Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Dr Tretas » 2/11/2015 14:33

EuroSexy Escreveu:Se Warren Buffett tivesse no inicio da sua carreira agora e fosse português não deixaria passar por um investimento na Cofina!

Fazendo a soma dos lucros dos proximos 5 anos + capital próprio actual da Altri dá: 0,56 +0,47+0,41+0,41+0,41 +1,83CP= 4,1 euros de valor

Fazendo o mesmo para a Cofina: 0,07+0,09+0,11+0,1+0,13+0,28CP= 0,78 euros de valor

Agora pensem qual delas está a desconto!!! :shock:


Até estaria barata, se não fosse ter-se observado uma quebra do volume de negócios. Se a trajectória fosse de crescimento, aí sim. No entanto, prevês nos teus números crescimento, porquê? Ele virá de onde? Este ano com sorte serão 5-6 cêntimos por acção, porquê 13 daqui a 5 anos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 31/10/2015 12:30

Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por RaposoTavares » 30/10/2015 0:19

EuroSexy Escreveu:Se Warren Buffett tivesse no inicio da sua carreira agora e fosse português não deixaria passar por um investimento na Cofina!

Fazendo a soma dos lucros dos proximos 5 anos + capital próprio actual da Altri dá: 0,56 +0,47+0,41+0,41+0,41 +1,83CP= 4,1 euros de valor

Fazendo o mesmo para a Cofina: 0,07+0,09+0,11+0,1+0,13+0,28CP= 0,78 euros de valor

Agora pensem qual delas está a desconto!!! :shock:


Fico à espera de ver este post no tópico do Warren Buffett... já agora...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Cofina - Tópico Geral

por EuroSexy » 30/10/2015 0:14

Se Warren Buffett tivesse no inicio da sua carreira agora e fosse português não deixaria passar por um investimento na Cofina!

Fazendo a soma dos lucros dos proximos 5 anos + capital próprio actual da Altri dá: 0,56 +0,47+0,41+0,41+0,41 +1,83CP= 4,1 euros de valor

Fazendo o mesmo para a Cofina: 0,07+0,09+0,11+0,1+0,13+0,28CP= 0,78 euros de valor

Agora pensem qual delas está a desconto!!! :shock:
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 22/10/2015 15:05

CMTV vai transmitir jogos da renovada liga do Campeonato de Portugal Prio

22/10/2015

A Federação Portuguesa de Futebol apresentou esta quinta-feira, 22 de Outubro, o renovado Campeonato de Portugal, ex-Campeonato Nacional de Seniores, fruto da fusão entre as II e III divisões nacionais. O Campeonato de Portugal – que se apresenta agora também com um novo logotipo - contará com o patrocínio da Prio e será transmitido em directo na CMTV.
Mediante o protocolo hoje divulgado, a televisão do grupo Cofina irá transmitir 20 jogos deste campeonato referentes à época 2015/2016. Paulo Fernandes (na foto), presidente do conselho de administração do grupo Cofina, disse ao Negócios que foram duas as razões que motivaram o grupo a entrar neste protocolo. A primeira prende-se com o reforço da aposta no segmento desportivo e a segunda com o posicionamento da CMTV junto do público, isto é, a aposta numa "televisão de proximidade". "Acho que vai ser um grande sucesso", disse Paulo Fernandes, sem porém adiantar valores. "Acho que o protocolo é um bom protocolo para a Federação, acho que é um bom protocolo para a Prio e é um excelente protocolo para a CMTV. Não posso adiantar números", disse.
Já Pedro Morais Leitão, CEO da Prio, adiantou ao Negócios que os valores deste patrocínio – que será para duas épocas, a de 2015/2016 e a de 2016/2017 – estão "perfeitamente contidos dentro do orçamento de marketing" da empresa. "A Prio é uma empresa que este ano facturará cerca de 600 milhões de euros, terá um orçamento de marketing que será menos de 1% desse valor, e este valor específico para apoiar esta prova é uma parte razoavelmente pequena desse orçamento", disse, sem porém querer adiantar valores específicos.
O CEO mostrou-se "muito confiante" nesta aposta, e disse estar disponível para continuar a investir. "Quanto mais resultados a prova tenha, mais investimento vamos querer fazer nela", resumiu Pedro Morais Leitão. Um dos objectivos da empresa com esta parceria é aumentar a visibilidade da marca. "A Prio é uma marca que não é ainda conhecida, tem um nível de notoriedade baixo face às suas concorrentes e estamos a investir em aumentar essa notoriedade, esse conhecimento", explicou o responsável.
O Campeonato de Portugal inclui 80 clubes amadores de todas as regiões de Portugal, que vão disputar 1.291 jogos, adianta o comunicado entretanto divulgado pela energética.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por NM_2 » 22/10/2015 15:03

EuroSexy Escreveu:Não é de admirar. Se esta empresa tivesse a cotar nos EUA ou em Paris de certeza que já andava hiper avaliada. Uma empresa com ROE de 25% a cotar a 6 de PER só um cego não vê.
Existem empresas com ROE de 10% a cotar 20 de PER :shock: :shock: :shock: :shock:

Eu mantenho e é para um dia vender acima de 2 euros de certeza absoluta. Ou até mais que isso.
Daqui a 4 ou 5 anos o resultado por acção deve andar ao valor contabilistico actual de 0,28 se o PER for 6 nessa altura vale pelo menos 1,6 euros.

Talvez se estivesse no psi 20 tivesse outra avaliação.... :-k :-k :-k
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Cofina - Tópico Geral

por EuroSexy » 22/10/2015 14:47

Não é de admirar. Se esta empresa tivesse a cotar nos EUA ou em Paris de certeza que já andava hiper avaliada. Uma empresa com ROE de 25% a cotar a 6 de PER só um cego não vê.
Existem empresas com ROE de 10% a cotar 20 de PER :shock: :shock: :shock: :shock:

Eu mantenho e é para um dia vender acima de 2 euros de certeza absoluta. Ou até mais que isso.
Daqui a 4 ou 5 anos o resultado por acção deve andar ao valor contabilistico actual de 0,28 se o PER for 6 nessa altura vale pelo menos 1,6 euros.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 22/10/2015 8:08

Gestora de fundos do Novo Banco detém mais de 2% da Cofina

22/10/2015

A GNB – International Management, gestora de fundos do Novo Banco, comprou quase 270 mil acções da Cofina, em bolsa, no dia 19 de Outubro, reforçando para2,1424% a percentagem de capital detido na empresa de media, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O reforçou foi feito na segunda-feira, dia em que as acções da Cofina, que detém publicações como o Jornal de Negócios, terminaram a valer 49,0 cêntimos.

Tendo em consideração o preço de fecho, a gestora teria investido 131,06 mil euros para reforçar a posição no capital da empresa liderada por Paulo Fernandes (na foto).
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por EuroSexy » 5/10/2015 18:33

acintra Escreveu:A CMTV vai crescendo de mês para mês e cada vez fala-se mais de que tem de acabar a exclusividade com a MEO.

http://www.cmjornal.xl.pt/tv_media/deta ... visao.html



As empresas até podem fundamentalmente melhorar de ano para ano, mas o mercado pode não reconhecer isso, tornando a empresa cada vez mais barata.
Por vezes demora anos...
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 2/10/2015 11:01

A CMTV vai crescendo de mês para mês e cada vez fala-se mais de que tem de acabar a exclusividade com a MEO.

http://www.cmjornal.xl.pt/tv_media/deta ... visao.html
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por ricardmag » 29/9/2015 16:21

Deve ser a mama das chamadas de valor acrescentado, um dia deste é proibido .... :? :roll: :oh: :-$

edit: estava a falar da impresa ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Cofina - Tópico Geral

por HFCA » 29/9/2015 16:12

E razões para esta queda? até mete medo esta a se guiar pela impresa que tem vindo a desvalorizar bem?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 700
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 10/9/2015 21:37

Segundo Octávio Ribeiro, director do CM e da CMTV as mudanças na PT é que estão a atrasar a CMTV de entrar nos outros operadores de cabo. (artigo no CM e palavras ditas na gala de ontem do CM)

Ora pelos vistos a minha ideia que seria melhor estar em todos do que apenas no MEO é corroborada pelo director e é capaz de acontecer até final do ano o que vai com certeza influenciar as cotações da Cofina.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 8/9/2015 19:42

Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Pois, eu também não confio muito em balanços com grande peso de goodwill e intangíveis. A maior parte das vezes, o goodwill provém de aquisições caras de outras empresas, é um fóssil de má gestão feita no passado. Mas no fundo o que interessa é o cashflow.

it depends 8-) :!: o goodwill económico numa empresa é muito importante, imaginemos patentes ou marcas fortes por tras, são fontes importantes de segurança no que concerne ao investimento e devem ser tidas em contas pelos investidores, aposto que parte do goodwill deste grupo deverá ser o jornal o correio da manha, é uma marca que vende algo ordinário mas tem valor, o que é preocupante é o corte com fornecedores da PT portugal e o facto desta receber 5 ou 10m por ano para ter a exclusividade no meo e isso pode estar a acabar


A Cofina deve receber dentro desses montantes mas acabando a exclusividade com a MEO vai aumentar bastante as audiências, aumenta as receitas com publicidade e contratos com as outras operadores. Sinceramente não sei o que será melhor para a Cofina mas acho que deixar de ter exclusivo com a MEO cria mais visibilidade à CMTV e mais telespectadores. (A CMTV é igual ao CM ou pior. Os jornalistas não largam...)
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/9/2015 17:08

Dr Tretas Escreveu:Pois, eu também não confio muito em balanços com grande peso de goodwill e intangíveis. A maior parte das vezes, o goodwill provém de aquisições caras de outras empresas, é um fóssil de má gestão feita no passado. Mas no fundo o que interessa é o cashflow.

it depends 8-) :!: o goodwill económico numa empresa é muito importante, imaginemos patentes ou marcas fortes por tras, são fontes importantes de segurança no que concerne ao investimento e devem ser tidas em contas pelos investidores, aposto que parte do goodwill deste grupo deverá ser o jornal o correio da manha, é uma marca que vende algo ordinário mas tem valor, o que é preocupante é o corte com fornecedores da PT portugal e o facto desta receber 5 ou 10m por ano para ter a exclusividade no meo e isso pode estar a acabar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Cofina - Tópico Geral

por Flecha1966 » 8/9/2015 15:54

 
Mensagens: 131
Registado: 23/7/2013 11:42

Re: Cofina - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/9/2015 13:53

Dr Tretas Escreveu:Pois, eu também não confio muito em balanços com grande peso de goodwill e intangíveis. A maior parte das vezes, o goodwill provém de aquisições caras de outras empresas, é um fóssil de má gestão feita no passado. Mas no fundo o que interessa é o cashflow.

Pois, não referi essa importância do Goodwill Contabilístico na avaliação da gestão da empresa... Na maior parte dos casos que me têm interessado ou há pouco Goodwill ou não tenho dúvida da capacidade de alocação de capital, portanto olho apenas e se o valor for pequeno nem me chateio a perceber de onde vem... a Cofina não é uma empresa que tenha avaliado com cuidado (embora já tenha lido alguns relatórios de relance a dívida assusta-me sempre e volto para o buraco de onde vim) portanto nem sei de onde vem... o mais certo é vir de aquisições progressivas na acumulação de revistas e jornais que têm, aquisições essas que naturalmente originavam sempre Goodwill porque precisam de muito poucos activos tangíveis para operar.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Cofina - Tópico Geral

por Dr Tretas » 8/9/2015 13:03

Pois, eu também não confio muito em balanços com grande peso de goodwill e intangíveis. A maior parte das vezes, o goodwill provém de aquisições caras de outras empresas, é um fóssil de má gestão feita no passado. Mas no fundo o que interessa é o cashflow.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Cofina - Tópico Geral

por rollingsnowball » 8/9/2015 12:28

EuroSexy Escreveu:O que acontece é que o PER é baixinho por causa que o mercado não acredita devido à divida. Mas a empresa tem tudo para subir em capitalização bolsista ao longo do tempo. Só nos próximos 5 anos ela fará mais em lucros do que o actual capital próprio por acção. Por isso que paga o capital próprio está a comprar barato.
Eu penso que é a empresa mais barata e com maior potencial da nossa bolsa.

Aqui vou ser do contra. Então e qual é o capital próprio da empresa?
Segundo o relatório de contas é: 20.394.251 (0.20€/acção)
Mas depois tens: 89.167.077 de Goodwill contabilístico

Como o Goodwill contabilístico vale zero (o económico pode ter ou não valor, certamente que terá mas serão os 89M o valor adequado? ou será demais?), então se calhar o preço a pagar é de -68772826€, o que por acção dá -0.67€por acção.

Quando o valor contabilístico é aguado desta forma por goodwill é melhor não olhar para os capitais próprios mas sim para a capacidade de geração de cash para os accionistas depois da dívida ser colocada num valor adequado para o negócio da empresa e de feito o serviço da dívida.

Já comprei acções em empresas com valor contabilístico negativo e que tinham bastantes intangíveis (embora de facto não tivessem grande goodwill contabilístico), e fiz dinheiro com elas... mas foi porque estimei o goodwill económico como superior aos capitais próprios negativos + a capitalização bolsista...

Portanto a questão aqui é: quanto vale o goodwill económico da Cofina? vale mais do que -68772826€ + a capitalização bolsista da Cofina (~51,7M€). Ou seja, 120.5M€. Se sim, quanto mais? Se não o melhor é vender

edit: eu sei que ninguém estima o goodwill económico directamente, o que estimamos é o valor aproximado da empresa tendo em conta as características da empresa e a estrutura de capitais da mesma.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Cofina - Tópico Geral

por Flecha1966 » 8/9/2015 12:05

Bom dia,

Alguém sabe qd é que a CMTV vai ficar aberta a outros operadores (NOS, Vodafone e Cabovisão)?
Será que é uma boa altura para entrar na COFINA?
 
Mensagens: 131
Registado: 23/7/2013 11:42

Re: Cofina - Tópico Geral

por EuroSexy » 26/8/2015 14:31

O que acontece é que o PER é baixinho por causa que o mercado não acredita devido à divida. Mas a empresa tem tudo para subir em capitalização bolsista ao longo do tempo. Só nos próximos 5 anos ela fará mais em lucros do que o actual capital próprio por acção. Por isso que paga o capital próprio está a comprar barato.
Eu penso que é a empresa mais barata e com maior potencial da nossa bolsa.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Cofina - Tópico Geral

por HFCA » 30/7/2015 22:01

Os resultados não foram assim tão maus, do meu ponto de vista, a empresa tem muito para crescer e se os direitos da CMTV deixarem de ser só da MEO ui ui vai fazer com que a empresa cresça muito num futuro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 700
Registado: 18/8/2009 13:58
Localização: 10

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 30/7/2015 18:49

Resultados da Cofina.

web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR56643.pdf

Se considerarmos que no 2º trimestre de 2014 houve o campeonato do mundo de futebol que fez aumentar receitas e tiragem penso que estes resultados não são maus. por outro lado continua a reduzir divida.

Creio que não vão ser estes resultados que vão fazer subir, espero estar enganado, mas apenas quando a CMTV estiver em todos os operadores.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por acintra » 23/7/2015 7:04

Artista Romeno Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:acintra, retiro as mesmas conclusões do que tu.

Abraço,
Ulisses


pois mas pt pode chegar é a conclusão de que nao lhe interessa pagar para ter o exclusivo do cmtv, e a confina nunca fará a mais em receitas o que perde no contrato de exclusividade :oh:


Não sei quais são os números do contrato de exclusividade mas como foi efetuado no inicio da CMTV e com pouca audiência, não deve ser uma quantia exorbitante. Na minha opinião, neste momento, era melhor deixar de ter exclusividade porque aumentava audiências, ganhava mais com publicidade e com contratos com a NOS e Vodafone.

Outro ponto a favor da cotação será com a revisão do PSI 18, para o tal de PSI 20 imaginário, a Cofina tem probabilidades de voltar a estar no nosso índice principal.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

Re: Cofina - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/7/2015 19:44

Ulisses Pereira Escreveu:acintra, retiro as mesmas conclusões do que tu.

Abraço,
Ulisses


pois mas pt pode chegar é a conclusão de que nao lhe interessa pagar para ter o exclusivo do cmtv, e a confina nunca fará a mais em receitas o que perde no contrato de exclusividade :oh:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, dm222, Fmsm1981, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, JFDIL, Jmdm, macau5m, PAULOJOAO, Phil2014, Xacal e 363 visitantes