Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Shevet » 23/1/2014 12:23

HOPE Escreveu:
HOPE Escreveu:Atenção, a COFINA acordou, segurem-se, a viagem (para cima) vai começar...!



Possivelmente é o valeaquilino a recomprá-las! lol



Ohhhh Rasteiro, já está justificado -> valeaqilino a recomprar e pelo volume já deve ter feito 50% do mercado :D
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

Re: Cofina - Tópico Geral

por rasteiro » 23/1/2014 12:12

HOPE Escreveu:Atenção, a COFINA acordou, segurem-se, a viagem (para cima) vai começar...!


caro HOPE.
daqui a pouco tens o Comandante ULISSES, a dar-te nas orelhas, pelo teu comentário.
ele não perdoa,a té eu levo nas orelhas de vez em quando, por não justificar os comentários, lol :lol: :lol:

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Cofina - Tópico Geral

por HOPE » 23/1/2014 12:10

HOPE Escreveu:Atenção, a COFINA acordou, segurem-se, a viagem (para cima) vai começar...!



Possivelmente é o valeaquilino a recomprá-las! lol
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Cofina - Tópico Geral

por HOPE » 23/1/2014 12:07

Atenção, a COFINA acordou, segurem-se, a viagem (para cima) vai começar...!
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Cofina - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 22/1/2014 18:34

Tu fazes mais de 20% do volume d cotada ? Tu es o mercado, isso vai para onde tu quiseres :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8973
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Cofina - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 22/1/2014 18:18

Tens um gatinho no teu avatar.... mas afinal.... és um Tubarão!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: Cofina - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 22/1/2014 17:56

Bem, afinal não vendi tudo, não sei porque cargas de água ainda me deixaram 2.047 acções,provavelmente é para comprarem amanhã pela fresquinha e provavelmente acima do fecho de hoje. :-"
De qualquer maneira, vendi: 21,67% do mercado, :oh:

Agora resta-me esperar que ela venha para baixo, mas se assim não for, vou procurar outro papel pois não falta por onde escolher.

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Cofina - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 22/1/2014 16:33

Correcção ao post anterior:
Das que estão a vender, só já tenho: 19.034, as outras são de outro freguês.

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Cofina - Tópico Geral "uma opinião "

por Aqui_Vale » 22/1/2014 16:20

ruifortis Escreveu:o bom da correção foi fechar o gap penso que não deverá descer muito mais esperemos uma recuperação para amanha


Bom dia minha gente,...
Poderá não ter muito interesse,... mas aqui vai:
22% do mercado, foram acções minhas a vender.
Ainda tenho mais 23.872, a 0,6220 para quem quiser, ... e mais umas quantas, provavelmente, para entregar como tenho feito até aqui.
É provavelmente que depois de eu vender elas subam, se assim for, quem comprou comprou bem.
Aqui vai um boneco fresquinho. :-"

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
cofinaQUEDA.png
cofinaQUEDA.png (37.94 KiB) Visualizado 7056 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2899
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Cofina - Tópico Geral

por RUI FORTIS » 21/1/2014 23:25

o bom da correção foi fechar o gap penso que não deverá descer muito mais esperemos uma recuperação para amanha
 
Mensagens: 51
Registado: 9/9/2012 18:35
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por HOPE » 21/1/2014 21:09

Uma correcção considerável na sessão de hoje...aproveitei para reforçar. Espero que amanhã as correcções não continuem...pq o dinheiro para reforços tb se acaba! lol
 
Mensagens: 358
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: Feijó

Re: Cofina - Tópico Geral

por RUI FORTIS » 20/1/2014 9:48

boa entrada semanal com um bom gap, mas gostava de um pouco mais de volume no entanto tivemos o rompimento do máximo da semana anterior na minha opinião
se aguentarem o titulo nestes valores ou mais tem tudo para ser uma ótima semana
 
Mensagens: 51
Registado: 9/9/2012 18:35
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Rags » 19/1/2014 23:05

TheMolle Escreveu:O meu comentário não tem nada a ver com a Cofina, mas não podia deixar de dar a minha opinião relativamente ao último post do rags: Excelente post!

É essa disciplina e tranquilidade de espirito que nos devem servir de base para podermos ter ganhos consistentes em bolsa. Isso, em conjunto obviamente com o conhecimento!

Bela partilha Rags!

Aproveito ainda para referir que concordo em absoluto com os pontos que definiste para entrar. Estou de olho ;)

:idea:


TheMolle assim estragas-me com mimos :) , não era caso para tanto :wink:


Este tópico está a estravazar para caminhos que não são os pretendidos (é simplesmente o tópico da cofina), mas no bom sentido claro :clap:

FDPC Escreveu:Apesar de serem apenas seis meses minha presença no mercado, nas ultimas semanas com atitudes um pouco mais radicais e sem bases para o fazer, balançei e andei na corda bamba na tentativa de alcançar o outro lado, que apesar dos ventos, cheguei ao outro lado, com uma confortável sensação de sucesso, para então no dia a seguir, desabar e cair da cadeira, de tão intensa e arriscada manobra, porém vitoriosa, mas desabei, entrei em parafuso, pois ficou aquela pergunta: - e se fosse ao contrário? Teria sido uma queda e estaria feito ao bife. Foi bom ter isso ocorrido, pois agora compreendo que a maior parte de meus atos de percuso que iniciou-se com a análise fundamental e alguma precária análise técnica e com o andar dos números, com aquela velocidade das ultimas semanas, minha condição psicológica desestabilizou-se por completo. Entre a ansiedade, o medo, o pânico e a adrenalina.
E como atitude final, entrei em liquidez a 70%. Passados esses dois , três dias, procurei compreender-me melhor e a minha própria condição de ser humano, 54 anos etc etc etc... Os meus medos e ansiedades ficam identificados pelo pouco conhecimento que já é muito, mas continua sendo pouco (eu sei que nada sei e sempre continuarei a aprender) e a máxima prevaleceu, levando-me a funcionar em modo emocional. Mas também uma convicção adquiri que após ampliar meus conhecimentos fundamentalista e técnicos sabendo que sempre continuarei num processo constante e permanente de aprendizagem, por que é assim a vida, confirma o que os grandes profissionais da área afirmam que o mais importante é a psicologia do individuo posicionado no mercado. É a psicologia de mercado. Entre leituras e aprendizagem, agora vou partir para mais uma etapa, ao estudo da psicologia de mercados, e já nesta próxima semana vou dar umas voltas por ai, para encontrar um psicólogo e planejar um trabalho de reformatação mental, para agir com mais bases sobre o mercado. Mas sua questão central , o Marco Antonio, administrador do fórum tem ali três simples e objetivas linhas, associadas, que são:

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei é desnecessária mas com Três Leis isto ficava mais giro.


Grande poste FDPC, tocas em aspectos fundamentais para seres um trader de sucesso.

:arrow: Reconhecimento dos próprios erros

:arrow: Humildade... que te leva a querer saber mais

:arrow: A iniciativa de querer estudar a psicologia de mercado e do trader

Não precisas de procurar um psicologo, vai antes a uma livraria e compra o "Trading in the zone" tens lá tudo :wink:

--------------------------------------------------------------

Deixo mais uma fatia do bolo:

A ideia é aprender a tornar-se um observador atento dos seus próprios pensamentos , palavras e actos. A sua primeira linha de defesa contra o erro de trading é dar por si mesmo a pensar sobre ele. É claro que a última linha de defesa é dar por si próprio a agir. Se não se empenhar em tornar-se um observador atento destes processos, as suas tomadas de consciência virão sempre depois da ação normalmente quando já está num profundo estado de arrependimento e frustação.

Mark Douglas
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

Re: Cofina - Tópico Geral

por FDPC » 19/1/2014 22:15

ruifortis Escreveu:quando se entra num titulo é porque se está à espera que este valorize, eu comprei no principio da semana, talvez como outros traders também eu pensei em vender, por acaso perto do topo da semana 0.65 que era um 1º ponto de venda para mim, sei agora que era perto do topo porque esta acabou ou seja não vale a pena pensar que devia ter vendido e comprado outro para ganhar mais noutro porque quando se está a ganhar acho que é mais difícil mudar falo por mim, embora o titulo já estivesse a ganhar perto de 20 % mas o ser humano quer sempre mais com isto não digo que não se deva ou possa mudar cada um pensa por si
costuma acontecer de muitos pensarem que (e se eu tivesse vendido no topo depois comprava outro ganhava mais depois vendia no topo novamente e depois comprava outro é sempre a ganhar ) também já pensei assim e ainda penso mas menos
mas quanto a pensar em mudar normalmente só acontece depois de um outro titulo estar a valorizar um bom bocado como foi comentado mais atrás, e lá vem o pensamento da ordem s(se eu tivesse investido tudo naquele titulo agora esta a ganhar um bom bocado) mas não será sensato pensar que se soubesse-mos que um titilo ia valorizar assim tanto não nos mudaríamos todos para esse mesmo titulo ou seja é tempo perdido dizer e se eu tivesse entrado naquele titulo e não neste tinha ganho bem mais é impossível prever isto
hoje todos sabem quanto poderiam ter ganho esta semana em qualquer titulo e assim fica fácil de decidir qual seria o melhor titulo para entrar mas façamos ao contrario vamos pensar no futuro qual será o titulo que mais vai dar na semana que vem?
esse é o meu fascínio pela bolsa, nunca se sabe o que pode acontecer
acho que ai tem a ver com a nossa vontade


Apesar de serem apenas seis meses minha presença no mercado, nas ultimas semanas com atitudes um pouco mais radicais e sem bases para o fazer, balançei e andei na corda bamba na tentativa de alcançar o outro lado, que apesar dos ventos, cheguei ao outro lado, com uma confortável sensação de sucesso, para então no dia a seguir, desabar e cair da cadeira, de tão intensa e arriscada manobra, porém vitoriosa, mas desabei, entrei em parafuso, pois ficou aquela pergunta: - e se fosse ao contrário? Teria sido uma queda e estaria feito ao bife. Foi bom ter isso ocorrido, pois agora compreendo que a maior parte de meus atos de percuso que iniciou-se com a análise fundamental e alguma precária análise técnica e com o andar dos números, com aquela velocidade das ultimas semanas, minha condição psicológica desestabilizou-se por completo. Entre a ansiedade, o medo, o pânico e a adrenalina.
E como atitude final, entrei em liquidez a 70%. Passados esses dois , três dias, procurei compreender-me melhor e a minha própria condição de ser humano, 54 anos etc etc etc... Os meus medos e ansiedades ficam identificados pelo pouco conhecimento que já é muito, mas continua sendo pouco (eu sei que nada sei e sempre continuarei a aprender) e a máxima prevaleceu, levando-me a funcionar em modo emocional. Mas também uma convicção adquiri que após ampliar meus conhecimentos fundamentalista e técnicos sabendo que sempre continuarei num processo constante e permanente de aprendizagem, por que é assim a vida, confirma o que os grandes profissionais da área afirmam que o mais importante é a psicologia do individuo posicionado no mercado. É a psicologia de mercado. Entre leituras e aprendizagem, agora vou partir para mais uma etapa, ao estudo da psicologia de mercados, e já nesta próxima semana vou dar umas voltas por ai, para encontrar um psicólogo e planejar um trabalho de reformatação mental, para agir com mais bases sobre o mercado. Mas sua questão central , o Marco Antonio, administrador do fórum tem ali três simples e objetivas linhas, associadas, que são:

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei é desnecessária mas com Três Leis isto ficava mais giro.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Cofina - Tópico Geral

por mpfreitas » 19/1/2014 15:04

Grupo Cofina :

Correio da Manhã
Record
Jornal de Negócios
Destak
Metro

Revistas
Flash!
TV Guia
TV Guia Novelas
GQ
Máxima
Vogue
Sábado
Semana Informática

Televisão
Correio da Manhã TV (Canal 8 do Meo)

Penso que a televisão será o que irá apresentar o maior crescimento.
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Shevet » 18/1/2014 11:21

O mal é que as pessoas muitas vezes investem o que têm e o que não têm, muitas vezes investem com dinheiros que precisarão a curto prazo e depois se corre mal dá raia e saem a perder o que tiver de ser!!

Acho que estamos numa boa face do mercado, fase de recuperação, o que não invalida que haja correções pelo meio!

Já dizia o velhote: Buy and Hold!!
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

Re: Cofina - Tópico Geral

por RUI FORTIS » 18/1/2014 1:52

quando se entra num titulo é porque se está à espera que este valorize, eu comprei no principio da semana, talvez como outros traders também eu pensei em vender, por acaso perto do topo da semana 0.65 que era um 1º ponto de venda para mim, sei agora que era perto do topo porque esta acabou ou seja não vale a pena pensar que devia ter vendido e comprado outro para ganhar mais noutro porque quando se está a ganhar acho que é mais difícil mudar falo por mim, embora o titulo já estivesse a ganhar perto de 20 % mas o ser humano quer sempre mais com isto não digo que não se deva ou possa mudar cada um pensa por si
costuma acontecer de muitos pensarem que (e se eu tivesse vendido no topo depois comprava outro ganhava mais depois vendia no topo novamente e depois comprava outro é sempre a ganhar ) também já pensei assim e ainda penso mas menos
mas quanto a pensar em mudar normalmente só acontece depois de um outro titulo estar a valorizar um bom bocado como foi comentado mais atrás, e lá vem o pensamento da ordem s(se eu tivesse investido tudo naquele titulo agora esta a ganhar um bom bocado) mas não será sensato pensar que se soubesse-mos que um titilo ia valorizar assim tanto não nos mudaríamos todos para esse mesmo titulo ou seja é tempo perdido dizer e se eu tivesse entrado naquele titulo e não neste tinha ganho bem mais é impossível prever isto
hoje todos sabem quanto poderiam ter ganho esta semana em qualquer titulo e assim fica fácil de decidir qual seria o melhor titulo para entrar mas façamos ao contrario vamos pensar no futuro qual será o titulo que mais vai dar na semana que vem?
esse é o meu fascínio pela bolsa, nunca se sabe o que pode acontecer
acho que ai tem a ver com a nossa vontade
 
Mensagens: 51
Registado: 9/9/2012 18:35
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por TheMolle » 18/1/2014 1:03

Pedro, o momento de entrada terás de ser tu a definir, mas se ajudar, coloca a ti próprio as seguintes questões: se entraste a 0,66€ e achas que no final do ano vai estar a 0,90€, porque saíste?

- O que te leva a crer que vai chegar aos 0,90€?
- Porquê 0,90€?
- Definiste os 0,60€ como ponto de saída porquê?

A resposta a estas perguntas irá ajudar a (começar a) definires-te enquanto trader/investidor. Juntando a isso o fundamento teórico, serás capaz de definir uma estratégia de trade que te faça sentido.

Desculpa se não foi grande ajuda, mas há passos que tens de ser tu a dar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por pcostapalbit » 18/1/2014 0:25

The Molle,

Muito abrigada pela ajuda.

Talvez tenha sido demasiado modesto, pois já ando pela bolsa desde 2008.

Apanhei a onda do BCP a 0,093 e fiz all-in, ainda as tenho todas :).

Agora gostaria de entrar na Cofina pois acredito bastante nesta acção pelos fundamentais, pela comparação dos "peers" e pela análise técnica vêem-se grandes volumes desde fim de set /2013 e a iniciar rally no inicio deste ano.

Por outro lado o correio da manhã o record, Jornal de Negócios e a revista Sábado são referencias em Portugal e a bandeira desta empresa e com a economia nacional a recuperar este titulo pode, na minha modesta opinião, chegar aos 0,90€ ainda este ano.

O meu problema maior é o timming de entrada, é aí que me espalho muitas vezes, podes dar uma ajuda...

Ab,
 
Mensagens: 9
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Vale de Boi

Re: Cofina - Tópico Geral

por TheMolle » 17/1/2014 23:52

Pedro, parece-me que devias ter começado pelo aprender, e só depois investir! Mas parece-me que já te apercebeste disso.

O que te posso aconselhar é dares uma vista de olhos nos artigos didáticos do caldeirão e na biblioteca. Vais encontrar muito material que te pode ajudar a compreender o funcionamento dos mercados, desde a parte mais prática, até ao lado psicológico.

Quando sentires que tens fundamentos para conseguires tomar uma posição numa acção em que consigas definir um ponto de entrada e de saída e os consigas justificar, então, talvez estejas pronto para investir.

Esta é a melhor ajuda que te consigo dar! ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por pcostapalbit » 17/1/2014 23:46

Viva,

Eu sou dos cromos, entrei a 0,66€ e vendi hoje no stop a 0,60...

Lógica neste trade não existe e necessito urgentemente de aprender.

Alguém pode dar uma ajuda?
 
Mensagens: 9
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Vale de Boi

Re: Cofina - Tópico Geral

por ocart » 17/1/2014 22:59

Um dos principais conselhos dos responsáveis deste Tópico e talvez o mais importante é não pôr dinheiro na Bolsa que pode precisar a qualquer momento!!!!!
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

CaixaBI revê em alta preço-alvo para a Cofina

por silva74 » 17/1/2014 22:57

 
Mensagens: 232
Registado: 10/5/2010 10:54
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por mpfreitas » 17/1/2014 18:43

Companheiros, quem pode informar quais as empresas onde a Cofina, tem uma participação de relevo

Obrigado,
Abraço
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por TheMolle » 17/1/2014 17:55

O meu comentário não tem nada a ver com a Cofina, mas não podia deixar de dar a minha opinião relativamente ao último post do rags: Excelente post!

É essa disciplina e tranquilidade de espirito que nos devem servir de base para podermos ter ganhos consistentes em bolsa. Isso, em conjunto obviamente com o conhecimento!

Bela partilha Rags!

Aproveito ainda para referir que concordo em absoluto com os pontos que definiste para entrar. Estou de olho ;)

:idea:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, cdias, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, JotaFreitas1, lito, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, Tx9262, Xacal, Ze nabo e 348 visitantes