Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

UP(DAX)DATE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Mitrolas

por Gpinto » 12/2/2003 9:44

O meu não tem volume.

Acaba por ser a barra de referência da consolidação, uma vez que é uma barra tocada por todas as que estão à frente.

É bastante considerável. Daí ser de referência.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Comentário

por MITROLAS » 12/2/2003 8:03

Não consigo perceber como o Gpinto sabe qual é a barra de consolidação, não tendo o gráfico indicação sobre o volume diário do título.
Há alguma forma de o saber sem ajuda do volume?
É que o meu gráfico do DAX tb nao tem volume. :?

Registado: 18/11/2002 21:10

so um detalhe

por allen » 12/2/2003 1:25

Antes de tecer aqui alguns comentários ao gráfico permitam-me salientar que a abordagem que tenho tentado esboçar decorre de uma visão muito pessoal destes temas de bolsa / mercados . Não é o caminho da verdade ., e so mais um idioma

Não negoceio DAX . As observações que apresentar , contrariamente ao que faço com as acções não correspondem neste caso a nenhuma estrategia de intervenção

Continuando

Tenho a noção como já referi , de que só é interessante negociar espaços de desequilíbrio .

O espaço de consolidação formado foi ontem quebrado com uma barra que abre e fecha fora dessa area . No momento em que tal acontece a anterior consolidação termina e os intervenientes de mercado procuram novo espaço de vida .

Esta nova caminhada não será nunca linear e o seu sentido fica consumado no primeiro movimento de ressalto contra a tendência dominante . Este ressalto pode ser imediato como foi o caso hoje verificado e significa que os diversos intervenientes medem de imediato forças .

O ressalto de hoje apresenta uma característica adicional : veio aos 50 % da área de negocio anterior e fecha em queda relativamente ao máximo podendo manifestar um perda de “ força “ dos compradores

No entanto retomo a ideia simples : terminou a consolidação anterior no momento em que se formou a barra de referencia . Todos os setup seriam realizados tendo por base essa barra e é possível de uma forma simplificada assumir posições deste tipo : abre acima do meio da barra de referencia ( b.r. ) quebra o máximo entra longo , Abre abaixo do m.p. da b.r quebra o minimo fica curto . No caso vertente hoje teria feito um longo

Uma “ regra adicional “ ( tipo sopa de pedra ) . Caso no fim do dia a barra feche sobre o m.p . encerra posições e aguarda pelo dia seguinte . Estamos perante uma perda de força relativa dos compradores

Para amanha . Face a uma abertura abaixo do close de hoje e na quebra do mínimo de ontem fica curto . Caso o máximo seja quebrado num âmbito de um movimento ascendente , abre longos

AS

Registado: 29/12/2002 20:37

UP(DAX)DATE

por Gpinto » 12/2/2003 0:06

Depois de criada a barra de referência ontem, esperavamos hoje uma de duas situações: Um movimento fora do range de consolidação com movimento up-down que quebrasse midpoint de ontem e 25% da barra, e teríamos um setup curto OU, como segunda hipótese, voltaríamos ao range de consolidação com target nos 2670.

A 2ª hipótese foi a preferida e o Dax abriu com a espertina matinal e rompeu as amarras voltando para dentro do canal de consolidação. Qual foi o máximo atingido? Nem de propósito...os 2664 pts (tão, mas tão perto).

Ora bem, para amanhã o melhor cenário é estar fora. Não temos qualquer valor referência. O objectivo está atingido.

Vamos ver para que lado amanhã o Dax se irá dirigir. Midpoint por tocar nos 2560? Ou será que iremos outra vez up até ao nível superior do range de consolidação? Ou será que conseguiremos conjugar ambas as situações?

Amanhã veremos.
Anexos
Dax1102.jpg
Dax1102.jpg (84.43 KiB) Visualizado 673 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, karaya75, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 143 visitantes