Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

DAX - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 30/7/2010 10:41

Obrigado Luquinhos.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Cardos » 30/7/2010 0:33

Boa noite,

Para o Bull/Elias: suponho que o ticker seja este ^RUT.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal

por Bull Bull » 29/7/2010 17:33

Elias Escreveu:epá nem tenho o histórico desse indice... qual é o ticker?


Não sei Elias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2543
Registado: 21/12/2009 18:46
Localização: Faro

por Elias » 29/7/2010 17:17

epá nem tenho o histórico desse indice... qual é o ticker?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Bull Bull » 29/7/2010 16:30

Elias se puderes e quando tiveres tempo, gostava uma analise ao russel 2000. Não tenho esse magano.

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2543
Registado: 21/12/2009 18:46
Localização: Faro

por Elias » 29/7/2010 16:27

Mais um ataque falhado do DAX à resistência: hoje foi aos 6243 e recuou.

Os vendedores estão mesmo ali a cerrar fileiras :roll:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 28/7/2010 21:31

Aqui fica uma actualização ao DAX, que foi o índice mais votado na promoção de hoje.

O índice encontra-se em tendência ascendente há mais de um ano e globalmente é um dos índices mais fortes, encontrando-se a menos de 3% dos seus máximos anuais.

Contudo, os últimos meses têm sido de lateralização e têm-se evidenciado duas resistências importantes que o índice não tem conseguido superar - uma delas, a mais importante, está nos 6330. Esta zona foi visitada em Abril e novamente em Junho mas em ambos os casos houve um recuo (o segundo recuo foi menos amplo que o primeiro).

Em termos de curto prazo podemos verificar que existe uma outra resistência nos 6250. Esta resistância já travara o índice em Maio e novamente em Julho - neste caso duas vezes seguidas.

Torna-se evidente que a pressão vendedora existente nesta zona dos 6250-6330 é muito grande (se considerarmos toda esta zona como uma banda de resistência, então já vamos no quinto toque!) - há quem diga que quanto mais vezes uma resistência é tocada, maior a probabilidade de quebra - mas será mesmo assim? É verdade que se o DAX superar os 6330 fica muito bull e com a via aberta para os máximos de sempre nos 8000 pontos. Contudo, ainda não vi sinais fortes que apontem nesse sentido, pelo que para já parece querer continuar a consolidação. Por outro lado, um fecho abaixo de 5800 colocaria o DAX em maus lençóis.

Resumindo, no DAX estou:
- acima de 6330 muito bull
- entre 6250 e 6330 algo bull
- entre 5950 e 6250 neutro
- entre 5800 e 5950 algo bear
- abaixo de 5800 muito bear
Anexos
dax1.PNG
dax1.PNG (46.09 KiB) Visualizado 8387 vezes
dax2.PNG
dax2.PNG (43.8 KiB) Visualizado 8391 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 16/7/2010 21:10

Dax falha o ataque à resistência e termina a semana com um lower high...
Anexos
dax.PNG
dax.PNG (42.46 KiB) Visualizado 8477 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Dax‏ (Sep 10) intradía: recuperación esperada

por aefernandes » 28/6/2010 9:53

Punto pivote (nivel de invalidación): 6046

Nuestra Preferencia: Posiciones LARGAS en 6100 con objetivos en 6160 y 6200 en extensión.

Escenario alternativo: Debajo de 6046 buscar mayor indicación de bajo con 6000 y 5931 como objetivos.

Comentario técnico: objetivo 6160.


http://www.igmarkets.pt/cfd/lisbon-office.html

http://www.igmarkets.pt/cfd/contact-us.html
Anexos
Dax20100628.gif
Dax20100628.gif (10.68 KiB) Visualizado 8585 vezes
Uus, Neue, 新, Baru, Yeni, Nuevo, Bagong, Nouveau(discussão sobre mercados e não só, é grátis) Aqui.
disclaimerAqui.Aqui.
malukicesA Q U I.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1479
Registado: 21/4/2008 15:02
Localização: Schweiz

dax 30.

por rilha » 27/6/2010 18:12

boa tarde a todos

deixo aqui a minha visão do indice com os seus aspectos
bullish e bearish a quem aprouver.


um abraço.


rilha.
Anexos
dax.jpg
dax.jpg (175.43 KiB) Visualizado 8673 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 375
Registado: 15/3/2009 0:09
Localização: Sabugal.

por Fenicio » 24/6/2010 1:37

DAX 30 Index - 23/06/2010

O segundo dia consecutivo de quedas parece confirmar, mais uma vez, a força e a relevância da sua resistência dos 6.340 - 6.350 pontos (valores atingidos pela última vez em Setembro de 2008).

Apesar das quedas, os seus indicadores continuam com bom aspecto, o que parece denunciar que o interesse comprador ainda não se dissipou por completo.

Apesar de ainda continuar a acreditar num novo teste à referida resistência algures ao longo das próximas sessões, a possibilidade de uma correcção em direcção ao seu suporte dos 6.050 - 6.090 pontos é uma realidade que não deve ser ignorada.

Como não me sinto inteiramente confortável em transaccionar o DAX, tanto com entradas longas como curtas, prefiro aguardar por uma situação técnica mais bem definida.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por rsacramento » 22/6/2010 23:15

Sr_SNiper Escreveu:
rsacramento Escreveu:a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)

já agora deixa-me dizer que estou em crer que foi feito um minor top, ou seja, agora vamos ter uma inversãozinha

razões:
1)o gap pode ser de exaustão
2) a observação dos candles sugere fraqueza, indecisão e até final do rally
3) sobretudo (analisando retrospectivamente) a vela de sexta-feira dá ares de ser uma vela tipo exhauston day, ou coisa que o valha...

Embora estando afastado dos mercados por razões profissionais, após analisar o DAX cheguei a essa mesma conclusão.
Um abraço e obrigado por nos presenteares com as tuas fabulosas análises :)

deves estar a brincar :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 22/6/2010 23:15

rsacramento Escreveu:a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)


O meu gráfico estava incorrecto, por alguma razão não estava lá a vela de sexta-feira (a antepenúltima era assim a de quinta).

Aqui fica o gráfico corrigido.
Anexos
dax.PNG
dax.PNG (28.24 KiB) Visualizado 8832 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Sr_SNiper » 22/6/2010 23:07

rsacramento Escreveu:a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)

já agora deixa-me dizer que estou em crer que foi feito um minor top, ou seja, agora vamos ter uma inversãozinha

razões:
1)o gap pode ser de exaustão
2) a observação dos candles sugere fraqueza, indecisão e até final do rally
3) sobretudo (analisando retrospectivamente) a vela de sexta-feira dá ares de ser uma vela tipo exhauston day, ou coisa que o valha...

Embora estando afastado dos mercados por razões profissionais, após analisar o DAX cheguei a essa mesma conclusão.
Um abraço e obrigado por nos presenteares com as tuas fabulosas análises :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por rsacramento » 22/6/2010 22:55

a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)

já agora deixa-me dizer que estou em crer que foi feito um minor top, ou seja, agora vamos ter uma inversãozinha

razões:
1)o gap pode ser de exaustão
2) a observação dos candles sugere fraqueza, indecisão e até final do rally
3) sobretudo (analisando retrospectivamente) a vela de sexta-feira dá ares de ser uma vela tipo exhauston day, ou coisa que o valha...
Anexos
dax.png
dax.png (11.42 KiB) Visualizado 8917 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 22/6/2010 22:32

Para quem não tiver reparado, faço notar que o DAX foi ontem de manhã a valores muito próximos dos máximos anuais registados em Abril e hoje veio fechar o gap aberto ontem.
Anexos
dax.PNG
dax.PNG (31.95 KiB) Visualizado 6930 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 21/6/2010 3:13

Não se chateiem...
:lol:

Se quiserem saber a minha opinião, ela está aqui resumida (há uma secção considerável para os pontos).

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339

Para perceber bem a minha opinião, é preciso ler tudo. Contudo, vale a pena referir que na minha perspectiva há casos de linhas com dois pontos que eu considero suficientemente relevantes e outras com 3 ou mais que considero pouco relevantes (ou pouco fiáveis). Mas como digo, para entender bem a minha posição (que deriva essencialmente da minha experiência) é necessário ler o texto todo.

Já agora, ao longo destes 12 anos algumas nuances na minha metodologia foram mudando com o tempo (cada vez fui utilizando menos indicadores, etc) mas a questão das linhas de tendência é das que menos mudou. Em essência na verdade praticamente nada mudou nos últimos perto de 8~10 anos nessa matéria e ainda fazem parte do meu núcleo duro de ferramentas de AT...




A propósito, há um site brasileiro com uns cursos de AT online que copiou o conteúdo desse meu texto - publicado originalmente primeiro no forum e depois no Caldeirão pré-Negócios e transferido entretanto para o Forum de novo em secção própria após a fusão com o Negócios - sem me pedir autorização, mas a autoria desse texto é original minha!

(a título de curiosidade, foi publicado a 16 de Fevereiro no Forum - ver aqui - e depois a 13 de Abril de 2003 no "site" - ver aqui - e no site brasileiro que açambarcou o texto tem uma data anterior falsa, o que denota malícia)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Fenicio » 21/6/2010 0:03

Ok... vá, peço desculpas pela brincadeira no post anterior. :oops:

Mas essas questões de 20 cêntimos impossibilitarem o traço de uma zona de resistência, ou de 15 pontos (em meio a milhares) invalidar por completo uma Linha de Tendência, acho que é ser um bocado "picuinhas", principalmente pq:

1. O que se está a fazer é algo tremendamente subjectivo (nisto eu acho que todos concordamos);

2. A Análise Técnica, ao contrário do que o nome dá a entender, não é uma ciência exacta. Há regras, como é óbvio, mas devido à sua subjectividade, é difícil aplicá-las 100 por 100 (a não ser em casos muito específicos).

É por isso que pessoalmente não gosto nada do termo "linha", seja Linha de Tendência, de Suporte ou de Resistência. Há casos e há casos e, tal como em muitos outros aspectos da vida (pessoal e profissional), há a necessidade de sermos minimamente flexíveis.

Portanto...

8 pontos para baixo ou para cima...

A linha começa nos máximos e só pode passar por máximos, sob pena de invalidar todo o resto...

Para mim vai dar tudo à mesma, desde que a análise consiga extrair a verdadeira disposição do mercado.

E pronto, acho que é isso. :)

E, já agora, o meu pedido de desculpas ao rsacramento. :) Eu não queria ter sido assim tão sarcástico... mas de tempos em tempos estas questões insistem em voltar à baila aqui no fórum e confesso que já não tenho tanta paciência como tinha antigamente. Devo estar a ficar velho! :shock:
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por Fenicio » 20/6/2010 23:35

rsacramento Escreveu:e não é que afinal não leste tudo como deve ser?

vai lá ler outra vez o teu parágrafo do stockcharts:
Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.


em resumo: ok, dois pontos definem uma recta; mas (em AT) é preciso um terceiro para a validar :)


Ok... here we go! :mrgreen:


Imagem


UI!!! Falhei o terceiro toque por... hmmm... deixa ver com a lupa...

Tens razão!! Que vergonha a minha. :) Falhei o terceiro por 8 pontos! :( Era para ter passado nos 6.118 pontos mas passou nos 6.126. :(

PS.: É a gozar, mas teve piada!! :D

Já agora, podíamos acrescentar à discussão outros temas importantes, por exemplo, onde é que deve passar a linha de uma Trending Line? Nos máximos/mínimos ou nos fechos/aberturas? E se a TL começa num máximo ela deve passar obrigatoriamente apenas por máximos ou também pode passar por fechos?

E claro está, quem diz linhas de tendência também diz suportes e resistências.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/6/2010 23:22

e não é que afinal não leste tudo como deve ser?

vai lá ler outra vez o teu parágrafo do stockcharts:
Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.


em resumo: ok, dois pontos definem uma recta; mas (em AT) é preciso um terceiro para a validar :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por ToshB » 20/6/2010 23:10

Ninguém se assustou com o volume do último dia? Volume altíssimo num dia que só subiu umas meras décimas percentuais e no meio de um rally... Para quem sabe VSA sabe que este dia bem pode sinalizar o fim deste rally e portanto um re-teste aos lows ou mesmo a continuação da correcção. Embora os mercados tenham estado a mostrar força, este dia é assustador...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 382
Registado: 1/8/2009 18:09
Localização: Setúbal

por Fenicio » 20/6/2010 23:01

rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:
Há um site muito bom e que pode te ajudar com isso:

a tua opinião não se reforça por usares tons paternalistas :wink:

mas deixa-me só dizer-te o seguinte: quando estudares os clássicos vais ver que mudas de opinião

se não estiveres para isso, escuta o Ulisses ou o Marco

se mesmo assim continuares na tua, tudo bem, que eu também fico na minha



fica bem :)


UI!! :) Podíamos estar nisso a noite toda mas... não me apetece. ;)

As minhas fontes estão aí e tenho outras aqui. Podes lê-las à vontade. Mal não te fará, podes ter a certeza. :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/6/2010 22:59

Fenicio Escreveu:
Há um site muito bom e que pode te ajudar com isso:

a tua opinião não se reforça por usares tons paternalistas :wink:

mas deixa-me só dizer-te o seguinte: quando estudares os clássicos vais ver que mudas de opinião

se não estiveres para isso, escuta o Ulisses ou o Marco

se mesmo assim continuares na tua, tudo bem, que eu também fico na minha



fica bem :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Fenicio » 20/6/2010 22:36

Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:DAX 30 Index - 18/06/2010

Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo


essa linha só tem 2 toques :roll:


Yeap! E... ? :?


e... deves saber tão bem quanto eu

senão: precisa de 3 (três) toques para ser válida 8-)


Há um site muito bom e que pode te ajudar com isso:

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

Vais à secção "Validation".

Lá diz o seguinte:

Validation

It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line.


Repara quando ele diz que são 2 ou mais pontos e que quanto mais pontos, melhor.

Vale? :wink:


Já agora, há um outro também muito bom e que diz o seguinte:

Number of Touches on Trendline
This is a well-known truth in Technical Analysis: The more times trendline has been touched and respected by price, the stronger it is. The minimal touches for a trendline is two, with trade entered at the 3rd touch (after confirmation).


http://www.chartsecret.com/content/iden ... rend-lines

8-)

E não te esqueças da tremenda subjectividade de uma linha de tendência! Onde eu vejo uma LT, podes muito bem estar a ver uma outra coisa qualquer. Mas acho que, à luz dessas fontes citadas, chegamos ambos à mesma conclusão. Não?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por Fenicio » 20/6/2010 22:30

rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Fenicio Escreveu:DAX 30 Index - 18/06/2010

Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo


essa linha só tem 2 toques :roll:


Yeap! E... ? :?


e... deves saber tão bem quanto eu

senão: precisa de 3 (três) toques para ser válida 8-)


Há um site muito bom e que pode te ajudar com isso:

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

Vais à secção "Validation".

Lá diz o seguinte:

Validation

It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line.


Repara quando ele diz que são 2 ou mais pontos e que quanto mais pontos, melhor.

Vale? :wink:
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 333 visitantes