Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Beruno » 9/1/2018 13:37

de facto em 9 anos nunca vi a ren ser tao comentada

e nem precisa de grandes comentarios. é uma utility, e este tipo de empresas dedica-se sobretudo ao pagamento de dividendos. quem compra este tipo de açoes a pensar em valorizaçoes de 30% em pouco tempo, vai desiludir-se
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: REN - Tópico Geral

por zorro2009 » 9/1/2018 13:05

Bom dia 18 dias sem esta cotada ser comentada, após um A.C

Estou dentro e fui ao AC. podem sff por um grafico e analisar sff ?

Obrigado e BoM Ano de 2018
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 21/12/2017 19:36

Stout Escreveu:
artista_ Escreveu:Hoje passou-se algo de estranho com as cotações da REN, sem saber de nada e olhando apenas para o gráfico da variação diária, diria que entrou uma grande ordem de venda por engano (ou não!?) que fez aquele mínimo a 2,39 com recuperação imediata. A mim caiu-me que nem ginjas, tinha uma ordem a 2,391 (tenho outra na casa dos 2,38, mais uma pouco e tinha conseguido essa também) e foi mesmo à conta! Acabei por num dia em que a cotação caiu, nada mau... a não ser que aquela queda não seja apenas um erro numa ordem e indique algo mais que isso, algo que quase ninguém sabe... veremos! :wink:



Não será a Oman Oil a desfazer-se de mais papel dado que não acorreu ao aumento de capital e viu a sua posição diluída?

Se sim, temos aqui um forte vendedor, creio :-k


Não, quem quer vender a sério não o faz assim, aquilo foi fruto de um engano qualquer, obviamente. Pode é acontecer que o engano tenha ocorrido por uma precipitação de alguém que tem alguma pressa em vender e enganou-se na ordem que deu, mas obviamente que mesmo quem quer vender com algum pressa não o faz assim, quanto muito faz no fecho ou abertura. Não tenho acesso ao número de títulos negociados nessa queda mas certamente poderia ter vendido muito melhor se o fizesse de outra forma.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por Stout » 21/12/2017 19:27

artista_ Escreveu:Hoje passou-se algo de estranho com as cotações da REN, sem saber de nada e olhando apenas para o gráfico da variação diária, diria que entrou uma grande ordem de venda por engano (ou não!?) que fez aquele mínimo a 2,39 com recuperação imediata. A mim caiu-me que nem ginjas, tinha uma ordem a 2,391 (tenho outra na casa dos 2,38, mais uma pouco e tinha conseguido essa também) e foi mesmo à conta! Acabei por num dia em que a cotação caiu, nada mau... a não ser que aquela queda não seja apenas um erro numa ordem e indique algo mais que isso, algo que quase ninguém sabe... veremos! :wink:



Não será a Oman Oil a desfazer-se de mais papel dado que não acorreu ao aumento de capital e viu a sua posição diluída?

Se sim, temos aqui um forte vendedor, creio :-k
 
Mensagens: 85
Registado: 9/8/2005 21:42
Localização: Oeiras

Re: REN - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/12/2017 19:23

Artista, também estou a gostar do comportamento da REN e aproveitei para uma entradazita com os preços a razar o valor do papel após o aumento de capital. Não creio que haja alguma coisa que justifique essa venda de que falas. Seria absurdo um factor surpresa negativa imediatamente a seguir a um aumento de capital.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 21/12/2017 17:47

Hoje passou-se algo de estranho com as cotações da REN, sem saber de nada e olhando apenas para o gráfico da variação diária, diria que entrou uma grande ordem de venda por engano (ou não!?) que fez aquele mínimo a 2,39 com recuperação imediata. A mim caiu-me que nem ginjas, tinha uma ordem a 2,391 (tenho outra na casa dos 2,38, mais uma pouco e tinha conseguido essa também) e foi mesmo à conta! Acabei por num dia em que a cotação caiu, nada mau... a não ser que aquela queda não seja apenas um erro numa ordem e indique algo mais que isso, algo que quase ninguém sabe... veremos! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 20/12/2017 0:51

Estes dois factos podem não estar correlacionados mas também podem estar correlacionados


fica bem[/quote]

Caro rsacramento,
A Lógica não é claramente o seu forte. Segundo o princípio da não contradição uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Logo, a minha proposição é verdadeira.
Um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 19/12/2017 21:54

NirSup Escreveu:
rsacramento Escreveu:não posso deixar de lamentar profundamente que se façam insinuações absolutamente inaceitáveis como a que o mesmo NirSup fez logo de seguida
as pessoas ainda têm direito ao bom nome!


Caro rsacramento,
Parto do pressuposto de que quem faz parte deste forum seja minimamente inteligente e entenda bem a língua portuguesa. Não acusei ninguém (nem detenho legitimidade para isso) nem fiz insinuações contra quem quer que seja.
Convido-o a ler, de novo, com atenção o que escrevi.
Um abraço e boas trades.

olha bem o que escreveste:
Estes dois factos podem não estar correlacionados mas também podem estar correlacionados


fica bem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 19/12/2017 21:37

rsacramento Escreveu:não posso deixar de lamentar profundamente que se façam insinuações absolutamente inaceitáveis como a que o mesmo NirSup fez logo de seguida
as pessoas ainda têm direito ao bom nome!


Caro rsacramento,
Parto do pressuposto de que quem faz parte deste forum seja minimamente inteligente e entenda bem a língua portuguesa. Não acusei ninguém (nem detenho legitimidade para isso) nem fiz insinuações contra quem quer que seja.
Convido-o a ler, de novo, com atenção o que escrevi.
Um abraço e boas trades.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 19/12/2017 20:44

não posso de deixar de concordar com o NirSup quando ele diz que, e cito: "seria grave um administrador da REN ter adquirido acções, com base numa informação, antes de ser tornada pública esta notícia"

da mesma maneira não posso deixar de lamentar profundamente que se façam insinuações absolutamente inaceitáveis como a que o mesmo NirSup fez logo de seguida

as pessoas ainda têm direito ao bom nome!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 19/12/2017 17:17

Insider trading ou uso de informações privilegiadas é a negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações relevantes que ainda não são de conhecimento público, com o objetivo de auferir lucro ou vantagem para si ou interposta pessoa (artigo 378.º, n.os 1 e 4, do Código dos Valores Mobiliários).
Não consta do tipo legal do crime quaisquer limites acerca da vantagem ou lucro auferidos pelo agente.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por rg7803 » 19/12/2017 16:33

Goya777 Escreveu:Até parece que o homem comprou uma fortuna em acçoes...



Exacto....é um perigoso capitalista, inimigo do proletariado....comprou 50k euros em acções....forca com ele....
Jasus, o que se lê aqui...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 19/12/2017 16:26

Até parece que o homem comprou uma fortuna em acçoes...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 19/12/2017 16:03

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência e actual administrador da REN adquiriu quase 21 mil acções da REN. Estas acções foram adquiridas em bolsa nas sessões de 13 e 14 de Dezembro, ao preço médio de 2,426 euros.
A interligação eléctrica entre a Península Ibérica e França vai ser aumentada em oito vezes até ao ano de 2030 (notícia vinda a público hoje, 19/12/2017).
Estes dois factos podem não estar correlacionados mas também podem estar correlacionados. E seria grave um administrador da REN ter adquirido acções, com base numa informação, antes de ser tornada pública esta notícia, que é sem dúvida positiva, nomeadamente, para a REN. Mas também para a EDP e EDPR.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 19/12/2017 11:50

bigest Escreveu:Bom dia,
Espero que esta subida de rating ( 2 niveis) faça a Ren subir significativamente!
Dei tambem uma ordem de compra ,vamos ver se consigo comprar - estavam menos de 15000 à venda até 2,439 ( salvo erro).

Cumpts.


Porquê? A subida já se esperava. A REN até já era investment grande embora a Republica nao fosse....
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por jbarroqueiro » 19/12/2017 11:45

 
Mensagens: 22
Registado: 7/6/2017 23:23

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 17/12/2017 12:36

Bom dia,
Espero que esta subida de rating ( 2 niveis) faça a Ren subir significativamente!
Dei tambem uma ordem de compra ,vamos ver se consigo comprar - estavam menos de 15000 à venda até 2,439 ( salvo erro).

Cumpts.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por rollingsnowball » 16/12/2017 14:06

Beruno Escreveu:Pois eu de momento tambem ja tenho o dobro na ren do que o resto das açoes que tenho maior exposiçao (edp e portucel), o que me começa a deixar desconfortavel

O maior receio que tenho de nao estar a conseguir resistir ao dividendo das utilities/energeticas é o do risco politico, de criarem mais umas taxas maradas, e o risco de uma descoberta ou avanço cientifico nas renovaveis que dê uma reviravolta completa no mercado energetico. Atualmente preocupa-me mais que um novo crash, porque isto iria destruir o valor das empresas deste sector

Risco político: existe. A CESE é exemplo disso. No entanto, estamos num estado de direito e os acordos são para cumprir, mesmo que isso implique por vezes longas batalhas em tribunal. Por esse motivo, esse risco parece-me menor do que parece à primeira vista e estou convencido que a REN vai ganhar sobre a CESE em tribunal (se não em relação a 1 ou 2 anos, pelo menos para o período actual e futuro em que não há qualquer crise que possa justificar medidas excepcionais.

Risco evolutivo:
a) electricidade: a REN é uma empresa de transporte de electricidade. Este transporte é mais importante ainda na presença de fontes renováveis de energia, cujos picos aumentam a necessidade de investimento na rede

b) gás: o gás é o menos poluente das fontes de energia carbónicas. A geração de calor através de electricidade é um processo altamente ineficiente. Assim, o risco de desaparecimento de necessidade da utilização de gás de rede também não será para breve.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: REN - Tópico Geral

por Beruno » 16/12/2017 5:59

Pois eu de momento tambem ja tenho o dobro na ren do que o resto das açoes que tenho maior exposiçao (edp e portucel), o que me começa a deixar desconfortavel

O maior receio que tenho de nao estar a conseguir resistir ao dividendo das utilities/energeticas é o do risco politico, de criarem mais umas taxas maradas, e o risco de uma descoberta ou avanço cientifico nas renovaveis que dê uma reviravolta completa no mercado energetico. Atualmente preocupa-me mais que um novo crash, porque isto iria destruir o valor das empresas deste sector
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: REN - Tópico Geral

por rollingsnowball » 16/12/2017 0:52

Hoje voltei a reforçar nisto, mais do que duplicando a minha posição, e já não devo aumentar mais. Optei por não ficar à espera de um fundo que podia vir ou não.
A tese é relativamente simples e talvez daqui a uns dias a explique melhor, mas:
1) lucros resistentes a recessões, regulados, altamente estáveis. Estes tipo de empresas habitualmente tem direito a um múltiplo alto sobre os lucros relativamente ao restante mercado.
2) a market cap é de 1615M€; os lucros esperados para 2018 estarão próximos de 130M, o que dá um múltiplo pouco acima de 12,4
3) há cerca de 150M em participações financeiras cujos lucros não são refletidos nas contas excepto pelos seus dividendos, que andam à volta de 5M por ano. Seria mais adequado reduzir o valor destas participações á market cap e recalcular o P/E (1465/125=11.7)
4) É provável que este lucro esteja falsamente subavaliado em cerca de 30M devido à contribuição extraordinária sobre o sector energético. Por um lado o próprio nome indica que é extraordinária, e portanto difícil de defender num contexto em que o país saiu há anos da crise. Por outro lado a sua própria existência é um claro incumprimento contratual. O investimento na REN foi feito com pressupostos totalmente distintos e o retorno sobre esse investimento foi unilateralmente alterado pelo governo. Nessa situação a REN poderia até reaver os montantes entretanto pagos com juros e talvez uma indemnização pelos custos acrescidos com juros, para além de passar a ter um lucro superior (1380/155=8,9)

Assim, expansão de múltiplo e reversão da CESE pode conseguir-se chegar a uma market cap próxima de 2475 (155x15+150), 53% acima do valor atual, ao que se somam os dividendos que até lá forem distribuídos e os lucros provenientes de reinvestimento de parte dos lucros (o payout é alto, mas não de 100%)

Não é um retorno excepcional, ser dono de uma utility não torna ninguém rico, mas permite que se mantenha rico. Por outras palavras: é difícil não ganhar algum dinheiro e muito difícil perder algum dinheiro aqui.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: REN - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/12/2017 19:11

artista_ Escreveu:Este título pouco se mexe (se é que ainda não perceberam?! 8-) ), mesmo com um AC a decorrer as variações não foram significativas. Quem procura emoções fortes é melhor investir noutro título, aqui é para se ganhar aos poucos, consistentemente! É por isso que desde há cerca de 2 anos só invisto em Ren, não me chateia nada, às vezes aborrece, mas é mais fácil para quem não quer perder muito tempo com isto... e eu neste momento tenho estado numa fase dessas! :wink:

e fazes tu bem :clap:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 15/12/2017 16:19

Este título pouco se mexe (se é que ainda não perceberam?! 8-) ), mesmo com um AC a decorrer as variações não foram significativas. Quem procura emoções fortes é melhor investir noutro título, aqui é para se ganhar aos poucos, consistentemente! É por isso que desde há cerca de 2 anos só invisto em Ren, não me chateia nada, às vezes aborrece, mas é mais fácil para quem não quer perder muito tempo com isto... e eu neste momento tenho estado numa fase dessas! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/12/2017 14:42

Nesta cotada foi reduzida a posição dos curtos para metade , 2,13%, o que foi uma redução significativa.
Há já alguns meses que a única razão que encontrava para tão elevada % de curtos era a incerteza do aumento de capital.
Ultrapassada esta incerteza, começa a existir uma redução significativa dos curtos .

A diminuição da participação qualificada de 15% para 12% da OMAN OIL , deveu-se provavelmente á venda dos direitos , pois o Nº de acções detidas manteve-se rigorosamente a mesma conforme imagem anexa .
Não vendeu as acções que detinha , provavelmente terá vendido os direitos baixando proporcionalmente a % da participação.

Embora tenha ainda algumas condicionantes da regulação , com a provável diminuição dos restantes curtos ( Sem razão penalizadora para o titulo visível), pode ser que consiga fazer uma boa base de suporte nestes valores 2.35-2.40, para posteriores subidas .

Hoje parece existir, não intenção de forte venda , mas vendas elevadas em patamares superiores , o que desencoraja os compradores , mas pode ser mais tentativa de travar ascensão do titulo que vendas com convicção.
Parece estar a criar uma base para subidas posteriores .
A ida ao nível 2.50 é recorrente e muito provável em breve novamente .

Se empresa mantiver o dividendo corresponde 7% o que é interessante no panorama atual de taxas juro e dividendos
Anexos
OMAN  PARTICIPAÇÃO.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 15/12/2017 9:12

EAGLETRADER20 Escreveu:O 2º maior acionista da REN - OMAN OIL, baixou a participação qualificada de 15% para 12%


O preço do petróleo nao está ao nivel que estava quando entrarem na REN...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por msp1978 » 15/12/2017 8:48

[/quote]
Mas com curtos a fechar a ação cai?
Então quando acabarem de fechar todas as posições curtas ela vai parecer uma pedra...[/quote]

A dimensão do short fechado não corresponde aos volumes transacionados. O fecho terá sido feito off market?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jvrs e 153 visitantes