Enviado: 26/11/2009 18:41
Cofina passa de prejuízos a lucros de 19,5 milhões nos primeiros nove meses
A Cofina registou lucros de 19,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, depois de em igual período do ano anterior ter obtido prejuízos de 49,7 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM, que realça o impacto positivo da Zon nos resultados e que o terceiro trimestre foi "o melhor" do ano impulsionado pelo segmento dos jornais.
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Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
A Cofina registou lucros de 19,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, depois de em igual período do ano anterior ter obtido prejuízos de 49,7 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM, que realça o impacto positivo da Zon nos resultados e que o terceiro trimestre foi “o melhor” do ano impulsionado pelo segmento dos jornais.
Segundo a mesma fonte, o grupo presidido por Paulo Fernandes, e que detém publicações como o Jornal de Negócios, acabou este período com um EBIDTA de 14,7 milhões de euros, o que significa um recuo de homólogo de 2,7% face aos 15,2 milhões de euros registados em 2008.
Neste período a “holding” registou também uma descida nas receitas operacionais, quando comparadas com os números homólogos. Os 97,8 milhões de euros apresentados em 2009 significam uma quebra de 11,5% em relação ao 110,5 milhões de euros dos primeiros nove meses de 2008.
Mas as receitas de circulação verificaram uma evolução positiva de 3,3% para 45 milhões de euros, tendo as de publicidade caído 19%.
Já os custos operacionais deslizaram 12,9% para os 83 milhões de euros uma vez que a Cofina continuou a “adaptar a sua estrutura de custos ao contexto económico, tendo continuado a implementar políticas de optimização da base de custo”.
“Neste sentido, os custos operacionais do terceiro trimestre de 2009 foram inferiores em cerca de 10% ao nível de custos do terceiro trimestre de 2008 e foram cerca de 6% abaixo do segundo trimestre de 2009”, sublinha a Cofina.
Jornais impulsionam números do terceiro trimestre
O terceiro trimestre deste ano foi, aliás, o melhor trimestre do ano, com o EBITDA da empresa a crescer 10,6% face ao mesmo período de 2008 e a situar-se nos 5,5 milhões de euros entre Julho e Setembro deste ano.
A contribuir para a melhor performance esteve a área de jornais, com uma margem EBITDA de 22,7%. O EBITDA alcançado neste segmento ascendeu a cerca de 5,5 milhões de euros, o que representa um crescimento superior a 29% face ao período homólogo.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela APCT (referentes aos meses de Janeiro a Agosto de 2009), o “Correio da Manhã” é o jornal mais vendido em Portugal, com vendas médias diárias superiores a 117 mil exemplares, sublinha a mesma fonte.
Quanto ao segmento das revistas, a margem EBITDA foi “ligeiramente positiva”, de 0,3%.
Em termos acumulados, em 2009, a revista semanal de grande informação “Sábado” registou vendas médias semanais de cerca de 78,5 mil exemplares; a revista semanal de televisão e sociedade “TV Guia” vendeu, em média, mais de 80,2 mil exemplares; e a revista semanal de sociedade “Flash” registou uma circulação paga média de 52,2 mil exemplares.
A Cofina realça ainda o facto da sua participação, de cerca de 5%, na Zon, ter influenciado positivamente os resultados da Cofina. “O impacto total desta valorização (incluindo dividendos de 2,4 milhões de euros), no montante global de aproximadamente 16,5 milhões de euros, foi, na sua totalidade, reconhecido na demonstração dos resultados, na rubrica “Resultados relativos a outros investimentos”, explica a mesma fonte.
A Cofina registou lucros de 19,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, depois de em igual período do ano anterior ter obtido prejuízos de 49,7 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM, que realça o impacto positivo da Zon nos resultados e que o terceiro trimestre foi "o melhor" do ano impulsionado pelo segmento dos jornais.
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Ana Filipa Rego
arego@negocios.pt
A Cofina registou lucros de 19,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, depois de em igual período do ano anterior ter obtido prejuízos de 49,7 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM, que realça o impacto positivo da Zon nos resultados e que o terceiro trimestre foi “o melhor” do ano impulsionado pelo segmento dos jornais.
Segundo a mesma fonte, o grupo presidido por Paulo Fernandes, e que detém publicações como o Jornal de Negócios, acabou este período com um EBIDTA de 14,7 milhões de euros, o que significa um recuo de homólogo de 2,7% face aos 15,2 milhões de euros registados em 2008.
Neste período a “holding” registou também uma descida nas receitas operacionais, quando comparadas com os números homólogos. Os 97,8 milhões de euros apresentados em 2009 significam uma quebra de 11,5% em relação ao 110,5 milhões de euros dos primeiros nove meses de 2008.
Mas as receitas de circulação verificaram uma evolução positiva de 3,3% para 45 milhões de euros, tendo as de publicidade caído 19%.
Já os custos operacionais deslizaram 12,9% para os 83 milhões de euros uma vez que a Cofina continuou a “adaptar a sua estrutura de custos ao contexto económico, tendo continuado a implementar políticas de optimização da base de custo”.
“Neste sentido, os custos operacionais do terceiro trimestre de 2009 foram inferiores em cerca de 10% ao nível de custos do terceiro trimestre de 2008 e foram cerca de 6% abaixo do segundo trimestre de 2009”, sublinha a Cofina.
Jornais impulsionam números do terceiro trimestre
O terceiro trimestre deste ano foi, aliás, o melhor trimestre do ano, com o EBITDA da empresa a crescer 10,6% face ao mesmo período de 2008 e a situar-se nos 5,5 milhões de euros entre Julho e Setembro deste ano.
A contribuir para a melhor performance esteve a área de jornais, com uma margem EBITDA de 22,7%. O EBITDA alcançado neste segmento ascendeu a cerca de 5,5 milhões de euros, o que representa um crescimento superior a 29% face ao período homólogo.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela APCT (referentes aos meses de Janeiro a Agosto de 2009), o “Correio da Manhã” é o jornal mais vendido em Portugal, com vendas médias diárias superiores a 117 mil exemplares, sublinha a mesma fonte.
Quanto ao segmento das revistas, a margem EBITDA foi “ligeiramente positiva”, de 0,3%.
Em termos acumulados, em 2009, a revista semanal de grande informação “Sábado” registou vendas médias semanais de cerca de 78,5 mil exemplares; a revista semanal de televisão e sociedade “TV Guia” vendeu, em média, mais de 80,2 mil exemplares; e a revista semanal de sociedade “Flash” registou uma circulação paga média de 52,2 mil exemplares.
A Cofina realça ainda o facto da sua participação, de cerca de 5%, na Zon, ter influenciado positivamente os resultados da Cofina. “O impacto total desta valorização (incluindo dividendos de 2,4 milhões de euros), no montante global de aproximadamente 16,5 milhões de euros, foi, na sua totalidade, reconhecido na demonstração dos resultados, na rubrica “Resultados relativos a outros investimentos”, explica a mesma fonte.