Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vamos cá então ver se a mota descai mais dois ou três metros para depois engatar de novo a 1.ª- Será mesmo isso?
Trend vai ver o comunicado da empresa. O que referi está mesmo lá.
Trend vai ver o comunicado da empresa. O que referi está mesmo lá.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Se a Mota está em mínimos de sempre é óbvio que uma possível venda será acima do valor atual, caso contrário os seus acionistas perdem dinheiro. Há um cruzamento de interesses, os atuais acionistas que querem vender a bom preço e os chineses que querem entrar por questões estratégicas, ou talvez outras que ninguém imagina.
Eu acho que a parceria vai acabar por acontecer, tenho posição e não vou estar aqui a viver o dia a dia, feito trader profissional a tentar apanhar os mínimos e vender nos máximos, porque a pouca experiência diz-me que vou perder dinheiro e anos de vida, tenho uma estratégia definida, estou vendedor na quebra do suporte em 1€, e acima dos 2€.
Eu acho que a parceria vai acabar por acontecer, tenho posição e não vou estar aqui a viver o dia a dia, feito trader profissional a tentar apanhar os mínimos e vender nos máximos, porque a pouca experiência diz-me que vou perder dinheiro e anos de vida, tenho uma estratégia definida, estou vendedor na quebra do suporte em 1€, e acima dos 2€.
- Registado: 25/2/2008 17:23
Tanta gente descrente na parceria e se esta vai ou não vai arrancar e ser oficializada...
Calma!!!
A Mota ponderou que isso acontecesse até ao final do ano e as informações que cedeu ao mercado no final de agosto já foram muitas, pelo menos eu acho.
Se a parceria é feita entre dois players (sim, porque a Mota pode vender 30% a quem quiser pelo preço que quiser), e se o AC, em princípio, apenas a eles dirá respeito, as informações que foram avançadas já foram até em demasia na minha opinião.
Disseram o que tinha de ser dito e farão o que terá de ser feito no tempo certo.
Se é bom ou mau para a Mota, pois cabe a cada um fazer os seus julgamentos, certos ou errados. A Mota considera que será muito bom e no meu entendimento eu concordo por todas as razões que a própria empresa e outros analistas também já explanaram.
Calma!!!
A Mota ponderou que isso acontecesse até ao final do ano e as informações que cedeu ao mercado no final de agosto já foram muitas, pelo menos eu acho.
Se a parceria é feita entre dois players (sim, porque a Mota pode vender 30% a quem quiser pelo preço que quiser), e se o AC, em princípio, apenas a eles dirá respeito, as informações que foram avançadas já foram até em demasia na minha opinião.
Disseram o que tinha de ser dito e farão o que terá de ser feito no tempo certo.
Se é bom ou mau para a Mota, pois cabe a cada um fazer os seus julgamentos, certos ou errados. A Mota considera que será muito bom e no meu entendimento eu concordo por todas as razões que a própria empresa e outros analistas também já explanaram.
Editado pela última vez por Punitor em 20/11/2020 0:40, num total de 1 vez.
- Registado: 1/11/2015 12:47

- Registado: 1/4/2019 10:52
Jkr1971 Escreveu:Se o negócio é feito entre eles, ou seja a engil vende a sua participação s
Internamente e sem benefícios aos restantes accionistas e informam o aumento de capital a ser apresentado a todos os accionistas a cotação passa para 0.94 aos valores de hoje. Será que o negócio é directo sem valorização da cotação em bolsa?
Acho que será directo e a valorização ou desvalorização será um efeito colateral. Se for apresentado a todos os accionistas nada te impedirá de subscrever a 2 e tal. Mas para um pequeno acionista não faz sentido porque compra no mercado muito mais barato. Já quem queira 30%, ou é assim ou não consegue essa posição estratégica.
Já num AC “deprimido”, em que faz falta o cash e ninguém quer uma empresa, aí sim teria de ser com desconto para convencer. Aqui é o inverso. Alegadamente os chineses e a Mota entendem que vale post money 750m e como os chineses querem uma grande fatia...
Edit atenção que eu entendo que isto será fenomenal para a Mota, e obviamente para os seus acionistas. Imagina que tens uma empresa de software onde investiste 100k, que está a fazer o seu caminho ao fim de uns anos, e chega um potencial investidor e diz que quer 30%. E então abrem-se os livros e chegam a um valuation de 500k. Se ele quer 30% é só fazer a conta, e não tens de vender as tuas acções, emitem-se novas num AC senão o dinheiro ia para o teu bolso pessoal e não beneficiava a sociedade. E se for cotada, ninguém vai ficar triste com isso. Mas na Mota falta confirmar que acontece. Há vários meses.
Editado pela última vez por trend=friend em 19/11/2020 23:33, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Se o negócio é feito entre eles, ou seja a engil vende a sua participação
Internamente e sem benefícios aos restantes accionistas e informam o aumento de capital a ser apresentado a todos os accionistas a cotação passa para 0.94 aos valores de hoje. Será que o negócio é directo sem valorização da cotação em bolsa?
- Registado: 23/9/2020 12:01
Jkr1971 Escreveu:Actual: 237,505,141 accões . Cotação actual: 1,342€. Total: 318.731.899€ valor da empresa. Aumento de capital: 100.000.000 novas ações. Valor que dizem ter avaliado: 750.000.000€. este valor que dizem ter avaliado reflecte se apenas para a compra do 30%do capital e ou fazem o negócio entre eles e restantes accionistas não beneficiam dessa valorização e informam depois de terem concretizado o negócio o aumento de capital a ser para todos. A questão é esta? Engordam só eles e todos sofrem no aumento de capital ou todos beneficiam da suposta valorização e posteriormente assumem todos o aumento de capital????
Penso que os accionistas actuais só beneficiam indirectamente pela entrada de cash na sua sociedade e por haver alguém que se chega à frente assumindo uma valorização total post money de 750m. Estará tranquilo que a sociedade valha isso. O mercado normalmente costuma ter atracção pelo valor destas operações corporativas (normalmente para baixo como nos accelerated bookbuildings e similares), e até teve em Setembro quando foi a 1,90 e tal. Mas não é inevitável que se repita.
Engorda portanto a sociedade com 100m na conta pela emissão de ações e o market cap logo se vê o que o mercado decide. Não vejo outra forma possível. A verdade é que não há muito mais a dizer sobre a operação. O que pode ser inaceitável é o tempo que já leva no sim ou sopas, quando davam a entender que o deal ia ser rápido. AC só depois do deal preto no branco.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Àlvaro Escreveu:trend, se não vier a ser como dizes então isso seria grave porque o que foi comunicado ao mercado foi que a operação seria boa para os atuais acionistas. Acontece que não foi clarificada e o mercado não gosta de incertezas e dá-lhe pancada.
Álvaro, acho que ninguém disse que seria “boa” para os actuais accionistas. Isso poderá advir do maior músculo do novo accionista, mas boa, má, o que for, ninguém sabe... depende de como se portarem os accionistas e a gestão. Ninguém vai receber um tostão, a não ser a própria empresa com a entrada do capital.
E não seu eu que digo, é o que vem no comunicado. Pelo menos não conheço outra forma de se processar o AC nos termos do comunicado. A operação para mim está clara e nos prazos indicados. O que não está claro é se o acordo está preto no branco porque seria a breve trecho e até agora...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend, se não vier a ser como dizes então isso seria grave porque o que foi comunicado ao mercado foi que a operação seria boa para os atuais acionistas. Acontece que não foi clarificada e o mercado não gosta de incertezas e dá-lhe pancada.
Actual: 237,505,141 accões . Cotação actual: 1,342€. Total: 318.731.899€ valor da empresa. Aumento de capital: 100.000.000 novas ações. Valor que dizem ter avaliado: 750.000.000€. este valor que dizem ter avaliado reflecte se apenas para a compra do 30%do capital e ou fazem o negócio entre eles e restantes accionistas não beneficiam dessa valorização e informam depois de terem concretizado o negócio o aumento de capital a ser para todos. A questão é esta? Engordam só eles e todos sofrem no aumento de capital ou todos beneficiam da suposta valorização e posteriormente assumem todos o aumento de capital????
Penso Em termos numéricos para a engil chegar á avalição feita terá a cotação subir primeiro antes de ser feito aumento de capital. Senão esse valor ficará diluído e em valores globais não chega a empresa a valer esses 750m
Jkr1971 Escreveu:Isto não foi ainda discutido nem esclarecido por ninguém, nem pela Engil. Está em segredo. No entanto os chineses para entrarem no capital e ficarem com 30% terão de fazer uma opa como agora tem de ser para: CMVM obriga Mário Ferreira a lançar OPA sobre 70% da Media Capital.
Ora a engil dizem ter sido avaliada em mais do dobro do que vale na altura da divulgação da notícia. Para que a cotação lá chegue têm eles primeiro de entrar e comprar a participação e só depois numa assembleia geral é aprovada á posteriori um aumento de capital. É só assim que vejo a cotação a subir aos valores indicados. O aumento de capital não pode ser feito na mesma altura da entrada dos chineses nem antes. Também não podem vender a participação abaixo do valor que foi avaliado. Senão a cotação e o valor da empresa não sobe. Ou como acham que vai ser feita a operação?
Não há cenário de OPA. Deverá haver simplesmente um AC como num cenário de venture capital. Quem quer comprar 30% não consegue no mercado e portanto tem de oferecer mais do que o valor nominal do CS ou do valor em mercado.
Esse prémio de emissão ou ágio é suportado pelo investidor (ou é assim ou não é...) e as restantes posições são diluídas se não acorrerem ao AC.
Daí a posição da família descer para 40%. Que prefere ter 40% de 750m do que a posição actual de 50 e tal ou 60, creio, mas de 300 e tal milhões
Edit: os 750m post money pressupõem portanto uma valorização superior a 2 euros, dado o número de ações . Se ainda não chegou lá é porque provavelmente a incerteza/silêncio actuais permitem duvidar sobre a concretização da operação. E assim, quem acredita, se a operação ocorrer e o preço de mercado tender a aproximar-se dos 2 euros e tal, pode também receber um prémio. Se não se concretizar lá terá de levar com a decepção
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Isto não foi ainda discutido nem esclarecido por ninguém, nem pela Engil. Está em segredo. No entanto os chineses para entrarem no capital e ficarem com 30% terão de fazer uma opa como agora tem de ser para: CMVM obriga Mário Ferreira a lançar OPA sobre 70% da Media Capital.
Ora a engil dizem ter sido avaliada em mais do dobro do que vale na altura da divulgação da notícia. Para que a cotação lá chegue têm eles primeiro de entrar e comprar a participação e só depois numa assembleia geral é aprovada á posteriori um aumento de capital. É só assim que vejo a cotação a subir aos valores indicados. O aumento de capital não pode ser feito na mesma altura da entrada dos chineses nem antes. Também não podem vender a participação abaixo do valor que foi avaliado. Senão a cotação e o valor da empresa não sobe. Ou como acham que vai ser feita a operação?
espero apanhá-la a 1,25/1,27€ dentro da próxima semana. quanto ao resto ainda é cedo para confirmar a noticia dos chineses. Mas sim penso de não deve servir de muito...bem isto com os dados que temos neste momento.
- Registado: 23/7/2013 11:42
JMramos, no gráfico esquece aquela subida que não se vai repetir mais, o negócio dos chineses está mais que incorporado, e descontado já n´ão é surpresa para ninguem, surpresa foi naquele dia...agora no gráfico corta ali 5 dias e liga a descida, amanhã logo confirmas o que te digo.
Nota: Nada esta garantido quando sair a noticía da china, até pode fazer cair, basta falar em aumento de capital

A mota com tantas obras e 5k de prejuízo, está tudo dito....é como jogar a roleta russa, mas admito que tb ando nela, não me posso é queixar quando levo, por esse motivo fico a ver TV.
Nota: Nada esta garantido quando sair a noticía da china, até pode fazer cair, basta falar em aumento de capital

A mota com tantas obras e 5k de prejuízo, está tudo dito....é como jogar a roleta russa, mas admito que tb ando nela, não me posso é queixar quando levo, por esse motivo fico a ver TV.
Bom,
Eu pelo contrário apanhei hoje de manhã umas a 1,376€, naquilo que é a primeira entrada daquilo que se espera mais uma longa série de entradas.
Era bom sinal, que elas só se tornam longas (ou o muro alto como eu ouvi aqui no outro dia
) quando é upa upa.
Se for para descer, não volto a comprar nada a não ser perto da M20
Saudações & Bons Negócios.
P.S. Atenção a estes 1,374€. No gráfico semanal são um numero importante, e amanhã é Sexta Feira. Se fecha abaixo dos 1,374€ parece-me a morte do momentum.
Eu pelo contrário apanhei hoje de manhã umas a 1,376€, naquilo que é a primeira entrada daquilo que se espera mais uma longa série de entradas.
Era bom sinal, que elas só se tornam longas (ou o muro alto como eu ouvi aqui no outro dia

Se for para descer, não volto a comprar nada a não ser perto da M20

Saudações & Bons Negócios.
P.S. Atenção a estes 1,374€. No gráfico semanal são um numero importante, e amanhã é Sexta Feira. Se fecha abaixo dos 1,374€ parece-me a morte do momentum.
- Registado: 16/5/2005 21:38
Ótimo o empate entre ursos e touros durante as últimas horas.
Quem queria sair provavelmente já o fez hoje.
Quem queria sair provavelmente já o fez hoje.
- Registado: 25/2/2019 17:26
- Registado: 29/11/2007 4:19
meu amigo isto de bolsa não te esqueças é um jogo.... e muito manhoso.... quê entraste a 28/29 outubro... isso não e daytrading... ganho de 40 centimos.... muito bom....
lita[/quote]
A quem o dizes, claro que é um jogo e como tal cada um tem o seu perfil.
O meu é equacionar todos os cenarios e actuar da melhor posivel. Embora respeitando os outros, pois ninguem é igual a ninguem
lita[/quote]
A quem o dizes, claro que é um jogo e como tal cada um tem o seu perfil.
O meu é equacionar todos os cenarios e actuar da melhor posivel. Embora respeitando os outros, pois ninguem é igual a ninguem
Eu não acho nada estranho, é uma finta que acontece diariamente com muitas açoes, sobem uma nica depois caem, outras vezes caem uma nica e depois sobem por ai acima, o 1 movimento junto a abertura não quer dizer nada, são umas fintas....as vezes penduram malta. Vou voltar a minha jardinagem que estava em atraso, comprar mota
só para a semana ainda tem muito espaço para corrigir. Só já venho espreitar o fecho.

Àlvaro Escreveu:lito, aqui nunca há verdades absolutas, nem perto disso. Há, na verdade, uma possibilidade interm+edia de grande risco que consiste em acreditar na diagonal ascendente que parece estar a formar-se. Nesse caso deveria haver entrada em 1.35. Mas o risco está lá, se o dax não furar e não for para cima é uma entrada em falso. Mas... nada de convencimentos que este Mundo é falso como Judas. Repara como está a fazer a paradinha talvez à espera da abertura dos States. Quando acordam mal dispostos enquanto não tomam o pequeno almoço é só chatice.
ela hoje já se constipou 4%.... acho um pouco estranho a sua abertura 1,42€....
lita
- Registado: 29/11/2007 9:45
Jmramos Escreveu:lito Escreveu:Jmramos Escreveu:Alvaro
Eu venho de 1.07, esta correção estava nas minhas projeções, como referi anteriormente já estava bem esticada. Continuo com elas todas até bem mais acima, mas ... bem mais. Já não corro atraz das canasfaltam pernas
vamos aguardar tipo alentejano, com calma
porque não vendes-te e agora compras mais abaixo ficavas com dinheiro em carteira....
lita
Já não faz parte do meu perfil, andar em day trading, já fui martelado inumeras vezes com stops e no entra e sai. Nunca ganhei dinheiro a valer assim, no final eram só migalhas. Prefiro analisar o melhor timing aguardar e esperar pelo meu objectivo.( é a minha maneira de ver as coisa) Por acaso estou-me a lembrar o quanto perdi na Mota por fazer day trading nos ultimos 5 anos, se reparar quantos vezes a mesma deu dinheiro a ganhar a quem as soube aguentar por 8 ,12, 13 meses e a seguir duplicou e até triplicou.
meu amigo isto de bolsa não te esqueças é um jogo.... e muito manhoso.... quê entraste a 28/29 outubro... isso não e daytrading... ganho de 40 centimos.... muito bom....
lita
lito Escreveu:Jmramos Escreveu:Alvaro
Eu venho de 1.07, esta correção estava nas minhas projeções, como referi anteriormente já estava bem esticada. Continuo com elas todas até bem mais acima, mas ... bem mais. Já não corro atraz das canasfaltam pernas
vamos aguardar tipo alentejano, com calma
porque não vendes-te e agora compras mais abaixo ficavas com dinheiro em carteira....
lita
Já não faz parte do meu perfil, andar em day trading, já fui martelado inumeras vezes com stops e no entra e sai. Nunca ganhei dinheiro a valer assim, no final eram só migalhas. Prefiro analisar o melhor timing aguardar e esperar pelo meu objectivo.( é a minha maneira de ver as coisa) Por acaso estou-me a lembrar o quanto perdi na Mota por fazer day trading nos ultimos 5 anos, se reparar quantos vezes a mesma deu dinheiro a ganhar a quem as soube aguentar por 8 ,12, 13 meses e a seguir duplicou e até triplicou.
Àlvaro Escreveu:lito, aqui nunca há verdades absolutas, nem perto disso. Há, na verdade, uma possibilidade interm+edia de grande risco que consiste em acreditar na diagonal ascendente que parece estar a formar-se. Nesse caso deveria haver entrada em 1.35. Mas o risco está lá, se o dax não furar e não for para cima é uma entrada em falso. Mas... nada de convencimentos que este Mundo é falso como Judas.
o meu pensamento vai para a noticia brevemente a sair dos chineses...dai poderá subir.... porque a noticia de mais uma obra fazer movimentar 4 milhoes de acções acho um pouco estranho... para continuar confiante na sua subida hoje pelo menos terá que fechar acima 1,368€....
lita
lito, aqui nunca há verdades absolutas, nem perto disso. Há, na verdade, uma possibilidade interm+edia de grande risco que consiste em acreditar na diagonal ascendente que parece estar a formar-se. Nesse caso deveria haver entrada em 1.35. Mas o risco está lá, se o dax não furar e não for para cima é uma entrada em falso. Mas... nada de convencimentos que este Mundo é falso como Judas. Repara como está a fazer a paradinha talvez à espera da abertura dos States. Quando acordam mal dispostos enquanto não tomam o pequeno almoço é só chatice.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 169 visitantes