Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 28/5/2018 12:54

cumeke Escreveu:Não foi diminuida a dívida.


Mas também não aumentou, manteve-se mais ou menos inalterada... num período onde fez uma aquisição relativamente grande.


cumeke Escreveu:Não foi aumentado o lucro, esse mantem-se.


O lucro subiu, o que se manteve foi o lucro por ação, mas o número de ações subiu bastante...

cumeke Escreveu:Houve aumento de capital e uma correspondente aquisição. Mas curioso, e era isso que tava a referir. No mercado a empresa continua a valer o mesmo.

E volto a referir, estou a falar do mercado. Agora se este tem razão ou não, não sei.


Sim, vale o mesmo, eu apenas notei que a empresa de 2017 não é comparável com a de 2018 porque é maior... o facto do valor ser maior ou menor pode levar a várias considerações/análises, mas isso não invalida o facto de base, a empresa vale o mesmo e é maior! Até podia justificadamente valer menos sendo maior, mas o cenário será sempre esse.



Agora o que acho perigoso, é estar-se a tentar encontrar fundamentos na opinião dos outros para ir de encontro às nossas crenças.[/quote]
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por cumeke » 28/5/2018 10:34

Outra coisa que se falou foi que houve aumento do consumo de energia.

deixo aqui os dados dos consumos em portugal (DGEG/MEc, PORDATA) para cada um tirar as suas conclusões.

https://www.pordata.pt/Portugal/Consumo+de+energia+el%C3%A9ctrica+total+e+por+tipo+de+consumo-1124
 
Mensagens: 32
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: REN - Tópico Geral

por cumeke » 28/5/2018 10:16

artista_ Escreveu:
cumeke Escreveu:A dívida não foi reduzida.

No final do ano fiscal de 2016 a divida situava-se em 75,0% do total dos activos.
No final do ano fiscal de 2017 a divida situava-se em 73,3% do total dos activos.

Diferença inexistente.

Pegando na tua cotação e no numero de acções do ano passado:

Valor total da REN no mercado em 2017

562,23 x 2,98 = 1 675 milhoes de €uros

Valor actual de mercado

663,29 x 2,45 = 1 658 milhoes de €uros

A empresa continua a valer sensivelmente o mesmo.

Como referi e isso parece ser o mais evidente.
Estás a tentar encontrar justificações nos outros para ir de encontro à tua ideia e isso é bastante perigoso.


Sim mas o teu raciocínio não responde de uma forma muito correta. A empresa vale o mesmo, mas hoje agrupou mais a empresa de gás que entretanto comprou. E na realidade também é verdade o que o Pedro defendeu, a economia portuguesa melhorou, o setor da energia tem estado em ebulição, o Psi está melhor, etc...

Obviamente que independentemente disto, pode acontecer muita coisa, nada dos diz que a empresa está a desconto agora ou que estava sobrevalorizada pelo mercado em 2017, ou que o mercado está a descontar o futuro e ele não é tão risonho como alguns pensam ver aqui... enfim, só para dizer que náo vale a pena termos certezas, devemos fazer analises e esperar que os nossos raciocínios estejam certos mas estar sempre atentos a sinais que possam indicar o contrario ou alterações do cenário da empresa...


Artista, do ponto de vista de analise fundamental. Tens razao, o meu raciocinio não está correcto. Mas eu não tentei fazer uma analise fundamental nem nada que se pareça.

Apenas tentei alertar o Pedro2018 do que o que disse não corresponde à verdade.
Não foi diminuida a dívida. Essa mantem-se. Não foi aumentado o lucro, esse mantem-se.
Houve aumento de capital e uma correspondente aquisição. Mas curioso, e era isso que tava a referir. No mercado a empresa continua a valer o mesmo.

E volto a referir, estou a falar do mercado. Agora se este tem razão ou não, não sei.

Agora o que acho perigoso, é estar-se a tentar encontrar fundamentos na opinião dos outros para ir de encontro às nossas crenças.
 
Mensagens: 32
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: REN - Tópico Geral

por P-Mendes » 27/5/2018 18:49

Após ex-div parece que a cotada não aguentou a pressão de ter ficado abaixo da TLA e MM200, e parece ter vontade de ir visitar, novamente, o suporte nos 2.39€.
Sendo verdade que nas últimas 3 vezes, sempre que a cotada tocou neste suporte reagiu muito bem, não podemos esquecer que esta será a 4º vez que lá vai em 6 meses e "água mole em pedra dura..."
Esperemos que aguente e eleve esta cotada novamente para a casa dos 2,5x€ :pray:
Tecnicamente, no diário, tem indicadores aliviados e uma tendência claramente bullish, apenas com uma inversão em alguns indicadores desde a ex-div.
Por último, e referente ao semanal, deixo a curiosidade desta ter sido a vela semanal mais vermelha dos últimos 3 anos, o que é curioso quando se verificando a proximidade da TRIX à linha zero, o que poderia significar uma interessante confirmação de tendência bullish.

Imagem
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 25/5/2018 11:24

Está cotada com bons fundamentais está também segundo a AT ali numa zona suporte que no histórico tem sido forte e resultado em inversão para cima.
Acredito na aposta rentabilidade vs risco.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por Triplano » 25/5/2018 9:43

cumeke Escreveu:Ver os videos no Investidor Day em que o CEO, CFO e outros falam, e respondem a perguntas é bastante esclarecedor para a postura da empresa no futuro.
Percebe-se que se a empresa tiver uma subida repentina na cotação não será certamente pelos fundamentais porque eles têm uma postura bastante sólida e não têm pressas em expandir.
Claro que a irracionalidade ou melhor dizendo, a emoção na bolsa poderá levar de arrasto esta acção. Mas essa análise deixo para quem goste de adivinhar sentimentos.

De resto a minha opinião é na mesma linha com o que já foi dito pelo JohnyRobaz e pelo Artista. Empresa sólida, com mercado estável que distribui dividendos.


Olá cumeke

Obrigado por essa sugestão!
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 24/5/2018 9:17

Aritsta.
Gostei do teu comentário.
Eu comprei. Numa perspectiva de diversificação de investimentos. Depois do pagamento também não espero uma subida subita.
Os fundamentais são muito bons.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2018 17:55

cumeke Escreveu:A dívida não foi reduzida.

No final do ano fiscal de 2016 a divida situava-se em 75,0% do total dos activos.
No final do ano fiscal de 2017 a divida situava-se em 73,3% do total dos activos.

Diferença inexistente.

Pegando na tua cotação e no numero de acções do ano passado:

Valor total da REN no mercado em 2017

562,23 x 2,98 = 1 675 milhoes de €uros

Valor actual de mercado

663,29 x 2,45 = 1 658 milhoes de €uros

A empresa continua a valer sensivelmente o mesmo.

Como referi e isso parece ser o mais evidente.
Estás a tentar encontrar justificações nos outros para ir de encontro à tua ideia e isso é bastante perigoso.


Sim mas o teu raciocínio não responde de uma forma muito correta. A empresa vale o mesmo, mas hoje agrupou mais a empresa de gás que entretanto comprou. E na realidade também é verdade o que o Pedro defendeu, a economia portuguesa melhorou, o setor da energia tem estado em ebulição, o Psi está melhor, etc...

Obviamente que independentemente disto, pode acontecer muita coisa, nada dos diz que a empresa está a desconto agora ou que estava sobrevalorizada pelo mercado em 2017, ou que o mercado está a descontar o futuro e ele não é tão risonho como alguns pensam ver aqui... enfim, só para dizer que náo vale a pena termos certezas, devemos fazer analises e esperar que os nossos raciocínios estejam certos mas estar sempre atentos a sinais que possam indicar o contrario ou alterações do cenário da empresa...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2018 17:45

Flavc Escreveu:O aumento de capital ( e os direitos inerentes) realmente explicam o principal da evolução. De resto subscrevo o que disse o Robaz e o Artista e a meu ver não precisas de muito mais explicações.


Atenção que riscos na bolsa existem sempre, não os considerar é o primeiro passo para um dia não se saber o que fazer quando as coisas correm mal... porque quando correm bem todos sabem o que fazer! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 23/5/2018 17:39

Sr_SNiper Escreveu:Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?


O Valor correto em relação ao fecho de ontem seria 2,468, o mínimo de hoje. Eu tinha colocado uma ordem de recompra nos 2,47 mas ao longo da sessão não quis arriscar e comprei na casa dos 2,49, ainda assim prefiro perder 2/3 cêntimos do dividendo do que me tirarem já 6 ou 7 em impostos e comissões... dos quais posso recuperar uma parte.. ou não!

EDIT: Para ser mais correto o valor de ajuste seriam 2,467, mas agora só negoceia as décimas pares, por isso nunca poderia fazer o ajuste exato! :wink:
Editado pela última vez por artista_ em 24/5/2018 20:40, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por cumeke » 23/5/2018 17:00

Pedro2018 Escreveu:Até se impõe uma reflexão.
Há um ano estava a cotar nos 2,98.
Como se explica quando reduzido divida, aumento lucros, a economia em Portugal melhorou, maior consumo energético, OPA sobre a EDP e consolidações nas "Utilites".
O aumento de capital no final de 2017 por si só não pode explicar.



A dívida não foi reduzida.

No final do ano fiscal de 2016 a divida situava-se em 75,0% do total dos activos.
No final do ano fiscal de 2017 a divida situava-se em 73,3% do total dos activos.

Diferença inexistente.

Pegando na tua cotação e no numero de acções do ano passado:

Valor total da REN no mercado em 2017

562,23 x 2,98 = 1 675 milhoes de €uros

Valor actual de mercado

663,29 x 2,45 = 1 658 milhoes de €uros

A empresa continua a valer sensivelmente o mesmo.

Como referi e isso parece ser o mais evidente.
Estás a tentar encontrar justificações nos outros para ir de encontro à tua ideia e isso é bastante perigoso.
 
Mensagens: 32
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: REN - Tópico Geral

por Flavc » 23/5/2018 16:04

O aumento de capital ( e os direitos inerentes) realmente explicam o principal da evolução. De resto subscrevo o que disse o Robaz e o Artista e a meu ver não precisas de muito mais explicações.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 23/5/2018 15:50

Até se impõe uma reflexão.
Há um ano estava a cotar nos 2,98.
Como se explica quando reduzido divida, aumento lucros, a economia em Portugal melhorou, maior consumo energético, OPA sobre a EDP e consolidações nas "Utilites".
O aumento de capital no final de 2017 por si só não pode explicar.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 23/5/2018 14:19

Sr_SNiper Escreveu:Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?



Verde +- 0,5% segundo o telemovel.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 23/5/2018 14:10

Ela está a negociar no vermelho ou no verde tendo em consideração o pagamento do dividendo?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: REN - Tópico Geral

por cumeke » 23/5/2018 11:44

artista_ Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Se em 2015 abriu apenas a perder 2%, valorizou imediatamente dado a dy é mto superior a essa percentagem´


Como tiraste essas conclusões? No ano passado no dia ex-dividend fechou a 2,819 a cair 16,5 cêntimos em relação à sessão anterior em que fechou a 2,984... em 2016 fechou a 2,63, menos 11 cêntimos que na sessão anterior... em 2014 fechou a 2,694 menos 2,899, quase menos 20 cêntimos que na sessão anterior... mais tarde vejo os anos anteriores e tentarei encontrar os valores intraday da sessão ex-dividend, mas é certo que a correção do dividend verifica-se, que é maior ou menor no final da sessão.

Celsius-reloaded Escreveu:Tb não percebo pq vendes. Se o não fizeres tb tens apenas q contabilizar as mais/menos-valias se alguma vez as venderes e dado que os 28% dos dividendos são iguais aos 28% das mais-valias , nos dividendos alguém faz as contas por ti.


A questão é que não quero mais confusões na declaração de IRS, fico só com as mais ou menos valias... além de que tenho conta na Degiro e já vi para aqui escrito que eles retiram bem mais que esses 28%, por isso mantenho as coisas simples, não custa nada, já fiz isso noutros anos!



Este ano caiu 15 centimos, sensivelmente o dividendo deduzido do respectivo imposto. Verificando-se novamente a correcção do mesmo.
 
Mensagens: 32
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: REN - Tópico Geral

por cumeke » 23/5/2018 10:24

Pedro2018 Escreveu:Sim. Gostava de saber mais opiniões mas a gente vê passar os anos e os depósitos nem 0,5% dão, os certificados pouco mais, obrigações também.
Fiz um histórico da REN e vejo muita estabilidade. Vejo os fundamentais melhor cada vez mais.
mas o que me está a atrair agora é de facto me parecer que ainda não acompahou convenientemente o BullMarket.


Penso que queiras mais opiniões para ir de encontro às tuas expectativas. Isso poderá ser prejudicial para ti.

Ver os videos no Investidor Day em que o CEO, CFO e outros falam, e respondem a perguntas é bastante esclarecedor para a postura da empresa no futuro.
Percebe-se que se a empresa tiver uma subida repentina na cotação não será certamente pelos fundamentais porque eles têm uma postura bastante sólida e não têm pressas em expandir.
Claro que a irracionalidade ou melhor dizendo, a emoção na bolsa poderá levar de arrasto esta acção. Mas essa análise deixo para quem goste de adivinhar sentimentos.

De resto a minha opinião é na mesma linha com o que já foi dito pelo JohnyRobaz e pelo Artista. Empresa sólida, com mercado estável que distribui dividendos.
 
Mensagens: 32
Registado: 15/5/2018 11:44

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 23/5/2018 10:11

Sim. Gostava de saber mais opiniões mas a gente vê passar os anos e os depósitos nem 0,5% dão, os certificados pouco mais, obrigações também.
Fiz um histórico da REN e vejo muita estabilidade. Vejo os fundamentais melhor cada vez mais.
mas o que me está a atrair agora é de facto me parecer que ainda não acompahou convenientemente o BullMarket.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 23/5/2018 9:40

Pedro2018 Escreveu:Qual a vossa perspetiva para o desempenho da REN nos próximos meses.
Tenho ouvido rumores de consolidação no sector e beneficios da OPA à EDP.
A REN tem estado longe do BullMarket que assistimos no PSI 20.
Os meus gestores de conta acconselham a sua compra mas para longo prazo.
Que acham?


Pessoalmente acho que é uma empresa sólida no sector, sem grande risco (tem basicamente o monopólio em Portugal), e que oferece um dividendo generoso, pelo que é aconselhavel para ter em carteira no longo prazo. É o meu caso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 23/5/2018 9:36

Qual a vossa perspetiva para o desempenho da REN nos próximos meses.
Tenho ouvido rumores de consolidação no sector e beneficios da OPA à EDP.
A REN tem estado longe do BullMarket que assistimos no PSI 20.
Os meus gestores de conta acconselham a sua compra mas para longo prazo.
Que acham?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por Ramsousa » 19/5/2018 11:47

vascoep Escreveu:Degiro por ter sede no estrangeiro, Holanda salvo erro, é taxado a 33 ou 35% è sò fazer contas. Recebi na Jerómimo este mês 1044.31€ em 1595.03€ fui taxado em 550.72€ ! O estado português considera que o dividendo vai para o estrangeiro e è taxado como tal mesmo se a pessoa que tem a conta reside em Portugal. Jà me queixei ameaçando transferir a carteira e eles responderam me que tinha que ir às finanças pedir uma nota de crédito.
Por seu lado as finanças dizem que não tem nada a ver com a situação e que não devolvem diferença nenhuma.
Este ano passei a tentar advinhar a melhor altura antes dos dividendos, vendendo para fazer as mais valias em vez de receber os dividendos só que com a Jeronimo começou a cair muito antes da data e vendias depois quando tornou a subir um pouco.
Se tivesse uma plateforma tão boa e com taxas tão baixas teria mudado para uma nacional mas com operações frequentes a Degiro fica mesmo em conta.
Se alguem tem mais informação complementar agradeço, é sempre bom. Fazendo uma triagem nos comentários e nas informações de vários médias, tenho aprendido muito nestes forums. Por isso, obrigado a todos e BN !!


Bom dia,

Há um tópico da DeGiro.
Esse tema já foi abordado. Dá uma vista de olhos.

Cumps.
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: REN - Tópico Geral

por vascoep » 18/5/2018 21:16

Degiro por ter sede no estrangeiro, Holanda salvo erro, é taxado a 33 ou 35% è sò fazer contas. Recebi na Jerómimo este mês 1044.31€ em 1595.03€ fui taxado em 550.72€ ! O estado português considera que o dividendo vai para o estrangeiro e è taxado como tal mesmo se a pessoa que tem a conta reside em Portugal. Jà me queixei ameaçando transferir a carteira e eles responderam me que tinha que ir às finanças pedir uma nota de crédito.
Por seu lado as finanças dizem que não tem nada a ver com a situação e que não devolvem diferença nenhuma.
Este ano passei a tentar advinhar a melhor altura antes dos dividendos, vendendo para fazer as mais valias em vez de receber os dividendos só que com a Jeronimo começou a cair muito antes da data e vendias depois quando tornou a subir um pouco.
Se tivesse uma plateforma tão boa e com taxas tão baixas teria mudado para uma nacional mas com operações frequentes a Degiro fica mesmo em conta.
Se alguem tem mais informação complementar agradeço, é sempre bom. Fazendo uma triagem nos comentários e nas informações de vários médias, tenho aprendido muito nestes forums. Por isso, obrigado a todos e BN !!
 
Mensagens: 35
Registado: 5/11/2008 11:30
Localização: 15

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 17/5/2018 15:15

Celsius-reloaded Escreveu:Se em 2015 abriu apenas a perder 2%, valorizou imediatamente dado a dy é mto superior a essa percentagem´


Como tiraste essas conclusões? No ano passado no dia ex-dividend fechou a 2,819 a cair 16,5 cêntimos em relação à sessão anterior em que fechou a 2,984... em 2016 fechou a 2,63, menos 11 cêntimos que na sessão anterior... em 2014 fechou a 2,694 menos 2,899, quase menos 20 cêntimos que na sessão anterior... mais tarde vejo os anos anteriores e tentarei encontrar os valores intraday da sessão ex-dividend, mas é certo que a correção do dividend verifica-se, que é maior ou menor no final da sessão.

Celsius-reloaded Escreveu:Tb não percebo pq vendes. Se o não fizeres tb tens apenas q contabilizar as mais/menos-valias se alguma vez as venderes e dado que os 28% dos dividendos são iguais aos 28% das mais-valias , nos dividendos alguém faz as contas por ti.


A questão é que não quero mais confusões na declaração de IRS, fico só com as mais ou menos valias... além de que tenho conta na Degiro e já vi para aqui escrito que eles retiram bem mais que esses 28%, por isso mantenho as coisas simples, não custa nada, já fiz isso noutros anos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 16/5/2018 17:56

Boa tarde,
Sobre os dividendos,devemos sempre recebe-los porque na realidade na declaracao de rendimentos( irs a entregar no proximo ano) vamos reaver uma parte do dinheiro, pois eles vao ser taxados a 56% (so declaramos 50% do rendimento),enquanto a retencao e feita sobre 100% do rendimento bruto.
Deste modo mesmo que os rendimentos cheguem a taxa maxima que sao 48%,ganhamos sempre dinheiro!
Teremos contudo que englobar todos os outros rendimentos de capitais.

Bons negocios
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 16/5/2018 16:59

Sr_SNiper Escreveu:Em que dia é bque vai ser o pagamento do dividendo?


25 de Maio
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cmgm, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, joao garcao, jorgemvm, m-m, malakas, MR32, Musus, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, Phil2014, vasco007, zulu404 e 121 visitantes