Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Zorro

por msoares36 » 27/5/2008 12:09

Zorro Escreveu:
msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z


As opiniões são como os umbigos, cada um tem o seu...

A dele pelos vistos está a influenciar a carteira de alguns, eu incluido..., se ele não a desse, influenciaria a dele, que não recebia ao fim do mês e se a deu nestes termos, ao menos, espero que não tenha ...gaffes guterrianas...

Mas estou convencido que não seja nada que uma boa espada não resolva, quanto mais não seja, em cortar, vigorosamente os ..., ...., ...., prejuizos :mrgreen:

Um abraço.

Soares
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

por pedromrsll » 27/5/2008 12:01

…perdoem a minha insistência de hoje neste tópico mas este dia da REN está mesmo a baralhar-me os botões
:roll:
Artista…,, diz que está na REN desde a OPV. Também eu com parte da posição, a outra foi bem despachada.
Por um lado quer-me parecer que alguém está a acumular à conta do medo do pequeno investidor que ainda tem estes papeis desde a OPV e até lhe dava jeito fazer alguma mais valias para entrar nas edpr
Por outro…, parece-me que é movimento a mais para justificar o meu raciocínio anterior.
Artista diga me lá…, até quando é razoável aguentar este papel.., pois o médio e mesmo o longo prazo também tem inevitavelmente um fim.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

Re: Mais uma ...

por ad » 27/5/2008 12:00

Zorro Escreveu:
msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z

ahahah :lol: realmente... nao será demasiado pessimista!!! descer ainda mais 24 porcento!?!?! :shock:
...ainda vai ser promovido a Camelo lolol
 
Mensagens: 57
Registado: 5/7/2007 20:48

Re: Mais uma ...

por Zorro » 27/5/2008 11:50

msoares36 Escreveu:impressão técnicista... :wink:


Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares


Acho que o urso que resolveu dar nas vistas foi o analista do Credit Suisse...urso em todos os aspectos...
Z
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 351
Registado: 31/3/2006 10:10
Localização: Porto

por pedromrsll » 27/5/2008 11:47

O mercado a querer dar razão ao Artista…, parece que a sangria parou nos 3.13.
Não sou dado a obscuras e esotéricas teorias da conspiração mas…, ao acompanhar a sessão de hoje da REN há movimentos verdadeiramente incompreensíveis…, pelo menos para mim que cada vez mais vou perdendo (por aqui…) a inocência…

Por outro lado ao olhar para o gráfico da REN, sendo certo que o histórico é de facto muito pequeno, o comportamento do papel desde o dia ex-dividend mais estranho parece ser. Reparem…., que antes do dia de hoje as medias moveis estavam praticamente alinhadas…, segurança, estabilidade e hoje… esta luta intensa entre Ursos e Touros pelo destino do titulo…, pelo menos no curto prazo.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

Mais uma ...

por msoares36 » 27/5/2008 11:41

impressão técnicista de curto prazo... :wink:

como o artista refere, são escassos os dados, o que fragiliza qq linha considerada, embora a suporte a 3,13/3,15 bem como a resistência na zona dos 3,35 possam ter já um numero consideravel de adeptos :mrgreen:

Concordo... valores mais para vigiar do que para negociar... ainda mais agora, que os ursos resolveram dar nas vistas... :mrgreen:

Cumprimentos.
Soares
Anexos
REN1.jpg
REN1.jpg (89.47 KiB) Visualizado 5123 vezes
Editado pela última vez por msoares36 em 27/5/2008 11:53, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

AT

por Mastergest » 27/5/2008 11:19

Bom dia a todos,

O último suporte conhecido era 3,21 mas vendo a quebra de hoje, este já foi ultrapassado, resta-nos avaliar a progressão do mercado nos próximos dias.

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por vold » 27/5/2008 11:15

o artista tem razão em todos os suportes, se bem que em tão pouco tempo não é possível saber qual a força de cada um. a queda de hoje está a colocar a REN perto do suporte dos 3.13
Anexos
REN.png
REN.png (13.15 KiB) Visualizado 5260 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 720
Registado: 29/11/2007 14:23
Localização: oeiras

por artista_ » 27/5/2008 11:06

Adelin Escreveu:É giro estar a definir suportes em zonas que nunca foram atingidas e onde consequentemente não existe suporte formado.


Nunca foram atingidos?? o mínimo histórico da REN é a 2.80...

Giro seria dares a tua opinião o rebateres o que eu escrevi de uma forma fundamentada, não achas?

artista

PS: Tenho Ren da OPV a médio/longo prazo...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Avença » 27/5/2008 11:06

Que bom que todos pensassem assim, em vez de darem opiniões. Eles não brincavam tanto!!!!
 
Mensagens: 7
Registado: 12/5/2008 9:34

por Adelin » 27/5/2008 10:49

artista Escreveu:A Ren tem um histórico bastante pequeno por isso é difícil encontrar níveis de suporte importantes... eu diria que os 3.13, os 3.00 e os 2.80 serão níveis de suporte!


É giro estar a definir suportes em zonas que nunca foram atingidas e onde consequentemente não existe suporte formado.


P.S. Estou dentro longo a a 3,80 €.
Imagem
 
Mensagens: 94
Registado: 13/5/2008 13:07

por artista_ » 27/5/2008 10:35

A Ren tem um histórico bastante pequeno por isso é difícil encontrar níveis de suporte importantes... eu diria que os 3.13, os 3.00 e os 2.80 serão níveis de suporte!

Ainda assim, numa tendência de queda, devem servir mais para observar do que para negociar...

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Credit Suisse atribui potencial de queda de 24% à REN

por pedromrsll » 27/5/2008 10:05

Viva foristas

Muito feio o aspecto deste papel desde o dia ex-divided...

Poderá esta "excelente" noticia dar nova força ao titulo???
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=318091

Bom..., o que eu pedia se fossse possivel, era uma opiião sobre possiveis suportes para este papel, pois a coisa não me parece nada bonita. obrigado.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

Dividendo

por FxTrader » 23/5/2008 3:46

JPereira72, MarcoAntonio obrigado pelos esclarecimentos, afinal de contas os foruns servem mesmo para isto entreajuda ...

JPereira72 Escreveu:Espero ter ajudado, não me leve a mal o chamar-lhe a atenção e bons negócios


Ora essa estamos cá tanto para esclarecer como para ser esclarecidos ...

MarcoAntonio Escreveu:Quando se está a falar de prazos diz-se "longo-prazo".


Sim estava-me a referir a estar a longo prazo.

MarcoAntonio Escreveu:A EDP fechou no dia 2 de Maio a 4.13 euros. E abriu no dia 5 de Maio (o dia ex-dividendos) a 3.995 euros.


Pois é estava a tomar como referência a data de pagamento dos dividendos 08/05/2008 ...

Confirmado fecho de ontem a 22/05/2008 - 3.51 € abertura de hoje 23/05/2008 - 3.35 € = 0.16 € ...

Bons Negócios
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

Re: Dividendo

por MarcoAntonio » 23/5/2008 1:04

[DaBest] Escreveu:Quer então dizer que em questões de dividendos, não adianta estar longo para o receber na integra !!! que estranho estava convicto que a distribuição era feita com base no numero de dias, mas afinal parece que estava errado ...


[DaBest], antes de mais, creio que com "estar longo" quer dizer estar há muito tempo com as acções. Convém esclarecer que nos mercados, o termo "longo" quer dizer "comprado" (ao passo que o termo "curto" quer dizer "vendido").

Quando se está a falar de prazos diz-se "longo-prazo".

Para exemplificar: se um individuo tem zero acções da EDP e compra 1.000 acções, passou a estar "longo em EDP". Se o mesmo investidor tivesse vendido acções (se tiver essa possibilidade) então passa a estar "curto em EDP". Quem está longo ganha com as subida e quem está curto ganha com as descidas. É importante esclarecer isto ou vai haver mal entendidos.



Quanto ao dividendo, só há um valor de dividendo e ou se recebe ou não se recebe. Toda a gente que tem acções no fecho da véspera de ex-dividendos recebe os dividendos (na íntegra). Quem não tem, não recebe.

Não interessa quando foram compradas (podem ser compradas no fecho e vendidas logo na abertura do dia seguinte, não interessa).



Quanto à correcção, fora pequenas oscilações e a volatilidade própria do mercado, as cotações reflectem (corrigem) o dividendo no primeiro dia de ex-dividendos. Ninguém ganha nada na prática com o dividendo...



[DaBest] Escreveu:Contudo por exemplo, também já recebi dividendos da EDP e ela não abriu no dia seguinte a corrigir 0,125 € !!!


A EDP fechou no dia 2 de Maio a 4.13 euros. E abriu no dia 5 de Maio (o dia ex-dividendos) a 3.995 euros.

Portanto, corrigiu o dividendo.


Depois aconteceu subir, também podia acontecer descer (por exemplo, a ZON corrigiu e de seguida desceu ainda mais).


Resumindo e concluindo: o mercado corrige sistematicamente o valor do dividendo. Depois pode subir ou descer ou até praticamente não sair do sítio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38172
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por JPereira72 » 23/5/2008 0:47

DaBest,

Antes de mais, sugiro-lhe que antes de comprar qualquer acção que faça pelo menos um pequeno T.P.C., onde, além de várias tarefas, conste no minimo uma pesquisa sobre os comunicados com resultados (anual/trimestral) e datas de respectivos pagamentos de dividendos (caso existam)… essa informação encontra-se, também, no site das referidas empresas por exemplo…senão arrisca-se a “entrar pela madeira dentro”
E antes de abrir posição, convêm também ter um objectivo traçado… se você compra por comprar, sem saber muito bem qual o objectivo que o levou a tal, digo-lhe já que está com muita sorte em não ter perdido boa parte do investimento.

Quanto aos dividendos, temos 2 casos: As empresas que os distribuem e as que não os distribuem…que neste caso, poderão não parecer muito aliciantes…

Quando determinada empresa, decide distribuir parte dos lucros, em forma de dividendos, pelo accionistas, informa, geralmente após assembleia-geral do ano em questão, das datas para tal.
Datas importantes: data de registo, data em que a acção passa a ex-dividendo e data de (inicio de) pagamento.

A data de registo é a ultima data em que deve deter as acções, para ter direito a receber dividendos. Depois desta data, a acção passa a estar ex-dividendos
A data de ex-dividendos significa que compras de acções efectuadas a partir desse dia deixam de ter direito a receber o respectivo dividendo em questão.
Portanto pode comprá-las no dia antes da entrada das acções em ex-dividendo.

Diz-se também, na teoria, que no dia em que a acção passa a ex-dividendo, existirá uma correcção na abertura dos mercados, correcção essa, de valor igual ao dividendo bruto a distribuir, mas nem sempre acontece… ás vezes sobe, foi o caso que menciona (EDP)

O caso que relata por ultimo, ou há ai algum engano, ou parece-me tratar-se de distribuição de dividendos intercalares, casos por exemplo da SAG, GALP,etc que distribuem dividendos varias vezes por ano...


www.ren.pt
web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/DIVI18321.pdf


Espero ter ajudado, não me leve a mal o chamar-lhe a atenção e bons negócios
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por kuby » 22/5/2008 19:12

O BPINet já tinha os dividendos nos valores a pagar.

Gostava de saber o que aconteceria se eu as vendesse hoje...
:twisted:
 
Mensagens: 367
Registado: 29/11/2007 9:35
Localização: 16

Re: Dividendo

por Um curioso... » 22/5/2008 18:35

[DaBest] Escreveu:Quer então dizer que em questões de dividendos, não adianta estar longo para o receber na integra !!! que estranho estava convicto que a distribuição era feita com base no numero de dias, mas afinal parece que estava errado ...

Notei isso quando ontem recebi os dividendos da Sonae SGPS, quando apenas as detenho há uns dias ...

Contudo por exemplo, também já recebi dividendos da EDP e ela não abriu no dia seguinte a corrigir 0,125 € !!! será que já os tinha incorporados no valor da cotação !!! ou talvez as condições do mercado não tenham deixado a cotação descer na integra !!!

O que aconteceu, foi que a EDP subiu (como qq outra acção pode subir) e essa subida compensou o desconto que a acção iria ter qd negociasse em ex-dividendo.
O que interessa para receber um qq dividendó, é ter a acção em carteira no último dia em que é negociada com direito a dividendo. Estas datas são sempre amplamente publicitadas.

Também já se deu o caso de deter acções durante um periodo de tempo, vendê-las bem antes da distribuição dos dividendos e no entanto recebi-os por ter detido essas mesmas acções ...

Será que alguém me podia ilucidar um pouco mais sobre este assunto ?
_____________________________________________________

REN

data a partir da qual não haverá direito a dividendos 23/05/2008 ...

Dividendo 0,163 € ... que não realidade serão 0.1304 € Liquidos ...

Data de pagamento dos dividendos 28/05/2008 ...

Obrigado pelo esclarecimento marijon

Bons Negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 712
Registado: 29/11/2007 14:04
Localização: Lisboa

Dividendo

por FxTrader » 22/5/2008 18:02

Quer então dizer que em questões de dividendos, não adianta estar longo para o receber na integra !!! que estranho estava convicto que a distribuição era feita com base no numero de dias, mas afinal parece que estava errado ...

Notei isso quando ontem recebi os dividendos da Sonae SGPS, quando apenas as detenho há uns dias ...

Contudo por exemplo, também já recebi dividendos da EDP e ela não abriu no dia seguinte a corrigir 0,125 € !!! será que já os tinha incorporados no valor da cotação !!! ou talvez as condições do mercado não tenham deixado a cotação descer na integra !!!

Também já se deu o caso de deter acções durante um periodo de tempo, vendê-las bem antes da distribuição dos dividendos e no entanto recebi-os por ter detido essas mesmas acções ...

Será que alguém me podia ilucidar um pouco mais sobre este assunto ?
_____________________________________________________

REN

data a partir da qual não haverá direito a dividendos 23/05/2008 ...

Dividendo 0,163 € ... que na realidade serão 0.1304 € Liquidos ...

Data de pagamento dos dividendos 28/05/2008 ...

Obrigado pelo esclarecimento marijon

Bons Negócios
Editado pela última vez por Visitante em 22/5/2008 20:38, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por marijon2 » 22/5/2008 17:47

DaBest

Basta manteres as acções num dia para teres direito ao dividendo.
Agora não vás na história de as comprares na véspera para as venderes no dia seguinte; elas abrem com o valor do dividendo corrigido

BN

Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Dividendos

por FxTrader » 22/5/2008 17:24

há uma questão que me intriga !!! os dividendos não são distribuidos em função do tempo que o accionista detem as acções ?

ou basta detê-las um dia para obter o dividendo x nº de acções ?

Bons negócios
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: São Brás de Alportel

por artista_ » 22/5/2008 17:06

Sim, amanhã podes vender que recebes o dividendo, mas o mais certo é abrir a descontar o valor do mesmo!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por zzzzzzz » 22/5/2008 16:50

Hoje quinta feira 22 de Maio é o último dia que a REN é negociada com direito a dividendo.

Se eu vender amanhã ainda recebo os dividendos?

Será que alguém me podia esclarecer a dúvida. Obrigado.
 
Mensagens: 5
Registado: 22/5/2008 16:28

por Scuba » 17/5/2008 22:55

Pois relmente ninguem tem a certeza...

Eu não me fiz entender. O que eu queria perguntar era se devido a estarmos perto do dividendo (e como ele é jeitoso) o titulo vai ser impulsionado para esse tal valor que tu falaste. Era mais por aí que eu pergutava. Se o facto de o dividendo ser grande vai acelerar a subida...

Eu sei que em principio ng me sabe responder a isto, mas fica a minha duvida que quanto mais não seja tem resposta no fim do mês ;)
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por MarcoAntonio » 17/5/2008 1:10

Antes de mais, não entrei com o efeito do dividendo. Quanto a se atingirá ou não o valor antes do ex-dividendo (que está para breve) não te consigo dizer (nem sequer posso garantir que o valor vai ser visitado no curto-prazo embora entende que tem condições para tal).

Nos mercados existe um elevado grau de incerteza e se já é difícil prever os movimentos, concentra-los numa determinada janela temporal é ainda mais difícil.

Ser possível ir lá antes do ex-dividendo, é possível. Mas mais do que isto é pôr-me a adivinhar e eu ainda não tirei o curso de bruxo.
:mrgreen: :wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38172
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69, Alfa Trader, Apramg, Bing [Bot], cibernautix, fatura.pt, malakas, Mmmartins, MSNbot Media, nfaz, Nuno V, PAULOJOAO, peterteam2 e 85 visitantes