Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 20/2/2020 17:36

ativo Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ativo, duvidei e se quiseres poderás constatar que até juízes do regulador duvidaram. Em relação ao discorrer, que raio de democracia é essa que toda a gente discorre e escorre proibições em relação à Impresa e quando se diz alguma coisa da Cofina ai, ai, ai que não pode ser. Vai lá espreitai como se chama o novo programa de Ricardo Araújo Pereira... nã, não é mesmo Pesadelo coisa nenhuma. 8-)

Álvaro, podes, evidentemente, continuar a discorrer sobre o aumento de capital da Cofina, se isso te ajuda a passar o tempo.
No entanto, o que falta apenas saber, de verdadeiramente importante, relativamente ao aumento de capital é qual a participação acionista no capital social da Cofina, após o aumento de capital, dos maiores investidores na Cofina, e isso só se saberá depois de 10 de março.


Em principio vai ficar assim:

Pedro Miguel Matos
Borges de Oliveira1
10.277.248 10,02% 19.200.001 6,59%
Domingos José Vieira
de Matos2
12.395.257 12,09% 29.150.000 10,00%
Paulo Jorge dos Santos
Fernandes3
14.235.474 13,88% 58.679.920 20,13%
João Manuel Matos
Borges de Oliveira4
15.400.000 15,01% 35.000.000 12,01%
Ana Rebelo Carvalho
Menéres de Mendonça5
20.488.760 19,98% 31.600.001 10,84%
Mário Ferreira6 - - 44.444.444 15,25%
ABanca - - 22.142.5917 7,60%
Outros acionistas 29.769.097 29,02% 51.237.766 17,58%
Total 102.565.836 100% 291.454.725 100%
1
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 20/2/2020 17:25

Àlvaro Escreveu:Ativo, duvidei e se quiseres poderás constatar que até juízes do regulador duvidaram. Em relação ao discorrer, que raio de democracia é essa que toda a gente discorre e escorre proibições em relação à Impresa e quando se diz alguma coisa da Cofina ai, ai, ai que não pode ser. Vai lá espreitai como se chama o novo programa de Ricardo Araújo Pereira... nã, não é mesmo Pesadelo coisa nenhuma. 8-)

Álvaro, podes, evidentemente, continuar a discorrer sobre o aumento de capital da Cofina, se isso te ajuda a passar o tempo.
No entanto, o que falta apenas saber, de verdadeiramente importante, relativamente ao aumento de capital é qual a participação acionista no capital social da Cofina, após o aumento de capital, dos maiores investidores na Cofina, e isso só se saberá depois de 10 de março.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/2/2020 16:30

Ativo, duvidei e se quiseres poderás constatar que até juízes do regulador duvidaram. Em relação ao discorrer, que raio de democracia é essa que toda a gente discorre e escorre proibições em relação à Impresa e quando se diz alguma coisa da Cofina ai, ai, ai que não pode ser. Vai lá espreitai como se chama o novo programa de Ricardo Araújo Pereira... nã, não é mesmo Pesadelo coisa nenhuma. 8-)
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 20/2/2020 15:35

Àlvaro Escreveu:O que me levaria a acreditar em toda a publicidade à volta deste aumento de capital? Ver os direitos a cotar acima de 2 cêntimos. Porquê? Porque isso seria um sinal de que quem as tem na mão não teme que o exercício dos direitos fique comprometido. :?

Continuas a discorrer sobre o aumento de capital da Cofina …

Em tempos, (há já alguns meses) duvidaste que ele se realizaria. Está descansado: o aumento de capital da Cofina é quase uma realidade, faltando para o ser apenas menos de 3 semanas …
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/2/2020 15:17

O que me levaria a acreditar em toda a publicidade à volta deste aumento de capital? Ver os direitos a cotar acima de 2 cêntimos. Porquê? Porque isso seria um sinal de que quem as tem na mão não teme que o exercício dos direitos fique comprometido. :?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 20/2/2020 15:12

Os direitos são atribuídos conforme as acções detidas após o fecho da sessão de hoje, um direito por acção.

À cotação actual, um direito valeria cerca de 1 a 1.2 centimos. A acção deverá corrigir marginalmente amanhã nesta ordem de grandeza (dada a proximidade de valores é algo incerto em que medida isso se vai reflectir na cotação) mas é de esperar que a cotação amanhã se encontre cerca de 1 centimo abaixo.


A partir desse momento, a cotação das acções e dos direitos rege-se pela relação:

Cotação_Acção = 0.45 + 0.543 * Cotação_Direito

Desvios significativos criam oportunidades de arbitragem, mas não é incomum ocorrerem tais desvios. Em condições normais, os direitos são bastante voláteis.

Ver calendário do AC aqui.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 20/2/2020 12:27

Uma ajuda, nunca passei por um aumento de capital, ou melhor, já me aconteceu deter ações mas antes vendo sempre para evitar estes "problemas", desta vez estou a pensar ficar.
Sou cliente Activobank, como se processa a venda dos direitos? Vão aparecer lá no separador investir, como se de uma ação se tratassem? Como são tratados fiscalmente?

Desde já o meu obrigado a quem consiga ajudar, estou algo confiante que a cotação aguentará pelos 0.45€ e como tal apesar de haver uma diluição na posição detida por quem controla a empresa, pouco afetará os pequenos acionistas, quem comprou a 0.40 continuará no verde(a segurar-se o valor, claro).
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 20/2/2020 10:14

Boas.
Logo que o aumento de capital esteja concluído, esta menina vai direitinha para o PSI20.
Vai passar os 100milhões de capitalização bolsista, que é o requisito que lhe faltava.
depois é ver os fundos a entrarem nela como doidinhos.
estou dentro com uma pequena posição e é para manter.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 19/2/2020 17:53

suminvestido Escreveu:
novato Escreveu:Mas as ações não estarão suspensas neste período???
E já agora na tua opinião qual a melhor solução??? será acompanhar ou com o dinheiro dos direitos adquirir com esse valor acões???


Não suspendem acções nenhumas.Quem comprar até amanhã tem direitos para ir ao AC.A partir de sexta feira as acções da Cofina continuam a negociar normalmente.Os direitos começam a ser negociados dia 25 até 5 de Março.
No meu caso, em principio, vou ficar com as acções e vender os direitos, mas vou acompanhando o comportamento das cotações quer das acções quer dos direitos e agir em conformidade


Sim eu também irei vender o meus...
A venda é normal, no meu caso trabalho com a degiro, é colocar ordem de venda normalmente tal e qual uma ação!!
 
Mensagens: 436
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 19/2/2020 17:45

novato Escreveu:Mas as ações não estarão suspensas neste período???
E já agora na tua opinião qual a melhor solução??? será acompanhar ou com o dinheiro dos direitos adquirir com esse valor acões???


Não suspendem acções nenhumas.Quem comprar até amanhã tem direitos para ir ao AC.A partir de sexta feira as acções da Cofina continuam a negociar normalmente.Os direitos começam a ser negociados dia 25 até 5 de Março.
No meu caso, em principio, vou ficar com as acções e vender os direitos, mas vou acompanhando o comportamento das cotações quer das acções quer dos direitos e agir em conformidade
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 19/2/2020 17:38

As acções ordinárias não estarão suspensas. Quanto ao que sai mais barato, sem saber o valor dos direitos, não é possível dizer. Só na altura será possível determinar (e o que sai mais barato pode variar ao longo do periodo de negociação dos direitos, já se tem visto um pouco de tudo noutros aumentos de capital).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 19/2/2020 17:31

Mas as ações não estarão suspensas neste período???
E já agora na tua opinião qual a melhor solução??? será acompanhar ou com o dinheiro dos direitos adquirir com esse valor acões???
 
Mensagens: 436
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 19/2/2020 17:19

novato Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Essa também não estou a perceber, então o mercado vai ser inundado de ações a 45 e quem conseguir vender direitos reduz marginalmente a posição?


Eu sublinhei em termos absolutos, não sublinhei? :wink:

Àlvaro Escreveu:Mas então se quiser aumentar primeiro vende os direitos e depois compra a 45 e fica com o lucro dos direitos.


Se vender os direitos e com esse montante comprar acções, mantém sensivelmente a posição, como é óbvio.




Sempre falando em termos absolutos, em termos relativos o que acontece está indicado em itálico no outro post.


Marco, antes de mais agradeço a tua amabilidade em responder e tentar elucidar da melhor forma possível estas questões do AC.!
Então eu vendo os direitos no primeiro dia, e posso de seguida comprar ações?? o mercado irá permitir isso???


Claro que podes vender os direitos e comprares as acções que quiseres.Ficas com as acções antigas e com as que comprares.Deixas é de poder ir ao AC uma vez que vendeste os direitos.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 19/2/2020 17:03

MarcoAntonio Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Essa também não estou a perceber, então o mercado vai ser inundado de ações a 45 e quem conseguir vender direitos reduz marginalmente a posição?


Eu sublinhei em termos absolutos, não sublinhei? :wink:

Àlvaro Escreveu:Mas então se quiser aumentar primeiro vende os direitos e depois compra a 45 e fica com o lucro dos direitos.


Se vender os direitos e com esse montante comprar acções, mantém sensivelmente a posição, como é óbvio.




Sempre falando em termos absolutos, em termos relativos o que acontece está indicado em itálico no outro post.


Marco, antes de mais agradeço a tua amabilidade em responder e tentar elucidar da melhor forma possível estas questões do AC.!
Então eu vendo os direitos no primeiro dia, e posso de seguida comprar ações?? o mercado irá permitir isso???
 
Mensagens: 436
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2020 16:19

vieira se queres vender direitos cuidado com isso que nem todos os bancos autorizam a sua negociação on-line. Há uns anos tive uma chatice com isso. :?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por vieirah1976 » 19/2/2020 16:01

Não acho que haja grandes variações na cotação, porque o preço atual e o do aumento de capital são muito próximos e o free float é bastante reduzido.

Mas uma coisa que me preocupa é o tratamento fiscal dos direitos. Geralmente os bancos baralham-se todos e não os consideram como preço de aquisição das novas ações ou se os vender, consideram-nos que foram adquiridos a custo zero.
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Cofina - Tópico Geral

por lfa » 19/2/2020 15:17

Caríssimos,

Na minha modéstia opinião é muito dinheiro decerto com o ok da Cofina futura dona.

https://www.atelevisao.com/tvi/tvi-come ... p-e-a-sic/

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Valor das acções aumento de capital

por suminvestido » 19/2/2020 15:11

taka Escreveu:Boa tarde,

Uma coisa é de enaltecer, aos contrário do que estamos habituados desde sempre pela grande maioria das cotadas portuguesas (nomeadamente o banco que toda a gente sabe (que fez um aumento a 6 centimos e pouco tempo depois vendeu o banco a pouco mais de 1 cent por acção aos chinocas), S. ind., e outas) houve aqui um respeito muito grande pelos actuais accionistas.

Em relação ao futuro "é proibido adivinhar".

Bons negócios a todos


Perfeito, faço minhas as tuas palavras.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Valor das acções aumento de capital

por taka » 19/2/2020 14:57

Boa tarde,

Uma coisa é de enaltecer, aos contrário do que estamos habituados desde sempre pela grande maioria das cotadas portuguesas (nomeadamente o banco que toda a gente sabe (que fez um aumento a 6 centimos e pouco tempo depois vendeu o banco a pouco mais de 1 cent por acção aos chinocas), S. ind., e outas) houve aqui um respeito muito grande pelos actuais accionistas.

Em relação ao futuro "é proibido adivinhar".

Bons negócios a todos
 
Mensagens: 5
Registado: 11/10/2008 22:01
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2020 14:09

Álvaro, várias televisões, rádios e revistas... e menos, muito menos dívida proporcionalmente...

Edit: Na cofina a dívida será gerível (e com este AC ainda mais). Na Impresa é um garrote e não se vê como poderá limpá-la com os resultados anuais... 5 milhões de lucro anualizado para uma dívida de 180? Como é que isto se paga?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2020 14:06

Marco, reparei no sublinhado, mas também me pareceu correcto referir o que é óbvio: o mercado ser+a inundado de ações a 45 e com isso a Cofina ficará a valer mais de meuia dúzia de Impresas. É obra! O que será que a Cofina tanto incorpora? :shock:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 19/2/2020 12:37

MarcoAntonio Escreveu:Problema, não sei se existe algum. Mas a resposta é: reduz marginalmente a posição/investimento que tinha (em termos absolutos*).

* - em percentagem, passa a deter uma percentagem menor de uma empresa que passa a ser teoricamente bastante maior (tipo, 10% passam a sensivelmente 3.45%, mas de uma empresa que perto de triplicou a capitalização bolsista).


Sim, plenamente de acordo.Quando digo "problema" é no sentido de achar que, embora não acompanhando o AC, os pequenos accionistas não têm que estar muito preocupados com este "brutal" AC, porque se parte do principio que os 0,45 € serão o ponto de partida (suporte) da cotação.
Grandes empreendedores entendem que o preço para "entrar" na Cofina são os 0,45 €, poderão estar redondamente enganados, mas são uma almofada "psicológica" para os pequenos accionistas que não podem/querem acompanhar o AC.
Dramático seria se o preço a pagar por cada acção neste AC fosse abaixo/muito abaixo dos 0,45 €, como alguns aqui previam.
Estiveram muito bem os administradores/accionistas da Cofina ao estipular este preo para o AC.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 19/2/2020 12:18

Àlvaro Escreveu:Essa também não estou a perceber, então o mercado vai ser inundado de ações a 45 e quem conseguir vender direitos reduz marginalmente a posição?


Eu sublinhei em termos absolutos, não sublinhei? :wink:

Àlvaro Escreveu:Mas então se quiser aumentar primeiro vende os direitos e depois compra a 45 e fica com o lucro dos direitos.


Se vender os direitos e com esse montante comprar acções, mantém sensivelmente a posição, como é óbvio.




Sempre falando em termos absolutos, em termos relativos o que acontece está indicado em itálico no outro post.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2020 12:15

Essa também não estou a perceber, então o mercado vai ser inundado de ações a 45 e quem conseguir vender direitos reduz marginalmente a posição? Mas então se quiser aumentar primeiro vende os direitos e depois compra a 45 e fica com o lucro dos direitos.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 19/2/2020 12:04

Problema, não sei se existe algum. Mas a resposta é: reduz marginalmente a posição/investimento que tinha (em termos absolutos*).




* - em percentagem, passa a deter uma percentagem menor de uma empresa que passa a ser teoricamente bastante maior (tipo, 10% passam a sensivelmente 3.45%, mas de uma empresa que perto de triplicou a capitalização bolsista).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Ferreiratrade, Google [Bot], jcovas77, JoaoMatosSilva, luislobs, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69 e 147 visitantes