REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: REN - Tópico Geral

por vascoep » 18/5/2018 21:16

Degiro por ter sede no estrangeiro, Holanda salvo erro, é taxado a 33 ou 35% è sò fazer contas. Recebi na Jerómimo este mês 1044.31€ em 1595.03€ fui taxado em 550.72€ ! O estado português considera que o dividendo vai para o estrangeiro e è taxado como tal mesmo se a pessoa que tem a conta reside em Portugal. Jà me queixei ameaçando transferir a carteira e eles responderam me que tinha que ir às finanças pedir uma nota de crédito.
Por seu lado as finanças dizem que não tem nada a ver com a situação e que não devolvem diferença nenhuma.
Este ano passei a tentar advinhar a melhor altura antes dos dividendos, vendendo para fazer as mais valias em vez de receber os dividendos só que com a Jeronimo começou a cair muito antes da data e vendias depois quando tornou a subir um pouco.
Se tivesse uma plateforma tão boa e com taxas tão baixas teria mudado para uma nacional mas com operações frequentes a Degiro fica mesmo em conta.
Se alguem tem mais informação complementar agradeço, é sempre bom. Fazendo uma triagem nos comentários e nas informações de vários médias, tenho aprendido muito nestes forums. Por isso, obrigado a todos e BN !!

Registado: 5/11/2008 11:30

por Ramsousa » 19/5/2018 11:47

vascoep Escreveu:Degiro por ter sede no estrangeiro, Holanda salvo erro, é taxado a 33 ou 35% è sò fazer contas. Recebi na Jerómimo este mês 1044.31€ em 1595.03€ fui taxado em 550.72€ ! O estado português considera que o dividendo vai para o estrangeiro e è taxado como tal mesmo se a pessoa que tem a conta reside em Portugal. Jà me queixei ameaçando transferir a carteira e eles responderam me que tinha que ir às finanças pedir uma nota de crédito.
Por seu lado as finanças dizem que não tem nada a ver com a situação e que não devolvem diferença nenhuma.
Este ano passei a tentar advinhar a melhor altura antes dos dividendos, vendendo para fazer as mais valias em vez de receber os dividendos só que com a Jeronimo começou a cair muito antes da data e vendias depois quando tornou a subir um pouco.
Se tivesse uma plateforma tão boa e com taxas tão baixas teria mudado para uma nacional mas com operações frequentes a Degiro fica mesmo em conta.
Se alguem tem mais informação complementar agradeço, é sempre bom. Fazendo uma triagem nos comentários e nas informações de vários médias, tenho aprendido muito nestes forums. Por isso, obrigado a todos e BN !!

Bom dia,

Há um tópico da DeGiro.
Esse tema já foi abordado. Dá uma vista de olhos.

Cumps.

Registado: 11/4/2016 14:23

por Pedro2018 » 23/5/2018 9:36

Qual a vossa perspetiva para o desempenho da REN nos próximos meses.
Tenho ouvido rumores de consolidação no sector e beneficios da OPA à EDP.
A REN tem estado longe do BullMarket que assistimos no PSI 20.
Os meus gestores de conta acconselham a sua compra mas para longo prazo.
Que acham?

Registado: 4/4/2003 15:20

por JohnyRobaz » 23/5/2018 9:40

Pedro2018 Escreveu:Qual a vossa perspetiva para o desempenho da REN nos próximos meses.
Tenho ouvido rumores de consolidação no sector e beneficios da OPA à EDP.
A REN tem estado longe do BullMarket que assistimos no PSI 20.
Os meus gestores de conta acconselham a sua compra mas para longo prazo.
Que acham?

Pessoalmente acho que é uma empresa sólida no sector, sem grande risco (tem basicamente o monopólio em Portugal), e que oferece um dividendo generoso, pelo que é aconselhavel para ter em carteira no longo prazo. É o meu caso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Pedro2018 » 23/5/2018 10:11

Sim. Gostava de saber mais opiniões mas a gente vê passar os anos e os depósitos nem 0,5% dão, os certificados pouco mais, obrigações também.
Fiz um histórico da REN e vejo muita estabilidade. Vejo os fundamentais melhor cada vez mais.
mas o que me está a atrair agora é de facto me parecer que ainda não acompahou convenientemente o BullMarket.

por cumeke » 23/5/2018 10:24

Pedro2018 Escreveu:Sim. Gostava de saber mais opiniões mas a gente vê passar os anos e os depósitos nem 0,5% dão, os certificados pouco mais, obrigações também.
Fiz um histórico da REN e vejo muita estabilidade. Vejo os fundamentais melhor cada vez mais.
mas o que me está a atrair agora é de facto me parecer que ainda não acompahou convenientemente o BullMarket.

Penso que queiras mais opiniões para ir de encontro às tuas expectativas. Isso poderá ser prejudicial para ti.

Ver os videos no Investidor Day em que o CEO, CFO e outros falam, e respondem a perguntas é bastante esclarecedor para a postura da empresa no futuro.
Percebe-se que se a empresa tiver uma subida repentina na cotação não será certamente pelos fundamentais porque eles têm uma postura bastante sólida e não têm pressas em expandir.
Claro que a irracionalidade ou melhor dizendo, a emoção na bolsa poderá levar de arrasto esta acção. Mas essa análise deixo para quem goste de adivinhar sentimentos.

De resto a minha opinião é na mesma linha com o que já foi dito pelo JohnyRobaz e pelo Artista. Empresa sólida, com mercado estável que distribui dividendos.

Registado: 15/5/2018 11:44

por cumeke » 23/5/2018 11:44

artista_ Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Se em 2015 abriu apenas a perder 2%, valorizou imediatamente dado a dy é mto superior a essa percentagem´

Como tiraste essas conclusões? No ano passado no dia ex-dividend fechou a 2,819 a cair 16,5 cêntimos em relação à sessão anterior em que fechou a 2,984... em 2016 fechou a 2,63, menos 11 cêntimos que na sessão anterior... em 2014 fechou a 2,694 menos 2,899, quase menos 20 cêntimos que na sessão anterior... mais tarde vejo os anos anteriores e tentarei encontrar os valores intraday da sessão ex-dividend, mas é certo que a correção do dividend verifica-se, que é maior ou menor no final da sessão.

Celsius-reloaded Escreveu:Tb não percebo pq vendes. Se o não fizeres tb tens apenas q contabilizar as mais/menos-valias se alguma vez as venderes e dado que os 28% dos dividendos são iguais aos 28% das mais-valias , nos dividendos alguém faz as contas por ti.

A questão é que não quero mais confusões na declaração de IRS, fico só com as mais ou menos valias... além de que tenho conta na Degiro e já vi para aqui escrito que eles retiram bem mais que esses 28%, por isso mantenho as coisas simples, não custa nada, já fiz isso noutros anos!

Este ano caiu 15 centimos, sensivelmente o dividendo deduzido do respectivo imposto. Verificando-se novamente a correcção do mesmo.

por Sr_SNiper » 23/5/2018 14:10

Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Celsius-reloaded » 23/5/2018 14:19

Sr_SNiper Escreveu:Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?

Verde +- 0,5% segundo o telemovel.
31 de Julho: dia de São Stop.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Pedro2018 » 23/5/2018 15:50

Até se impõe uma reflexão.
Há um ano estava a cotar nos 2,98.
Como se explica quando reduzido divida, aumento lucros, a economia em Portugal melhorou, maior consumo energético, OPA sobre a EDP e consolidações nas "Utilites".
O aumento de capital no final de 2017 por si só não pode explicar.

por Flavc » 23/5/2018 16:04

O aumento de capital ( e os direitos inerentes) realmente explicam o principal da evolução. De resto subscrevo o que disse o Robaz e o Artista e a meu ver não precisas de muito mais explicações.

Registado: 9/3/2017 16:10

por cumeke » 23/5/2018 17:00

Pedro2018 Escreveu:Até se impõe uma reflexão.
Há um ano estava a cotar nos 2,98.
Como se explica quando reduzido divida, aumento lucros, a economia em Portugal melhorou, maior consumo energético, OPA sobre a EDP e consolidações nas "Utilites".
O aumento de capital no final de 2017 por si só não pode explicar.

A dívida não foi reduzida.

No final do ano fiscal de 2016 a divida situava-se em 75,0% do total dos activos.
No final do ano fiscal de 2017 a divida situava-se em 73,3% do total dos activos.

Diferença inexistente.

Pegando na tua cotação e no numero de acções do ano passado:

Valor total da REN no mercado em 2017

562,23 x 2,98 = 1 675 milhoes de €uros

Valor actual de mercado

663,29 x 2,45 = 1 658 milhoes de €uros

A empresa continua a valer sensivelmente o mesmo.

Como referi e isso parece ser o mais evidente.
Estás a tentar encontrar justificações nos outros para ir de encontro à tua ideia e isso é bastante perigoso.

por artista_ » 23/5/2018 17:39

Sr_SNiper Escreveu:Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?

O Valor correto em relação ao fecho de ontem seria 2,468, o mínimo de hoje. Eu tinha colocado uma ordem de recompra nos 2,47 mas ao longo da sessão não quis arriscar e comprei na casa dos 2,49, ainda assim prefiro perder 2/3 cêntimos do dividendo do que me tirarem já 6 ou 7 em impostos e comissões... dos quais posso recuperar uma parte.. ou não!

EDIT: Para ser mais correto o valor de ajuste seriam 2,467, mas agora só negoceia as décimas pares, por isso nunca poderia fazer o ajuste exato! :wink:
Editado pela última vez por artista_ em 24/5/2018 20:40, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 23/5/2018 17:45

Flavc Escreveu:O aumento de capital ( e os direitos inerentes) realmente explicam o principal da evolução. De resto subscrevo o que disse o Robaz e o Artista e a meu ver não precisas de muito mais explicações.

Atenção que riscos na bolsa existem sempre, não os considerar é o primeiro passo para um dia não se saber o que fazer quando as coisas correm mal... porque quando correm bem todos sabem o que fazer! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 23/5/2018 17:55

cumeke Escreveu:A dívida não foi reduzida.

No final do ano fiscal de 2016 a divida situava-se em 75,0% do total dos activos.
No final do ano fiscal de 2017 a divida situava-se em 73,3% do total dos activos.

Diferença inexistente.

Valor actual de mercado

Estás a tentar encontrar justificações nos outros para ir de encontro à tua ideia e isso é bastante perigoso.

Sim mas o teu raciocínio não responde de uma forma muito correta. A empresa vale o mesmo, mas hoje agrupou mais a empresa de gás que entretanto comprou. E na realidade também é verdade o que o Pedro defendeu, a economia portuguesa melhorou, o setor da energia tem estado em ebulição, o Psi está melhor, etc...

Obviamente que independentemente disto, pode acontecer muita coisa, nada dos diz que a empresa está a desconto agora ou que estava sobrevalorizada pelo mercado em 2017, ou que o mercado está a descontar o futuro e ele não é tão risonho como alguns pensam ver aqui... enfim, só para dizer que náo vale a pena termos certezas, devemos fazer analises e esperar que os nossos raciocínios estejam certos mas estar sempre atentos a sinais que possam indicar o contrario ou alterações do cenário da empresa...

por Pedro2018 » 24/5/2018 9:17

Aritsta.
Gostei do teu comentário.
Eu comprei. Numa perspectiva de diversificação de investimentos. Depois do pagamento também não espero uma subida subita.
Os fundamentais são muito bons.

por McDuck » 25/5/2018 9:43

cumeke Escreveu:Ver os videos no Investidor Day em que o CEO, CFO e outros falam, e respondem a perguntas é bastante esclarecedor para a postura da empresa no futuro.
Percebe-se que se a empresa tiver uma subida repentina na cotação não será certamente pelos fundamentais porque eles têm uma postura bastante sólida e não têm pressas em expandir.
Claro que a irracionalidade ou melhor dizendo, a emoção na bolsa poderá levar de arrasto esta acção. Mas essa análise deixo para quem goste de adivinhar sentimentos.

De resto a minha opinião é na mesma linha com o que já foi dito pelo JohnyRobaz e pelo Artista. Empresa sólida, com mercado estável que distribui dividendos.

Olá cumeke

Obrigado por essa sugestão!
"Coloca um Stop, e esquece isso. Se confirmar-se que tens razão ganhas. Se estiveres errado, acionas o travão. Simples...", Chavaskal (Caldeirão Bolsa, tópico Mota-Engil, a 19/06/2015)

"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso.", Albert Einstein

Registado: 29/11/2007 12:37

por JorgeM2014 » 25/5/2018 11:24

Está cotada com bons fundamentais está também segundo a AT ali numa zona suporte que no histórico tem sido forte e resultado em inversão para cima.
Acredito na aposta rentabilidade vs risco.

Registado: 25/5/2014 19:16

por P-Mendes » 27/5/2018 18:49

Após ex-div parece que a cotada não aguentou a pressão de ter ficado abaixo da TLA e MM200, e parece ter vontade de ir visitar, novamente, o suporte nos 2.39€.
Sendo verdade que nas últimas 3 vezes, sempre que a cotada tocou neste suporte reagiu muito bem, não podemos esquecer que esta será a 4º vez que lá vai em 6 meses e "água mole em pedra dura..."
Esperemos que aguente e eleve esta cotada novamente para a casa dos 2,5x€ :pray:
Tecnicamente, no diário, tem indicadores aliviados e uma tendência claramente bullish, apenas com uma inversão em alguns indicadores desde a ex-div.
Por último, e referente ao semanal, deixo a curiosidade desta ter sido a vela semanal mais vermelha dos últimos 3 anos, o que é curioso quando se verificando a proximidade da TRIX à linha zero, o que poderia significar uma interessante confirmação de tendência bullish.

Imagem
Imagem

Registado: 25/1/2017 0:43

por cumeke » 28/5/2018 10:16

artista_ Escreveu:
cumeke Escreveu:A dívida não foi reduzida.

Diferença inexistente.

Valor actual de mercado

Sim mas o teu raciocínio não responde de uma forma muito correta. A empresa vale o mesmo, mas hoje agrupou mais a empresa de gás que entretanto comprou. E na realidade também é verdade o que o Pedro defendeu, a economia portuguesa melhorou, o setor da energia tem estado em ebulição, o Psi está melhor, etc...

Obviamente que independentemente disto, pode acontecer muita coisa, nada dos diz que a empresa está a desconto agora ou que estava sobrevalorizada pelo mercado em 2017, ou que o mercado está a descontar o futuro e ele não é tão risonho como alguns pensam ver aqui... enfim, só para dizer que náo vale a pena termos certezas, devemos fazer analises e esperar que os nossos raciocínios estejam certos mas estar sempre atentos a sinais que possam indicar o contrario ou alterações do cenário da empresa...

Artista, do ponto de vista de analise fundamental. Tens razao, o meu raciocinio não está correcto. Mas eu não tentei fazer uma analise fundamental nem nada que se pareça.

Apenas tentei alertar o Pedro2018 do que o que disse não corresponde à verdade.
Não foi diminuida a dívida. Essa mantem-se. Não foi aumentado o lucro, esse mantem-se.
Houve aumento de capital e uma correspondente aquisição. Mas curioso, e era isso que tava a referir. No mercado a empresa continua a valer o mesmo.

E volto a referir, estou a falar do mercado. Agora se este tem razão ou não, não sei.

Agora o que acho perigoso, é estar-se a tentar encontrar fundamentos na opinião dos outros para ir de encontro às nossas crenças.

por cumeke » 28/5/2018 10:34

Outra coisa que se falou foi que houve aumento do consumo de energia.

deixo aqui os dados dos consumos em portugal (DGEG/MEc, PORDATA) para cada um tirar as suas conclusões.

https://www.pordata.pt/Portugal/Consumo+de+energia+el%C3%A9ctrica+total+e+por+tipo+de+consumo-1124

por artista_ » 28/5/2018 12:54

cumeke Escreveu:Não foi diminuida a dívida.

Mas também não aumentou, manteve-se mais ou menos inalterada... num período onde fez uma aquisição relativamente grande.

cumeke Escreveu:Não foi aumentado o lucro, esse mantem-se.

O lucro subiu, o que se manteve foi o lucro por ação, mas o número de ações subiu bastante...

cumeke Escreveu:Houve aumento de capital e uma correspondente aquisição. Mas curioso, e era isso que tava a referir. No mercado a empresa continua a valer o mesmo.

E volto a referir, estou a falar do mercado. Agora se este tem razão ou não, não sei.

Sim, vale o mesmo, eu apenas notei que a empresa de 2017 não é comparável com a de 2018 porque é maior... o facto do valor ser maior ou menor pode levar a várias considerações/análises, mas isso não invalida o facto de base, a empresa vale o mesmo e é maior! Até podia justificadamente valer menos sendo maior, mas o cenário será sempre esse.

Agora o que acho perigoso, é estar-se a tentar encontrar fundamentos na opinião dos outros para ir de encontro às nossas crenças.[/quote]

por nsd » 28/5/2018 17:13

nunca tive REN. Mas vou começar a acumular REN. Em maio é um belo deposito a prazo, quase igual aos antigos CTPM.
Para já defeni como target de compra abaixo 2.37.

Registado: 29/11/2007 11:09

por Flavc » 28/5/2018 17:20

Bom se queres acumular REN ( e a meu ver fazes muito bem, porque eu também fiz) estás muito forreta no targeto, lol. Podes eventualmente nem vir a acumular nada.

Registado: 9/3/2017 16:10

por nsd » 28/5/2018 17:26

que target recomendariam "a partir de ...." ?

Registado: 29/11/2007 11:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caralmeida030267, Daniel@Machado, DanielMarques196, euro-born, fjcbolsa, Flavc, GaussSLB49, lito, nunorsilva, QOVER, SFT, trend=friend e 62 visitantes