e vende no Gobulling Simulação, mas aplica-te como se fosse a sério, com dinheiro a valer!

Esta poderá ser a altura certa para aprenderes, porque parece-me que a sério neste momento pouca gente deve ganhar dinheiro de uma forma consistente no PSI, pelo menos em posições longas.

Um abraço.
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 48
Registado: 20/1/2009 12:59
Localização: Torres Novas

por GRFinance » 27/6/2009 18:08

Resumindo e concluindo: o critério Fifo usado na lógica financeira acaba por ser igual, em termos de resultados finais, à logica de "reter" as que comprei mais caro enquanto faço os trades com as mas baratas.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por tonirai » 27/6/2009 17:50

GRFinance Escreveu: Isso é válido para quantidades iguais de compra e venda. Caso sejam diferentes quantidades temos diferenças em função da quantidade vendida.

Com quantidades diferentes, vai dar ao mesmo, independentemente do lote de onde vendes.
Agora, para comparar, tens é de usar as mesmas quantidades nos diferentes momentos a que está a cotação... porque a questão colocada é vendê-las do lote A, B ou comum. A matemática não mente:

Compras um lote A de 800 a 5€;
Mais tarde, compras um lote B de 1200 a 2€.

Cenário 1):
Vendes 800 do lote B a 3€ -> Ganhas 800*(3-2)=800€;
Vendes o resto a 6€ -> Ganhas 400*(6-2) + 800*(6-5) = 2400€;
No total, ganhaste 800+2400=3200€.

Cenário 2):
Vendes 800 do lote A a 3€ -> Ganhas 800*(3-5)= -1600€ (perdeste 1600€);
Vendes o resto a 6€ -> Ganhas 1200*(6-2)=4800€;
No total, ganhaste 4800-1600=3200€.

Cenário 3):
Tens 2000 ao preço médio de 3.20€;
Vendes 800 a 3€ -> perdeste 800*(3-3.20)= -160€;
Vendes 1200 a 6€ -> ganhaste 1200*(6-3.20)=3360€;
No total ganhaste 3360-160=3200€.

GRFinance Escreveu:Julgo que, entretanto, já entendi o busilis da questão: é o ter de assumir as perdas das primeiras 1000 acções.

O problema é que a análise que fizeste, esta bem feita, mas é à posteriori. E assim, era fácil tomar decisões. À priori, não sabendo a evolução da cotação, torna-se complicado assumir agora as perdas no pressuposto de obter, futuramente, resultados positivos nos trades seguintes que compensassem ou mais do que compensassem as perdas das primeiras 1000 acções.

Entendeste o busílis da questão.
Mas volto a insistir que se trata de uma falsa questão... porque mesmo que deixes essas num lote à parte, à espera de melhores dias, continuas a ter de "saber" quando comprar e quando vender as novas que adquirires, de modo a ganhar dinheiro.

E aí é que está o busílis da questão - logo que saibas fazer isso, tanto faz que as tenhas juntas, ou separadas em lotes, porque o que conta para o teu bolso é isso, e as que pretendes deixar "esquecidas" têm sempre de entrar nas contas do que estás a ganhar ou a perder num activo em determinado momento...

Senão, seria fazer batota - "estas comprei-as no topo, vou esquecê-las, e recomeço a fazer negócio cá em baixo"... não pode ser, é enganares-te a ti próprio. :lol:

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por GRFinance » 27/6/2009 17:18

Isso é válido para quantidades iguais de compra e venda. Caso sejam diferentes quantidades temos diferenças em função da quantidade vendida.

Julgo que, entretanto, já entendi o busilis da questão: é o ter de assumir as perdas das primeiras 1000 acções.

O problema é que a análise que fizeste, esta bem feita, mas é à posteriori. E assim, era fácil tomar decisões. À priori, não sabendo a evolução da cotação, torna-se complicado assumir agora as perdas no pressuposto de obter, futuramente, resultados positivos nos trades seguintes que compensassem ou mais do que compensassem as perdas das primeiras 1000 acções.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por tonirai » 27/6/2009 17:00

GRFinance Escreveu:Então os investidores que compraram acções antes do crash de 2007, têm essas acções muito desvalorizadas e assim não conseguem tirar partido do sobe e desce das acções desde Outubro de 2008.

Tiram o mesmo partido... isso é uma falsa questão :lol:
O que tu pareces procurar é uma razão para não mexer nas acções compradas a um valor mais alto, porque isso seria assumir uma perda.

Vou-te dar um exemplo em como, matematicamente, é a mesma coisa.
Seguindo o teu exemplo inicial, imagina então os seguintes cenários, para as mesmas cotações em determinada data:

Um lote A de 1000 compradas a 5€;
Um lote B de 1000 compradas a 2€.

Cenário 1):
A cotação sobe para 3€, vendes as do lote B -> Ganhas 1000*(3-2)=1000€;
Mais tarde a cotação sobe para 6€, vendes as do lote A -> Ganhas 1000*(6-5)=1000€;
No total, ganhaste 1000+1000=2000€.

Cenário 2):
A cotação sobe para 3€, vendes as do lote A -> Ganhas 1000*(3-5)= -2000€ (perdeste 2000€);
Mais tarde a cotação sobe para 6€, vendes as do lote B -> Ganhas 1000*(6-2)=4000€;
No total, ganhaste 4000-2000=2000€;

Cenário 3):
Tens tudo na mesma carteira (um só lote), ou seja, tens 2000 ao preço médio de 3.50€;
A cotação vai a 3€, vendes 1000 -> Ganhas 1000*(3-3.50)= -500€ (perdeste 500€);
Mais tarde a cotação sobe para 6€, vendes o resto -> Ganhas 1000*(6-3.50)=2500€;
No total, ganhaste 2500-500=2000€.

Surpresa... quer seja em lotes/carteiras separadas ou tudo num só, quer vendas primeiro as mais caras, ou as mais baratas... no fim ganhaste exactamente o mesmo, 2000€ :lol:
A matemática é um espectáculo... a mente das pessoas é que é muito influenciável.

Resumindo, quem tenha comprado antes do "crash" tira o mesmo partido dos sobe e desce actuais, quer use uma carteira separada ou tudo junto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por GRFinance » 27/6/2009 15:19

Então os investidores que compraram acções antes do crash de 2007, têm essas acções muito desvalorizadas e assim não conseguem tirar partido do sobe e desce das acções desde Outubro de 2008.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por tonirai » 27/6/2009 3:01

GRFinance Escreveu:Faço os trades no Best.

Tenho um dossier que junta todas as compras efectuadas, discriminadas pelas empresas A, B e C.

Foi-me explicado pelo banco Best que, se abrisse um novo dossier, ao adquirir mais acções da empresa A, e as pusesse no novo dossier, podia ultrapassar esta minha questão. Desta forma, ao vender acções da empresa A, poderia escolher o dossier de onde elas saiam. E assim, tirar partido da cotação mais baixa da acção de A do novo dossier, enquanto as do outro dossier ficariam retidas e à espera de melhor cotação de venda.

Faz isto sentido?

Mas em sede fiscal, o FIFO aplicar-se-ia independentemente dos dossiers existentes na conta do Best.

Pois, está bem, eu entendo a explicação... agora eu acho que não tem sentido nenhum, nem do ponto de vista fiscal, nem do financeiro, pois:

- Do ponto de vista fiscal, será sempre FIFO que conta;
- Do ponto de vista financeiro, como te disse, tu ao adquirires esse segundo lote ficas com 2000 a um preço médio de 3.50€ (e não com 1000 a 5€ e 1000 a 2€)... que é o que conta daí para a frente!

Para que serve teres um dossier separado, e venderes as do dossier mais barato a 3€? Fizeste lucro? Não, pois tudo o que tens dessa empresa (2000 acções) foi adquirido a 3.50€!

Esse tipo de gestão que pretendes fazer é "tapar o Sol com a peneira"... se percebes o que quero dizer :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por GRFinance » 27/6/2009 2:47

Faço os trades no Best.

Tenho um dossier que junta todas as compras efectuadas, discriminadas pelas empresas A, B e C.

Foi-me explicado pelo banco Best que, se abrisse um novo dossier, ao adquirir mais acções da empresa A, e as pusesse no novo dossier, podia ultrapassar esta minha questão. Desta forma, ao vender acções da empresa A, poderia escolher o dossier de onde elas saiam. E assim, tirar partido da cotação mais baixa da acção de A do novo dossier, enquanto as do outro dossier ficariam retidas e à espera de melhor cotação de venda.

Faz isto sentido?

Mas em sede fiscal, o FIFO aplicar-se-ia independentemente dos dossiers existentes na conta do Best.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por tonirai » 27/6/2009 2:23

GRFinance Escreveu:A minha dúvida tem a ver com o facto de ser ou não ser possível reter as acções que estavam a 5,00 por forma a não declarar menos-valia e, simultaneamente, comprar e vender mais acções da mesma empresa para aproveitar as tendências de mercado no curto-prazo (compras a 2,00 e vendas a 2,50 por exemplo). Até que a cotação pasasse novamente os 5,00 e pudesse vender as tais 1000 primeiras acções que retive.

Ou estarei a pensar mal?

Cumps e obrigado.

Não entendo muito bem, porque agora respondeste que é numa perspectiva de gestão financeira e não fiscal... mas depois já dizes "ser ou não ser possível reter as acções que estavam a 5,00 por forma a não declarar menos-valia "... o que já é gestão fiscal da coisa :lol:

No entanto, entendo o raciocínio que é do tipo:
Comprei primeiro a preço mais alto, e depois mais baixo... posso despachar as de preço mais baixo a um preço intermédio (de modo a ter lucro), e guardar as primeiras até que o preço suba mais e as possa vender com lucro?

Se é isto, para mim é uma falsa questão... tu não vais ter lucro mesmo que pudesses vender só as do 2º lote porque, "financeiramente" falando, tu não tens 1000 acções compradas a 5€ e 1000 acções compradas a 2€... tens 2000 acções compradas a 3.50€ :) Que é o preço médio de aquisição com que ficaste.

Percebes o que quero dizer?
Financeiramente, a gestão não passará por aí;
Fiscalmente, já vi que sabes como se processa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por GRFinance » 27/6/2009 0:45

tonirai, obrigado pela atenção.

Mas isso que dizes é para efeitos fiscais.

Se calhar não fui claro na exposição da minha dúvida. Que tem a ver com a divergência entre a gestão fiscal e a gestão financeira dos trades que se fazem.

Quando liguei para o Best, explicaram-me que se tiver dossiers individualizados, consigo vender as acções do lote B que me dariam mais-valia. E depois, esperava que as acções do lote A valorizassem acima da cotação de compra para realizar a respectiva mais-valia.

Para efeitos fiscais, esta lógica não se aplicaria, pois teria de ser considerado o critério Fifo.

A minha dúvida tem a ver com o facto de ser ou não ser possível reter as acções que estavam a 5,00 por forma a não declarar menos-valia e, simultaneamente, comprar e vender mais acções da mesma empresa para aproveitar as tendências de mercado no curto-prazo (compras a 2,00 e vendas a 2,50 por exemplo). Até que a cotação pasasse novamente os 5,00 e pudesse vender as tais 1000 primeiras acções que retive.

Ou estarei a pensar mal?

Cumps e obrigado.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por tonirai » 27/6/2009 0:34

GRFinance,

O princípio que se aplica é o FIFO (First in, first out), ou seja, em caso de múltiplas compras, quando ocorrer uma venda, são consideradas vendidas sempre as primeiras que foram compradas (independentemente do nº).

Isso é importante saber na altura de declarar os movimentos às Finanças - no teu exemplo, seria uma menos-valia; mas mesmo que fosse mais-valia, não pagaria imposto, por as teres tido na tua posse mais de 1 ano.

Ou seja, não há cá "vender o lote A ou B".
Dou-te outro exemplo diferente (mais complexo):

Compraste 1500 a 2€ em 02/08;
Compraste 1200 a 3€ em 07/08;

Vendeste 1000 a 4€ em 12/08;
Vendeste 800 a 3€ em 01/09.

Na primeira venda, ganhaste 1000*(4-2)=2000€;
Na segunda venda, ganhaste 500*(3-2) + 300(3-3) = 500€;
Ficaste com 900 em tua posse, adquiridas a 3€.

Espero ter sido claro. Entendeste?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por GRFinance » 26/6/2009 23:57

Este é o meu primeiro post, apesar de já acompanhar o Caldeirão desde 2008.

Agradeço antecipadamente a quem me puder responder à minha dúvida.

Imaginemos que tinha comprado 1000 acções a 5,00 ém Janeiro de 2008 (lote A).

Em Outubro de 2008, voltei a comprar mais 1000 dessas mesmas acções a 2,00 (lote B).

Utilizo o Best para os meus tradings e tenho um dossier onde se vão juntando as acções que vou comprando ao longo do tempo (discriminadas por empresa, claro).

Em Março de 2009, decido vender 1000 daquelas acções a 3,00.

A minha questão é: utilizando apenas um dossier, conforme expliquei atrás, posso dar ordem de venda especifica do lote B? Ou automaticamente é o lote A que sai?

Sendo o lote B a saír, obtenho mais-valia. Mas se for o lote A, já tenho menos-valia.

Espero ter sido claro na exposição desta dúvida.

Obrigado e bons trades.
 
Mensagens: 58
Registado: 24/6/2009 14:37
Localização: PqN

por Bokas » 26/6/2009 11:09

Na barra das opções onde tens o botaão para indicadores e afins, mais à frente tens uma borracha é clicar ai, vais aquilo que queres apagar e voilá :mrgreen:

Sendo uma Demo o conselho que te dou é explorares ao máximo carrega em todos os botoes :mrgreen: sem problemas não vai acontecer nada de mal :wink:

A opção de ajuda também é muito boa, as opções são explicadas com a visulaização de um video o que se torna bastante fácil de perceber.

Já agora eu não sou expert nenhum o meu ciclo de apredizagem ainda agora começou, apenas mais uma pessoa como muitas outras que quer rentabilizar alguns cobres colocados de parte.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Emmannuell » 26/6/2009 11:03

Boas Bokas.

Obrigado pela ajuda.
Segui as tuas indicações e fiz uns gráficos mal amanhados. Ainda não consigo fazer o gráfico de forma a poder "ler" a maneira de ganhar dinheiro em bolsa mas com a tua ajuda e a dos outros mestres lá chegarei. :oops: Como faço para apagar o que coloquei a mais no gráfico?

BN
Emmannuell
www.emmannuell.mybrute.com
Aprendendo com os Mestres
 
Mensagens: 17
Registado: 3/4/2009 12:48
Localização: Luanda

por MarcoAntonio » 26/6/2009 10:52

vihps.b, peço-te que não escrevas posts em maiusculas.

Quanto à tua questão, por sinal tem uma resposta na página anterior a uma questão perfeitamente semelhante. Gratuito e com actualizações automáticas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

graficos

por vihps.b » 26/6/2009 10:44

BOM DIA . APOS ALGUM TEMPO DE ESTUDO GOSTAVA DE COMEÇAR A FAZER AS MINHAS PROPRIAS ANALISES ,ONDE E QUAIS OS PROGRAMAS QUE POSSO OBTER GRATUITAMENTE PARA FAZER A.T NOS GRAFICOS ? É NEÇESSARIO FAZER ACTUALIZAÇÕES DIARIAS DOS GRAFICOS OU ESSA ATUALIZAÇAO É AUTOMATICA . OBRIGADO
 
Mensagens: 19
Registado: 11/11/2008 23:35
Localização: 20

por Bokas » 26/6/2009 9:55

Boas Emmannuell,

ontem não tive oportunidade de vir ao caldeirão à noite, só mais logo é que tenho acesso à plataforma.
Entretanto poderá haver alguém que te possa dar mais alguma indicação relativamente às tuas dúvidas.

Por ex. para visualizares o gráfico de uma cotada, se não estou em erro e a visualizar como deve ser, clica sobre a "pestana" gráficos e em principio já tens lá um pré-definido para alterares esse para outro cotada tens uma box de selecção no canto superior esquerdo da imagem e escreves ai qual a cotada que queres ver. Para adicionares mais gráficos vais a ferramentas e clicas na opção gráfico.

Para teres acesso a indicadores, médias móveis, volume etc na barra sobre a imagem do gráfico tens uma série de opções e penso que seja a 4ª ou a 5º opção onde tens esses dados para incluir no gráfico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Emmannuell » 26/6/2009 9:44

Bom dia Bokas!
Agradeço a tua disponibilidade.
Tenho instaladas no pc, a Gobulling demonstração e a ProRealTime.
Quero aprender Analise Técnica.
Como se faz um gráfico e reconhecer Linhas de Tendência, Bandas de Bollinger e MM.
Peço desculpa pela ignorância.

BN
Emmannuell
www.emmannuell.mybrute.com
Aprendendo com os Mestres
 
Mensagens: 17
Registado: 3/4/2009 12:48
Localização: Luanda

por Swatman » 25/6/2009 23:03

Boa noite

Nao sei se esta pergunta ja foi feita, mas como nao encontrei nada, ca vai... Alguem sabe quanto tempo demora a ficar disponivel o capital resultante de venda de titulos dos EUA?

Abraços
 
Mensagens: 40
Registado: 13/4/2009 16:31
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: MPAM, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 364 visitantes