Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 4/7/2007 21:55

Sim podes subscrever agora na outra tranche embora já só vás conseguir umas 60 ou 70 acções...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por HELS » 4/7/2007 21:24

Desculpem a minha ignorância, mas eu subscrevi na 1ª fase 40000 da tranche correspondente ao publico geral, eu agora na 2ª fase será que ainda vou a tempo e tenho o direito de subscrever mais 10000 correspondentes à tranche dos pequenos subscritores? O problema é que não me informaram no banco que eu podia subscrever acções das duas tranches com o mesmo nº de contribuinte. :wall:
Se um dia queres ser rico, não vivas agora como tal!
 
Mensagens: 46
Registado: 28/2/2006 16:36
Localização: Coimbra

por Tecnoboy » 4/7/2007 21:18

andrehs Escreveu:Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)


0.0015 é o quê afinal ? E corresponde a que valor em €? No BIG não me falaram em nada disso...
Nem tão pouco vinha lá na página da subscrição...

E já agora, num sitio falas-te em 0.0015 e noutro 0.015, em que ficamos ? Isso era sobre o valor efectivo da compra 40.000ações*2.75 ? ou sobre o valor real 340ações*2.75 ?

Agradecia um exclarecimento.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

por Tecnoboy » 4/7/2007 21:12

andrehs Escreveu:Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)


0.0015 é o quê afinal ? E corresponde a que valor em €? No BIG não me falaram em nada disso...
Nem tão pouco vinha lá na página da subscrição...

Agradecia um exclarecimento.
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

por andrehs » 4/7/2007 20:11

caro fcosta

sempre ao dispor :lol:

sharpyn:
Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.

nao daria sequer para as comissoes, espero vende-las a 5€

Tecnoboy
Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Foste roubado, lamento ;)

a comissao media por banco anda nos 5 + os 0,0015, ou seja, o teu banco cobra-te os 0.0015 sobre o maximo de acções que podes pedir ;) ganham mt mt mais
NAO SAO COBRADOS 2 PELA EURONEXT ESSES 2 NA PRATICA NAS OPVS SAO ESTES 0.015 SOBRE O MONTANTE A INVESTIR ;)
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por lemor » 4/7/2007 20:04

E os 2 Euros cobrados pela Euronext ?
Esses 8.27 € no BIG são os 7,95 + IS(4%). Não faltam os 2€ mais IS ?

Tecnoboy Escreveu:
afonsinho Escreveu:Também não percebo essas comissões de que falam. Voçes têm a noçao que pagam as comissões em função das acções que recebem? Não vao pagar uma comissão correspondente à quantia máxima. As comissões que aparecem nos papeis correspondem ao valor que pediram, como é lógico não é aquele valor, depende do que vos calhar... Acho que ha gente a fazer confusão.


...

andrehs Escreveu:0.015 * valor investido e a comissao a aplicar, em qualquer banco, sendo a comissao entregue a euronext lisbon!!! Não é sobre o valor que se pede, reparem se subscreveram martifer se multiplicarem 0.015*montante investido da uma das comissoes aplicadas...



De que raio de comissões é que vocês os dois falam ?! :shock:

- Pagar-se comissão em função das ações que se recebem ?!

- Que 0.015 são esses ?!

Por favor expliquem lá bem essas vossas afirmações !


Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Não se vai pagar mais nada certo ? É que eu explicitei bem isso quando falei ao telefone para o banco e disseram-me que não haveria mais encargos nenhums...
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por Nyk » 4/7/2007 19:17

Procura por acções da REN supera 100 vezes a oferta


04/07/2007


A procura por títulos da Redes Energéticas Nacionais (REN) continua a aumentar, mas a um ritmo bem menos acelerado, comparativamente ao primeiro período da oferta pública de venda (OPV). Quando faltam apenas dois dias para o fim da OPV, a procura superou a oferta em 100,07 vezes. Na tranche do público em geral já supera a oferta em 120 vezes.


A primeira fase da OPV da REN arrancou no passado dia 25 de Junho e terminou a 29 de Junho, período durante o qual o conjunto de ordens de compra transmitidas beneficiava de um coeficiente de rateio superior ao das demais ordens, na percentagem de 100%.

Actualmente, e até sexta-feira, está a decorrer a segunda fase de subscrição. De acordo com os dados revelados pela Parpública e a EDP, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no total, e até ao final do dia de hoje, foram pedidos 8.015.833.094 títulos, quando a oferta disponível é de 80,1 milhões de acções. Ou seja, a procura já supera a oferta em 100,07 vezes.

A tranche mais procurada continua a ser a do público em geral. Estão disponíveis nesta tranche 53,4 milhões de acções e até ao final do dia de hoje, já foram subscritas 6.428.043.500 títulos, superando a oferta em 120,38 vezes.

Nesta tranche, os investidores poderão comprar acções entre os 2,35 e os 2,75 euros, sendo que a ordem máxima de compra permitida é de 40 mil acções.

Para os pequenos subscritores e emigrantes, estavam disponíveis 25 milhões de acções, mas a procura de 1.584.950.194 acções já superou em 63,40 vezes a oferta disponível. Os trabalhadores deram ordens de subscrição de 2.839.400 acções, acima das 1,7 milhões de acções disponibilizadas.

Os pequenos subscritores e emigrantes, bem como os trabalhadores, podem dar ordens máximas de 10 mil e 5 mil acções, respectivamente, e beneficiam de um desconto no preço de 5%. Nesta tranche, cada acção da REN vai custar entre 2,23 e 2,61 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por afonsinho » 4/7/2007 15:01

Eu na caixa paguei, 5 euros pela maritfer, 9 pela portucel e 16 pela galp... tudo dependendo do que me calhou.

Na Caixa varia consoante o que te calha... noutros bancos não sei...

P.S. Na subscriçao... não estou a falar de transacções bolsitas.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por Tecnoboy » 4/7/2007 11:45

afonsinho Escreveu:Também não percebo essas comissões de que falam. Voçes têm a noçao que pagam as comissões em função das acções que recebem? Não vao pagar uma comissão correspondente à quantia máxima. As comissões que aparecem nos papeis correspondem ao valor que pediram, como é lógico não é aquele valor, depende do que vos calhar... Acho que ha gente a fazer confusão.


...

andrehs Escreveu:0.015 * valor investido e a comissao a aplicar, em qualquer banco, sendo a comissao entregue a euronext lisbon!!! Não é sobre o valor que se pede, reparem se subscreveram martifer se multiplicarem 0.015*montante investido da uma das comissoes aplicadas...



De que raio de comissões é que vocês os dois falam ?! :shock:

- Pagar-se comissão em função das ações que se recebem ?!

- Que 0.015 são esses ?!

Por favor expliquem lá bem essas vossas afirmações !


Eu subscrevi através do BIG e quando telefonei para lá, os únicos encargos que me disseram que se pagava da subscrição de ações da REN era €8.27 ! (já incluindo Comissão do Banco e Tx. Selo 4%)

Não se vai pagar mais nada certo ? É que eu explicitei bem isso quando falei ao telefone para o banco e disseram-me que não haveria mais encargos nenhums...
 
Mensagens: 384
Registado: 10/12/2002 0:26

Re: Previsão de estreia em Bolsa da REN

por Enslaved » 4/7/2007 10:20

jspessoa Escreveu:Algum palpite para o valor de estreia das acções da REN em bolsa?
Será boa negocio tentar negociar logo na estreia ou aguardar alguns dias?


Isto depende sempre do mercado, poderá acontecer como à galp que nas primeiras semanas não subiu muito ou como a martifer (pessoalmente acredito mais na primeira hipótese). A longo prazo é uma acção que dá alguma segurança e estabilidade. Mas deverás ler este tópico todo com comentários muito pertinentes e depois a decisão é tua na forma como deverás investir :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

Previsão de estreia em Bolsa da REN

por jspessoa » 4/7/2007 10:12

Algum palpite para o valor de estreia das acções da REN em bolsa?
Será boa negocio tentar negociar logo na estreia ou aguardar alguns dias?
 
Mensagens: 11
Registado: 27/6/2007 11:40
Localização: Marco de Canaveses

por lemor » 4/7/2007 9:10

Ok, sharpyn.

A questão não é o valor, mas como faço para estabelecer um limite para venda acima do valor da compra.

No caso da Martifer poderia ter sido definido esse valor como 12 Euros e se eu as tivesse poderia tê-las vendido por esse preço sem precisar ficar a acompanhar os streams...

sharpyn Escreveu:Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.
[/u]
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por sharpyn » 4/7/2007 9:06

Ena 3,20 Euros.Eu se fosse a ti nãs ao vendia mas é.A ren tem potencial para valorizar mais a curto/médio prazo.Existem várias razões que corroboram esta teoria que já expus num post anterior.
God save the Money!
 
Mensagens: 578
Registado: 7/5/2007 1:50
Localização: Porto

por lemor » 4/7/2007 9:01

Num caso mais concreto, pedi a compra de acções da REN, através do BIG.

Se fo preço for de 2,80 e eu quiser vendê-las logo no primeiro dia a 3,20 como farei?

Cumps
 
Mensagens: 279
Registado: 8/3/2007 15:37
Localização: Europa

por fcosta » 4/7/2007 8:25

caro andrehs

obrigado pela ajuda! :mrgreen:
a explicação foi clara e devidamente assimilada! :P

bons negocios
 
Mensagens: 4
Registado: 25/6/2007 10:06

por andrehs » 4/7/2007 2:23

O stop limit é um tipo de operação utilizado por investidores que pretendem limitar eventuais perdas na sua carteira de títulos ou aproveitar uma tendência bem definida de mercado, nomeadamente através do recurso a análise técnica.

Através do stop limit o investidor indica um preço de activação da ordem, o stop trigger. A ordem só será introduzida no mercado, quando esse preço de activação fôr atingido. Por outro lado, o cliente indica também o limite de preço ao qual a ordem deve ser efectuada.

No caso da ordem de compra, o preço limite deverá ser superior ou igual ao stop trigger. O cliente compra se o preço subir acima do stop trigger, até ao valor máximo do preço limite.

Exemplo 1
Compra de 500 acções, com stop trigger a 13,5 EUR e preço limite de 13,75 EUR.
Esta ordem pode ser lida da seguinte forma: no caso de a acção atingir 13,5 EUR (estando actualmente abaixo desse valor), será automaticamente activada uma ordem de compra de 500 acções até a um limite de preço de 13,75 EUR.

O investidor pode usar a ordem de compra stop limit para procurar aproveitar inícios de movimentos com tendência bem definida.

No caso da ordem de venda , o preço limite deverá ser inferior ou igual ao stop trigger. O cliente vende se o preço descer abaixo do stop trigger, até ao valor mínimo do preço limite.

Exemplo 2
Venda de 200 acções, com stop trigger a 12 EUR e preço limite de 11,5 EUR.
Esta ordem pode ser lida da seguinte forma: no caso de a acção atingir 12 EUR (estando actualmente abaixo desse valor), será automaticamente activada uma ordem de venda de 200 acções a um limite de preço de 11,5 EUR.

A ordem de venda com stop limit pressupõe que o investidor detém os títulos em causa. O investidor pode usar a ordem de venda stop limit para procurar proteger a sua carteira de potenciais menos-valias.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

À semelhança do stop limit (ver acima), o stop loss é um tipo de operação que permite ao investidor limitar eventuais perdas na sua carteira de títulos ou aproveitar uma tendência bem definida de mercado.

O stop loss é semelhante ao stop limit. A diferença reside no facto de que o stop limit representa uma ordem com preço limite, enquanto que o stop loss representa uma ordem ao melhor preço. À semelhança do stop limit, o stop loss aplica-se a ordens de compra e a ordens de venda.

Exemplo 1
Compra de 500 acções, mediante a opção de stop loss com stop trigger a 13,5 EUR.
Após o preço ter atingido o stop trigger, será automaticamente activada uma ordem de compra de 500 acções ao melhor preço.

Exemplo 2
Venda de 200 acções, mediante a opção de stop loss com stop trigger a 12 EUR.
Após o preço ter atingido o stop trigger, será automaticamente activada uma ordem de venda de 200 acções ao melhor preço.

A ordem de venda com stop loss pressupõe que o investidor já detém os títulos em causa.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

O stop trigger indica o preço em que o sistema da bolsa vai tornar activa uma ordem stop loss ou stop limit, que pode ser de venda ou de compra.

No caso da compra, o valor do stop trigger tem que ser superior à última cotação (caso o mercado já tenha encerrado, deverá ser superior à cotação de fecho da última sessão.

No caso da venda, o valor do stop trigger tem que ser inferior à última cotação (caso o mercado já tenha encerrado, deverá ser inferior à cotação de fecho da última sessão. Adicionalmente, para se accionar o stop trigger terá que se deter o respectivo título.

As ordens com definição de stop estão apenas disponíveis para a Euronext Lisbon.

QUANDO PRECISO CONSULTO SEMPRE ESTA DEFINIÇÃO! UM ERRO EM BOLSA PODE SER UM GRAAANNNDDDE ERRO!
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por fcosta » 3/7/2007 23:55

Uma dúvida para quem souber ajudar.

uma vez que sou 1 novato nesta matéria e 1 estreante em bolsa, pergunto :oops: qual o significado das várias formas de venda existentes?

preço fixo... é claro! :mrgreen:

agora os restantes.... :-k
ao melhor preço?
stop loss :?:
stop limit? :shock:

agradeço a ajuda :wink:

bons negocios para todos
 
Mensagens: 4
Registado: 25/6/2007 10:06

por andrehs » 3/7/2007 23:51

0.015 * valor investido e a comissao a aplicar, em qualquer banco, sendo a comissao entregue a euronext lisbon!!! Não é sobre o valor que se pede, reparem se subscreveram martifer se multiplicarem 0.015*montante investido da uma das comissoes aplicadas...
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por afonsinho » 3/7/2007 23:24

Também não percebo essas comissões de que falam. Voçes têm a noçao que pagam as comissões em função das acções que recebem? Não vao pagar uma comissão correspondente à quantia máxima. As comissões que aparecem nos papeis correspondem ao valor que pediram, como é lógico não é aquele valor, depende do que vos calhar... Acho que ha gente a fazer confusão.
 
Mensagens: 357
Registado: 3/9/2006 1:50

por andrehs » 3/7/2007 19:17

Não se esta certo se a entrada em bolsa e dia 10 ou dia 11!!!!
 
Mensagens: 71
Registado: 25/4/2007 12:56

por itisi100 » 3/7/2007 18:55

500!

itisi100
 
Mensagens: 297
Registado: 9/7/2003 12:27

por Princepe da bolsa » 3/7/2007 18:43

Vodka7 Escreveu:Calculadora: 03/07 19h.


Vodka 7 simplifica aí: para quem pediu as 50 mil na primeira semana, como a maioria dos investidores, quantas lhe caiem em sorte?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
 
Mensagens: 816
Registado: 12/3/2006 16:08
Localização: Lamego

por Vodka7 » 3/7/2007 18:39

Calculadora: 03/07 19h.
Anexos
REN - OPV - Calculadora.xls
(0 Bytes) Transferido 614 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

por Bar » 3/7/2007 14:02

Não, se participaste na primeira fase nao podes participar na segunda, para a mesma tranche claro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Evora

por sapo » 3/7/2007 12:39

Estou confuso :? A mesma pessoa pode comprar na 1ª fase e na segunda?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 52
Registado: 1/10/2006 13:18
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 249 visitantes