Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DC » 9/10/2007 22:07

Bem so para avisar quem nao sabe, 2 homens morreram e 3 ficaram feridos numa obra da REN. (o que cada vez é mais vulgar em portugal infelizmente, lamentam-se as mortes.)
Tal acontecimento pode trazer problemas e principalmente causar relutancia a certos compradores...
Editado pela última vez por DC em 9/10/2007 22:15, num total de 3 vezes.
Não só na bolsa mas tambem na vida não arrisques o necessário na esperança do superfluo.
 
Mensagens: 35
Registado: 28/8/2007 23:49
Localização: Guarda

por xallamec » 9/10/2007 21:24

Eu vou mais lonje. Hoje apenas lhes vimos a ponta das unhas...aquele price target do bcp nos 2,50 ou coisa parecida, foi um sinal claro do interesse que a ren desperta nos grandes investidores (só me preocupa a passividade da cmvm que os deixa dizer todo o tipo de disparates sem agir em conformidade)...o problema é que não há acções suficientes no mercado para os satisfazer... se eles entram o copo transborda e lá vai a cotação para cima dos 4 num ápice.
 
Mensagens: 93
Registado: 12/5/2007 9:52

interesse

por GGT » 9/10/2007 21:00

carrancho Escreveu:
jony_cash Escreveu:Hoje foi um bom dia para a REN mas estive atento aos volumes e não gostei do que vi parecia malucos a comprar eu explico se o volume na compra fosse 20 000 a 3,45€ aparecia logo alguém a comprar a 3,46 5000 e as vezes aparecia mesmo 1 pessoa a comprar 50 0000 ou seja o que eu quero dizer é que os tubarões (bancos) andam a caça e estam a fazer subir a cotação visto que sabiam que iria haver muitos compradores e por arrasto até vão lá. A questão aqui agora é saber quando ela irá cair para sair antes :wink: sim porque 5% é muita fruta e o Natal ainda não chegou!!!! :mrgreen:

Cuidado se os US espiram isto cai tudo.....


Não tinha visto este post antes de colocar o meu anterior...

Jony,

Desculpa mas este teu post não tem ponta por onde se lhe pegue!!! Então os "tubarões (bancos)" aproveitaram o dia de hoje para fazer subir a cotação?!?!?! Sabiam que ia haver muitos compradores?!!?
O que todos sabiam é que hoje ia haver muitos vendedores, isso é que era certo... faltava saber se haveria compradores para essa pressão vendedora.
O que dizes não faz sentido, pois se esses "tubarões" quizessem artificialmente fazer subir a cotação tinham-no feito antes, nunca no dia de hoje. Porquê? porque hoje tinham de realizar a compra de muitas acções para o conseguir o que seria contraproducente.

Ao contrário do que referes, o volume de hoje com forte valorização demonstra o interesse pelo titulo, não o contrário.

Abraço,

Carrancho


Concordo plenamente com a opinião do Carrancho. O sinvestidores estsvam todos s contar com a descida da REN para depois entrarem a preços bem mais baixos, mas a noticia do Teixeira Santos, estragou-hes os planos. E face ao potencial que ela tem, vão começar a cair recomendações em força, por isso parece-me uma excelente acção para entrar. Tenho lá 13% da cota, mas acho que vou investir mais uns trocos. Ainda vai dar muito que falar.
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
 
Mensagens: 82
Registado: 25/10/2006 23:18

por carrancho » 9/10/2007 20:32

jony_cash Escreveu:Hoje foi um bom dia para a REN mas estive atento aos volumes e não gostei do que vi parecia malucos a comprar eu explico se o volume na compra fosse 20 000 a 3,45€ aparecia logo alguém a comprar a 3,46 5000 e as vezes aparecia mesmo 1 pessoa a comprar 50 0000 ou seja o que eu quero dizer é que os tubarões (bancos) andam a caça e estam a fazer subir a cotação visto que sabiam que iria haver muitos compradores e por arrasto até vão lá. A questão aqui agora é saber quando ela irá cair para sair antes :wink: sim porque 5% é muita fruta e o Natal ainda não chegou!!!! :mrgreen:

Cuidado se os US espiram isto cai tudo.....


Não tinha visto este post antes de colocar o meu anterior...

Jony,

Desculpa mas este teu post não tem ponta por onde se lhe pegue!!! Então os "tubarões (bancos)" aproveitaram o dia de hoje para fazer subir a cotação?!?!?! Sabiam que ia haver muitos compradores?!!?
O que todos sabiam é que hoje ia haver muitos vendedores, isso é que era certo... faltava saber se haveria compradores para essa pressão vendedora.
O que dizes não faz sentido, pois se esses "tubarões" quizessem artificialmente fazer subir a cotação tinham-no feito antes, nunca no dia de hoje. Porquê? porque hoje tinham de realizar a compra de muitas acções para o conseguir o que seria contraproducente.

Ao contrário do que referes, o volume de hoje com forte valorização demonstra o interesse pelo titulo, não o contrário.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por carrancho » 9/10/2007 20:01

carrancho Escreveu:
J R Escreveu:Vai acontecer como com a Galp,subidas só uns dias depois das saídas dos peq subs.
Espero entrar entre os 3.0 e 3.25 para fazer um portfólio de LP + 1 ano junto com as Martifer que comprei na 6ª a 8.40.


Não é assim tão linear...

Não sei se foi o que se passou na Galp, não recordo, mas da mesma forma que afirmas isso eu posso dizer que vai ser como na PTI... forte valorização logo após disponibilidade das acções pelos peq. subs..

O mercado costuma antecipar tudo, para mim o movimento de hoje foi tipico disso mesmo e é provável que continue amanha e sexta.

Esperar pelo dia 09 pode não ser a melhor opção para entrar, mas também não se perde nada! :wink:

Abraço,

Carrancho



Não contava com tão forte valorização, mas, pelo que já tinha referido, não era de colocar de parte que a "esperada" queda não ocorresse. Quem esperou por este dia pensando que poderia reforçar a valores muito inferiores estará já arrependido de não ter entrado nas sessões anteriores.

O volume não engana...

... e é um sinal claro de que afinal há um forte interesse neste papel. Todo este "marasmo" a que assistimos na REN pode ter chegado ao fim e não terá sido mais que antecipação do mercado ao dia de hoje. Claramente a REN tem espaço para valorizar!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por jony_cash » 9/10/2007 19:56

Hoje foi um bom dia para a REN mas estive atento aos volumes e não gostei do que vi parecia malucos a comprar eu explico se o volume na compra fosse 20 000 a 3,45€ aparecia logo alguém a comprar a 3,46 5000 e as vezes aparecia mesmo 1 pessoa a comprar 50 0000 ou seja o que eu quero dizer é que os tubarões (bancos) andam a caça e estam a fazer subir a cotação visto que sabiam que iria haver muitos compradores e por arrasto até vão lá. A questão aqui agora é saber quando ela irá cair para sair antes :wink: sim porque 5% é muita fruta e o Natal ainda não chegou!!!! :mrgreen:

Cuidado se os US espiram isto cai tudo.....
 
Mensagens: 425
Registado: 31/8/2007 20:30

Fechou no max.

por mig » 9/10/2007 19:23

A galp disparou depois do “lock-up”, estou com um feeling que vai acontecer o mesmo com a Ren, vamos aguardar :wink:
 
Mensagens: 89
Registado: 27/10/2005 15:30

perspectivas para amanhã?

por Sigmund » 9/10/2007 19:16

Este papel mostrou hoje muita força, subindo mais de 5% :lol: , num dia que seria de esperar alguma queda, devido à admissão das acções dos pequenos accionistas

Alguém quer avançar com previsões para o dia de amanhã? qual poderá ser o comportamento desta menina.

Cump.
 
Mensagens: 39
Registado: 23/5/2007 16:33
Localização: Lisboa

por Nyk » 9/10/2007 17:21

No dia do fim do “lock-up”
Acções da REN sobem mais de 5% com privatização afastada para este ano
As acções da Redes Energéticas Nacionais fecharam a valorizar mais de 5%, contrariando as estimativas dos analistas, que previam uma pressão vendedora sobre os títulos no dia em que os pequenos accionistas que compraram acções com desconto puderam transaccionar os títulos.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


As acções da Redes Energéticas Nacionais fecharam a valorizar mais de 5%, contrariando as estimativas dos analistas, que previam uma pressão vendedora sobre os títulos no dia em que os pequenos accionistas que compraram acções com desconto puderam transaccionar os títulos.

As acções fecharam a subir 5,28% para 3,59 euros, o valor mais elevado desde 12 de Setembro.

A impulsionar os títulos esteve o facto de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter afastado a hipótese de realizar uma nova fase de privatização da companhia este ano, um cenário que chegou a estar em cima da mesa.

Teixeira dos Santos disse hoje que para cumprir o encaixe previsto para 2007 com privatizações, o Governo poderá avançar com a venda de uma nova parcela de acções da EDP.

Para encaixar os 675 milhões de euros que faltam, o Governo teria que alienar uma grande parte do capital da REN, uma medida que seria negativa para as acções da empresa liderada por José Penedos, que tem na escassez de acções dispersas em bolsa um dos seus principais suportes.

Esta subida surge precisamente no dia em que os analistas esperavam alguma pressão vendedora sobre os títulos, pois os 174 mil pequenos accionistas que compraram acções com desconto podem negociar as suas acções a partir de hoje.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Jaimek » 9/10/2007 15:23

Cá vai o meu post de ontem:

Jaimek Escreveu:
Zequinha01 Escreveu:Multiplica 330+160+660 por "n" e assim vai te dar um valor um pouco maior...


Da mesma maneira, multiplica por "n", os que não vão vender...

Se tiveram a possibilidade de vender a valores bastante superiores, o que é que os vai levar a vender aos valores actuais ?

Uma coisa é querer que uma cotação desça para comprar a valores mais baixos, outra coisa é a realidade.
 
Mensagens: 251
Registado: 21/9/2007 16:30

por redhot » 9/10/2007 13:57

Desde o início de entrada em bolsa, o maior volume de negócios da REN foi realizado a 3.50 o que poderá indicar a sua maior resistência.

Hoje já lá bateu e passou. Vamos ver se se torna num suporte ou bate para trás...
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por carrancho » 9/10/2007 13:38

Podem, mas acho que não devem!!! :lol:

A 3,45 limparam aqueles peixinhos, será que ainda vão pescar os 220 peixinhos a 3,50?!?!?!?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por raoc » 9/10/2007 12:42

não entendo, ja se podem vender ou não? é que no sistema caixa direct diz-me que ainda não tenho todas disponíveis!

alguem me explica?
 
Mensagens: 6
Registado: 16/10/2006 20:34

por carrancho » 9/10/2007 12:31

rosario Escreveu:
longBlackCandle Escreveu:
rosario Escreveu:Em cada 2000 acções vão cerca de 12 transacções :O a 2 euros cada já viram o que os bancos estão a amealhar...


Os 2.00€ por negócio a são taxa de bolsa cobrada pela Euronext, não são os bancos que ficam esse valor. Os bancos cobram as comissões.

bn



Exacto... meu erro.

Mas que é um assombro lá isso é...

Quem queira comprar 10.000 ou 15.000 papeis paga uma pequena fortuna só em transacções!!!


rosario,

Deves estar a referir o tarifário que o teu banco te aplica.

Quem compra essa quantidade não se sujeita a um tarifário que cobra comissões por negócio mas sim por ordem com executados.
Eu, por exemplo, uso o BPI NET BOLSA que cobra €8,32 por ordem com executados, independentemente do nº de negócios realizados para a concluir, total ou parcialmente. Esta comissão é fixa o que quer dizer que pago sempre o mesmo valor, seja o negócio de 1000 ou 100000 euros.

Quanto à REN,

Tal como já tinha referido antes, não era certo que com o fim da indisponibilidade das acções hoje se verificasse uma forte queda. Essas acções são muito poucas por investidor com um ganho insignificante em valor. Muitos subscreveram com crédito que só começam a pagar as prestações em Janeiro/2008, desses grande parte, ao ver a quantidade reduzida com que ficavam decidiu há muito transformar esse crédito numa pequena poupança não estando dispostos a vender.
Não vi ainda as quantidades que estão a ser negociadas, mas acredito que a maioria das vendas esteja a ser feita por quantidades que são o resultado da soma das acções que calharam em PS+PG. Acredito que muitos dos que vendem estivessem à espera da disponibilidade das acções para as vender em conjunto pagando apenas uma comissão.

O volume já hoje realizado é significativo, não estando a cotação a cair indica que há interesse comprador a estes valores.

Parece-me estar a ser um bom dia de pesca, os barcos fazem um circulo, a rede no meio, e um frenezim de peixe miudo salta dentro da rede e vai sendo recolhido para dentro dos barcos... :wink:

Não ficava nada admirado com um fecho em valorização hoje, mas não acredito em grande valorização pois não serviria os interesses de quem está comprador... nos próximos dias ainda há muito peixe para recolher!!!

Abraço,

Carrancho

PS- Mais uma vez acho que o mercado funcionou por antecipação.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por rosario » 9/10/2007 10:42

longBlackCandle Escreveu:
rosario Escreveu:Em cada 2000 acções vão cerca de 12 transacções :O a 2 euros cada já viram o que os bancos estão a amealhar...


Os 2.00€ por negócio a são taxa de bolsa cobrada pela Euronext, não são os bancos que ficam esse valor. Os bancos cobram as comissões.

bn



Exacto... meu erro.

Mas que é um assombro lá isso é...

Quem queira comprar 10.000 ou 15.000 papeis paga uma pequena fortuna só em transacções!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por longBlackCandle » 9/10/2007 10:39

rosario Escreveu:Em cada 2000 acções vão cerca de 12 transacções :O a 2 euros cada já viram o que os bancos estão a amealhar...


Os 2.00€ por negócio a são taxa de bolsa cobrada pela Euronext, não são os bancos que ficam esse valor. Os bancos cobram as comissões.

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 304
Registado: 2/6/2005 13:54
Localização: 16

por Rockerduck » 9/10/2007 10:30

Fim do "lock-up" na REN com impacto negativo no curto prazo

09/10/2007



O BPI considera que o fim do período de indisponibilidade de venda das acções da REN por parte dos pequenos subscritores da OPV, que ocorre a partir de hoje, terá um impacto "negativo no curto prazo". Mas salienta o aumento da liquidez do título. As acções da empresa recuam 0,88% para os 3,38 euros com a pressão vendedora.

"O impacto é negativo no curto prazo, uma vez que o fim do período de -lock-up- pode implicar alguma pressão vendedora na acção", afirma a Analista Ana Negrais de Matos do "Iberian Daily" de hoje. Mas refere que o fim do período de indisponibilidade "deverá aumentar a liquidez do título".

As acções da REN estão a cair 0,88% para os 3,38 euros, com mais de 840 mil acções transaccionadas, cerca do dobro da média diária do último mês.

Os títulos da empresa de redes energéticas já estiveram em alta na sessão, com uma valorização de 1,17% para os 3,45 euros, com investidores a aproveitarem para reforçar as suas posições.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 564
Registado: 29/8/2007 17:46

por rosario » 9/10/2007 10:11

O que me está a surpreender é as comissões que os bancos estão a arrecadar com estas vendas dos PS da REN...

Em cada 2000 acções vão cerca de 12 transacções :O a 2 euros cada já viram o que os bancos estão a amealhar...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 976
Registado: 27/9/2007 14:33

por [M]anoel » 9/10/2007 9:23

POis acho que já está a comecar???
Fogo não acredito que isto vai mesmo para baixa....
E eu lá dentro...
Será que isto não vai para cima com força nos proximos dias?
 
Mensagens: 98
Registado: 13/9/2007 14:41

por GOE » 9/10/2007 8:58

Bem sinceramente a REN hoje surpreendeu-me pela positiva..

Esperava uma ligeira queda consequente de uma possível venda em massa dos peq subs mas pelos vistos tal ainda não aconteceu..

Embora não deixe de ser um cenário possível e a ter em atenção..

Bons negócios
 
Mensagens: 88
Registado: 26/8/2007 23:23

E agora que vão começar a fazer carteiras?

por carcanhol » 9/10/2007 8:43

Bom dia pessoal!

A esta hora da manhã temos o seguinte cenário:

500K vendidos, bem mais do que muitas velhinhas do PSI que a esta hora ainda não venderam 100K, ou já venderão meio milhão mas não deixa de ser pouco para o abitual!

Soma do volume nos 5 melhores preços de compra, a rondar os 300K, soma do volume dos 5 melhores preços de venda, 150K.

A esta hora da manhã há compradores o preço é que está uma treta! Se bem me lembro anda muito próximo do preço do 1º dia.

Agora que há mais títulos para venda se isto volta-se aos volumes dos primeiros dias 4 milões, 6 milhões etc. Isso era porreiro!
 
Mensagens: 1089
Registado: 16/11/2006 12:47
Localização: Lixaboa

por Querfrô » 9/10/2007 8:32

Alguém sabe quais foram as cooordenadas indicadas pelo jornal de negocios. O site não abre naquele link especifico
Os cães ladram e a caravana passa!
 
Mensagens: 16
Registado: 27/9/2007 10:19

por Nyk » 9/10/2007 5:52

O que fazer com as acções da REN
A partir de hoje, os 174 mil investidores que compraram acções na tranche dos pequenos subscritores deparam-se com um dilema. O que fazer terminado o período de indisponibilidade das acções? Vender e encaixar uma mais-valia de até 128 euros, ou manter os títulos em carteira à espera de um retorno mais expressivo e ir colhendo os generosos dividendos. O Jornal de Negócios deixa-lhe as coordenadas.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



A partir de hoje, os 174 mil investidores que compraram acções na tranche dos pequenos subscritores deparam-se com um dilema. O que fazer terminado o período de indisponibilidade das acções? Vender e encaixar uma mais-valia de até 128 euros, ou manter os títulos em carteira à espera de um retorno mais expressivo e ir colhendo os generosos dividendos. O Jornal de Negócios deixa-lhe as coordenadas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Garfield » 8/10/2007 23:58

ao nivel dos indicadores tecnicos a REN até dá sono :)

a linha de Acumulação/Distribuição está completamente "flat" há 2 meses!

pelo menos no RSI temos uma divergencia positiva se considerarmos que para uma cotação estabilizada o RSI tem vindo a fazer "higher lows";
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por Garfield » 8/10/2007 23:50

no 1ª dia houve uma queda de +/-1,5% e depois 2 dias de subida com volume crescente.

a consolidação posterior durou 9 dias pois ao 10º. arrancou e até hoje nunca mais parou :)

ao 8º dia ja tinham sido transaccionadas 42% das acções dos PS.

a REN para transaccionar 13M ( 50% ) dos PS com o volume dos ultimos tempos vai levar mais de 1 mês para consolidar!!! :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Carlos73, Cem pt, farami, icemetal, iniciado1, latbal, LCRLCR, Lisboa_Casino, malakas, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 145 visitantes