Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 18/1/2008 20:47

Martifer prevê duplicar facturação para 500 milhões de euros
A Martifer prevê duplicar a facturação em 2007 para os 500 milhões de euros, avançou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt




A Martifer prevê duplicar a facturação em 2007 para os 500 milhões de euros, avançou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No seguimento de solicitação da CMVM, e na sequência da entrevista concedida por Carlos Martins, Presidente do Conselho de Administração da Martifer SGPS SA (Martifer) á Reuters, a empresa esclarece que a previsão de facturação consolidada para o ano completo de 2007 no montante de cerca de 500 milhões de euros "corresponde à expectativa do Conselho de Administração da Martifer, o que representará aproximadamente uma duplicação da facturação face a 2006.".

A mesma fonte sublinha que o crescimento da facturação consolidada "deve-se ao bom desempenho da área de Construções Metálicas".

Neste sentido, esta área "deverá ter representado um peso de cerca de 60% nas vendas consolidadas do Grupo Martifer no ano de 2007", acrescenta a empresa.

Relativamente a 2008, a Martifer "estima vir a verificar-se de novo um ano de forte de crescimento de facturação consolidada", conclui o comunicado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Resina » 18/1/2008 18:10

SMALL2007 Escreveu:BARATA? Em relação a quê? Ao potencial de valorização da cotação, ou por comparação com a avaliação que lhe fizeram na OPV?

Além disso, na avaliação dos analistas para o preço da OPV (aqui riu-me sempre de quem faz isto) tenho a certeza que este factor da duplicação do volume de vendas já entrou.

Pode ter entrado isso e muito mais... A Martifer foi avaliado pelo mercado a esse valor, porque nessa altura o mercado achava que era o seu valor... Felizmente, ou infelizmente para alguns, afinal o mercado agora esta a avaliar abaixo...
E normal que caia, não só pelo que eu disse, mas tambem por uma fraca procura...
No mercado nem tudo tem de subir, e nem tudo tem de estar no seu valor real... A Martifer pode ser um exemplo...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por TP1 » 18/1/2008 17:56

SMALL2007 Escreveu:BARATA? Em relação a quê? Ao potencial de valorização da cotação, ou por comparação com a avaliação que lhe fizeram na OPV?

Além disso, na avaliação dos analistas para o preço da OPV (aqui riu-me sempre de quem faz isto) tenho a certeza que este factor da duplicação do volume de vendas já entrou.


Pode Justificar tais afirmações? Pode fazer-me as contas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Açor3 » 18/1/2008 17:24

Tenha calma isto é a transcrição de uma entrevista feita por uma jornalista de uma agência Reuteurs que poderá confirmar estes dados na própria transcrição.Não é precisoo ser mal educado para expor as suas ideias nem vir com ameaças.OK: :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por SMALL2007 » 18/1/2008 15:42

BARATA? Em relação a quê? Ao potencial de valorização da cotação, ou por comparação com a avaliação que lhe fizeram na OPV?

Além disso, na avaliação dos analistas para o preço da OPV (aqui riu-me sempre de quem faz isto) tenho a certeza que este factor da duplicação do volume de vendas já entrou.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Açor3 » 18/1/2008 13:16

ENTREVISTA1-Martifer duplica vendas 07 e prevê também dobrar 08


18/01/2008


(Acrescenta com mais citações de Carlos Martins)

Por Patrícia Vicente Rua

LISBOA, 18 Jan (Reuters) - A Martifer deverá ter duplicado as suas vendas para cerca de 500 milhões de euros (ME) em 2007 e prevê voltar a duplicar a sua facturação em 2008, afirmou Carlos Martins, Chief Executive Officer (CEO) da Martifer.

Adiantou, em entrevista à Reuters, que 2008 será o ano de consolidação do negócios de biocombustíveis e de equipamento para a geração de energia, sobretudo eólica, enquanto o negócio de estruturas metálicas está em velocidade cruzeiro.

"Em 2007 crescemos quase 100 pct face ao ano anterior, próximo dos 500 ME, e este ano vamos ter um crescimento também muito próximo disso, em volume de vendas", referiu o CEO.

"Em 2008, vamos voltar a crescer muito. Ao ritmo do ano anterior não é descabido", acrescentou.

Em 2006, a Martifer reportou um volume de negócios de 250,4 ME, proveitos operacionais de 278,7 ME e lucros de 13,9 ME.

"O ano que agora entrou vai ser o ano em que nos vamos focalizar claramente nas áreas de negócio que temos e vamos crescer à custa da internacionalização", refere Carlos Martins.

Do plano de investimentos de 1.200 ME até 2012, a fatia de leão caberá à produção de energia e produção de equipamento para a geração de energia a partir de fontes renováveis, visando a produção de electricidade, desde a energia solar à energia das ondas, mas é na energia eólica que está mais avançada.

Em Portugal, está a investir na construção de fábricas de pás e componentes para aerogeradores, depois do consórcio Ventinveste, em que está presente com 33 pct, ter vencido um concurso de 400 mega watts (MW) de potência eólica.

Têm parques eólicos na Alemanha, arrancam este ano com a construção dos parques na Polónia e Roménia e, em 2009, na Eslováquia e Ucrânia, tendo assinado um acordo para desenvolver parques no Texas, EUA, e entraram recentemente na Austrália visando igualmente o desenvolvimento de parques destes.

"Estamos a estudar construir fábricas de torres eólicas fora de Portugal, nos EUA e no Leste, para fazer face às nossas necessidades fora de Portugal, embora a nossa intenção seja alienar mais tarde os parques onde estamos em minoria", diz.

Garante que 2008 será o ano cruzeiro da área dos combustíveis com duas fábricas a trabalhar em pleno, em Aveiro e na Roménia, e "um parque agrícola mais ou menos consolidado que nos permite controlar o preço da matéria-prima, o girassol".

"Estamos a pensar abordar o mercado de Moçambique, este ano, como uma fonte de fornecimento de matérias primas para o biocombustível", adiantou ainda.

Afirmou que o negócio das estruturas metálicas, que representa 60 pct da facturação, está consolidado em Portugal e Espanha, estando a fábrica em Angola a arrancar com algumas dificuldades.

A Marifer vai construir uma fábrica na Índia em parceria com a Suzlon , focalizada para o mercado indiano, "um mercado que tem um plano de infraestruturas enorme".

"Queremos começar a facturar na Índia já em 2009 e ter uma boa presença dentro de três ou quatro anos", afirmou.

Lembrou que "2007 foi o ano em que fizemos o IPO, a compra da RePower com a Suzlon, entramos na Índia e vamos com eles para outros países, na Europa e EUA, conseguimos uma grande mais valia com o stake da RePower e ficámos com a tecnologia na mesma, ficámos com uma boa relação, com um país e com um parceiro e fizemos uma parceria com a EDP".

ACÇÃO MARTIFER ESTÁ CLARAMENTE BARATA

A Martifer fez o seu IPO em Junho, através de um aumento de capital, tendo os fundadores Carlos Martins e Jorge Martins, assim como a Mota-Engil reduzido as suas participações para 37,5 pct, respectivamente, estando os restantes 25 pct dispersos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por fosgass » 18/1/2008 12:58

Pois eu acho que ela sobe... o Carlos Martins está a dar uma entrevista à Reuters agora....

O problema da Martifer é não terem contratado um profissional de mercado (investor relations) para vender o título!
 
Mensagens: 160
Registado: 13/7/2007 13:18

por petar » 18/1/2008 12:56

Nemesis,
Sim, eu compreendi que tinhas os 4 cenarios ;-)

Para mim, deves considerar os resultados liquidos reportados, incluindo resultados extraordinarios e beneficios de dívida (estudei contabilidade em Francês e Inglês, não sei qual o termo correcto em PT :roll: )
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por nemesis_CALD » 18/1/2008 10:32

petar,

Estava a tentar estimar o PER para 2007, se tivesses os resultados totais do ano gostava de saber :lol:

Por isso é que tenho 4 valores diferentes. Estou a partir do presuposto que não teve perdas no 4º trimestre. Acho que deve dar uma ideia de qual é PER maximo que a empresa deve ter...

Alguem me sabe indicar se são utilizados para as contas do PER os resultados liquidos reportados (incluem operações extraordinarias) ou ajustados (excluindo operações extraordinarias) ???
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2007 20:45

por petar » 18/1/2008 9:31

Nemesis,
Não podes usar os resultados trimestrais para calcular o PER.
Deves usar o Rendimento liquido da empresa, logo, a meu ver, deverias usar os resultados totais de 2007.

Podes tb calcular o PER usando: Preço accao/EPS

EPS= Rendimento liquido/numero de accoes
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por drcentimo » 18/1/2008 1:41

Olá Nemesis!

Não sou muito experiemte nestes termos técnicos mas pessoal mente oriento-me pela tua segunda hipótese: per de 40.
Daí ter dito aquela informação: è de arrepiar quando a média europeia anda à volta de 14 / 15.

Cumprimentos
 
Mensagens: 26
Registado: 29/11/2007 2:59
Localização: Lousada

por nemesis_CALD » 17/1/2008 23:35

Dr centimo Escreveu:Já viram o Per! É de arrepiar.
Cumprimentos


Já agora qual é?

Os meus conhecimentos nesta area são um bocado fracos, não sei bem que valores utilizar...

Utilizo os resultados liquidos reportados ou ajustados???

Apesar de correr o risco que digam que as minhas contas estão erradas deixo aqui os valores que calculei para os diferentes cenarios do PER de 2007, utilizando os valores do site da martifer:

Cotação (2008-01-17): 6.30
nº acções: 100.000.000

Utilizando os lucros liquidos reportados:

- lucros liquidos 1º semestre + 3º trimestre 2007 (milhões): 18.6 + 21.4 = 40

- PER: 630.000.000 / 40.000.000 = 15 (tendo em conta um resultado liquido no 4º trimestre de 0)
- PER: 630.000.000 / 61.400.000 = 10.26 (tendo em conta um resultado liquido no 4º trimestre igual ao do 3º trimestre)

Utilizando os lucros liquidos ajustados:

- lucros liquidos 1º semestre + 3º trimestre 2007 (milhões): 5 + 7.8 = 12.8
- PER: 630.000.000 / 12.800.000 = 49.22 (tendo em conta um resultado liquido no 4º trimestre de 0)
- PER: 630.000.000 / 20.600.000 = 30.58 (tendo em conta um resultado liquido no 4º trimestre igual ao do 3º trimestre)

Será que alguem me pode indicar qual dos valores esta certo???

Já agora, alguem sabe quando é apresentado o relatorio de contas de 2007 ???
 
Mensagens: 10
Registado: 15/10/2007 20:45

Re: Preço

por Silverwolf » 17/1/2008 10:01

EuroVerde Escreveu:Quando, quando, quando? Quando é que as pessoas (investidores) compreendem que esta Martifer não vale o que está cotada e que quem está dentro não pode culpar ninguem pelos seus próprios ERROS em deixar-se ir pelas Boas Noticias, que de um momento para o outro já não saiem com a mesma frequência. Isto é prova mais do que suficiente que existe muita gente a comprar acções sem olhar ao que pagam.
obrigado


Mas explica lá porque é que não valem? há analistas que dizem valer facilmente mais de 10€... qual o teu valor fundamental? e como justificas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 15/1/2008 17:43

Preço

por EuroVerde » 17/1/2008 9:46

Quando, quando, quando? Quando é que as pessoas (investidores) compreendem que esta Martifer não vale o que está cotada e que quem está dentro não pode culpar ninguem pelos seus próprios ERROS em deixar-se ir pelas Boas Noticias, que de um momento para o outro já não saiem com a mesma frequência. Isto é prova mais do que suficiente que existe muita gente a comprar acções sem olhar ao que pagam.
obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por karlitos » 17/1/2008 2:32

Dr centimo Escreveu:Olá!

Penso que quem anda na bolsa já há algum tempo sabia que a Martifer iria cair. Quando apareceu a moda das tecnológicas todos vimos o que sucedeu depois! Estamos na moda das empresas verdes com a euforia muito parecida com as tecnológicas de então. Logo, sempre esperei que a Martifer iria descer. Já viram o Per! É de arrepiar. Só um kamikaze iria apostar em... expectativas. Quando se trata de dinheiro temos de apostar em condições fundamentais. No entanto gostaria de entrar nesta empresa. Porém só o farei ai por volta dos 4 euros. Se lá não chegar ( a doença da euforia pode voltar) fica para uma altura em que a moda seja por exemplo "os direitos"!

Cumprimentos


acho que nao se pode ir so por ai.

até porque a martifer nao é uma empresa de renovaveis. alias, o seu core business é a metalurgica no geral, com varios investimentos na produçao de biocombustiveis, geraçao de energias renovaveis, centros comerciais, etc etc.

eu penso que é uma boa empresa e vendo da perspectiva da OPV foi feita em bom tempo (para quem vendeu) pois aproveitou um dos picos do bull que estamos a viver.

agora na perspectiva do investidor, provavelmente não é a melhor empresa neste momento até porque devido a estrutura accionista estar muito diversificada e com muitos pequenos accionistas que estão com medo ela tem sofrido estas fortes quedas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

por drcentimo » 17/1/2008 2:10

Olá!

Penso que quem anda na bolsa já há algum tempo sabia que a Martifer iria cair. Quando apareceu a moda das tecnológicas todos vimos o que sucedeu depois! Estamos na moda das empresas verdes com a euforia muito parecida com as tecnológicas de então. Logo, sempre esperei que a Martifer iria descer. Já viram o Per! É de arrepiar. Só um kamikaze iria apostar em... expectativas. Quando se trata de dinheiro temos de apostar em condições fundamentais. No entanto gostaria de entrar nesta empresa. Porém só o farei ai por volta dos 4 euros. Se lá não chegar ( a doença da euforia pode voltar) fica para uma altura em que a moda seja por exemplo "os direitos"!

Cumprimentos
 
Mensagens: 26
Registado: 29/11/2007 2:59
Localização: Lousada

por Resina » 16/1/2008 10:48

Esta continua em altas... Sempre que a vejo está no minimo da sessão...
Será que tem fundo? :shock: :shock: :shock: :shock:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por petar » 15/1/2008 16:15

Alguém me pode dizer onde encontrar os dados para calcular os fundamentais da Martifer?
Brigados,
P
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por artista_ » 15/1/2008 14:43

Resina chama-se a isso aproveitar bem as condições de mercado, a Martifer é uma empresa boa mas o preço a que foi vendida ao mercado descontava já grande parte das espectativas para para os próximos anos... se a isto juntar-mos o estado em que os mercados se encontram!

De qualquer forma só compra quem quer, e é mais um exemplo em que os grandes estão a perder, pelo menos por agora, no longo prazo veremos se não será um bom investimento!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Resina » 15/1/2008 14:28

A Martifer foi o negócio do ano 2007 para os Irmãos Martins...
De todas as empresas que adquiriram e de todos os lucros que têm tido, nada superou a Ops da sua empresa. Entretanto a empresa desde que foi cotada no 1º dia, ainda não parou de cair, estando já abaixo do valor de venda da Ops.
Estou admirado como é que ainda há alguem que quer comprar isso... :lol: :lol: :lol: :lol:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Nyk » 11/1/2008 14:43

Martifer já está 1 euro abaixo da OPS


11/01/2008


As constantes desvalorizações da Martifer já colocaram o título 1 euro abaixo do preço a que as acções foram vendidas na oferta pública de subscrição (OPS) em Junho do ano passado, o que acentua os prejuízos potenciais dos investidores que ainda mantém os títulos.

Desde o início do ano, a empresa de Oliveira de Frades acumula uma desvalorização de 14,11%, não tendo encerrado em alta em nenhuma sessão deste novo ano. Na sessão de hoje, os títulos tocaram no valor mais baixo desde que se estrearam no mercado de capitais nos 7 euros.

Os títulos da Martifer [MAR] seguiam em queda de 2,64% para os 7 euros. A contínua perda de valor dos títulos faz com que os investidores que deram a ordem de compra máxima (20 mil acções), durante a primeira fase da OPS, e arrecadaram um total de 90 acções da empresa, estejam a registar um prejuízo potencial de 90 euros, excluindo outros gastos.

Já para quem subscreveu acções na segunda fase e obteve 40 títulos da empresa, dos quais ainda não se desfez, o prejuízo ascende a 40 euros.

A companhia liderada por Carlos Martins desvaloriza pela sétima sessão consecutiva, e segue avaliada em 700 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Capitalista » 9/1/2008 1:23

Para quem está fora, que continue :)
Para quem está dentro que aguente e deixe ficar para os netos, como eu :roll: que estou a longo nesta :shock:
 
Mensagens: 6
Registado: 11/12/2007 14:30

Re: martifer

por Enslaved » 8/1/2008 1:58

JM72 Escreveu:Boa Noite!

hoje aproveitar para reforçar a 7.20...

A martifer entrou a descer em 2008....mas hoje chegou a estar a descer 7% 8-)

Penso que o suporte 7.10,chega para a levar novamente aos 8€

Bons negocios


Cuidado com a queda das facas. Tudo menos suporte nos 7.10. Depois da quebra dos 8.00 é normal as quedas estarem a acelerar :roll: .
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Re: martifer

por enologo » 8/1/2008 1:09

JM72 Escreveu:Penso que o suporte 7.10,chega para a levar novamente aos 8€


Suporte nos 7,10???

Tem lá um toque, com mínimo histórico de fecho (7,46) e absoluto (7,10), hoje.

Com isto, como se pode dizer que a levará novamente aos 8€ ??


Nota: eu não sei se vai ou não... mas chamar aos 7,10 de suporte... :roll: :roll: :shame:
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 1/11/2006 11:28
Localização: Almeirim

martifer

por JM72 » 8/1/2008 0:42

Boa Noite!

hoje aproveitar para reforçar a 7.20...

A martifer entrou a descer em 2008....mas hoje chegou a estar a descer 7% 8-)

Penso que o suporte 7.10,chega para a levar novamente aos 8€

Bons negocios
 
Mensagens: 220
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Figueira da Foz

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, Lisboa_Casino, PAULOJOAO e 150 visitantes