Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Pmart 1 » 24/9/2023 10:40

Bem , olhando com pormenor na prática o ritmo é mesmo de telenovela , os factos vão-se sucedendo sem que os espectadores ( acionistas minoritários) tenham conhecimento prévio ou sequer próximo do desenlace.

Agora vem o mais interessante são chamados a tomar uma posição sobre o único activo da empresa sem saber qual o futuro da mesma e qual o destino a dar ao dinheiro da venda .

No limite até o mesmo pode ser usado para pagar custos de administração e os pequenos acionistas ficam a ver a banda passar.

Ora pedem aos acionistas que troquem o certo ( lucros , dividendos e activos ) por algo que desconhecem.


Esperemos que os próximos dias sejam esclarecedores, ou que tragam a mais clara , mais objectiva e mais respeitadora do mercado como um todo OPA á COFINA SGPS

O valor neste momento até é mais claro , o que é no minimo confragedor é a postura ou a posição da CMVM , sobre tudo isto A INFORMAÇÃO A TODOS OS INVESTIDORES DEVE SER CLARA e cabe á CMVM , obrigar os emitentes a serem claros com TODOS os seus investidores
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 24/9/2023 7:38

.
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 24/9/2023 7:06

Meus senhores não avançamos muito que sorte está reservada aos pequenos acionistas , neste estranho negócio ,.

Porque a compra não incide sobre a SPGS ? Seria tudo mais transparente

Aqui estranha é a posição do comprador Mário Ferreira não avança ele para a SPGS

Ja na compra dos quadros do grupo com o CR7 compreendo é um arranjinho entre eles , será a forma mais barata de lixar os pequenos investidores .

(Andei às voltas e encontrei de onde vinha ,do período que estive em Aveiro o meu director comercial não consegue fechar o negócio, e foi uma coroa de glória para mim consegui por publicidade ter móveis de escritório CORTAL equipei sede delegações , penso que ele tinha vinte e poucos anos eu mais 3 ou 4 depois vendeu a empresa muito bem a um grupo estrangeiro se a memória não me falha a empresa seria do pai .

Paulo Jorge dos Santos Fernandes
Águeda. 1989 – 1994. Presidente do Conselho de Administração, CORTAL. 1986 - 1989. Diretor Geral, CORTAL. 1982 – 1984. Adjunto do Diretor de Produção, CORTAL.)
Editado pela última vez por Opcard em 24/9/2023 7:42, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por yaya » 24/9/2023 0:37

https://jornaleconomico.pt/noticias/__t ... 1695464561

“Ações da Cofina Media deverão ser alienadas”

Em reunião esta sexta-feira, a administração da Cofina SGPS analisou as propostas do Management buy-out (MBO) e da Media Capital para a aquisição da Cofina Media e considerou que “a BAFO (best and final offer) do MBO é mais vantajosa para a Cofina SGPS, pelo que esta última deverá ser selecionada e aceite”. Embora tenha considerado que ambas as propostas “vão ao encontro do interesse social da Cofina SGPS”.

A decisão vai depender no entanto da Assembleia Geral da Cofina. Tal como tinha sido noticiado pelo Jornal Económico ao fim do dia de ontem.

Se a venda aos quadros for chumbada pelos acionistas avança a proposta de venda à Media Capital para votação na AG.


E depois da alienação o que sobra à SGPS? Essa é a incógnita.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 24/9/2023 0:04

Quer-me parecer que o Mário Ferreira vai ficar com a Cofina.

Tem dinheiro que nunca mais acaba.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por HFCA » 23/9/2023 16:23

Este grupinho até ao momento conseguiu o que quis facilmente mesmo apesar da entrada em sena do Mário Ferreira, conseguiram aguentar o preço da ação para não escalar muito e isto só não vê quem não quer, comeu o MF de cebolada, a caldeirada está feita tudo em cima da mesa, o MF se ainda estiver interessado vai ter de responder rapidamente ou então calar-se para sempre, nós vamos aguardar e ter uma última esperança numa possível proposta forte por parte do MF que poderá ser através de uma OPA para não existirem nenhumas dúvidas é o melhor senário para nós e naquele que eu mais aposto, mas isto sou eu.

Contas para já:
1º Oferta MBO são 56793428,97€ / 102565836 ações em circulação dá um valor 0.553€ por ação

2º Oferta MBO + VASP são 56793428,97€ + 450000€ / 102565836 ações em circulação dá um valor 0.597€ por ação

Falta saber que negócio é feito pois segundo percebi a oferta do MF era sem o valor já da VASP logo o do MBO para ser superior também não o pode incluir, mas eu já não percebo nada disto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 705
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/9/2023 16:22

Serra Lapa, finalmente alguém que afina pelo mesmo diapasão que eu. Essas conversas que seria a melhor coisa não passam de propaganda sem fundamento. Tratou-se de ficarem com a empresa do modo mais barato possível. Com o Ronaldo talvez venha a ressuscitar, mas aí já os pequenos não terão lá nada. Li aqui cada coisa a propósito deste negócio que cheguei a pensar que há quem pense que os que lançaram a operação são gente tipo Madre Teresa de Clacutá. Haja paciência para tanta inocência.
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 23/9/2023 14:38

A Opa era o que faria mais sentido, mas em termos normais, não aconteceu. Nem vai acontecer! Esta foi uma forma de se livrarem dos pequenos acionistas, sem qualquer prémio.
A CMVM alguém a viu?...para além dos ordenados que paga....
A liquidação é uma forma de eles fazerem o negócio entre eles sem terem que dar mais dinheiro. O valor entre eles será determinado pela percentagem com que cada um ficar nessa sociedade e o montante de entrada.
Acredito que o Paulo Fernandes e associados irão ficar com uma valorização muito superior ao que a liquidação dará.
Acresce a isto que os acionistas de referência compraram quantidades significativas na casa dos 0,60 há uns anos.
Nesta altura deve já haver um acordo prévio de recomposição após MBO, que só a eles diz respeito. Após o MBO são negócios privados, logo sigilosos .
Quanto a nós pequenos acionistas iremos receber perto dos 0,60, sem direito a mais nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 23/9/2023 14:20

Opcard Escreveu:Se os acionistas querem dinheiro não seria mais lógico uma OPA a SPGS ?
E para o comprador não seria mais prático ?

Não tenho prestado muita atenção ao desenrolar desta novela , mas como vou ter de tomar uma decisão se vendo já segunda , por isso queria entender a lógica .


Pessoalmente a opa é o que faz mais sentido , até mesma da concorrencia só passa por aí .
 
Mensagens: 262
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 23/9/2023 14:17

Se os acionistas querem dinheiro não seria mais lógico uma OPA a SPGS ?
E para o comprador não seria mais prático ?

Não tenho prestado muita atenção ao desenrolar desta novela , mas como vou ter de tomar uma decisão se vendo já segunda , por isso queria entender a lógica .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por Crissssx » 23/9/2023 14:07

Se há coisas que estes artistas não sabem fazer é ter dinheiro parado , a meu ver ou liquidam a empresa pois irão precisar dinheiro ou investem em novos negócios.

Não acredito que a deixem moribunda com dinheiro lá plantado.

Acredito muito na liquidação , eles querem o dinheiro na mão.

Não se esqueçam que os MBO estão/vão gastar dinheiro nesta operação.
 
Mensagens: 262
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/9/2023 14:01

Opcard, isto aqui é uma jogada para não terem de avançar com OPA. O maior beneficiado é Ronaldo que em final de carreira precisa de uma plataforma para segurar a imagem em Portugal. A colagem à Arábia Saudita pode correr bem financeiramente, mas pode degradar a imagem. Completamente.
Os pequenos só ganhariam se houvesse disputa tbm com a Global média. Isto aqui é um paliativo para uma morte digna da empresa. :?
 
Mensagens: 9752
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 23/9/2023 13:51

Andei a procura e não haverá um caso semelhante , ou seja a SGPS passa a ser um
Ovo vazio sem actividade mas com dinheiro , terá um conselho de administração que se fará pagar a partir desse dinheiro pode la ficar até esgotarem o dinheiro.


Haverá algumas semelhanças com a Phoral neste caso o conselho de administração vivia dos dividendos .
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2023 13:37

SalvaFP Escreveu:refiro o IRS de liquidar ao invés de um dividendo grande ..por exemplo 40 cêntimos


Onde/como há IRS na liquidação?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4013
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 23/9/2023 13:20

refiro o IRS de liquidar ao invés de um dividendo grande ..por exemplo 40 cêntimos
 
Mensagens: 245
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2023 13:10

Qual IRS? Qual facto tributário/rendimento? Quando se entrega o capital social também não há rendimento. Liquidação é o inverso, não é pagamento de dividendos…

Os 57 são o chão mínimo, ninguém diz que não possa haver novidades. Sem novidades são 57 cêntimos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4013
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por SalvaFP » 23/9/2023 12:50

Julgo que a vasp não está incluída nos 57M
mas assim temos uma empresa sem divida com 57 ou 61M (vasp), mas cerca de 15M reservas e os 10M da caução,,,,qual a pressa para sair a 0.57

Julgo que pode haver um dividendo especial 0.05 (10% yield ) recompra 10% capital cerca 35% free float e ainda ficam 50 M sem divida para investir.

Como o mercado está temos aqui um valor seguro, se liquidarem julgo que o IRS tb seja mais baixo,,,e dá mais de 0.57
 
Mensagens: 245
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2023 11:57

Sim já confirmei que a VASP está dentro, daí dizer os 57 cêntimos.

Este é o “chão” mínimo agora. Mas não descarto de todo novo avanço do MF via SGPS pois até é juridicamente muito mais simples (e financeiramente também se colocam os devidos caveats).

Não acredito em liquidação a dividir o produto por milhares de acionistas, mas se for sem stress
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4013
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Eduardo R. » 23/9/2023 10:54

Porreiro. Assim o assunto já fica próximo de estar despachado, e pode ser que dê para ter o dinheiro do lado de cá a tempo de investir na queda do mercado que se avizinha. Quanto a expetativas futuras, não vai existir OPA nenhuma à SGPS uma vez que não faz sentido comprar por um preço acima do cash, nem vender abaixo do cash. E investir num novo negócio também me parece pouco provável, dado que 56M são peanuts quando comparados com o valor da Altri + Ramada + Greenvolt. Não sei exatamente como se processa a liquidação de uma empresa cotada, mas prevejo que esta quantia seja dispersada pelos seus acionistas.

Outra coisa em que a malta me parece desatenta - a VASP estava incluída na Cofina Media e, como tal, o valor da venda não soma a estes 56 cêntimos porque esse cash abate ao Enterprise Value (ou seja, deduz à divida bruta) e o valor em causa diz respeito ao Equity Value. Assim sendo, somando também os 10M prováveis da caução na Prisa, parece-me um negócio abaixo do real valor da empresa, mas o possível dado o mercado e o setor, infelizmente. Valeu a oportunidade óbvia durante meses quando cotava a 20 e tal cêntimos e se preparava para começar a distribuir dividendos!
 
Mensagens: 195
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Cofina - Tópico Geral

por Opcard » 23/9/2023 10:19

Eu como pequeno acionista não fui ouvido logicamente eles decidem, será que vamos ser vítimas colaterais do negócio entre Eles .

“Administração da Cofina recomenda venda da empresa a quadros e Ronaldo
O conselho de administração da Cofina indicou esta sexta-feira que recomenda a venda da Cofina Media ao grupo de investidores que inclui antigos e atuais quadros da Cofina, bem como outros elementos, incluindo Cristiano Ronaldo. A decisão sobre a operação será tomada em Assembleia Geral Extraordinária a convocar.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -e-ronaldo
 
Mensagens: 4460
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Cofina - Tópico Geral

por tami » 23/9/2023 9:43

Àlvaro Escreveu:Será que estão a vender Altri para comprar Cofina como por aqui se sugere? Ou estão a vender altri porque é bem provável que a Altri caia para valores muito inferiores aos atuais? Esta empresa dificilmente conseguirá aproximar-se de resultados de anos anteriores e quem lá está dentro sabe isso. A Altri tem espaço para cair. Seria absurdo que quem sabe o que se passa com a empresa vendesse como Paulo Fernandes tem vendido. Seria absurdo.


A maior parte da fortuna deste pessoal está em ações, não tem cash disponível constantemente, e por vezes têm que vender quando precisam de fazer novo investimento. Não vou discutir aqui os resultados da Altri, mas espero que vá um bocado mais abaixo até eu ter liquidez para poder entrar a valores mais interessantes, para a apanhar do lado certo do ciclo. O preço da pasta já começa a recuperar, e passando esta fase mais instável no grupo (primeiro greenvolt e agora cofina), talvez seja a altura certa.
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2023 6:59

Já foi comunicado.

Como se vê não era lebre nenhuma e a AG vai ser convocada de imediato para aprovação. Os 56,8 em caixa estão garantidos...

Segundo o Eco os participantes no MBO estão inibidos de votar em AG. Tinha ideia que era só no Board, mas podiam votar como acionistas. Se assim é, tal ainda reforça mais uma potencial OPA à SGPS apresentada antes da AG, mais não seja para bloquear na prática a deliberação, se o valor for superior.

Ou seja os restantes 70% até podem dar vitória 40/30 (pois os 40 são muito amigos dos inibidos) mas com oferta mesmo que marginalmente superior via SGPS o MF pode encalacrar a coisa. Pois aí a AG já tem dificuldade em “defender o interesse social” com proposta ao lado a dar mais cash…

Resta saber se o MF não desiste já e acabou-se. Mas se nada disser nos próximos dias é porque ainda mexe

E pedem a AG com a maior brevidade possível. Por que será? :) Aguardemos então o que o MF vai fazer.

Por outro lado, o pior cenário para os pequenos acionistas começa a materializar-se, que é o de os core pegarem depois no seu próprio dinheiro (nunca nestes 56,8!) e lançarem OPA potestativa para retirada de bolsa. Mas por menos do que este valor? Seria para rir menos de 57 cêntimos pela SGPS pois é o valor que sobra depois de paga a dívida, e são os tais cerca de 16 milhões que lhes custa pelos 30% de free float e de que ontem falava. Essa acho que é mesmo uma questão de tempo pós AG, até as vendas na Altri isso indiciam

E óbvio que uma futura liquidação (ou futuro negócio em que não acredito) não se faz com pequeninos ao barulho. Divide-se por 5 e já está, daí falar em OPA potestativa prévia.

Os 57 são o limite mínimo neste momento. Aguardemos, mas agora a coisa vai acelerar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4013
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por novato » 23/9/2023 0:08

:oh:
 
Mensagens: 440
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por AAA_ » 22/9/2023 23:56

Claro que teriam de optar pela proposta mais alta. Para mais sendo constituída por parceiros.

A grande questão é saber o que vai fazer Mário Ferreira. Vai desistir? Lança uma OPA à SGPS? Mas esta também estaria votada ao fracasso porque o grupo dos 5 não venderia...

Aparentemente (para mim) só resta a MF desistir.

E para nós, pequenos accionistas, saber o que vai a SGPS fazer com o encaixe deste dinheiro e o que vão fazer à SGPS. Tirá-la da bolsa? Por quanto?
 
Mensagens: 721
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por yaya » 22/9/2023 23:39

RP_Stocks Escreveu:https://eco.sapo.pt/2023/09/22/mbo-ganha-cofina-decisao-final-passa-para-assembleia-geral/

Não querem vender ao Mário F. Espectável
Decisão tem de ir a AG
Cenas dos próximos capítulos

Se a venda for consumada O que acontece à SGPS cotada em bolsa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, lito, nmlopes, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, traderh, Xacal e 351 visitantes