Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Enslaved » 30/8/2007 19:15

Che Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Che Escreveu:Mas dois pontos definem uma recta e se a analise for feita tendo em conta o ultimo mes e meio teria um declive descendente...


Dois pontos definem uma recta, mas recta e linha de tendência não são exactamente a mesma coisa.


Sobre linhas de tendência, quantos pontos são necessários, critérios e validade, utilidade, etc, um artigo da minha autoria dos tempos dos primórdios do Caldeirão mas que é intemporal:

As Linhas de Tendência vistas à Lupa.


Certo... mas o que eu estou a dizer é que a linha de tendência esta dependente dos dados que usamos para fazer o grafico... se a analise recaisse apenas nos ultimos 2 meses seria uma linha completamente diferente...


Basicamente antes de entrares em alguma acção tens que definir se vais entrar a longo prazo ou em médio e curto prazo. Se estiveres a longo prazo e se houver uma desvalorização temporal (por exemplo uma tendência a curto prazo de desvalorização) isso poderá não ser preocupante uma vez que estás a pensar a longo prazo. Se entrares a curto prazo e se a tendência for de queda aí é que poderá ser preocupante. Deves entrar só numa acção quando ela der algum sinal que a tendência de queda chegou ao fim (e não ir à procura de saldo e de fundos que desconheces).

Não sei se ajudei :oops:

P.S. A análise técnica dá só uma ideia e se a acção vai cair ou não (não é exacta). É uma ferramenta que serve para termos uma maior probabilidade de sairmos com sucesso nos nossos investimentos :wink: (isto não é a minha área de trabalho por isso não sei se consegui explicar) :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Che » 30/8/2007 19:09

Uma linha de tendencia ascendente tenderá para + infinito e as acções vão subir até certo ponto e haverá inversão... estamos a falar dum evento passado... qual então o seu verdadeiro valor?
Hasta la vitoria siempre!!!
 
Mensagens: 24
Registado: 29/8/2007 13:51

por MarcoAntonio » 30/8/2007 19:06

Che Escreveu:se a analise recaisse apenas nos ultimos 2 meses seria uma linha completamente diferente...


O problema aí é essencialmente um problema de time-frame (plano temporal). Não podes baralhar análises de médio ou longo-prazo com análises de curto-prazo. Se olhares para os últimos dois meses, não podes pretender fazer uma análise de médio ou longo-prazo...

Diferenciar e entender os diversos planos temporais é essencial.

De qq das formas sublinho que uma LT com (apenas) dois pontos por norma não é considerada valida.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38181
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Jiboia Cega » 30/8/2007 19:01

nnascimento Escreveu:+- valias:
bom quando compras por 2 e vendes por 4 ganhas 50% certo? errado, era bom era, tens de dividi-lo com o Teixeira dos Santos no modelo 22 em Maio


??

dominio Escreveu:Boa nnascimento


Eu não me imnporto de ficar com os restantes 40%!! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Che » 30/8/2007 19:00

MarcoAntonio Escreveu:
Che Escreveu:Mas dois pontos definem uma recta e se a analise for feita tendo em conta o ultimo mes e meio teria um declive descendente...


Dois pontos definem uma recta, mas recta e linha de tendência não são exactamente a mesma coisa.


Sobre linhas de tendência, quantos pontos são necessários, critérios e validade, utilidade, etc, um artigo da minha autoria dos tempos dos primórdios do Caldeirão mas que é intemporal:

As Linhas de Tendência vistas à Lupa.


Certo... mas o que eu estou a dizer é que a linha de tendência esta dependente dos dados que usamos para fazer o grafico... se a analise recaisse apenas nos ultimos 2 meses seria uma linha completamente diferente...
Hasta la vitoria siempre!!!
 
Mensagens: 24
Registado: 29/8/2007 13:51

por dominio » 30/8/2007 18:50

Boa nnascimento :wink:
 
Mensagens: 6
Registado: 8/8/2007 7:32

por MarcoAntonio » 30/8/2007 18:49

Che Escreveu:Mas dois pontos definem uma recta e se a analise for feita tendo em conta o ultimo mes e meio teria um declive descendente...


Dois pontos definem uma recta, mas recta e linha de tendência não são exactamente a mesma coisa.


Sobre linhas de tendência, quantos pontos são necessários, critérios e validade, utilidade, etc, um artigo da minha autoria dos tempos dos primórdios do Caldeirão mas que é intemporal:

As Linhas de Tendência vistas à Lupa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38181
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por nnascimento » 30/8/2007 18:47

dominio Escreveu:Bem, mais umas perguntas dummies:

- porquê investir em acções em vez de fundos?
- o que são mais-valias? expliquem tudo :)


bem vamos la tentar resolver isto.
Acçoes vs fundos

Teoricamente, qd compras uma acçao estas a comprar parte da empresa.Quando compras uma participaçao num fundo, estas a comprar uma participaçao (um bocadinhinho) de todas as empresa que o fundo tem (se for um fundo de acçoes). Se tiveres tempo, mulher segura e nervos daço então vai vendo como funciona o mecanismo das acçoes, a oferta, a procura, a que preços e que os compradores aparecem ou nao, as expectativas ods lucros da empresa, se esta mt empanhada com a banca ou se tem tido lucros crescentes nos ultimos anos e vai fazendo guito para remunerar aos accionaistas atraves dos dividendos ou se é forreta como o Belmiro e arranja desculpas para nao dar dividendos ao pessoal dizendoq eu e para fazer crescer a empresa, bla, bla, bla ....

Se nao tens tempo, os teus nervos sao tipo os dos cabelos dos anuncios Pantene (fininhos) e a tua mulher ou namorada ainda nao esta segura, entao vai para fundos que se nao ficas sem mulher ( o tempo que esta porr. absorve faz-te esquecer dela. Fazer amor so qd ela numa atitude de desespero vem ter contigo ao computador, os nervos assam e o tempo, nem que o dia fosse uma semana chegava :lol:

+- valias:
bom quando compras por 2 e vendes por 4 ganhas 50% certo? errado, era bom era, tens de dividi-lo com o Teixeira dos Santos no modelo 22 em Maio
quando compras por 2 e vendes por 1 perdes 50%, certo? errado, perdes os 50%, ficas fodi... e a tua mulher come-te o juízo plo teu mau humor. :mrgreen:

Bem vindo
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 27/2/2006 19:01
Localização: Faro

por dominio » 30/8/2007 18:44

Então para iniciantes é bem mais vantajoso investir em fundos... bem me parecia. Eu percebo ambos os conceitos mas não percebo porque, mesmo pessoas sem skills de "pro", preferem acções a fundos. Por isso a confusão.

Em relação a mais valias está percebido.
E agora... impostos? São variáveis? São deduziveis no resgate/venda? As cotações já são o valor liquido ou não?
 
Mensagens: 6
Registado: 8/8/2007 7:32

por Che » 30/8/2007 18:41

Então sobre os graficos... se não aparecer estou-me a referir ao primeiro que aparece no forum tema "aposta para os próximos tempos>>>>" Pode ser este como qualquer outro... escolhi este porque os resultados da empresa sairam ontem...

Já vi analises a gráficos semelhantes no trabalho da página principal sobre "bolsa portuguesa no verão"...

Temos a preto a linha de tendencia que tem um declive positvo... está claramente a apontar para uma valorização... Mas dois pontos definem uma recta e se a analise for feita tendo em conta o ultimo mes e meio teria um declive descendente... logo desvalorização...

A minha duvida é como podemos pegar num estudo claramente retrospectivo e torna-lo prospectivo... neste grafico temos a noticia dos bons resultados da empresa que sairam hoje... Olhando para estes dois factores como posso tirar uma conclusao acerca de um investimento a longo prazo...

A bolsa é claramente um ciclo ora sobe ora desce... a compra é lá em baixo...

Reparei nalguns graficos naquele trabalho citado em comentarios como "exelente plataforma de lançamento" não desprezando o trabalho realizado... que está muito bom... mas não deixa de ser um estudo retrospectivo... É claramente impossivel prever o futuro...

Acho que a minha duvida no fundo é tendo em conta o historial da acção e possiveis notícias positivas a que indicadores olhar para tomar uma decisao minimamente fundamentada... visto um estudo retrospectivo ter o valor que tem...

Não sei se estou a olhar para isto duma forma muito ciêntifica e pouco de uma forma de economia... pois disso sei muito pouco... :(

Abraço e desculpem se for uma questao muito estupida...
Anexos
Grafico1.bmp
Grafico1.bmp (0 Bytes) Visualizado 13810 vezes
Hasta la vitoria siempre!!!
 
Mensagens: 24
Registado: 29/8/2007 13:51

por Ulisses Pereira » 30/8/2007 18:41

Mais valias é o capital que consegues ganhar depois de fechares, com sucesso, uma posição. Supões que compras 1000 acções a 5 euros e vendes essas mesmas 1000 acções a 7 euros, obténs uma mais valia de 2000 euros.

Quando investes em fundos, estás a colocar o teu capital num "bolo" sob a gestão de alguém. No fundo, estás a assumir que o gestor desse fundo domina o mercado melhor do que tu e conseguirá melhores resultados ( o que também é discutível pois a maior parte dos fundos tem muitas limitações legais). Quando compras uma acção, estás a comprar uma parte de uma empresa. Ou seja, estás a escolher especificamente a empresa onde queres investir.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Enslaved » 30/8/2007 18:37

Para os recém chegados penso que este tópico será muito importante :wink: Boa sorte e excelentes negócios :mrgreen:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 58&start=0
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por dominio » 30/8/2007 18:33

Bem, mais umas perguntas dummies:

- porquê investir em acções em vez de fundos?
- o que são mais-valias? expliquem tudo :)
 
Mensagens: 6
Registado: 8/8/2007 7:32

por spranto » 30/8/2007 17:18

scpnuno Escreveu:(eu TAMBÉM não acredito em price targets - do Millennium então....)


Afinal não sou só eu a achar que esses senhores agiram de má fé no principio deste ano a garantirem que a Altri não ia subir, não ia subir e de repente lá para março ou abril n me lembro desataram a comprar acções para os seus fundos.

Com pouco mais de 6 meses de bolsa cada vez estou mais convencido que isto é bem pior do que um mundo de cão.
 
Mensagens: 50
Registado: 28/8/2007 20:28

por scpnuno » 30/8/2007 16:04

Che Escreveu:
Quanto aos graficos que aparecem por aqui pelo forum e na página principal algum sitio onde possa aprender a lê-los... é que eu é mais gráficos de Absor./[concentração] e medicamentos... coisas de farmacêutico... :? Se puder ajudar em alguma coisa?? 8-)
Abraço.


Podes ajudar!!!

Pacotinhos promocionais de Xanax, Prozac, Valium, Halcion, etc, arranja-se? Tu não sabes o uso que a malta por aqui dá a isso. E uma receita a garantir que o café e o cigarro são indespensaveis à saude, para poder meter no IRS?

Quanto aos graficos, tenta fazer o seguinte - pega num, que gostes, e diz o que queres saber nele. A malta vai ajudado no que puder

(eu TAMBÉM não acredito em price targets - do Millennium então....)

Que entres com o pé direito e que tenhas toda a sorte do mundo (deixa um bocadinho para nós)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Che » 30/8/2007 15:48

Sou mais um dos muitos iniciados que por aqui aparece, ainda não li nenhum livro sobre a bolsa mas ando a cerca de um ano a tentar acompanhar o que se vai passando, ver as variações e falando com pessoas que até vão ganhando algum com isto.
O que me dizem é que para uma pessoa que tem muito pouco tempo livre é que o melhor são investimentos a médio longo prazo.
Agora a minha duvida é esta:
Como é que uma pessoa lê as entrelinhas duma notícia como o banco X aumentou a price target duma acção Y, isto torna esta acção Y um bom investimento a médio prazo ou é como me disseram uma maneira de os bancos levarem o publico em geral a investir nessa determinada acção de forma a levar a àgua ao seu moinho??
Não é que acredite em conspirações mas... :|
Quanto aos graficos que aparecem por aqui pelo forum e na página principal algum sitio onde possa aprender a lê-los... é que eu é mais gráficos de Absor./[concentração] e medicamentos... coisas de farmacêutico... :? Se puder ajudar em alguma coisa?? 8-)
Abraço.
Hasta la vitoria siempre!!!
 
Mensagens: 24
Registado: 29/8/2007 13:51

por JeRoK » 30/8/2007 9:59

Boas!

Penso que muito provavelmente as respostas às perguntas
que irei fazer já foram colocadas, no entanto como ainda tenho
algumas dúvidas coloco-as aqui neste tópico.

1) O que significa a paridade de um Warrant?
a) se um warrant tiver paridade 1:1, qual será o seu falor se o subjacente valorizar um 1%?
E se o subjacente desvalorizar 1%?

b) Como são as contas das perguntas anteriores se a paridade for 10:1?


2) Quais são os produtos existentes para poder ganhar dinheiro quando
os mercados lateralizam? E como funcionam esses produtos?


Obrigado.
"The simplest answer is usually the correct one."
 
Mensagens: 47
Registado: 28/6/2006 0:00

por Enslaved » 29/8/2007 23:24

Frekles Escreveu:
DC Escreveu:Boas venho desta forma pedir a vossa ajuda, ando a tentar treinar uma pouco de forma virtual, e gostava que me aconselhassem qual o melhor simulador/site para tal.

Agradecia tambem que me indicassem as melhores opçoes para um pequeno investidor com uma carteira de 400€ para me começar a inserir no meio e a aprender com erros, de preferencia pequenos. :lol:



Eu também ando a tentar descobrir isso.
Eu conheço é este AQUI, é bem velhinho (e é um jogo)!

Foi só uma piada. :P
Pode ser que alguém nos diga algo mais à séria!


Se querem brincar um pouco sem ter os nervos à flor da pele podem jogar aqui neste site :wink:


http://www.nextbolsa.com/

É só fazer o registo e depois podem abrir uma carteira virtual com 25.000 euros (virtuais) e investir no PSI :wink:

Boa sorte e excelentes negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Frekles » 29/8/2007 21:49

DC Escreveu:Boas venho desta forma pedir a vossa ajuda, ando a tentar treinar uma pouco de forma virtual, e gostava que me aconselhassem qual o melhor simulador/site para tal.

Agradecia tambem que me indicassem as melhores opçoes para um pequeno investidor com uma carteira de 400€ para me começar a inserir no meio e a aprender com erros, de preferencia pequenos. :lol:



Eu também ando a tentar descobrir isso.
Eu conheço é este AQUI, é bem velhinho (e é um jogo)!

Foi só uma piada. :P
Pode ser que alguém nos diga algo mais à séria!
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

por DC » 29/8/2007 21:41

Boas venho desta forma pedir a vossa ajuda, ando a tentar treinar uma pouco de forma virtual, e gostava que me aconselhassem qual o melhor simulador/site para tal.

Agradecia tambem que me indicassem as melhores opçoes para um pequeno investidor com uma carteira de 400€ para me começar a inserir no meio e a aprender com erros, de preferencia pequenos. :lol:
 
Mensagens: 35
Registado: 28/8/2007 23:49
Localização: Guarda

por Pata-Hari » 29/8/2007 21:30

Frekles, já sabes mais do que eu, não sabia que essa informação lá estava!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Frekles » 29/8/2007 20:17

ginganababy Escreveu:Excelente topico e excelente forum.

Sou estudante de economia e tenho um fascinio pelo mundo da bolsa.

Iniciei-me em bolsa na privatização da Galp, mas so agora na REN (que me rendeu uns 400€) comecei a acompanhar o mercado.


O meu banco é o Millennium, mas cobra umas taxas estupidamente altas para alguem como eu, que nao investe mais de 1000€....

Vou abrir conta no BigOnline, penso que tem taxas de transaçoes mais baixas. Que bancos usam?


é o meu primeiro post :P


Isso eu já aprendi!

Vai ao site da CMVM

www.cmvm.pt
> sistema de difusão de informação(lado direito)
> intermediários financeiros
> Custos e Comissões de Intermediação Financeira
If morality comes down to nothing more than the exercise of free will, with no principles available for moral judgment of the quality of these choices; then LAW will have to be used to fill the resulting moral vacuum. - DR Daniel Callahan
 
Mensagens: 11
Registado: 27/8/2007 23:33
Localização: Palmela

por spranto » 29/8/2007 20:09

ginganababy Escreveu:Tou a falar mas tb sou alto noob!! na OPV da galp pedi 500 acçoes e recebi duas... sabia la o que era rateio!


Heya ganda nabo!! :twisted:

Esquece lá isso amigo, cometi um erro parecido com a Martifer. Acontece a todos... ou só mesmo a alguns. ehehe
 
Mensagens: 50
Registado: 28/8/2007 20:28

por ginganababy » 29/8/2007 19:33

The Mechanic Escreveu::shock:

O que se passa no Caldeirão ?!
De repente , aparecem de todos os lados tópicos e novos utilizadores que disparam perguntas frenéticamente como se a Bolsa fosse um campo de garimpeiros em que basta comprar uma peneira e arregaçar as calças até meio da perna pra encontrar ouro .

Ali o amigo jorge1001 comprou 6 acções da Pararede a 0,20 cada porque é um bom negócio uma vez que o preço está baixo (?!)... dá vontade de perguntar porque não comprar antes 10 da VAA !? Ou pedir um empréstimo ao Banco e comprar 1 Sonae ( se um gajo estiver numa de Risco !!).


A todos os que " entram agora na mina " , eis a vossa primeira lição baseada no Método do Caso . Chama-se :

1 - POSICIONAMENTO

Caso : Pensemos na Bolsa como uma enorme casa com bonitas cortinas de veludo, tapetes Persa nas parede , mobiliário de madeira exótica e inebriantes decorações e em que os pais sairam pra ir ao cinema .Os miudos , na idade dos 6-7 anos, acordaram e convidaram os vizinhos . Andam todos agora a correr pela casa com isqueiros na mão .
Questão : Qual é o vosso Posicionamento ?! Estão na Sala ou na Cozinha ?! Ao que vão puxar fogo primeiro !?


Resolvendo esta questão , resolvem a questão do vosso posicionamento na Bolsa .

Depois , leiam muito e quando já souberem tudo ,venham fazer perguntas . De outra maneira , é como eu entrar pelo Centro de Física Nuclear do Estados Unidos e perguntar : " Como é !? Já tenho um copo de água na mão com meio kilo de chumbo lá dentro . Como é que eu faço a Bomba !? "

Um abraço ,

The Mechanic



é o fenomeno berardo... o homem começou a mostrar-se e agora todos querem ser como ele!


Tou a falar mas tb sou alto noob!! na OPV da galp pedi 500 acçoes e recebi duas... sabia la o que era rateio!
 
Mensagens: 14
Registado: 28/8/2007 0:26

por ginganababy » 29/8/2007 19:28

Excelente topico e excelente forum.

Sou estudante de economia e tenho um fascinio pelo mundo da bolsa.

Iniciei-me em bolsa na privatização da Galp, mas so agora na REN (que me rendeu uns 400€) comecei a acompanhar o mercado.


O meu banco é o Millennium, mas cobra umas taxas estupidamente altas para alguem como eu, que nao investe mais de 1000€....

Vou abrir conta no BigOnline, penso que tem taxas de transaçoes mais baixas. Que bancos usam?


é o meu primeiro post :P
 
Mensagens: 14
Registado: 28/8/2007 0:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], NTempero e 235 visitantes