Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por V99 » 11/1/2008 14:34

Meu Deus, eu agora é que cheguei oe comecei a verificar os Trades do dia e quando vi aquele às 10:45 bem, o que é que se passou?????? :shock:
Para mim talvez tenha sido uma passagem de carteira.
vamos aguardar pelo fecho.

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por vitorigus » 11/1/2008 11:59

3 639 940 as 10h45 :shock:
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por Nyk » 8/1/2008 18:52

REN investe 20 milhões em nova linha
A REN vai investir mais de 20 milhões de euros numa nova linha de transporte que levará energia da Falagueira até à região de Estremoz.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



A REN vai investir mais de 20 milhões de euros numa nova linha de transporte que levará energia da Falagueira até à região de Estremoz.

De acordo com um comunicado da empresa, a infra-estrutura, com 85 quilómetros de comprimento, aguarda a Declaração de Impacto Ambiental estando prevista a sua entrada ao serviço para o último trimestre deste ano.

O abastecimento de energia nos concelhos do Crato, Sousel e Estremoz continua dependente de redes secundárias espanholas situação que tem comprometido a qualidade e fiabilidade do fornecimento, sendo frequentes os cortes de energia.

"A decisão de construção desta linha vem, por isso, ao encontro das pretensões dos autarcas da região que consideram este investimento como uma importante mais-valia para o desenvolvimento dos seus concelhos", adianta a mesma fonte.

A linha Falagueira-Estremoz cria ainda condições técnicas para a concretização de alguns projectos estruturantes como é o caso do comboio de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Paionense » 8/1/2008 18:23

Boas!

Atenção à vela formada hoje pela REN em cima (editado) do suporte de médio prazo. Hoje fez um piercing pattern bullish.

Penso que fará todo o sentido uma entrada a rondar os 3.38 (+/-) a apostar na recuperação (trade de 2 ou 3 dias talvez) O Objectivo primário seria a ida aos 3.50.

Tenho outro indicador, com 2 stochastics, também a dar sinal de entrada.

Fica o grafico

Abraço
JP
Anexos
REN.png
REN.png (9.5 KiB) Visualizado 5434 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 954
Registado: 28/6/2007 16:26
Localização: Figueira da Foz

por JPereira72 » 8/1/2008 11:47

Vitorigus, realmente tem razão, ou ha-de ser as "dentadas" certinhas ao fecho, ou as "dentadas" espaçadas de X em X tempo e sempre nas mesmas quantidades, também me parece que ha muito jogo de bastidores neste titulo... estou para ver quando os supostos institucionais e o mercado decidem empurrar a ren...para cima! :-)
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 9:24
Localização: 14

por retlav » 8/1/2008 11:41

vitorigus Escreveu:Bem, hoje sim, pelo menos por enquanto; até lidera as subidas do PSI20, o volume nesta hora também positivo. Vamos ver.

Reagiu bem ao suporte dos 3.37
Se fechar positiva é um claro sinal de compra para amanhã.
Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro!
 
Mensagens: 272
Registado: 9/11/2006 12:54

por vitorigus » 8/1/2008 9:44

Bem, hoje sim, pelo menos por enquanto; até lidera as subidas do PSI20, o volume nesta hora também positivo. Vamos ver.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por vitorigus » 8/1/2008 1:17

Tenho tentado minimamente perceber o porque deste tombo. Mas sei que as noticias mais recentes poderão ajudar:

Notícia 1
Ren acordou enterrar a linha de muito alta tensão em Sintra. Mas como a autarquia se comprometeu a pagar a despesa, não foi esta que enterrou a cotação.
Notícia 2
Entrada da Enagás na REN através do mercado poderá “estimular preço das acções”
Com o adiamento de uma nova fase de privatização da Redes Energéticas Nacionais (REN), a Enagás poderá ver-se "forçada" a ir ao mercado comprar acções da empresa liderada por José Penedos para cumprir com o acordo de participações cruzadas firmado entre as duas companhias. O BPI acredita que este recurso da empresa espanhola poderá "estimular preço das acções" da REN... o Executivo de José Sócrates não vai abrir mão de, nem mais um título, da gestora das infra-estruturas das redes de transporte de energia até ao final do seu mandato, sendo que só há perspectivas de uma eventual mudança de estratégia após 2009, isto caso não haja reeleição. Assim, para que seja cumprida a troca de participações com o grupo espanhol, um negócio que resulta de um acordo celebrado recentemente entre os dois Estados e que visa o reforço das interligações e da capacidade de armazenamento do gás natural, a Enagás terá de recorrer ao mercado bolsista. O BPI afirma, no "Iberian Daily" de hoje, que "a Enagás poderá comprar acções no mercado, contrariamente a um investimento directo numa nova fase de privatização, possivelmente estimulando o preço das acções da REN", que o banco avalia em 3,60 euros (recomendação de "manter").A entrada da Enagás através do mercado poderá funcionar como um impulsionador para o título dado que a REN apresenta um baixo "free-float". As acções da REN [rene] estão hoje a negociar nos 3,40 euros, em queda de 1,73%, valor que representa uma valorização de 23,6% face ao preço a que os títulos foram vendidos na OPV (2,75 euros).
Terá sido esta? Alguém seguiu os cofs de perto hoje? Segui-a de perto durante uma parte do dia e veio-me uma uma imagem: alguém que estava a apanhar agua com as duas mãos numa fonte, a esquerda segurava as ordens de compra e a direita as ordens de venda, e ia bebendo, bebendo, bebendo...
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por karlitos » 6/1/2008 16:46

sapo Escreveu:Eu sei que a noticia é bastante antiga mas não consigo resistir em deixar umas palavras...



..."O Estado detém actualmente 51% do capital da REN, depois de em Julho ter vendido 20% das acções que detinha na empresa liderada por José Penedos. José Sócrates afirmou ontem, perante o Parlamento, que "a REN é uma empresa estatal e vai permanecer no Estado. O Estado tem 51% e não vai reduzir esta posição", noticiou a Reuters.


"O Estado considera a REN uma empresa estratégica. O Estado vai ter sempre a maioria do seu capital", adiantou o chefe do Governo.



Sinceramente, na minha opinião na qualidade de mero espectador...acho que o governo em especial o Sr. 1º ministro esta a actuar de forma a prejudicar gravemente a economia portuguesa pois:,
-a REN em mãos de privados trazia mais lucro logo pagava mais impostos para o pais,
-alargava a visão e fronteiras podendo operar fora do pais (Africa) podendo assim futuramente ainda ter + lucro,
-O Governo ia buscar facilmente capital amortizando assim as medida que sufocam o cresciento nacional (SCUTS, Elevados impostos etc),
-deixava de ser mentiroso pois o seu governo juntamente com o ceo da REN afirmou que ia Haver uma nova Privatizaçao,
-Aumentava significamente a Ambição, Capacidade, Resposta Lucrativa em resultado de haver uma nova Direcção,
-Melhorava a nossa imagem Mostrando a Paises como Espanha, França,Italia etc que tambem sabemos fazer boa politica economica ...
empresa estatal e vai permanecer no Estado. O Estado tem 51% e não vai reduzir esta posição", noticiou a Reuters.
Quando penso assim penso Numa Galp,O que acontece e que se esta tivesse dado o salto + cedo hoje podia estar bem melhor com mais contratos e + presente em angola e o estado ja tinha arrecadado muitos mais impostos...
[/quote]

concordo com tudo o que escreveste, no entanto o todo esse dinheiro de dividendos atribuidos ao estado servem unica e exclusivamente como tu dizes para alimentar elefantes brancos...

veja-se os casos das scut's.

porque razao tem o pais todo que pagar por alguem utilizar uma scut?

se me dissesem que era uma scut em tras os montes, ou castelo branco, ou zonas desfavorecidas ainda compreendia.

eu por exemplo circulo praticamente todos os dias na do algarve e até achava bem que se pagasse, assim como achava vem que paga-se quem utiliza-se a CREL, e acho bem que pague quem passe na ponte 25 de abril e afins.

Acho que a utilizaçao de capitais estatais deveria ser utilizada a favor dos contribuintes tal como é, mas mais como apoio social (reformas, saude, diminuiçao de impostos, etc).

porque assim arrisco-me a dizer que grande parte da populaçao que nao sabe o que é a bolsa nao ganha nada com a privatizaçao e respectiva capitalizaçao bolsista de ex-empresas estatais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

por sapo » 6/1/2008 5:32

Eu sei que a noticia é bastante antiga mas não consigo resistir em deixar umas palavras...



..."O Estado detém actualmente 51% do capital da REN, depois de em Julho ter vendido 20% das acções que detinha na empresa liderada por José Penedos. José Sócrates afirmou ontem, perante o Parlamento, que "a REN é uma empresa estatal e vai permanecer no Estado. O Estado tem 51% e não vai reduzir esta posição", noticiou a Reuters.


"O Estado considera a REN uma empresa estratégica. O Estado vai ter sempre a maioria do seu capital", adiantou o chefe do Governo.



Sinceramente, na minha opinião na qualidade de mero espectador...acho que o governo em especial o Sr. 1º ministro esta a actuar de forma a prejudicar gravemente a economia portuguesa pois:,
-a REN em mãos de privados trazia mais lucro logo pagava mais impostos para o pais,
-alargava a visão e fronteiras podendo operar fora do pais (Africa) podendo assim futuramente ainda ter + lucro,
-O Governo ia buscar facilmente capital amortizando assim as medida que sufocam o cresciento nacional (SCUTS, Elevados impostos etc),
-deixava de ser mentiroso pois o seu governo juntamente com o ceo da REN afirmou que ia Haver uma nova Privatizaçao,
-Aumentava significamente a Ambição, Capacidade, Resposta Lucrativa em resultado de haver uma nova Direcção,
-Melhorava a nossa imagem Mostrando a Paises como Espanha, França,Italia etc que tambem sabemos fazer boa politica economica ...
empresa estatal e vai permanecer no Estado. O Estado tem 51% e não vai reduzir esta posição", noticiou a Reuters.
Quando penso assim penso Numa Galp,O que acontece e que se esta tivesse dado o salto + cedo hoje podia estar bem melhor com mais contratos e + presente em angola e o estado ja tinha arrecadado muitos mais impostos...
[/quote]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 52
Registado: 1/10/2006 13:18
Localização: 14

por kpt » 4/1/2008 20:13

V99: Depois de toda a confiança que demonstras-te no título parece-me que começas a ficar um pouco inseguro e instável.

A Ren formou durante os últimos meses uma LTA porreira e se ela existe também é para ser quebrada. Com o sentimento que se vive actualmente nem a REN escapou. Assim que tivesse saído da LTA era por fim à posição.

Eu entrei numa das vezes em que ela veio testar a LTA mas já não estou dentro porque preferi assegurar uma posição ganhadora, ainda que relativamente pouca, do que passar a perder.

Se ainda tens as da OPV(eu tive e ainda restam algumas), tens ainda alguma margem de manobra mas com o crescente negativismo é possível que entraremos num bear, e a REN apesar de ser um título defensivo a médio prazo não deverá escapar à tendência de mercado. Hoje possivelmente foi prova disso mesmo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por V99 » 4/1/2008 20:01

A Ren teve um comportamento estranho nestas duas últimas sessões.
Os volumes aumentaram mas a pressão vendedora tem sido imensa.
Já não acredito em suportes ou resistências válidas agora só espero pelos dividendos e chau Laura!!!
Não se se o suporte a 3,37€ será viavel ou não vamos esperar mas não vejo isto nada famoso.

Abraço.
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por V99 » 4/1/2008 0:57

Vamos esperar, para ver como param as modas, mas espero não me vir a enganar e daqui a 1 ano estar melhor do que estou.
A Galp já me serviu de exemplo, quando saí a 7,10€, e depois foi o que foi, não sei se só parará nos 20,00€ ou se irá cavalgar mais.
Quanto aos pequenos eles lá sabem se 300€ já chegam ou 260€ de lucro isso é com eles eu vou ficar com elas por uns bons tempos.

Abraços.
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por vitorigus » 4/1/2008 0:50

A Ren está a desconto face a sua congenere espanhola comparando os P/Bs respectivos.

O suporte nos 3,50 poderá ser isso mesmo, um suporte.

O dividendo também terá o seu efeito positivo.

Os resultados serão previsiveis, de acordo com a regulamentação(serve para o bem e para o mal).

Quanto as despesas de enterrar as linhas...bem, como se sabe, quem pede alterações ao contratado terá que as pagar.

E enquanto houver vendas de peq subscritores (com todo o direito), que compraram na OPV, porquê comprar mais caro? É só por o balde por baixo...Recordemo-nos, na altura, que os institucionais ficaram com sabor a pouco e por isso são logicamente interessados.
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por sapo » 3/1/2008 22:11

Acho que a desvalorização foi muito pesada; era suposto ser num momento destes que a dita "acção defensiva" como dizia o Sr.Penedos com toda a sua sabedoria devia se mostrar, mas não em vez disso ganhou o 4º lugar na maior desvalorização...
Comportou-se muito mal, espero que mexam na regularização ou anunciem uma boa percentagem de distribuição dos dividendos....se ñ temos que esperar...mt... :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 52
Registado: 1/10/2006 13:18
Localização: 14

por V99 » 3/1/2008 21:48

Deixem-me só intervir neste aspecto, que é o suporte.
Sim a Ren tem um Suporte um pouquinho mais acima, nos 3,51€, mas enquanto não houverem notícias fresquinhas, penso seriamente que ela virá fazer um mergulho até aos 3,35€.

P.s. continuo firme e rijo na Ren venham elas que encho cá em baixo, sem stressssssssssssss!!!!!!!!!!!!

Abraço
:mrgreen:
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por tiagopt2 » 3/1/2008 20:24

Berafo Escreveu:Quebrou o suporte será agora de esperar que vá até 3,37? Ou poderá voltar a testar a resistência dos 3,74?

Obrigado


Não se podem tirar grandes conclusões de uma quebra de uma sessão (especialmente porque o volume ainda foi mais baixo do que costuma ser).

De qualquer forma, neste momento nada nos indica que testará resistências. A haver dados, estes são relativos a descidas, não subidas.
Mas ainda existe um pequeno suporte logo abaixo dos 3,50.

Vamos esperar para ver :)

BN
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Berafo » 3/1/2008 19:42

Quebrou o suporte será agora de esperar que vá até 3,37? Ou poderá voltar a testar a resistência dos 3,74?

Obrigado
 
Mensagens: 93
Registado: 29/11/2007 2:14
Localização: sta iria de azoia

Análise Técnica -REN

por sdac » 29/12/2007 15:02

123 Escreveu:Pegando no gráfico do ZeFontelo neste tópico postado no dia 09/12/2007, temos que a LTA de médio-prazo termina a 3,58 (pessoalmente, eu desenho-a nos 3,57... mas isso é indiferente, pois ainda temos uma margem de 2% a 3% até se considerar um suporte efectivamente quebrado.)

Em suma, e na mho, técnicamente temos um sinal de venda quando a REN, quebrar os 3,58 em fecho e com volume (de preferência! isto para se considerar um sinal técnico de venda).
Àparte a Análise Técnica a REN, não tem grande potencial de subida (nem de descida, entenda-se), pelo menos até enquanto o Estado não alterar a lei que regula o sector... Beneficiando/penalizando as melhorias/ineficiências operacionais da empresa.

Um abraço e bons negócios.


Em anexo deixo a minha opinião gráfica, sobre o actual momento REN.
[Não percebo porque motivo as pessoas se degladiam em palavras, por variações de 6% em 4 meses.. :shock: Quando o objectivo é aprender com a comunidade e com os nossos erros, e dessa forma obter melhores rendibilidades, para os nossos investimentos. Para além de que uma pessoa com accões da REN em carteira dificilmente obterá ganhos ou perdas superiores a 10, sendo que a única coisa certa é o dividendo]


Passando à frente..
Actualmente a LTA de médio-prazo encontra-se nos 3.57/3.58, a subir cerca de 0.05c por mês e a LTD nos 3.74 a descer cerca de 0.02c por mês.

Em suma, parece estar a formar-se um triângulo, cujo sinal dispolutado pela quebra de uma das Linhas de Tendência, confere à REN um potencial target de 0.21c (para baixo ou para cima)
E para não variar... mais uma variação, neste caso potencial, de 6%..

Entretanto e enquanto não houver mudanças no sector regulatório, temos a REN a navegar alegremente nos próximos meses entre os 3.94(R) e os 3.37(S), consoante a percepção dos investidores à mudança que irá ocorrer ao ambiente regulatório da REN, à percepção do risco global e o comportamento dos mercados mundiais..

Abraço e bons investimentos para 2008 são os meus desejos,
123

Nota: Esta análise centra-se numa perspectiva de médio longo-prazo, sendo óbvio que antes dos 3.94 e 3.37 existem outras zonas de suporte e resistência. :wink:
Anexos
rene_29_12_2007.bmp
rene_29_12_2007.bmp (660.31 KiB) Visualizado 7902 vezes
 
Mensagens: 22
Registado: 7/12/2002 12:55
Localização: 16

por Garfield » 28/12/2007 22:39

Garfield Escreveu:
paulo9 Escreveu:bom pela sua experiencia 10 anos não sei então qual com seu receio.


confundir cautela com receio pode ser um mau sinal. às vezes a nossa arrogancia pode ser a nossa fraqueza.

paulo9 Escreveu:por acaso também é o meu caso na OPV com varios titulares.mas deixe-me dizer-lhe que a ren só as despacho nos 5.00 e já agora para revelar q n tenho receio acabei de comprar mais ren a 3.63€ cerca de 1698 acções.e depois em breve falamos.até já.


mais um bocado e tinha me comprado as minhas a 3,66€. pode ser que eu lhe compre as suas lá pros 3,50€ ou menos 8-)


para lá caminhamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2372
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por V99 » 28/12/2007 18:54

Pareceu-me que sim, que ela depois de tocar no suporte reagiu muito bem e até tocou nos 3,67€. O fecho foi esquesito fechou inalterada, mas penso que Segunda-Feira, fará uma subida até aos 3,67€, com as compras de hoje e o volume leva-me a crer nisso.

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

...

por MAV8 » 28/12/2007 18:21

...

Parece estar a reagir bem à zona de suporte (LTa), o aumento de volume dos dois últimos dias é significativo, ainda para mais nesta época festiva.

Tudo indica que a tendencia ascendente será para continuar...

Bons negócios
Anexos
ren 28-12-07.bmp
ren 28-12-07.bmp (1.5 MiB) Visualizado 8214 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por V99 » 28/12/2007 13:46

É o que eu digo, foi mais um abanar de árvore, aqueles que cairam já eram agora está a começar a trepar, com um volume até considerável, penso que também seja um arranjo de carteira para o próximo ano.
Vamos ver o fecho pode trazer-nos mais indicações sobre que caminha a ren irá traçar.

Abraço
 
Mensagens: 180
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: S.Paio de Oleiros

por vitorigus » 28/12/2007 13:09

etcetras, é isso. Mas ha investidores e investidores e qd um investidor nao diferencia um gasto de um investimento que fazer?
Qto ao suporte 3,58, até pode ser que funcione, mas para alguem comprar mais do pessoal q as larga. Pergunto: quem tem estado a dominar, o comprador ou o vendedor? Quem está a comprar, essencialmente? Quem vende, essencialmente?
Mas venham os suportes e as resistencias pois o mundo plano é uma mera criação humana. 8-)
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

Esclarecimento

por sdac » 28/12/2007 12:18

Citando etcetras:
Tecnicamente dá sinal de venda que se acentua com a quebra desse suporte nos 3,60


Pegando no gráfico do ZeFontelo neste tópico postado no dia 09/12/2007, temos que a LTA de médio-prazo termina a 3,58 (pessoalmente, eu desenho-a nos 3,57... mas isso é indiferente, pois ainda temos uma margem de 2% a 3% até se considerar um suporte efectivamente quebrado.)

Em suma, e na mho, técnicamente temos um sinal de venda quando a REN, quebrar os 3,58 em fecho e com volume (de preferência! isto para se considerar um sinal técnico de venda).
Àparte a Análise Técnica a REN, não tem grande potencial de subida (nem de descida, entenda-se), pelo menos até enquanto o Estado não alterar a lei que regula o sector... Beneficiando/penalizando as melhorias/ineficiências operacionais da empresa.

Um abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 22
Registado: 7/12/2002 12:55
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, ATIR_13, Google [Bot], Goya777, latbal, nfaz, Olhar Leonino, peterteam2, Shimazaki_2 e 370 visitantes