Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ad » 20/7/2007 12:29

artista Escreveu:Mais uma vez está com dificuldades em quebrar a zona dos 4,00/4,05 euros... não deverá ser hoje que o vai fazer, talvez até tenha de vir um pouco mais abaixo para voltar a atacar a resistência!

Bons negócios

....keres dizer com isso q ainda vou ter oportunidade de fazer o segundo reforço :lol: !?!?!? esperemos q ela corrija entao!!! :wink:
 
Mensagens: 57
Registado: 5/7/2007 20:48

por artista_ » 20/7/2007 12:20

Mais uma vez está com dificuldades em quebrar a zona dos 4,00/4,05 euros... não deverá ser hoje que o vai fazer, talvez até tenha de vir um pouco mais abaixo para voltar a atacar a resistência!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por fvcvv » 20/7/2007 11:55

Não me parece que assim seja.... Com o aumento da economia vem sempre um aumento do consumo de energia, pois nada se transforma sem energia.
O que se está a tentar é o consumo de mais energias renováveis e também utilizar formas de consumo com um rendimento mais próximo dos 100%
Mas com o aumento que se têm verificado na economia....na compra de A/C, as próprias empresas de produção de energia a aumentarem a capacidade produtiva isso não me parece que venha a ser um problema.

Não sei se o pagamento é feito á percentagem do custo da própria energia, mas se assim for o aumento de energia “verde” será também positiva.
[/quote]
"Quem controla as suas palavras é sábio e quem mantém a calma mostra que é inteligente"
 
Mensagens: 32
Registado: 18/1/2006 17:11
Localização: 21

por joao_imo » 20/7/2007 11:52

Independentemente de tudo, reforcei novamente o papel...
Aproveitei que o pessoal esta na hora de almoço!!!
 
Mensagens: 11
Registado: 14/6/2006 16:05
Localização: Covilhã

por psousa » 20/7/2007 10:04

Eu penso que isso prejudicaria os accionistas actuais. Se bem me lembro a EDP perdeu imenso aquando da 2ª ou 3ª privatização. Não sei precisar até porque na altura era muito novo e não ligava a isso mas cresci com o fantasma das enormes perdas de dinheiro na bolsa por parte dos meus pais e muitos da geração deles. De resto num jantar de família recente todos partilhavam da mesma experiência.
Penso até que quem se manteve na EDP ainda não recuperou o dinheiro, e já lá vão uns anos valentes.

Não sei se a entrada em bolsa de mais acções é causa-efeito directo desta descida, mas quando ouvi isso fiquei com receio. E depois parece que alguém veio logo desmentir a parte da EDP porque o Estado não queria alienar mais quota desta empresa, portanto resta mesmo GALP e a REN. Mas na minha opinião pessoal eu apontava mais no sentido da GALP. Não me parece muito lógico 2 OPV seguidas da mesma empresa, mas eles é que sabem.
 
Mensagens: 256
Registado: 15/1/2007 11:48
Localização: 1

por Broker_Invest » 20/7/2007 10:03

NovoNisto Escreveu:Acho que os contratos da REN são baseados na quantidade de matéria prima que passa nas infraestrutural de transporte..... Quanto mais energia for consumida, mais ela lucra.

Tipo auto estrada quanto mais carros por dia mais lucro


Mas se for assim como dizes "quanto mais energia consumida, mais ela lucra" então estamos num mau caminho, a EDP anda a fazer a campanha de troca de lampadas que gastam imenso por mais economizadoras, além disso existe um programa na RTP com o Diogo Infante como poupar energia nos lares domesticos, se for assim estamos mal para contas da REN, acho mais engraçado e fazerem a comparação com REE, e que a REN vai subir bastante, temos que ver que eles são mais do que nós, tem a energia mais barata devido a enegia nuclear que eles produzem mesmo a nossa beira, e querem que a REN fique com os valores aproxiamdos com as da REE, algo aqui que não bate certo, acredito que a REN tem potêncial para chegar aos 4.5€ mais que isso só alguma coisa extraordinária acontecer.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por fvcvv » 20/7/2007 9:58

Acho que os contratos da REN são baseados na quantidade de matéria prima que passa nas infraestrutural de transporte..... Quanto mais energia for consumida, mais ela lucra.

Tipo auto estrada quanto mais carros por dia mais lucro
"Quem controla as suas palavras é sábio e quem mantém a calma mostra que é inteligente"
 
Mensagens: 32
Registado: 18/1/2006 17:11
Localização: 21

por Woodhare » 20/7/2007 9:54

Tenho duas dúvidas:

Se forem dispersadas mais acções da REN em bolsa num espaço tão curto isso não faz baixar os preços das acções?

O que é que influencia os lucros da REN? No caso da Galp preços do petróleo e gás natural, da Portucel e Altri preço da pasta de papel. Mas não percebi ainda o que move a REN.:?

Obrigado.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
 
Mensagens: 945
Registado: 16/6/2007 12:05
Localização: 24

por DrWarrants » 20/7/2007 8:25

Tal como o esperava, continua em crescendo. Quem seguiu o conselho de guardar e quem reforçou na queda de à 2 dias, deve estar radiante. Tanto cêntimo que já subiu... :)
Entretanto deixo aqui um excerto de uma noticia de hoje, que apoia a minha teoria.
Os indícios de interesse, estão por todo o lado.
É guardar amigos investidores, é guardar.

-------
....Entre estas três cotadas (falavam da EDP, GALP e REN), a maioria dos gestores de fundos nacionais contactados pelo Jornal de Negócios gostaria que fosse a REN a dispersar mais capital em bolsa. No entanto, não acreditam muito que se repita esta operação e apontam a Galp Energia como principal candidata. Uma nova fase de privatização da REN iria aumentar o número de acções da empresa na bolsa. A possibilidade da empresa liderada por José Penedos não ser a escolhida está, assim, a ser premiada em bolsa já que deverá manter-se a elevada procura numa empresa com baixo "free-float".
-----------
Ou seja, “clientes” para este “produto” não faltam, daí advinham-se aí novos preços em alta.
E a Galp, em menos de um ano, fez já 100%  (isto retirando os dividendos distribuídos, senão...e em outubro, nova distribuição de dividendos! E como já passou quase um ano, sem impostos! Mas que belo cenário....
Espero que a REN tenha o mesmo DNA! 

Imagem
 
Mensagens: 17
Registado: 27/6/2007 22:38

REN sobe mais de 2% e fixa novo máximo nos 4,08 euros

por tek » 20/7/2007 7:46

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


As acções da Redes Energéticas Nacionais (REN) mantêm a tendência de ganhos da sessão de ontem e fixaram novo máximo ao cotar nos 4,08 euros. A possibilidade do Estado não avançar este ano com nova fase de privatização da empresa continua a animar o papel.

A REN [Cot] segue em alta de 1,76%, a cotar nos 4,04 euros, tendo subido um máximo de 2,77% durante a sessão para fixar um novo recorde, desde a estreia em bolsa, nos 4,08 euros.

Ontem a REN já tinha fechado a negociação em forte alta, a subir mais de 3%. Hoje, a empresa liderada por José Penedos volta aos ganhos e continua a beneficiar da possibilidade do Estado não avançar este ano com nova fase de privatização.

A privatização da REN gerou um encaixe de 275 milhões de euros para o Estado. No entanto, o programa de privatizações para este ano ascende a 950 milhões de euros, pelo que deverão verificar-se novas operações de privatização até ao final de 2007.

Em entrevista à Reuters, o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Costa Pina, admitiu a possibilidade de vir a privatizar parte de posições que tem em empresas como a EDP, a Galp ou a REN.

Entre estas três cotadas, a maioria dos gestores de fundos nacionais contactados pelo Jornal de Negócios gostaria que fosse a REN a dispersar mais capital em bolsa. No entanto, não acreditam muito que se repita esta operação e apontam a Galp Energia como principal candidata.

Uma nova fase de privatização da REN iria aumentar o número de acções da empresa na bolsa. A possibilidade da empresa liderada por José Penedos não ser a escolhida está, assim, a ser premiada em bolsa já que deverá manter-se a elevada procura numa empresa com baixo "free-float".

A REN estreou-se em bolsa no passado dia 10 de Julho após uma oferta de pública de venda (OPV) bastante concorrida em que os títulos da empresa foram alienados a 2,75 euros para o público em geral e os institucionais.

Tendo em conta o valor de referência de entrada no mercado de capitais, os 2,75 euros, à cotação actual, de 4,04 euros, a REN apresenta uma valorização de 46,9% em apenas nove sessões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

por Trend » 20/7/2007 7:30

vinas Escreveu:Está com bastante força hoje a REN ,o caminho é para norte :lol:

Parece que sim, fez novo máximo deverá fazer novos máximos nas sessões que se seguem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 278
Registado: 28/5/2004 23:00

por vinas » 20/7/2007 7:26

Está com bastante força hoje a REN ,o caminho é para norte :lol:
 
Mensagens: 162
Registado: 2/3/2005 17:12
Localização: povoa santa iria

por Nyk » 20/7/2007 6:49

Mercado prefere REN para a última privatização deste ano
As declarações de ontem do secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, abriram o apetite dos investidores para uma nova oferta pública de venda (OPV) e criaram uma nova dúvida, só a dissipar oficialmente em Setembro, relativamente à empresa da qual o Estado vai vender mais acções.

--------------------------------------------------------------------------------

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt


José Pedro Luís
jpluis@mediafin.pt


As declarações de ontem do secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina, abriram o apetite dos investidores para uma nova oferta pública de venda (OPV) e criaram uma nova dúvida, só a dissipar oficialmente em Setembro, relativamente à empresa da qual o Estado vai vender mais acções.

Entre EDP, Galp e a REN, a maioria dos gestores de fundos nacionais contactados pelo Jornal de Negócios gostariam que fosse a empresa de redes energéticas a dispersar mais capital em bolsa. No entanto, não acreditam muito que se repita esta operação, depois da OPV há duas semanas e do compromisso do Governo de não fazer uma nova privatização da REN por um período de 4 meses. Assim, a Galp é a candidata que parte à frente para esta reprivatização, apesar da EDP já ter prevista uma nova fase de privatização em 2006 ou 2007.

Em entrevista ao "Diário Económico" e à "Reuters", Carlos Costa Pina afirmou que o Estado necessita de 675 milhões de euros em privatizações para atingir os 950 milhões previstos no Orçamento de Estado para 2007. Para atingir este valor, o Governo terá de vender 4,4% da EDP, 7,4% da Galp ou 31,8% da REN. Isto ao preço das acções no fecho de ontem.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por grep » 19/7/2007 22:15

E lá por a REE ter um PE de 22 não significa que a REN tambem tenha, um exemplo disso é na restauração, o MCD tem um PE de 18 e SBUX de 35.
 
Mensagens: 75
Registado: 20/1/2007 0:15
Localização: Oeiras

por grep » 19/7/2007 22:12

Usando os dados de 2005, a REN tem um PE de aproximadamente 20, não é barato.
 
Mensagens: 75
Registado: 20/1/2007 0:15
Localização: Oeiras

por artista_ » 19/7/2007 22:02

Noel essas contas já foram discutidas aqui e não me parece que estejam correctas... o per da Ren neste momento não anda longe dos 20, mas neste momento não tenho tempo, nem paciência, para confirmar as contas!!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Ulisses sobre incorporação no PSI20

por Resina » 19/7/2007 21:45

as Escreveu:Alguém me pode esclarecer o motivo pelo qual a REN não teve admissão directa ao PSI20?

1. A GALP teve entrada directa na altura da sua privatização.

2. Em termos de capitalização bolsista a REN está acima de empresas como a Soares da Costa ou Cofina e tem um peso superior no PsiGeral.

Dados da Euronext:
Ren - Capit. (€): 904,595,968; Peso PsiGeral 1%
SCosta - Capit. (€): 357,770,016; Peso PsiG 0,36%
Cofina - Capit. (€): 190,772,464; Peso PsiG 0,19%


Cumprimentos,
AS

As não consigo aceder a pagina para obter dados da Impresa, será que me podes facultar os valores da Impresa!
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Estratégia REN

por Marcof » 19/7/2007 21:42

Sestercio Escreveu:Ainda não vi ninguém a defender a minha estratégia, por isso apresento-a:
guardar, guardar e guardar!
1. A Ren não será empresa de grandes oscilações, após esta fase inicial,
2. O dividendo previsto segurará o título, por isso certamente não ocorrerão quedas drásticas;
3. Ninguém se lembra que ao fim de 12 (ou será 13) meses não é preciso pagar mais-valias ao fisco;
4. A entrada no Psi 20 é segura (seja quando for).

Para seguir esta estratégia, é preciso segurar o nervoso miudinho nos dias queda, aceitar perdas temporárias se elas vierem a ocorrer.
É ainda necessário não necessitar do dinheiro num futuro próximo.

No meu caso, com as acções da REN vou pagar o casamento da minha filha. Tem 10 anos, não deve casar antes dos 30 e isto se casar. :mrgreen:


Então não leste os meus posts :wink: , tb defendo em parte essa estratégia. A REN é para mim um activo de médio/longo prazo, como dizes guardar, guardar... Só as vendo se acontecer uma de duas situações: precisar realmente do € que tenho investido nela ou o caso de accionar o meu stop loss.

Para mim esta pareceu-me a melhor estratégia para a REN, mas respeito quem as vendeu logo que elas entraram em bolsa ou quando tiveram a primeira queda, lembrem-se que para muita boa gente neste pais 250€ são mais de metade do seu salário.

Abraço

Marco
 
Mensagens: 72
Registado: 29/5/2007 19:16
Localização: Braga

por grep » 19/7/2007 21:31

Isso é tudo muito bonito, mas sem espaços leio a mesma frase 5x..
 
Mensagens: 75
Registado: 20/1/2007 0:15
Localização: Oeiras

por Noel » 19/7/2007 21:27

Acções da REN fecham a subir mais de 3%

A REN está barata. É a análise técnica comparativa que prova isso mesmo: 1-A melhor empresa europeia que pode servir de comparação é a espanhola REE (Red Eletrica de España). Podem confirmar na respectiva página na internet em www.ree.es, que a cotação actual na Bolsa de Madrid da REE é de cerca de 34 €. E que em 2006 esta empresa apresentou resultados de 200,2 Milhões de Euros, o que dá 1,48 € de Resultados Líquidos por acção em 2006, tendo distribuido um dividendo de 2006 no valor de 0,8984 €. Ora isto dá que a REE tem um PER de 22,97 (34/1,48), e que distribui em dividendos 2,6% (0,8984/34). 2-Se fizermos as mesmas contas para a REN, dá: a REN teve resultados liquidos em 2006 de 0,427 € por acção (em 2005 foi de 0,27 € por acção). Mas em 2006 teve uma mais valia considerável na venda de uma parcela da Galp. Tome-se como valor estável, um resultado por acção de 0,30 €. Então, com o mesmo PER da espanhola REE, dá 0,30 x 22,97 =6,89 €. Isto representa um potencial de crescimento da cotação em cerca de 70% relativamente á cotação de 3,97 €. 3-Veja-se pelo pay-out dos dividendos: A Ren irá distribuir cerca de 0,165 € em dividendos por acção (anunciado na OPV que seria mais ou menos 6% sobre o preço da OPV, dá 6% x 2,75 = 0,165). Então pagando os mesmos 2,6% de rentabilidade em dividendos, para ser semelhante á REE, dá uma cotação justa de 0,165/2,6%=6,35 €. 4-Como factores de valorização, deixo os seguintes catalizadores para o título: a REN já é participada em 5% pela REE, conforme notícia de Março de 2007 do Diário Económico, que foram vendidas pela EDP ao preço da OPV, com um pagamento parcial como adiantamento efectuado em Março de 2007. E mais ainda, se a REN vendeu em 2006 uma significativa parcela que detinha no capital da Galp, mostra que a REN pode ter participações noutras empresas, como forma de aplicar os elevados cahs-flows que possui, e assim obter rentabilidades extra. A médio prazo, ainda, é muito provavel que se venha a discutir o mercado ibérico, e até europeu de transporte de electricidade e do gas, e aí teremos a REN nos picos da valorização. Estes são os dados objectivos, porque a REN vale entre 6,35 € e 6,89 €. E, agora que muitos pequenos investidores já estão fora do título, serão os institucionais a racionalizarem estes factores na cotação do titulo, a que não faltarão as avaliações das casas de investimento.
 
Mensagens: 216
Registado: 27/10/2006 15:32
Localização: Beira Alta

Re: Estratégia REN

por longBlackCandle » 19/7/2007 20:01

Sestercio Escreveu:No meu caso, com as acções da REN vou pagar o casamento da minha filha. Tem 10 anos, não deve casar antes dos 30 e isto se casar. :mrgreen:


Ela é assim tão feia?? ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 304
Registado: 2/6/2005 13:54
Localização: 16

Estratégia REN

por Sestercio » 19/7/2007 19:57

Ainda não vi ninguém a defender a minha estratégia, por isso apresento-a:
guardar, guardar e guardar!
1. A Ren não será empresa de grandes oscilações, após esta fase inicial,
2. O dividendo previsto segurará o título, por isso certamente não ocorrerão quedas drásticas;
3. Ninguém se lembra que ao fim de 12 (ou será 13) meses não é preciso pagar mais-valias ao fisco;
4. A entrada no Psi 20 é segura (seja quando for).

Para seguir esta estratégia, é preciso segurar o nervoso miudinho nos dias queda, aceitar perdas temporárias se elas vierem a ocorrer.
É ainda necessário não necessitar do dinheiro num futuro próximo.

No meu caso, com as acções da REN vou pagar o casamento da minha filha. Tem 10 anos, não deve casar antes dos 30 e isto se casar. :mrgreen:
Paulatim sed firmiter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 124
Registado: 7/2/2006 2:21

por Ulisses Pereira » 19/7/2007 18:35

psousa, quando escreve ou lê análises optimistas (algumas sem fundamento nenhum) sobre alguns títulos já pensou que isso também pode infligir dor a outros?

Deixemo-nos disso. Há que saber aceitar as opiniões contrárias às nossas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Acções da REN fecham a subir mais de 3%

por tek » 19/7/2007 18:10

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A Redes Energéticas Nacionais (REN) voltou hoje a registar uma sessão de forte subidas. A nova cotada da bolsa de Lisboa fechou a valorizar 3,12% para os 3,97 euros, devido à possibilidade do Estado não avançar este ano com nova fase de privatização da empresa.

Com mais de 6 milhões de acções negociadas, as acções da REN [Cot] fecharam a valorizar 3,12% para 3,97 euros, atingindo a cotação mais elevada desta semana. À cotação actual, a empresa liderada por José Penedos está avaliada em 2,119 mil milhões de euros.

A REN estreou-se em bolsa no passado dia 10 de Julho após uma oferta de pública de venda (OPV) bastante concorrida em que os títulos da empresa foram alienados a 2,75 euros para o público em geral e os institucionais.

Nas oito sessões em que está cotada na praça portuguesa, a REN subiu em cinco e desceu em três. Depois de um período de correcções depois das fortes subidas iniciais, as acções parecem agora retomar uma nova tendência e alta, voltando a cotar em redor dos 4 euros.

Tendo em conta o valor de referência de entrada no mercado de capitais, os 2,75 euros, a REN apresenta uma valorização de 44,4%, tendo já chegado a registar um ganho máximo de 47%, na passada quinta-feira, dia em que a empresa tocou nos 4,05 euros.

A privatização da REN gerou um encaixe de 275 milhões de euros para o Estado. No entanto, o programa de privatizações para este ano ascende a 950 milhões de euros, pelo que deverão verificar-se novas operações de privatização até ao final de 2007.

Em entrevista à Reuters, o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Costa Pina, admitiu a possibilidade de vir a privatizar parte de posições que tem em empresas como a EDP, a Galp ou a REN.

"A Portucel já foi toda vendida, sobram as outras: a EDP, Galp e REN. O cumprimento do objectivo, respeitando o programa de privatizações, terá de ser feito por via destas empresas", afirmou o responsável.

A abertura do Estado para vender acções da EDP e da Galp reduz a possibilidade de ocorrer nova fase de privatização da REN, um cenário que tinha sido avançado pelo ministro das Finanças na sessão especial de bolsa da REN, o que iria aumentar o número de acções da empresa na bolsa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

por artista_ » 19/7/2007 16:12

psousa Escreveu:... A isso chama-se prevenir em lugar de remediar.


A isso chama-se, sobretudo, ter uma estratégia :wink:

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], cibernautix, Garfield, Goya777, iniciado1, latbal, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, WofG, zulu404 e 144 visitantes