Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ifoliveira » 17/7/2007 10:02

Por este andar duvido que chegue aos 4,00€ tao cedo.
Atingiu novo minimo..3,68€ e está a ser negociada entre 3,68€ e 3,73€
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

por Shevet » 17/7/2007 9:55

:arrow: Só posso mesmo dizer que era previsivel, eu despachei as minhas a 4€, pode ser que ainda as recompre a 3€, se tal não acontecer, ao menos ja tenho as de peq subscritor a borlix, para vender mais para a frente :arrow: agora sinceramente não sei o que esperavam, que fosse para os 6€ :?: :?: :?:

:lol: :lol: :lol:



Abraço,
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 911
Registado: 14/2/2006 15:32
Localização: Caldeirada de Enguias

por Noel » 17/7/2007 9:31

Isso é em Outubro, mas a queda (não é queda, é realização de mais valias) deverá antecipar-se nestes 2-3 meses, penso eu. Vejam o boneco que a Galp fez nessa altura, e, a partir daí é que começou a subir sustentadamente. O problema nisto é o peixe miúdo que se deixa comer pelos tubarões e devemos estar atentos ao peixe miúdo e aos tubarões, como se diz aqui na terra - um olho no cigano e outro no burro!
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por Noel » 17/7/2007 9:24

Enslaved, confirma-se no post acima.
Ainda não reentrei e começo a perder a vontade de reentrar nos tempos mais próximos ou então será mais um bate e foge. Ela, julgo eu, ainda vem mais abaixo atendendo que os pequenos subscritores que as adquiriram com 5% de desconto (abaixo dos 2,75€) vão começar a despachá-las obtendo ainda um lucrosito e isso preocupa-me, porque aconteceu também na Galp que na altura nem sequer havia esta diferença de percentagem na cotação (2,75€ - 3,73€).
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por Noel » 17/7/2007 9:11

Nyk Escreveu:REN vai ter o dividendo mais rentável da bolsa
O pagamento de dividendos é um dos principais atractivos para os investidores comprarem acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) e a empresa liderada por José Penedos não deverá defraudar os interessados na oferta pública de venda (OPV).

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



O pagamento de dividendos é um dos principais atractivos para os investidores comprarem acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) e a empresa liderada por José Penedos não deverá defraudar os interessados na oferta pública de venda (OPV).

Se cumprir o que está no prospecto de admissão das acções na Euronext Lisbon, a companhia que gere a rede de transporte de energia e gás natural em Portugal apresentará o "dividend yield" mais elevado entre todas as companhias listadas na bolsa portuguesa.

A REN diz que não vai alterar de forma significativa a tendência dos últimos exercícios, no que diz respeito ao pagamento de dividendos, tendo também a intenção de "manter um dividendo que se situe dentro do intervalo dos seus pares". Em entrevista recente à Reuters, Penedos disse que a REN pretende distribuir mais de metade dos lucros aos accionistas.

Entre as suas congéneres europeias, o "payout" médio é de 60%, pelo que se a REN optar por distribuir esta percentagem dos lucros aos accionistas sob a forma de dividendos, apresentará um "dividend yield" (relação entre o dividendo por acção e a cotação), em redor dos 6%. Esta rentabilidade do dividendo, a concretizar-se, será a mais elevada entre as cotadas portuguesas.

Até agora a PT é a empresa que apresenta a remuneração mais elevada do dividendo (4,63%), seguindo-se a SAG (3,12%) e a Galp (3,11%). O índice PSI-20 transacciona actualmente com um "dividend yield" de 2,68%, bem menos de metade do que a REN pode vir a apresentar.

O pagamento de um elevado dividendo é uma das principais características das "utilities" como a REN. E a empresa liderada por Penedos tem, ao longo dos últimos anos, sido generosa com os seus accionistas (Parpública e a EDP). Em 2004, distribuiu 46,7 milhões de euros (dividendo de 8,75 cêntimos, tendo em conta o número actual de acções), mais que os lucros obtidos nesse ano (31,7 milhões).

Em 2005, o "payout" foi de 64% e em 2006 pagou 0,34569 euros por acção, devido ao encaixe extraordinário obtido com a venda da participação na Galp. Este valor supera o lucro ajustado por acção e representa um "dividend yield" entre 9,2% e 10,6%.

Será difícil a REN manter este pagamento. Mas se a empresa remunerar os accionistas como o fazem as congéneres ("payout" de 60%), então os investidores podem contar com um dividendo a rondar os 22 cêntimos, assumindo que a empresa obterá em 2007 lucros em linha com os resultados líquidos ajustados de 2006. Esta remuneração representa um "dividend yield" entre 5,94% e 6,85%, tendo em conta a amplitude do intervalo de preços definido pelo Governo para a OPV (2,35 e 2,75 euros).

Os analistas contactados pelo Jornal de Negócios estão optimistas quanto à evolução das acções da REN em bolsa, mas não esperam elevadas valorizações dos títulos, pelo que este previsível elevado "dividend yield" pode ser um dos principais focos de interesse dos investidores em participar na OPV. Sobretudo os que privilegiam investimentos de risco mais reduzido.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

REN volta às perdas e já vale menos de 2 mil milhões

por tek » 17/7/2007 8:55

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A Redes Energéticas Nacionais (REN), a mais recente cotada da bolsa de Lisboa, está em queda pela terceira sessão consecutiva. As acções da empresa liderada por José Penedos perdem mais de 1% mas continuam a transaccionar 36% acima do preço a que foram vendidas na OPV.

Os títulos da REN [Cot] seguem a perder 1,06% para os 3,74 euros, tendo chegado a perder um máximo de 1,85% durante a sessão. Já ontem a empresa tinha cedido mais de 1%, depois de ter encerrado a última sessão da semana passada com uma desvalorização de mais de 4%.

Apesar da nova queda, que levou a capitalização bolsista da empresa a baixar a fasquia dos 2 mil milhões de euros, a REN continua em alta face ao preço de referência para a estreia no mercado de capitais.

As acções foram alienadas a 2,75 euros na oferta pública de venda (OPV), tendo a REN entrado na bolsa a cotar nos 3,35 euros. As primeiras sessões bolsistas da empresa foram muito animadas. Depois de subidas de 27% (na estreia) e de 7% no dia seguinte, na terceira sessão a REN esteve em alta de 8% a atingiu um máximo nos 4,05 euros.

Hoje, no dia em que a empresa celebra a sua primeira semana de negociação no mercado de capitais, a tomada de mais-valias volta a condicionar a negociação das acções da REN. A liquidez é bem menor do que na estreia, com 1,6 milhões de acções transaccionadas até ao momento.

Apesar da quebra acumulada de mais de 6% nestas três últimas sessões (incluindo a de hoje), os títulos da empresa mantêm-se em alta de 36% face ao preço da OPV, os 2,75 euros.

Os pequenos investidores, que deram a ordem máxima de 40 mil acções na tranche do público em geral, na primeira fase da OPV, ficaram com um máximo de 330 acções, pagando 907,50 euros por esses títulos.

À cotação actual, estas mesmas acções valem 1.234,20 euros, pelo que, os pequenos accionistas, que ainda não alienaram os seus títulos, poderão realizar uma mais-valia de 326,70 euros com as suas carteiras, isto excluindo custos e impostos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

por ifoliveira » 17/7/2007 0:13

Enslaved Escreveu:
psousa Escreveu:Boa noite.

Já por várias vezes aqui vi escreverem sobre os "bons dividendos" da REN. De que valores estão a falar? Paga dividendos 1 ou mais vezes/ano?

Abraço.

Penso que é em duas vezes ao ano e são 6 % do valor de 2.75. Alguém confirma? :wink:


Tinha ideia que seria uma vez por ano, mas sinceramente não sei.
São 0.165€ por acção (tal como disseram, 6% do valor inicial, 2,75€).
Espero que vá aos 3,50€ para reforçar um pouco.. já que não tenho uma grande quantia disponivel :P
Pq mt acima disso, com as comissões dos bancos, não se justifica um reforço de poucas acções :(
 
Mensagens: 112
Registado: 30/6/2007 12:56
Localização: Lisboa

por vitor79 » 16/7/2007 22:40

Também concordo que deverá ir aos 3,50€.
A Tendência é Nossa Amiga.
 
Mensagens: 709
Registado: 9/12/2006 20:01

por xallamec » 16/7/2007 22:32

Pois, correcção da loucura no arranque. Provavelmente pra continuar até aos tais 3,50 (ou lá por perto) que muitos aqui no forum defendiam que seria o valor dela nos primeiros tempos.

Comprar em baixo e vender em cima, no curto prazo, pode ser bom pra quem tem grande liquidez. Pra mim, com titulos que quero acumular, dos quais pretendo ter dividendos, não é negocio. Comissão de 6€, na compra, mais 6€ na venda...Mais o tempo que é necessário para acompanhar o mercado com o dedo no gatilho durante o dia...que eu não tenho.

Se acontecer, o que eu sinceramente não acredito, o que aconteceu com a galp, por certo ficarei tentado a vender. Mas para isso teria de dobrar, lá para os 6€. E se eu cair na tentação de vender, vou arrepender-me, pois ela vai continuar a subir no longo prazo.

Para terminar, volto ao que já disse, é um titulo quase "virgem", a verdadeira procura ainda não apareceu, e mais mês menos mês, irá despontar.
 
Mensagens: 93
Registado: 12/5/2007 9:52

por Enslaved » 16/7/2007 22:10

psousa Escreveu:Boa noite.

Já por várias vezes aqui vi escreverem sobre os "bons dividendos" da REN. De que valores estão a falar? Paga dividendos 1 ou mais vezes/ano?

Abraço.

Penso que é em duas vezes ao ano e são 6 % do valor de 2.75. Alguém confirma? :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por psousa » 16/7/2007 21:26

Boa noite.

Já por várias vezes aqui vi escreverem sobre os "bons dividendos" da REN. De que valores estão a falar? Paga dividendos 1 ou mais vezes/ano?

Abraço.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por Noel » 16/7/2007 19:06

O que eu penso é que houve uma procura desenfreada pela REN, como também pela Martifer (que não é para aqui chamada), toda a gente queria ter REN’s, não importa a que preço, nem conhecer o ramo de negócio, nem perspectivas de lucros, nem agora o PER, nem relatórios de contas, etc.

Depois abriu a caça ao pato numa (Martifer) que começou por subir 50% na abertura e aliviou para metade, noutra, a REN começou por subir 27% + 7% + 6,6% em 3 dias. Aliviou em 2 dias 6% e agora já anda tudo aflito? Foi um exagero nos 1ºs dias e ainda falam aqui em 5€ e 6€. È pá, isso é mais 50% de valorização aos preços actuais, até posso acreditar, mas ainda é muito cedo. Até lá há estas correcções saudáveis que fazem parte dos mercados.

Já a Galp, que foi a minha menina até há bem pouco tempo, aquando da estreia em bolsa, começou tão mansinha e sustentada… (ai que saudades).

Acredito que a REN seja RENtável.
Mas depende a que preço. É pá, por mim, podia ser…2,75€. Porquê ?
Foi o preço de lançamento (apesar de ser o mais elevado da avaliação) e foi o preço que o seu presidente Penedo as mandou guardar.

Desculpem lá, mas parece-me que o importante não é o que a empresa vale mas sim o que os outros acham que ela vale ou poderá vir a valer.

Abraços e BN.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por DrWarrants » 16/7/2007 18:54

Vou manter-me à parte nessa discussão de conspiração.

O que se passou, para mim é óbvio. As OPVs iniciam-se a um preço mais baixo para captar investidores, com as OPVs e analisando historicamente, quem vai ganha sempre dinheiro. Meio mundo foi lá e todos ficaram com poucas. O mesmo aconteceu com os institucionais que gostam deste tipo de acção segura, financeiramente estável, que paga bons dividendos. Logo quando se iniciou a negociação, ela foi ao céu com toda a gente a querer mais. Agora quem ficou com poucas, vê-se a ganhar em 3 dias o que ganha num mês e aí vai de vender REN.

Quantas noticias viram, nos primeiros dias do género "quem investiu em REN ganhou hoje 17€ por hora"? (Comprem, Comprem) E já repararam nas noticias agora. Todos dizem de forma mais ou menos directa "Segurem REN, não vendam, segurem REN". A mais clara é a noticia de hoje do D.Econ. dizendo que quem comprou e segurou nas anteriores OPVs, ganhou o suficiente para dar a volta ao mundo! (segurem REN, segurem). Pois bem, eu fui uma dessas pessoas que comprou e reforçou várias vezes e pretendo continuar a manter a REN até achar que o potencial dela acabou. Além disso, foi um excelente dia de compras para mim. Mais um reforço depois do trambolhão que deu.

Assim enquanto estiverem os pequenos a vender e ganhar dinheiro para pagar um jantar, eu hei-de compra-las todas e daqui a 1 ano, vai estar um jornal a dar uma noticia de capa do género. E aí, estarei já a dar a volta ao mundo. :)

Investir numa empresa, é dar-lhe tempo para crescer. Senão é totoloto! Isto é a bolsa amigos. Ninguém vira rico de um dia para o outro.

Imagem
 
Mensagens: 17
Registado: 27/6/2007 22:38

por UltraSSur » 16/7/2007 18:38

o máximo foi 4,05 mas não altera em nada o q acima escrevi.
 
Mensagens: 148
Registado: 2/4/2003 23:44

por UltraSSur » 16/7/2007 18:31

Para mim a REN continua muito bem dos 2,75 preço da OPV a 4,04 máximo histórico nem sequer corrigiu ainda 25% da subida. A velocidade do movimento de ascenção das 3 primeiras sessões era insuportável. Oxalá seja só uma consolidação para novo movimento de ascenção.
 
Mensagens: 148
Registado: 2/4/2003 23:44

por Noel » 16/7/2007 17:11

sharpyn Escreveu:N me acredito que sejas carneririnho.As pessoas neste fórum quando fazem alguma acção é porque têm uma justificação sólida para o fazer.


sharpyn,
Interpretou mal...eu pertenço aos que querem reforçar, ou recomprar como é o caso, mais abaixo e não aos outros :mrgreen:
A justificação que lhe dou é que acredito no potencial da REN, mas a preços mais convidativos. Olhe que eu, quando uma faca vem a caír não a tento apanhar. Deixo que caia e depois apanho-a com cuidado. Eu fui daqueles que teve a sorte de comprar bem e vender bem.
Abraço
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

por PIKAS » 16/7/2007 16:54

estou convicto da existência de uma teoria da conspiração.Muios institucionais estarão interessados na ren a longo prazo, fundos idem aspas por isso acredito que para além de uma correcção natural do papel poderão estar tb interesses para que isso aconteça e se reforce depois.


Sharpyn:
Não concordo com teoria que expôs. E acho que, tal a ser verdade, era quase impossível porque os institucionais e os fundos quando atacam entram a matar. Têm milhões de euros para atingir as suas metas e compram tudo o que lhes aparece à frente, eles próprios vendem em baixa e voltam a recomprar, óbviamente um pouco mais abaixo. O volume de hoje é ridiculo, tal como o da passada sexta-feira já foi baixo. Por outro lado, se existisse um ataque deliberado, não baixaria só de um pico máximo de 4,05 para 3,78 ou seja, apenas vinte cêntimos. O afundanço já seria maior e aquele sentimento de pré-pânico já rondava pelos pequenos e médios, o que só favorece a estratégia deles.
Quanto a mim, a leitura a fazer da REN resume-se a uma saudável correcção que lhe permitirá ganhar musculo para saltar mais uns bons cêntimos.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

por artista_ » 16/7/2007 16:53

sharpyn Escreveu:Artista é claro que o título está a corrigir de mais valias desde que entrou.Mas para além disso estou convicto da existência de uma teoria da conspiração.Muios institucionais estarão interessados na ren a longo prazo, fundos idem aspas por isso acredito que para além de uma correcção natural do papel poderão estar tb interesses para que isso aconteça e se reforce depois.
Esse tb é o meu interesse embora não tenha poder financeiro para o fazer ... isto é ter o carcanhol para isso :wink:


Mas porque é que achas que existe essa teoria da conspiração??? não achas que seria mais fácil então não ter entrado a comprar tão depressa e ir comprando aos poucos mais barato??!! os institucionais também são muitos e teria que haver uma concertação entre todos para levarem a cabo essa "teoria da conspiração"...

Subiu muito e esta correcção é perfeitamente normal e até saudável...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Enslaved » 16/7/2007 16:39

É preciso paciência e acreditar em teorias da conspiração na bolsa poderá trazer algumas surpresas desagradáveis. Não acredito nada que sejam os fundos a puxá-la para baixo como também não acredito que tenham sido os pequenos investidores que a tenham originado a subida dos 40 %. O que eu acredito é que durante um certo tempo irá tentar criar um suporte estável (como está acontecer na martifer). Agora se este suporte é nos 3.75 ou nos 4.00 ninguém sabe. O mercado é que ditará onde ficará esse suporte e não vão ser as teorias da conspiração que devem justificar estas correcções. É preciso ter calma e infelizmente vejo muita gente ansiosa e nervosa com as quedas. Vamos deixar correr os lucros e ter mais paciência :wink:

P.S. Tenho posição na REN :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por psousa » 16/7/2007 16:36

Esqueci-me do fundamento, apanágio deste fórum: 3 dias a subir e 2 a corrigir (correcção +lenta que a subida) parece-me uma relação saudável. Não acredito que as norte-americanas fechem hoje no verde depois da euforia da semana passada e se a teoria "refúgio" funcionar na REN então temos hipótese de subir amanhã (se não for amanhã, na sessão seguinte). Não raras vezes verificou-se isso na Galp, mas isso também não quer dizer que se verifique nesta, embora me pareça que psicologicamente as 2 estejam a ser muito frequentemente relacionadas pelos investidores aqui do fórum.

Depois, analisando o gráfico em tranches de 10 minutos, verifico que desde a 9:30 que cota entre os 3.77 e 3.78 (provavelmente depois do despejo que alguém referiu aqui). Pode estar a funcionar como suporte.
Na pior das hipóteses tem um suporte por volta dos 3.62, creio (já fechei o gráfico).

Não sei porquê mas sinto-me seguro com este título.

Quanto a conspirações, não acredito, neste caso. Houve a normal euforia da entrada em bolsa e depois, a mais que esperada correcção. É saudável. Assim evitam-se correcções mais traiçoeiras.

Abraço.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por psousa » 16/7/2007 16:23

reforcei a 3.78. tenho 35% da carteira em ren
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por sharpyn » 16/7/2007 16:00

Artista é claro que o título está a corrigir de mais valias desde que entrou.Mas para além disso estou convicto da existência de uma teoria da conspiração.Muios institucionais estarão interessados na ren a longo prazo, fundos idem aspas por isso acredito que para além de uma correcção natural do papel poderão estar tb interesses para que isso aconteça e se reforce depois.
Esse tb é o meu interesse embora não tenha poder financeiro para o fazer ... isto é ter o carcanhol para isso :wink:
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

Bem que os fundos ...

por olgamar » 16/7/2007 15:56

Querem que isto baixe e muito mas não há meio de baixar ... a liquidez continua muito baixa pois ninguem vende a estes preços e fazem muito bem, está para breve passar dos 4€ novamente e ainda esta semana e está num bom preço para reforçar. BN
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

por joao bravo » 16/7/2007 15:55

Não acho que tenha dado sinal de compra. Aguardar pessoal no entanto é possível que esta seja a semana de inversão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

REN sustentada indicios para SUBIR

por olgamar » 16/7/2007 15:52

Empresa detentora do "Monopólio" do transporte da energia eléctrica em portugal, que futuramente tb irá servir o transporte das novas energias renováveis (Martifer,etc..)tudo passará pela REN !! 3,78€ bom para comprar !!Não se esqueça que já rodou + de 95% do capital privatizado disponível a valores não muito longe dos actuais. Sustentada, só pode subir !! BN
 
Mensagens: 296
Registado: 14/9/2006 8:24
Localização: Santo Tirso/Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO, VALHALLA e 158 visitantes