Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Scuba » 29/3/2008 1:10

Falei aqui no inicio do mes, sobre os dias em que a acção andou por volta dos 3,40 durante uma semana a subir e a descer um cêntimo parecendo estar a criar um suporte que eu oportunamente perguntei se seria. Tendo em conta que a acção desde aí tem subido calmamente mas com alguma solidez pode-se dizer que temos ali na zona dos 3,40 um suporte, para o caso da acção inverter esta tendencia de subida ou continuo a tentar arranjar suoprtes onde não os há?? :)).
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por TP1 » 26/3/2008 14:27

Obrigado, Bala. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Bala » 26/3/2008 1:17

TP1 Escreveu:Já ning repara nesta menina...

Será que alguém pode pf, fazer uma análise? :oops:

Eu faço eu faço!!!

Então é assim: se os S&P 500 subir, isto sobe, se descer um pouco, isto descamba como das últimas vezes :mrgreen:

Adoro esta acção, acho que têm imenso potencial, alias, houve uma altura em que andei a dizer que a REN iria ser a acção vencedora deste ano, para já...deixou-me com amargo na boca.

Quanto a AT, estamos acima da MM50 e da MM21. O que é um sinal bullish, so não entro porque tenho a sensação que existe um gajo da CIA a controlar-me e sempre que entro longo ele manda as bolsas mundiais descer :-$

Abraço e stops apertadinhos einh...
O Bala
PS: o urso anda aí... diz que tá na hora de lanche :shock:
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 992
Registado: 27/2/2007 13:49
Localização: Maia

por TP1 » 25/3/2008 21:30

Já ning repara nesta menina...

Será que alguém pode pf, fazer uma análise? :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Nyk » 19/3/2008 18:46

REN quer passar a beneficiar de ganhos de eficiência da empresa
A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter “rating” internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



A Redes Energéticas Nacionais (REN) vai apresentar à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a sua proposta de alteração na regulação, sendo que uma delas diz respeito à introdução de incentivos à eficiência. Até ao final do primeiro semestre a empresa quer ter "rating" internacional, com vista a recorrer à emissão de obrigações.

No Relatório & Contas de 2007, hoje publicado, a REN diz que este ano pretende "apresentar ao regulador propostas de alteração para o próximo período regulatório, que incluirão a introdução de incentivos de eficiência".

A companhia liderada por José Penedos adianta que estes incentivos de eficiência seriam repartidos "entre a empresa e os consumidores, em linha com o compromisso assumido aquando da oferta pública de venda inicial (OPV)".

A REN, ao contrário das suas congéneres espanholas, não tira partido dos ganhos de eficiência obtidos, uma vez que as suas receitas são reguladas. Tal conceito é considerado inapropriado pelos analistas.

Numa nota de "research" do ano passado o BPI dizia que esta prática "não faz sentido", pois de acordo com as actuais condições, "não há incentivos claros para a REN ser mais eficiente, uma vez que todos os ganhos são passados para o consumidor".

No mesmo documento o BPI referia que no melhor cenário, com estes ganhos a ascenderem a 8%, o valor adicional atribuído a cada acção da REN é de 0,24 euros.

Além da questão dos ganhos de eficiência, o presidente da REN defendeu também uma subida na taxa de remuneração dos activos regulados na electricidade dos actuais 7 para 8%, igualando assim a taxa praticada no gás (esta última fixada o ano passado).

REN quer emitir obrigações no mercado internacional

Ainda nas perspectivas para 2008, a REN refere que com a entrada em operação da REN Serviços, (companhia que integra os "back office" do grupo), prevista para o primeiro semestre deste ano, "um conjunto de actividades de apoio existentes nas várias empresas do grupo passarão a estar centralizadas nesta estrutura, o que permitirá economias de escala e de gama, cujos efeitos se deverão fazer sentir num futuro próximo".

Quanto à obtenção de "rating" internacional, a REN adianta que o processo deverá estar "concluído na primeira metade de 2008".

A empresa explica que este processo "possibilitará à empresa recorrer à emissão de obrigações no mercado de capitais internacional, permitindo assim uma eficiente reestruturação da sua dívida actual".

As acções da REN sobem 1,18% para 3,43 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por TP1 » 19/3/2008 14:29

Será possivel, alguém por favor, colocar um gráfico e, efectuar uma pequena análise?
Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por Sitting Bull » 17/3/2008 23:56

A maior central fotovoltaica do mundo, em construção no concelho alentejano de Moura (Beja), começou hoje a produzir energia de forma parcial para a rede eléctrica nacional, devendo começar a funcionar em pleno até final deste ano.“Diário digital/Lusa”

Esta menina estava esquecida na 5ª página do fórum! Mas, continua resistente as grandes quedas…
Power to the people
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 71
Registado: 4/3/2008 18:16

por vitorigus » 11/3/2008 12:34

Reninvestido Escreveu:Já agora, se não tens nenhum interesse na REN o porquê de a acompanhares?


Nunca disse que nao tinha interesse :roll: Só quis sublinhar que a REN nao é nenhum refúgio...
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por suminvestido » 11/3/2008 11:38

vitorigus Colocada: 11/3/2008 9:58 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Reninvestido, o efeito de dissimulaçao será o importantes para a estratégia que referis-te. Mas o caso nao é de dissimulaçao mas sim de evidenciaçao: a REN dá estes pinoteios qd está tudo a descer; ora acaba por se tornar notado.
Se aplicarmos um time frame de hora vemos melhor a tendência.
Estou a dar a minha opinião subjacente a q se pensa q é uma acçao segura, e para se ter em carteira, qd os mercados descem, o q não é verdade. Na minha modesta opinião, q tenho seguido os seus movimentos.

Com o devido respeito, se tens acompanhado a REN tens acompanhado mal, mas é a tua opinião, temos de respeitar.
Já agora, se não tens nenhum interesse na REN o porquê de a acompanhares?
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por vitorigus » 11/3/2008 10:58

Reninvestido, o efeito de dissimulaçao será o importantes para a estratégia que referis-te. Mas o caso nao é de dissimulaçao mas sim de evidenciaçao: a REN dá estes pinoteios qd está tudo a descer; ora acaba por se tornar notado.
Se aplicarmos um time frame de hora vemos melhor a tendência.
Estou a dar a minha opinião subjacente a q se pensa q é uma acçao segura, e para se ter em carteira, qd os mercados descem, o q não é verdade. Na minha modesta opinião, q tenho seguido os seus movimentos.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por suminvestido » 11/3/2008 9:02

vitorigus Colocada: 10/3/2008 23:57 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Eu so gostava é que me explicassem porque é que, invariavelmente nos dias mais negros para as Bolsas, a cotaçao dá uns saltos, mas com os volumes a fazerem-nos rir. É para nos dizerem: "olha que esta é tipo guarda chuva para os dias de chuva" Gostava de ver era estes "cordelitos" num dia de forte chuvada para ver se arriscavam o seu cacau . E o engraçado é que la tem subido, mas com um volume tipo "fatias de fiambre".

Mas como pode subir o volume sem aumentar ainda mais a cotação?Se alguem quer comprar barato não tem interesse nenhum em fazer subir a cotação.Se há poucos vendedores a estes niveis a solução é ir comprando aos pouquinhos, daí o volume não ser grande coisa.Certamente que se o comprador quisesse comprar num só dia aí uns 5 milhões de papeis para onde iria a cotação???
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

por biclas01 » 11/3/2008 2:03

Alguém pode colocar um gráfico actualizado?
Obrigado
 
Mensagens: 28
Registado: 7/3/2007 18:31
Localização: Mêda

por vitorigus » 11/3/2008 0:57

Eu so gostava é que me explicassem porque é que, invariavelmente nos dias mais negros para as Bolsas, a cotaçao dá uns saltos, mas com os volumes a fazerem-nos rir. É para nos dizerem: "olha que esta é tipo guarda chuva para os dias de chuva" Gostava de ver era estes "cordelitos" num dia de forte chuvada para ver se arriscavam o seu cacau :mrgreen:. E o engraçado é que la tem subido, mas com um volume tipo "fatias de fiambre".
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por leazinho » 10/3/2008 21:44

Já há muito que é possivel alterar ordens até ao ultimo segundo
Grão a grão chegaremos ao milhão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 148
Registado: 29/11/2007 9:39
Localização: Valadares -Gaia

Re: Por acaso tb vi

por TP1 » 10/3/2008 20:46

Reninvestido Escreveu:mas tb só lá esteve cerca de 30 segundos.Mas isso nada quer dizer, foram eles que quiseram ver como estava a venda.Eles não a querem fazer subir muito depressa, tentam comprar o mais barato possivel.Eles(ENAGÁS)andam a encher-se de REN à vários dias, só pode.Não esquecer que a REN já detem 1% da Enagás que tb comprou no mercado espanhol e a Enagás terá de comprar entre 3 a 5% da REN no mercado.É muita acção!!!


Isso é especulação á lá berardo, muito rosconhofe :lol:

Só posso interpretar o que aconteceu, como erro de sistema, pois, que eu saiba, não são permitidas alterações de ordens, durante o leilão final.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

Ora ai está...

por djpirra » 10/3/2008 20:31

Ai é que está :) As minhas ficam em carteira e se Deus quiser adem lucrar bastante... Deixem o sector da energia fazer o BOOOMMMMM!!! :twisted:
"Se não consegues vence-los... Junta-te a eles!"

Querem me bater? Façam-no aqui: http://pirratheman.mybrute.com

Luis Simões
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 113
Registado: 29/11/2007 2:56
Localização: Lisboa

Por acaso tb vi

por suminvestido » 10/3/2008 20:29

mas tb só lá esteve cerca de 30 segundos.Mas isso nada quer dizer, foram eles que quiseram ver como estava a venda.Eles não a querem fazer subir muito depressa, tentam comprar o mais barato possivel.Eles(ENAGÁS)andam a encher-se de REN à vários dias, só pode.Não esquecer que a REN já detem 1% da Enagás que tb comprou no mercado espanhol e a Enagás terá de comprar entre 3 a 5% da REN no mercado.É muita acção!!!
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Visao

por Osilvas77 » 10/3/2008 17:57

E vão três a ver a mesma coisa....! Realmente há coisa que escapam à maioria do mortais!

Silva
 
Mensagens: 91
Registado: 18/6/2004 17:29
Localização: Aveiro

por TP1 » 10/3/2008 17:53

V99 Escreveu:Olá a todos!!!

Voçês viram o que eu vi, no fecho uma compra ao melhor no valor apróximado de 95.000, que desapareceu num apice em que a cotação tocou por momentos os 4,49€.
Será que esta menina vai começar a mexer ou foi só para enganar???:mrgreen:
Abraço


Vi sim senhor! Pensei que não se podia mexer nas ordens no leilão final, mas a verdade, é que a ordem desapareceu... :roll: :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1316
Registado: 30/11/2007 21:13
Localização: Porto

por V99 » 10/3/2008 17:48

Olá a todos!!!

Voçês viram o que eu vi, no fecho uma compra ao melhor no valor apróximado de 95.000, que desapareceu num apice em que a cotação tocou por momentos os 4,49€.
Será que esta menina vai começar a mexer ou foi só para enganar???:mrgreen:
Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por Nyk » 10/3/2008 8:53

EMPRESAS Publicado 10 Março 2008 7:00
E posição já valorizou 8,96%
REN investe 43 milhões na compra de 1% da Enagás
A REN – Redes Energéticas Nacionais investiu 43,17 milhões de euros na aquisição de 1% da nagás desde Janeiro deste ano, cumprindo assim a sua parte no acordo entre as empresas ibéricas para uma troca de participações.

--------------------------------------------------------------------------------

Celso Filipe
cfilipe@mediafin.pt


Filipe Paiva Cardoso
filipecardoso@mediafin.pt


A REN – Redes Energéticas Nacionais investiu 43,17 milhões de euros na aquisição de 1% da nagás desde Janeiro deste ano, cumprindo assim a sua parte no acordo entre as empresas ibéricas para uma troca de participações.

José Penedos revelou ao Jornal de Negócios que a empresa que lidera adquiriu 2,388 milhões de acções da empresa que gere o transporte de gás em Espanha a um preço médio de 18,08 euros por acção.

Considerando o preço de fecho da Enagás na última sexta-feira – 19,70 euros –, esta "aposta" da REN está já com uma valorização de 8,96% e as mesmas 2,388 milhões de acções valiam, sexta-feira, 47,04 milhões de euros, dando já ao investimento da REN uma mais-valia potencial de 3,86 milhões de euros.

O acordo de troca de participações entre estas empresas surgiu no âmbito da criação do mercado ibérico de gás (Mibgás) e, à imagem do acordo entre a REN e a sua congénere espanhola REE, a empresa portuguesa fica com 1% da Enagás que, por sua vez, poderá ter entre 3% e 5%_da REN. A entrada dos espanhóis no capital da portuguesa não tem, porém, data definida. O adiamento da segunda fase da privatização da REN vai obrigar a Enagás a ir ao mercado para obter a sua participação.

"Não há disponibilidade de venda de capital de outra maneira" admitiu José Penedos ao JdN, sublinhando que a empresa de transporte de gás espanhola "vai ter que entrar pelo mercado" algo que, espera o líder da REN, "tenha um bom efeito nas acções". Sobre a colocação de um representante na administração da Enagás, Penedos apontou que tal deverá acontecer "assim que a Enagás começar a comprar capital da REN".


Já a entrada de um representante da REE na administração da REN deverá ocorrer já em Maio, aquando da assembleia-geral da empresa portuguesa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Scuba » 8/3/2008 16:17

obrigadissimo pela resposta.
Acho que percebi o essencial.
Os mercados como andam não são para iniciados, felizmente ainda não perdi dinheiro mas...
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por artista_ » 8/3/2008 12:28

Scuba Escreveu:Boas noites...
Esperei uns dias para ver o que ia dar a apresentação dos resultados para perguntar uma coisa aos mais experientes.
Depois de uma subidita as acções da REN ficaram uma semana a acabar sempre a 3,40 euros, isto significa que se estava a criar um suporte neste valor ou significa que a acção não consegue passar daí (ou seja ser uma resistencia muito forte). Gostava de saber básicamente qual é a melhor leitura para esta situação, até para ficar a saber fazer melhores leituras com outras acções.

NOTA: Considero que a descida de hoje para os 4,37 se deveu à apresentação dos resultados logo não deve ser considerada como uma tendencia de descida ou deve?

Se puderem responder às minhas duvidas agradecia.
Scuba


Estás a falar de movimentos de muito curto prazo... de qualquer forma não tentes tirar da AT aquilo que não se pode tirar, acho que muita gente complica muito a AT misturando muitas coisa (indicadores, tendências de curtíssimo prazo com tendências de médio ou longo prazo, etc) e tentanto dai tirar conclusões que serão muito falíveis...

A Ren tem um histórico muito curto por isso não se podem tirar muitas conclusões... a Ren teve um movimento de queda acentuado fazendo um mínimo nos 2.80, depois corrigiu em alta e veio até aos 3.40 voltando a cair um pouco para subir nas últimas sessões para cima desse nível. Isto pode ter duas interpretações, como tu dizes, ou não consegue quebrar os 3.40 ou esteve a consolidar acima dele para ganhar força para novas subidas. Embora se possam estabelecer algumas probabilidades de uma ou outra hipótese ser mais ou menos provável a realidade é que a AT nunca nos dirá com certeza qual é a que vai acontecer...

A tendência de médio prazo é de queda e enquanto esta se mantiver é mais provável que não consiga quebrar os 3.40 e que o movimento acima deste nível tenha sido um sinal disso... é claro que um dia a tendência inverterá mas por enquanto isso não aconteceu!

Bom fim de semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Nyk » 8/3/2008 11:15

REN recebe 466 milhões para pagar défice tarifário
A REN vai receber do Estado 466 milhões de euros para abater o défice tarifário. Este valor, apurou o Jornal de Negócios, é-lhe garantido depois de ter chegado a um acordo tripartido com a EDP e o Instituto Nacional da Água (INAG) que foi fechado hoje à tarde e será formalizado amanhã no Ministério do Ambiente, que tutela o INAG.

--------------------------------------------------------------------------------

Luísa Bessa
lbessa@mediafin.pt


A REN vai receber do Estado 466 milhões de euros para abater o défice tarifário. Este valor, apurou o Jornal de Negócios, é-lhe garantido depois de ter chegado a um acordo tripartido com a EDP e o Instituto Nacional da Água (INAG) que foi fechado hoje à tarde e será formalizado amanhã no Ministério do Ambiente, que tutela o INAG.

O acordo prevê que a EDP pague ao Estado 759 milhões de euros pela extensão, pelo período de 20 anos, dos contratos de exploração das centrais hidroeléctricas, e é deste montante que é retirado o que é reclamado pela Rede Eléctrica Nacional.

O valor de 759 milhões assumido pela EDP foi definido a partir de duas avaliações independentes, a cargo da Caixa Geral de Depósitos e do Crédit Suisse, encomendadas pelo Ministério da Economia.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Scuba » 8/3/2008 0:21

Boas noites...
Esperei uns dias para ver o que ia dar a apresentação dos resultados para perguntar uma coisa aos mais experientes.
Depois de uma subidita as acções da REN ficaram uma semana a acabar sempre a 3,40 euros, isto significa que se estava a criar um suporte neste valor ou significa que a acção não consegue passar daí (ou seja ser uma resistencia muito forte). Gostava de saber básicamente qual é a melhor leitura para esta situação, até para ficar a saber fazer melhores leituras com outras acções.

NOTA: Considero que a descida de hoje para os 4,37 se deveu à apresentação dos resultados logo não deve ser considerada como uma tendencia de descida ou deve?

Se puderem responder às minhas duvidas agradecia.
Scuba
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], JoeP, m-m, machadosoares31, maturidade, Mmmartins, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, PMP69, Tx9262 e 201 visitantes