Página 1 de 1

MensagemEnviado: 13/2/2003 1:52
por Ulisses Pereira
Olá Elias!

Não... não considero esse cenário como provável. Acredito que o próximo ressalto que existir será mesmo muito forte e vai surpreender muita gente pela sua força.

Eu vou mantendo as minhas posições curtas nos States mas, à medida que o VIX vai aumentando e o número de touros diminuindo, eu vou começando a redobrar cautelas e apertar "stops".

É certo que se vir o VIX chegar perto dos 50 e o número de touros perto dos 30, apertarei os "stops" das minhas posições curtas, quase que me "obrigando" a fechar as posições, pois são típicos sinais de pessimismo generalizado e de que um ressalto forte está à porta.

E já reparaste que todos falam de uma subida quando começar a Guerra, mas a verdade é que os mercados não páram de cair e o pessimismo não pára de aumentar? Ou seja, a clássica subida depois dos tiros pode mesmo acontecer.

Poderão muitos dizer que a Guerra não é responsável por estas quedas e que não a devemos levar em linha de conta nas nossas análises. Discordo. Acredito que a tendência de queda de longo prazo nada tem a ver com a Guerra mas, no curto prazo, ela tem influência e basta ver como os mercados estão sensíveis a qualquer notícia sobre o conflito.

Em suma, continuo curto em muitas acções americanas (e no Nasdaq) mas começo a ver muito pessimismo a crescer à minha volta o que me faz apertar os "stops" pois quando o pessimismo atingir valores extremos, o ressalto vai ser poderoso.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 13/2/2003 0:02
por Elias
Ulisses,

Não admites a possibilidade de não haver ressalto nenhum? É que está toda a gente à espera dele e o mercado pode estancar a descida e ficar a andar de lado sem grandes movimentações... ou este cenário é irrealista?

1 abraço,
Elias

olha deixo aqui o meu mail tá?

MensagemEnviado: 12/2/2003 15:15
por La Palisse
diz qualquer coisa! maurocimerio@iol.pt(ou hot-mail)abraço

faço minhas as palavras do Nick sobre o jantar...

MensagemEnviado: 12/2/2003 15:11
por Scubawarrior
...e do la palisse sobre a quêstão posta pelo Ulisses tb!!!


um abraço La palisse,

cumps a todos


Scuba


nota: Já te conheço Ulisses para perceber que está e muito bem a dar um primeiro alerta sobre o caso e só faz bem irmos debatendo estes algidões de fundos!!

Bingo!!

MensagemEnviado: 12/2/2003 15:02
por Waterman (Nick)
Afinal não sou só eu que sou oportuno...

Um grande abraço La Palisse!.

P.S.: Temos de almoçar/jantar um dias destes...Vamos ver se Matras e companhia alinham...mando-te o telemóvel em MP.

MensagemEnviado: 12/2/2003 15:02
por Ulisses Pereira
Elias,

Penso que é uma boa notícia para os touros. Enquanto se mantivesse aquele número elevado de touros, qualquer ressalto que ocorresse não tinha grandes condições de ter sucesso. Se o número de touros diminuir e o pessimismo aumentar, poderão criar-se condições para um ressalto poderoso.

Ou seja, nos próximos tempos, há que estar cada vez mais atento ao medo e ao pessimismo, cruzando estes dados com os valores do VIX e do rácio put/call, de forma a controlar eventuais valores extremos que nos possibilitem identificar locais onde possa ocorrer um forte ressalto.

Por agora, há que continuar à espera que o medo e o pessimismo se acentuem.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 12/2/2003 14:39
por ppferreira
Também gosto dos comentários do La Palisse. É o comentário bikini: curtos, concisos e cobrindo as partes essenciais!


Abraço

MensagemEnviado: 12/2/2003 14:33
por Matraquilho
eheheh La Palisse gosto dos teus comentários simples e consisos.....ehehe

um abraço

Creio ser mto bear no curto prazo

MensagemEnviado: 12/2/2003 14:31
por La Palisse
piorando à medida que mais bulls se derem conta que estavam enganados,perspectivando porêm um potencial para um bom rebound,quando os sentimentos se inverterem,conjugando claro com outros instrumentos que nos mostrem que é tempo de "alongar"pelo menos durante algum tempo.isto é a m/opinião claro(que ninguêm pediu eheh).ctos a todos

MensagemEnviado: 12/2/2003 14:21
por Elias
Caro Ulisses,

Não percebi muito bem se achas que essa notícia é bull...

1 abraço,
Elias

Finalmente os touros começam a mudar de rosto

MensagemEnviado: 12/2/2003 14:12
por Ulisses Pereira
Acabaram de ser divulgados os dados do Investors Intelligence numbers e os touros passaram de 47,2% da semana passada para 40,2%. Já os ursos subiram de 29,2% para 31,5%.

Por mais paradoxal que possa parecer, este desparecimento dos touros é uma boa notícia para os touros resistentes e é importante que este valor ainda diminua mais para níveis próximos dos 30%, de forma a demonstrar pessimismo no mercado, o que criaria condições para um ressalto forte. Talvez o aproximar da Guerra continue a fazer o medo aumentar e o número de touros diminuir.

Ulisses