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Caldeirão da Bolsa

Soares da Costa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MercúrioH » 18/12/2009 15:56

Ulisses, achar não acho, mas parece que o mercado acha.
Não sei se será um factor de contágio mas os investidores parecem ver alguma relação já que a TD está a subir e bastante, quase tanto quanto a Cimpor.
Poderá não ser racional, mas já vimos que por vezes há algo de irracional na Bolsa (ou deveria dizer nos investidores).
Não fosse assim e não se veriam certas subidas ou descidas acentuadas sem que se veja a razão de tal.
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por Ulisses Pereira » 18/12/2009 13:12

Mercúrio, mas achas que uma acção devia subir muito porque um dos seus accionistas vai ficar mais rico?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

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por MercúrioH » 18/12/2009 12:09

Será que vai ter alguma influência sobre a SC assim como está a ter na TD?
Em princípio poderá ter já que Manuel Fino, accionista maioritário da SC, detém uma grande participação na Cimpor (não contabilizando a parte que "vendeu" à CGD com opção de recompra).

Não deveria a SC estar a subir mais do que os 2% ou 3% que tá a subir?
Era bom que subisse os 10% e mais que a TD está/esteve a subir.
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Sete maiores accionistas controlam 81,2% da Cimpor

por MercúrioH » 18/12/2009 12:05

Susana Domingos
sdomingos@negocios.pt


Os sete maiores accionistas na Cimpor, com posições no capital da empresa acima de 4%, controlam 81,2% da cimenteira.

A Teixeira Duarte – que está em fase de reestruturação interna – controla 22,9% da cimenteira, seguida da Lafarge que detém 17% e do empresário Manuel Fino, que detém uma posição de 10,7%. A Caixa Geral de Depósitos tem ainda 9,6% da Cimpor, depois de adquirir a posição de Manuel Fino.

Também com peso na estrutura accionista da Cimpor está o fundo de pensões do BCP, que detém 10% do capital. Com posições mais pequenas está a Bidaposa, com 6,7%, e a Cinveste, do coronel Luís Silva, que tem uma participação de 4,1%.

Depois de vários meses de uma aparente acalmia na liderança da Cimpor, o conselho de administração da cimenteira decidiu, no início deste mês, afastar Jorge Salavessa da presidência-executiva, que foi substituído no cargo por Ricardo Bayão Horta.

A mudança reabriu a guerra antiga entre os maiores accionistas. Na edição de 5 de Dezembro, o jornal “Expresso” revelava que os gigantes brasileiros Votorantim e Camargo Corrêa - dois conglomerados proprietários de cimenteiras – estavam interessados em entrar para o capital da Cimpor, dada a presença que a empresa portuguesa tem naquele país.
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Esta ainda....

por rasteiro » 18/12/2009 10:05

está calma, mas já deve faltar pouco para começar a BOMBAR....

Já estou dentro.............

Abraços
 
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por andrepfonseca » 18/12/2009 1:46

Ocart, não é que não te dê razão em algumas das coisas que disseste...

Mas o fantasma da "manipulação" é algo que paira sempre na cabeça dos investidores e muitas vezes não há razões para isso.

É certo que a Soares da Costa tem tido boas notícias.
Mas o mercado não está para aí virado. Simplesmente tem vindo a lateralizar e cada vez mais com tendência de queda.

Quando assim é, por melhor que a acção seja, o normal é acompanhar a tendênca do mercado.

E quando assim é, não vale a pena queixarmo-nos. É procurar o melhor ponto de entrada... ou saída...
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A Bolsa não se alimenta

por ocart » 17/12/2009 19:34

de realidades mas sim de boatos e especulações. A SC é e neste caso um bom exemplo pois com tantas e boas noticias não evolui. Aliás e no nosso conceito de Bolsa as boas noticias não são novidades positivas pois qualquer manipulação sem apoio de noticias causa muito mais impacto na cotação. Por esta falta de confiança no Mercado e nos Agentes fiscalizadores é que Portugal é dos Países onde se investe menos nos Mercados. Ou seja a Bolsa é o espelho do Governo tão cheio de problemas de corrupção não esclarecidos.......e oxalá que que as vitimas (os presos) não falem senão poderá ser o descalabro!!!!Caso do Coutinho e do Juiz Lopes da Mota. Realmente que interesse pessoal poderia ter este Juiz em andar a pressionar os Juizes do caso Freeport??!!!!!
 
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Re: Desde Manuel Fino

por Marco Martins » 16/12/2009 2:13

ren-da-s-net Escreveu:
ocart Escreveu:que esta cotada vive com variações grandes e nem sempre com razão. Mas a ligação ao BCP não deve estar a favorecer embora na Cimpor mude de figura. Porque desce? Não sei...


Ligação ao BCP? !!! :lol: hehehehe...
Não estarás a fazer confusão com a Teixaira Duarte? :wink:


Creio que o BCP tem 5% da Soares da Costa...
http://www.euronext.com/trader/companyp ... ectedMep=5
 
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por ren-da-s-net » 15/12/2009 22:40

Os analistas previam a Soares da Costa perto de 1,50 euros até final do ano.... será? :|
 
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por pmpcpinto » 15/12/2009 15:28

Só mais uma pergunta.

Depois da adjudicação de uma obra, que para a SC significa cerca de 240 milhões, não é normal sairem novos "targets"?


Pedro
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por pmpcpinto » 15/12/2009 15:09

Ou será que é a UBS que quer comprar mais?


Pedro
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Re: Desde Manuel Fino

por ren-da-s-net » 15/12/2009 14:35

ocart Escreveu:que esta cotada vive com variações grandes e nem sempre com razão. Mas a ligação ao BCP não deve estar a favorecer embora na Cimpor mude de figura. Porque desce? Não sei...


Ligação ao BCP? !!! :lol: hehehehe...
Não estarás a fazer confusão com a Teixaira Duarte? :wink:
 
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Desde Manuel Fino

por ocart » 15/12/2009 14:07

que esta cotada vive com variações grandes e nem sempre com razão. Mas a ligação ao BCP não deve estar a favorecer embora na Cimpor mude de figura. Porque desce? Não sei...
 
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por pmpcpinto » 15/12/2009 13:03

Teve lucros bons, tem tido adjudicações de obras importantes por cá, em Angola e nos EUA, o volume da procura é superior à oferta, no sábado ganhou uma obra muito importante (TGV), porque será que cai 2,4% e ontem nem chegou a subir 1%?

Pedro
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por pmpcpinto » 15/12/2009 13:02

Teve lucros bons, tem tido adjudicações de obras importantes por cá, em Angola e nos EUA, o volume da procura é superior à oferta, no sábado ganhou uma obra muito importante (TGV), porque será que cai 2,4% e ontem nem chegou a subir 1%?

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por Luka! » 15/12/2009 9:46

ren-da-s-net Escreveu:Ou eu me engano muito ou esta Soares da Costa está pra dar bons lucros a quem estiver por dentro :|



Também acho que sim... os fundamentais estao em progressao...
Ganhar um projecto como o TGV abre portas num sector de Futuro ...
(estou a fazer umas compritas...)

:wink:
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por Luka! » 15/12/2009 9:39

ren-da-s-net Escreveu:Ou eu me engano muito ou esta Soares da Costa está pra dar bons lucros a quem estiver por dentro :|



Também acho que sim... os fundamentais estao em progressao...
Ganhar um projecto como o TGV abre portas num sector de Futuro ...
(estou a fazer umas compritas...)

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por ren-da-s-net » 14/12/2009 23:50

Ou eu me engano muito ou esta Soares da Costa está pra dar bons lucros a quem estiver por dentro :|
 
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Soares da Costa vai concorrer ao TGV de Obama Soares da Cost

por MercúrioH » 14/12/2009 16:34

Nuno Miguel Silva
14/12/09 09:10

-----------------------------------------------------

Florida vai arrancar com a alta velocidade nos EUA. Construtora nacional vai entrar na corrida.

A Soares da Costa está na primeira linha para formar um consórcio e concorrer ao projecto de construção e exploração de uma linha de alta velocidade nos Estados Unidos, no estado da Florida.

Em declaração ao Diário Económico, Pedro Gonçalves, presidente da comissão executiva da construtora, disse que tem "estado presentes em diversas conferências e seminários e desenvolvido conversas com as autoridades estaduais sobre este assunto". "Ainda não temos consórcio formado, mas temos seguido o processo com muita atenção e já abordámos a questão com vários potenciais parceiros internacionais para entrarmos neste negócio", acrescentou Pedro Gonçalves.

A Soares da Costa irá entrar na corrida a este projecto através da sua participada norte-americana Prince, com sede precisamente na Florida. A administração Obama tem em curso um programa de investimentos à reanimação da economia que passa pelo arranque de fortes investimentos em infra-estruturas. A florida, tal como a Califórnia, são, neste momento, os estados norte-americanos mais avançados para seguir um dos paradigmas defendidos pela actual equipa da Casa Branca, que passa pela aposta crescente da ferrovia como pilar alternativo de mobilidade face às rodovias.

"A administração Obama está apostada em inverter a primazia da rodovia e a Florida deve ser um dos primeiros estados norte-americanos a ter uma linha com características de alta velocidade. Numa primeira fase, o projecto deverá fazer a ligação entre Tampa e Orlando, e mais tarde, até Miami", explicou Pedro Gonçalves.

Este é um projecto em que a Soares da Costa vai beneficiar do facto de ter ganho o contrato de construção e exploração o primeiro de torço de TGV, entre Caia e o Poceirão, cuja intenção de adjudicação foi anunciada no passado sábado pelo primeiro-ministro José Sócrates e e pelo ministro das Obras Públicas, António Mendonça.

"Temos de ter a noção de que se não formos prefeitos na nossa terra, não conseguiremos ter sucesso em terra alheia", defende o administrador executivo da Soares da Costa. O excelente cartão de visita que a vitória no primeiro concurso de alta velocidade representa para Soares da Costa vai também ser aproveitado pela construtora para entrar noutros mercados geográficos.

Além da grande oportunidade que deverá surgir nos Estados Unidos entre 2010 e 2011, a Soares da Costa está a seguir atentamente as hipóteses de negócio que a alta velocidade deverá também proporcionar no Brasil. Pedro Gonçalves realça que também aqui não há nenhuma decisão tomada, mas confirma que a empresa está a seguir atentamente o projecto que o governo de Lula tem previsto para ligar o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, que deverá estar operacional a tempo do Mundial de Futebol de 2014. "Podemos criar parcerias ou entrar no mercado brasileiro através da compra de uma empresa local", adianta Pedro Gonçalves.

Outro país que a Soares da Costa está a estudar com bastante atenção é a Índia, "que tem uma dimensão enorme para a nossa escala". Neste caso, não são só os projectos ferroviários que estão na ira da construtora portuguesa, mas também os negócios potenciais no sector rodoviário.
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por pmpcpinto » 14/12/2009 13:05

Na altura estavam a subir.

Aqui vai mais uma para afundar :wink:

http://economico.sapo.pt/noticias/soares-da-costa-vai-concorrer-ao-tgv-de-obama_76610.html

Esperemos que brevemente não venham notícias boas da Irlanda.

Pedro
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Deves estar a ver mal!!!!!

por rasteiro » 14/12/2009 12:50

porque as outras duas de que falas também estão no vermelho.


Abraços


pmpcpinto Escreveu:Já está nos 1,24, ou seja, o fecho de 6ª feira.

Aqui fica a prova que a cotação depende de tudo, menos daquilo que devia depender.

É irónico que a SC ganhe uma obra desta envergadura em Portugal à Mota e à TD e esteja a "0", enquanto as outras duas lá vão.


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por pmpcpinto » 14/12/2009 12:44

Já está nos 1,24, ou seja, o fecho de 6ª feira.

Aqui fica a prova que a cotação depende de tudo, menos daquilo que devia depender.

É irónico que a SC ganhe uma obra desta envergadura em Portugal à Mota e à TD e esteja a "0", enquanto as outras duas lá vão.


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Construtora já disparou 8%

por MercúrioH » 14/12/2009 12:31

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt


A Soares da Costa disparou 8% esta manhã, depois de no Sábado ter sido comunicado que o ELos, consórcio liderado pela Soares da Costa e Brisa, ganhou o troço de alta-velocidade Poceirão-Caia. Os analistas consideram este projecto "partiularmente positivo para a Soares da Costa".

As acções da Soares da Costa valorizam 4,03% para 1,29 euros, depois de terem chegado a negociar nos 1,34 euros, fixando um novo máximo desde Setembro de 2008. A Brisa sobe 2,00% para 6,88 euros, depois de ter chegado a ganhar 3,34% para 6,97 euros.

Analistas dizem que operação de construção é mais interessante

Os analistas do BPI consideram a notícia “positiva, apesar de que já era esperado depois de o consórcio Elos ter apresentado a proposta com o menor” custo e acrescentam que a notícia é melhor para a Soares da Costa.

O enquadramento de “rendas por disponibilidade” e o apoio do Estado ao projecto, “transforma-o essencialmente num bom projecto para os construtores”, pelo que os analistas do banco de investimento consideram-no, “essencialmente um bom projecto para a Soares da Costa”.

As operações de construção do troço de alta-velocidade, “vão ser executadas por um consórcio complementar, onde a soares da Costa tem uma participação de 17,25% e que um investimento de capital que representa 1,44 mil milhões de euros", segundo os documentos de análise emitidos pelo BPI e Caixa BI.

Estas operações representam um incremento de 14% no livro de encomendas da Soares da Costa saldando o mercado doméstico em 42% as encomendas totais.

Já para a Brisa, este projecto significa uma taxa interna de rentabilidade de 12%, segundo os analistas do BPI Equity Research, sendo que o investimento da concessionário é de 20 milhões de euros.

Tribunal de Contas ainda se vai pronunciar

Recorde-se que este contrato terá ainda que passar pelo Tribunal de Contas, que está a colocar entraves às concessões rodoviárias por terem sido aceites propostas finais piores do que as iniciais. No entanto, estes concursos já foram lançados segundo o novo código dos contratos públicos, ou seja, com regras mais rígidas.
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Soares da Costa dispara 8% com troço Poceirão-Caia

por MercúrioH » 14/12/2009 12:25

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt


A Soares da Costa disparou 8% esta manhã, depois de no Sábado ter sido comunicado que o consórcio liderado pela Soares da Costa e Brisa, ganhou o troço de alta-velocidade Poceirão-Caia.

As acções da Soares da Costa valorizam 5,65% para 1,31 euros, depois de terem chegado a negociar nos 1,34 euros, fixando um novo máximo desde Setembro de 2008. A Brisa sobe 1,84% para 6,869 euros, depois de ter chegado a ganhar 3,34% para 6,97 euros.

O consórcio para a construção para o troço de alta-velocidade apresentou uma proposta de 1,359 mil milhões de euros para a construção e um preço anual de 12,2 milhões de euros no que diz respeito à manutenção.

Estes valores são sem IVA e a preços de 2008. A adjudicação destes 167 quilómetros acaba por marcar o início do projecto de Alta Velocidade em Portugal, com este troço, do eixo Lisboa-Madrid, a prever a entrada em funcionamento em 2013, altura em que se poderão ligar as duas capitais ibéricas em duas horas e 45 minutos.

Recorde-se que este contrato terá ainda que passar pelo Tribunal de Contas, que está a colocar entraves às concessões rodoviárias por terem sido aceites propostas finais piores do que as iniciais. No entanto, estes concursos já foram lançados segundo o novo código dos contratos públicos, ou seja, com regras mais rígidas.
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Soares da Costa quer concorrer a todos os troços do TGV

por andrepfonseca » 13/12/2009 21:54

O presidente-executivo da Soares da Costa, Pedro Gonçalves, disse ontem que o consórcio vencedor da concessão do troço Poceirão-Caia da linha de Alta Velocidade (AV) pretende concorrer a "todos os troços anunciados no projecto de AV" em Portugal.
Pedro Gonçalves falava aos jornalistas após a cerimónia de adjudicação da concessão, realizada a poucos quilómetros de Évora e presidida pelo primeiro-ministro José Sócrates.

A concessão daquele que é o primeiro projecto de AV no país foi atribuída ao consórcio ELOS - Ligações de Alta Velocidade, liderado pela Brisa e pela Soares da Costa.

"Trata-se do ganhar de competências novas e de acrescentar competências àquelas que já tínhamos e que nos vão [ao grupo Soares da Costa] abrir portas", sublinhou.

O agrupamento ELOS, revelou ainda o mesmo responsável, pretende concorrer a "todos os troços anunciados no projecto de AV" em Portugal.

Em declarações posteriores à Lusa, Pedro Gonçalves disse também que esta concessão permite pensar em projectos futuros noutros mercados.

"Para a Soares da Costa é importante num duplo aspecto, por aquilo que representa em obra a executar no curto-prazo e por aquilo que trará de competências novas que nos permitirão concorrer noutros mercados em projectos desta natureza", declarou à Lusa o CEO da empresa.

Durante a cerimónia, Carlos Fernandes, administrador da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (RAVE), já tinha sublinhado que tanto a proposta da ELOS, que ganhou a concessão, como a outra finalista, do consórcio Altavia Alentejo, liderado pela Mota-Engil, eram "excelentes", dos pontos de vista "técnico e financeiro".

O mesmo administrador da RAVE elogiou ainda a "capacidade" demonstrada pelas empresas portuguesas no âmbito deste concurso do TGV.

À Lusa, Carlos Fernandes disse que este "é o primeiro passo concreto para passar o projecto do papel para o terreno", através de "um grande consórcio".

"Temos fundos comunitários num valor não habitual em Portugal, que vão começar a ser utilizados. Tudo isso é uma oportunidade única e irrepetível de executar este projecto", prosseguiu.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, justificou à agência Lusa, à margem da cerimónia, a adjudicação do troço ao consórcio ELOS por ter sido aquele que, para a comissão de avaliação, apresentou "as melhores condições".

De acordo com os dados da RAVE, desde Dezembro de 2005 até Junho deste ano, foi possível reduzir em "cerca de 40 por cento" os custos estimados para a concessão do troço de AV Poceirão-Caia, numa extensão de 165 quilómetros.

Em 2005, o troço estava orçado em 2.260 milhões de euros, acabando por ser a sua concessão adjudicada por 1.359 milhões de euros, o que significa "menos 900 milhões de euros", disse o administrador Carlos Fernandes.

O valor global da concessão, no entanto, é de 1.494 milhões de euros, que inclui os custos do investimento (anunciado hoje por José Sócrates) mais os encargos inerentes à manutenção ao longo da vida toda da concessão, deflacionados e calculados à data de hoje", disse à Lusa Pedro Gonçalves
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