Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por spranto » 22/10/2007 16:05

Por falar em dividendos. Caso fosse altura de os pagarem que contas teria de fazer para saber quanto é que cabia a cada acção? Já agora onde é que posso ver essa informação?
 
Mensagens: 50
Registado: 28/8/2007 20:28

por majomo » 22/10/2007 14:30

A REN também vai pagar dividendos nesta fase, tal qual a Galp?
Quando? :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Vodka7 » 22/10/2007 11:42

Ren - 30-10-2007 Terça-feira - Apresentação de resultados do 3º trimestre de 2007 após fecho do mercado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por Nyk » 19/10/2007 16:23

Preço-alvo de 3,30 euros
Banif avalia REN abaixo da actual cotação
O Banif iniciou a cobertura das acções da Redes Energéticas Nacionais com uma recomendação de “neutral” e um preço-alvo de 3,30 euros, que se encontra abaixo da actual cotação. O banco considera que há espaço para melhorar a regulação em Portugal, mas diz que estas expectativas estão reflectidas na cotação da empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


O Banif iniciou a cobertura das acções da Redes Energéticas Nacionais com uma recomendação de "neutral" e um preço-alvo de 3,30 euros, que se encontra abaixo da actual cotação. O banco considera que há espaço para melhorar a regulação em Portugal, mas diz que estas expectativas estão reflectidas na cotação da empresa.

Na avaliação que faz à empresa liderada por José Penedos, a analista Gabriela Pereira Ramos antecipa já que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai introduzir alterações na regulação do sector em Portugal, que serão favoráveis à REN.

Sem ter em conta esta expectativa, o Banif avalia a REN em 2,78 euros por acção, o que se encontra 20% abaixo da cotação de fecho de hoje. O preço-alvo de 3,30 euros incorpora um potencial de desvalorização de 5%.

"Apesar de considerar-mos que a REN apresenta uma boa oportunidade de tirar partido do crescimento futuro do mercado energético português, a sua performance em bolsa desde o IPO (24%) eliminou uma parte significativa do potencial de valorização que pode resultar dos ‘triggers’ futuros", refere Gabriela Pereira Ramos.

Para a analista, os potenciais factores positivos estão sobretudo na regulação e já foram incorporados no valor da acção, pelo que a recomendação para os títulos é de "neutral".

Entre as melhorias na regulação que o Banif espera que venham a ser introduzidas, está a introdução de um incentivos à remuneração dos activos regulados da REN caso a empresa melhore a sua eficiência operacional, a partir de 2008 (com 50% a ser transferido para os consumidores).

Actualmente, a REN [Cot] não tem qualquer beneficio nos ganhos de eficiência, pois as receitas são definidas à cabeça pelo regulador.

O Banif espera esta alteração depois de analisar as práticas europeias neste domínio, do elevado plano de investimentos da empresa (1,7 mil milhões de euros) para promover o desenvolvimento do MIBEL e o diminuto impacto que a transmissão (negócio da REN) tem nas tarifas finais que os consumidores pagam pela electricidade.

O Banif é o terceiro banco de investimento a analisar a REN. O Millennium recomenda "vender" com um preço-alvo de 2,50 euros e o BPI emitiu um "rating" de "manter" com um preço-alvo de 3,60 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Machado » 18/10/2007 3:35

Então e voltando à REN ... que dizem?

Continua-me a parecer uma boa aposta a longo prazo, mas será que esse longo prazo não é longo demais?
 
Mensagens: 166
Registado: 25/9/2007 12:52
Localização: 16

por investuga » 16/10/2007 23:00

xallamec Escreveu:Eu agradeceria que me informassem como pode o BPI cobrar 8 euros por 10 negocios. Então os 2 € por negocio para a euronext? Só isto seriam 20€. Ou sou eu que não estou a perceber... :roll:

É que quando as ordens são executadas com apenas um negócio, o banco lucra bastante. Assim, os lucros obtidos com as ordens executadas com poucos negócios acabam por compensar o prejuízo daquelas feitas com mais negócios.
 
Mensagens: 26
Registado: 25/6/2007 23:02
Localização: Trás-os-Montes

por pardal » 16/10/2007 22:49

xallamec Escreveu:
pardal Escreveu:
apgcalado Escreveu:Isto comprar nesta altura de vendas de pequenas posições tem um senão... hoje para reforçar a minha carteira com mais 1100 acções da REN foi necessário fazer 6 negocios para as atingir... resultado a transacção saiu-me acima dos 20€... :roll:

Destas nunca me tinha acontecido. N é q seja muito penalizante mas é realmente curioso e revelador do momento da REN (possibilidade de os pequenos accionistas negociarem as pequenas tranches q tinham bloqueadas)

Bjos e Abraços


Tem que mudar de Banco.... Tambem reforcei hoje em mais umas 3500 acções, foram necessárias uma 10/12 transacções e ficaram por.... 8,32 € no BPI Netbolsa.
É que conta apenas como uma transacção apesar de serem 10/12 negócios.

Um abraço.


Eu agradeceria que me informassem como pode o BPI cobrar 8 euros por 10 negocios. Então os 2 € por negocio para a euronext? Só isto seriam 20€. Ou sou eu que não estou a perceber... :roll:


xallamec, é uma das razões porque gosto do BPI Netbolsa... e mais precisamente foram necessárias 15 negócios para satisfazer a minha ordem de compra. (Acabei de conferir pelos mails de aviso que o BPI me envia de seguida)

Um abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 11/5/2006 21:55
Localização: Portugal

por xallamec » 16/10/2007 21:52

pardal Escreveu:
apgcalado Escreveu:Isto comprar nesta altura de vendas de pequenas posições tem um senão... hoje para reforçar a minha carteira com mais 1100 acções da REN foi necessário fazer 6 negocios para as atingir... resultado a transacção saiu-me acima dos 20€... :roll:

Destas nunca me tinha acontecido. N é q seja muito penalizante mas é realmente curioso e revelador do momento da REN (possibilidade de os pequenos accionistas negociarem as pequenas tranches q tinham bloqueadas)

Bjos e Abraços


Tem que mudar de Banco.... Tambem reforcei hoje em mais umas 3500 acções, foram necessárias uma 10/12 transacções e ficaram por.... 8,32 € no BPI Netbolsa.
É que conta apenas como uma transacção apesar de serem 10/12 negócios.

Um abraço.


Eu agradeceria que me informassem como pode o BPI cobrar 8 euros por 10 negocios. Então os 2 € por negocio para a euronext? Só isto seriam 20€. Ou sou eu que não estou a perceber... :roll:
 
Mensagens: 93
Registado: 12/5/2007 9:52

por sargotrons » 16/10/2007 21:42

Alguem anda à caça da REN?
Parece que só ouço os assobios do bom, mau e o vilão? Uma calma arrepiante!
Eu pessoalmente ando a pensar morder-lhe o pescoço e não largar durante muito tempo? Conselho do Penedos.
Deixa a pousar, deixa a pousar (3,41)...e ainda voa!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 983
Registado: 5/9/2007 15:53
Localização: Estoi

por carrancho » 12/10/2007 23:52

Fico satisfeito por ver isto a ficar concorrido.

Alem da treta que tenho da opv, comprei a 3,41.

O volume desceu significativamente e penso que nova arrancada estará para muito breve. Com o volume feito nestes 4 dias e a valorização que teve é como diz o Mech, não foi por acaso!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Garfield » 12/10/2007 23:32

boas oh sócio,

vieste atrasado, é que eu já andei há 4 dias atrás a aplicar a "táctica JAS" que passo a referir:

- reforçei a 3,37€;
- vendi excedentes a 3,51€;
- consegui baixar o b.p numa simples operação de "daytrade" que até foi programada aí por volta das 3h da madrugada anterior;
- como a posição ainda está excedentária reservo-me o direito de caso isto vire para o lado errado atirar com a "loiça" toda pela janela;

a ser assim já somos 2 "gajos" com sorte :)

BN

Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por The Mechanic » 12/10/2007 15:00

Isto já deve andar folgado das subidas recentes + as subidas recentes com o volume que tiveram não foram por acaso + se calhar um dia destes volta a subir + até tenho liquidez pra isso + pelos vistos, sou um gajo com sorte = compra de hoje da REN a 3,51 ao longo do dia .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por vitor79 » 12/10/2007 8:07

Resistiu muito bem as quedas matinais, melhor do que eu pensava.
Fiquei satisfeito, agora é esperar que s futuros dos states vão para o verde.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por vitor79 » 11/10/2007 10:40

Concordo contigo, há institucionais a entrar no papel, pelo menos parece-me.
E compreendo racionalmente o que dizes, mas eu queria que ela subisse.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por Sigmund » 11/10/2007 10:31

vitor79 Escreveu:E a REN é a única que não sobe.


Mesmo assim estou a gostar do comportamento da REN

A razão de não estar a subir e acompanhar a tendência das restantes acções tem haver ainda com as vendas das acções dos pequenos accionistas (o prazo de bloqueio de venda acabou na 3ªfeira), portanto é natural que haja uma certa resitência. Mesmo assim acho que se está a comportar bem, tem conseguido absorver os sistemáticos despejos. É sinal que há investidores que acreditam no potencial desta acção.

Esta fase é capaz de demorar mais algum tempo.

Lembre-se do que aconteceu com a Galp.

Cump. e BN
 
Mensagens: 39
Registado: 23/5/2007 16:33
Localização: Lisboa

por vitor79 » 11/10/2007 10:23

E a REN é a única que não sobe.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por ifoliveira » 11/10/2007 9:51

Realmente até à data nao tenho razões de queixa do BPI.
As taxas cobradas para investir em bolsas estrangeiras é que são um pouco caras de resto.. impecável.
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

por apgcalado » 10/10/2007 22:35

pardal Escreveu:
apgcalado Escreveu:Isto comprar nesta altura de vendas de pequenas posições tem um senão... hoje para reforçar a minha carteira com mais 1100 acções da REN foi necessário fazer 6 negocios para as atingir... resultado a transacção saiu-me acima dos 20€... :roll:

Destas nunca me tinha acontecido. N é q seja muito penalizante mas é realmente curioso e revelador do momento da REN (possibilidade de os pequenos accionistas negociarem as pequenas tranches q tinham bloqueadas)

Bjos e Abraços


Tem que mudar de Banco.... Tambem reforcei hoje em mais umas 3500 acções, foram necessárias uma 10/12 transacções e ficaram por.... 8,32 € no BPI Netbolsa.
É que conta apenas como uma transacção apesar de serem 10/12 negócios.

Um abraço.


Isto foi um caso excepcional.
Normalmente as minhas transacções ficam por volta dos 10€ mas sim, estão dependentes do numero de negocios para as concretizar.
A ideia de mudar de banco já me anda a perseguir à algum tempo, mas devido aos problemas técnicos frequentes da CaixaInvest (como tem sido falado noutro post) e não tanto devido às comissões.
Enfim, já vi algumas opiniões aqui no Caldeirão sobre as melhores plataformas de negociação mas tenho que perder mais algum tempo a estudar as opções que existem.

Abraço
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
 
Mensagens: 61
Registado: 25/8/2007 18:55
Localização: Mafra

por pardal » 10/10/2007 21:56

apgcalado Escreveu:Isto comprar nesta altura de vendas de pequenas posições tem um senão... hoje para reforçar a minha carteira com mais 1100 acções da REN foi necessário fazer 6 negocios para as atingir... resultado a transacção saiu-me acima dos 20€... :roll:

Destas nunca me tinha acontecido. N é q seja muito penalizante mas é realmente curioso e revelador do momento da REN (possibilidade de os pequenos accionistas negociarem as pequenas tranches q tinham bloqueadas)

Bjos e Abraços


Tem que mudar de Banco.... Tambem reforcei hoje em mais umas 3500 acções, foram necessárias uma 10/12 transacções e ficaram por.... 8,32 € no BPI Netbolsa.
É que conta apenas como uma transacção apesar de serem 10/12 negócios.

Um abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 11/5/2006 21:55
Localização: Portugal

por apgcalado » 10/10/2007 21:14

Isto comprar nesta altura de vendas de pequenas posições tem um senão... hoje para reforçar a minha carteira com mais 1100 acções da REN foi necessário fazer 6 negocios para as atingir... resultado a transacção saiu-me acima dos 20€... :roll:

Destas nunca me tinha acontecido. N é q seja muito penalizante mas é realmente curioso e revelador do momento da REN (possibilidade de os pequenos accionistas negociarem as pequenas tranches q tinham bloqueadas)

Bjos e Abraços
"A intuição dirá ao espírito racional qual será o próximo passo."
 
Mensagens: 61
Registado: 25/8/2007 18:55
Localização: Mafra

por Nyk » 10/10/2007 6:03

Resistência dos accionistas da REN premiada com alta na bolsa
A negociação bolsista de ontem da REN mostrou bem que tipo de accionistas compraram acções da empresa na OPV de Julho passado. São sobretudo investidores de longo prazo, que estão no capital da empresa para ficar, uma estratégia que foi premiada com uma forte subida em bolsa. José Penedos defendeu que as acções da REN "são para guardar" e é isso mesmo que a grande maioria dos pequenos accionistas está a fazer.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A negociação bolsista de ontem da REN mostrou bem que tipo de accionistas compraram acções da empresa na OPV de Julho passado. São sobretudo investidores de longo prazo, que estão no capital da empresa para ficar, uma estratégia que foi premiada com uma forte subida em bolsa. José Penedos defendeu que as acções da REN "são para guardar" e é isso mesmo que a grande maioria dos pequenos accionistas está a fazer.

No primeiro dia em que os 174.582 pequenos investidores que compraram acções com desconto na OPV podiam negociar livremente os títulos, as acções fecharam em alta de 5,28% para 3,59 euros, contrariando as expectativas de que surgisse uma pressão vendedora e mostrando que os institucionais estão a reforçar no capital da companhia, devido ao reduzido "free float".

Foram efectuadas 3.866 ordens de venda envolvendo menos de 160 acções da REN (o número máximo de títulos que coube a cada pequeno investidor), sugerindo que apenas 2,2% dos investidores optaram por se desfazer das acções no primeiro dia.

Estes negócios envolveram pouco mais de 550 mil acções, uma pequena parte dos 26,7 milhões de títulos que estes investidores controlam e apenas 15% do total de acções ontem transaccionadas.

Um outro sinal de que a maioria dos accionistas da REN é de longo prazo está no facto de entre os mais de 180 mil investidores que compraram acções na OPV sem desconto (livres de serem negociadas desde a OPV), apenas 15%, ou cerca de 27 mil, terem vendido as suas acções ao longo dos últimos três meses.

E a opção da grande maioria dos pequenos accionistas em ficar com as acções surge apesar do apelo para realizar mais-valias ser tentador. Quem comprou acções na tranche dos pequenos subscritores, trabalhadores e emigrantes, regista um lucro potencial de 156,8 euros com o investimento efectuado em Julho, enquanto nas ordens da tranche do público em geral a mais-valia é de 277,2 euros.

Baixo "free float" impulsiona

A impulsionar ontem as acções esteve também, além da resistência dos pequenos accionistas em venderem acções, a notícia de que não haverá nova fase de privatização da empresa este ano, ao contrário do que chegou a estar em cima da mesa.

Na sessão especial de bolsa em Julho o ministro das Finanças admitiu tal cenário e mais recentemente disse que o Governo iria cumprir o encaixe previsto para este ano através de nova fase de privatização da EDP, REN ou Galp Energia. Ontem Teixeira dos Santos admitiu que poderá avançar com a venda de uma nova parcela de acções da EDP, ganhando força a ideia que será esta a empresa alvo de nova operação.

A baixa percentagem de capital disponível para negociar em bolsa (24%) é um dos motivos mais citados pelos analistas para justificar a performance dos títulos desde a OPV. Caso o Governo optasse por recorrer à REN para assegurar os 675 milhões de euros que faltam este ano nas privatizações, teria que vender cerca de 37% do capital da empresa de José Penedos, reduzindo a presença do Estado na REN para apenas 13%.

As acções subiram ontem para 3,59 euros, o valor mais elevado desde 12 de Setembro, encontrando-se 31% acima do preço a que foram vendidas na OPV (2,75 euros). Dado não se prever para breve a disponibilização de mais acções, os investidores institucionais estiveram ontem fortemente activos na compra dos títulos.

Foram transaccionadas 3,56 milhões de acções, o volume mais elevado desde 20 de Julho passado e que excede em quase seis vezes a média diária dos último mês (602 mil títulos negociados).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por vitor79 » 9/10/2007 23:28

Exacto, enganei-me 3,42€.

Desculpem.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por Auditor » 9/10/2007 22:13

3,42 queres tu dizer ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por [M]anoel » 9/10/2007 22:12

vitor79 Escreveu:Entrei hoje a 4,42 logo de manhã pois vi que ia ficar bull no meu sistema, era a única que ainda nãi estava. Espero como primeira meta os 4,00€ em muito pouco tempo, seguidos dos 4,50€.

Assim os mercados ajudem.


Analisa lá agora com o teu sistema o que escreves te... :wink:
 
Mensagens: 98
Registado: 13/9/2007 14:41

por vitor79 » 9/10/2007 22:08

Entrei hoje a 4,42 logo de manhã pois vi que ia ficar bull no meu sistema, era a única que ainda nãi estava. Espero como primeira meta os 4,00€ em muito pouco tempo, seguidos dos 4,50€.

Assim os mercados ajudem.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 96 visitantes