Não, a hemline theory já vem desde os tempos da bolha dos anos 20 e a depressão dos anos 30.
E tem alguma sustentação. É uma teoria que diz que quando a moda é para saias que deixam ver mais perna, o mercado sobe. Pelo contrário, quando a moda se torna mais conservadora, são anos em que o mercado desce. Isto deve-se ao seguinte: quando as mulheres têm mais dinheiro para gastar em meias de seda (o que indica consumo em expansão na economia em geral), a moda é as sais serem curtas. Pelo contrário, em anos de conteção, as mulheres não podem gastar esse dinheiro e optam por saias longas, que tapam as pernas. Isso indica menos dinheiro para consumo em geral na economia e por isso mercados mais fracos.
Mas não passa de uma curiosidade histórica com alguma piada, como aquele "superbowl indicator". Funcionou mais ou menos para a expansão dos anos 20 e contração dos anos 30, mas dai a funcionar sempre...
Se fosse assim tão fácil, passava os meus dias em casa a vera Fashion TV e ainvestir a partir dai... eheheh...
Abraço
Osmar