Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por epinay » 6/4/2016 15:42

A Mota tem muitas obras em Angola? Tinha ideia que a Teixeira Duarte é que dependia mais de Angola
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 6/4/2016 15:39

com esta noticia de Angola, pedir ajuda ao FMI, pode levar a Mota Engil para perdas elevadas na cotação.
As coisas já não estavam a correr vém em Angola, e agora com esta medida, as Obras devem parar a fundo.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/4/2016 22:06

"Mota-Engil perde 21% do negócio em África

A quebra da actividade no continente africano eleva a região da Europa à categoria de maior mercado do grupo em 2015. Na América Latina, onde a Mota-Engil entrou agora em mais três países, o crescimento foi de 30%.

África deixou em 2015 de ser o principal mercado da Mota-Engil, ao registar uma quebra do volume de negócios de mais de 21%, de 1.062 para 835 milhões de euros num ano. "

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... frica.html
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/4/2016 22:05

"O resultado líquido da Mota-Engil recuou 62% face a 2014. Mas o CaixaBI aponta que os dados operacionais ficaram em linha com o previsto. Já o BPI destaca a provisão nos activos em África, bem como a perda com a venda de imobiliário na Europa.

A Mota-Engil divulgou na segunda-feira, 4 de Abril, os resultados relativos a 2015. Um período no qual a construtora registou uma queda de 62% dos lucros para 19 milhões de euros, 39,9% abaixo das estimativas do CaixaBI. Isto apesar de as receitas terem aumentado em 3%.

As metas da Mota-Engil apontam para um forte crescimento do negócio na América Latina em 2016, aponta o BPI, ao passo que as operações em África e na Europa deverão continuar estáveis. Em suma, "um crescimento de apenas um dígito" no período

Mas o BPI atira que outro dos "destaques dos resultados agora auditados" é a provisão feita nos activos em África. Ascende a 32 milhões de euros, sendo que a Mota-Engil "ainda não deu qualquer detalhe sobre a provisão". Além disso, destacam os analistas, a construtora vendeu activos imobiliários na Europa Central, pelo valor de 39 milhões de euros. Uma operação que, conclui o BPI, "originou uma perda de capital de 45 milhões de euros". O banco tem as acções da empresa "sob revisão"."

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... istos.html
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/4/2016 21:57

Dividendo da Mota-Engil cai para menos de metade

"A administração do grupo vai propor a manutenção de um payout de cerca de 50% dos lucros, os quais caíram no ano passado 62%.

Apesar de manter a política, isso significará que o dividendo pago por acção ficará muito abaixo dos 12 cêntimos distribuídos aos accionistas no ano passado.
É que em 2015 os resultados líquidos do grupo caíram 62%, de 51 para 19 milhões de euros.
Desta forma, tendo em conta o número de títulos da Mota-Engil e descontando as acções próprias, o pagamento de cerca de metade dos lucros significará um valor da ordem dos 4 a 5 cêntimos por acção."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... etade.html
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 5/4/2016 18:07

A ME antes de distribuir dividendos está acima dos € 2,00.

Tecnicamente está num ponto interessante, chamo-lhe - terra de ninguém....

i) As probabilidades de ir para cima, são iguais
ii) às de ir para baixo

Posso estar enganado, mas, até ao verão estará a marinar, € 1,50 - € 2,00. Não acredito que desça mais que os € 1,50. Até me atrevo a mencionar que o mínimo do ano foi já atingido, € 1,11 em fevereiro último.

Dependendo do encaixe com a venda da Ascendi, e pagamento de parte da dívida, mais alteração de alguns fundamentais...o panorama poderá mudar...

Mas, vamos acompanhando...

Estou a falar numa janela temporal de 6 meses, até setembro...pois sinto a ME a partir de setembro de 2016, numa maneira diferente :lol:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 5/4/2016 17:26

Previsões companheiros?
Estes resultados já eram mais ou menos esperados. Preocupa-me seriamente a dívida...
Eles dão uma no cravo e outra na ferradura para "iludir" o pessoal
No mesmo dia em que apresentam resultados vergonhosos, apresentam novos contratos na América Latina no valor de 265M
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por m-m » 5/4/2016 15:19

É só uma empresa que tem participações em mais de 200 empresas, sediadas em vários países, cada país com o seu regime fiscal.

Só após a consolidação de todas é que pode apresentar o relatório final...
 
Mensagens: 124
Registado: 25/2/2008 17:56
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 5640533 » 5/4/2016 15:16

Mas que raio de empresa é esta que precisa de 3 meses e mais uns dias para apresentar os resultados anuais? Atraso de vida.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 5/4/2016 14:52

Resultados fraquitos tal com esperado
http://economico.sapo.pt/noticias/lucro ... 46379.html
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 1/4/2016 9:33

A verdade é que a Mota tem sido das que mais tem mostrado força ultimamente...

Cumprimentos
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Daniel600 » 31/3/2016 23:18

Boa noite.

Encontro-me ha bastante tempo de olho na ME, mas como ja foi referido aqui a indefeniçao de resultados deixa-me de pé atras e de fora para ja e assim continuarei enquanto nao passar os 2 euros..
Ate porque o passivo desta empresa é enorme para nao falar dos negocios que tem Angola, e eu penso que neste momento as coisas em Angola estao um pouco instaveis. É aguardar para ver..
 
Mensagens: 16
Registado: 11/2/2016 22:14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 31/3/2016 22:49

A cotada está a querer recuperar, mas a indefinição dos resultados faz tremer os investidores e fazê-los adotar uma atitude prudente.
E o raio dos resultados nunca mais saem...
Eu falo por mim: estou dentro, mas com um pé na rua...
Acredito que esteja a passar o momento mais custoso: a superação dos 2€, sem resultados...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 30/3/2016 23:25

Vamos a ver se é desta que vai aos 2 euros... já anda há muito tempo a ameaçar...
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Salpim » 30/3/2016 16:34

Ulisses Pereira Escreveu:Diacono, em termos de curto e médio prazo é importante que a Mota se consiga aguentar cima da zona entre os 1,75 e os 1,80 euros.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses



Os teus bonecos são mesmo elucidativos, mesmo para quem nem percebe "patavina" de análise :)

Obrigado Ulisses

Abraço
 
Mensagens: 136
Registado: 11/1/2016 17:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/3/2016 16:07

Diacono, em termos de curto e médio prazo é importante que a Mota se consiga aguentar cima da zona entre os 1,75 e os 1,80 euros.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.png
mota2.png
mota3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 30/3/2016 12:29

Acho que o gráfico do youmeu é bastante explícito, para que queres outro?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Salpim » 30/3/2016 12:11

youmeu Escreveu:Basicamente nada de novo... até quebrar a MM200 e o canal descente os ursos reinam :wall:


Alguem com o gráfico e análise da cotada?

parece que está numa "onda" acendente.

Cumpts
 
Mensagens: 136
Registado: 11/1/2016 17:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Youmeu » 29/3/2016 16:45

Basicamente nada de novo... até quebrar a MM200 e o canal descente os ursos reinam :wall:
Anexos
mota-engil.png
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 18/3/2016 1:58

Noah, apaga a foto, caso contrário somos obrigados a apagar-te a foto. 5 minutos.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 18/3/2016 1:46

Nos últimos dias, tenho assistido a várias intervenções...

a) O petróleo ontem subiu 6%, para aqueles que afirmam a correlação, esta só é válida quando desce :mrgreen:

b) Pulhice, mercado. Mas, já se questionaram de, desde que as posições curtas surgiram, e aumentaram até meados de janeiro de 2016, desde 2015, quais são, na realidade, os players no mercado? :D

c) É certo que, a cotação é o reflexo de resultados no imediato, e, resultados futuros, como, do desempenho financeiro. Onde aqui relevam os valores existentes em dívida, e a percentagem destes no capital próprio. Todavia, o fundamental é saber se, a ME, terá capacidade no m\l prazo para cumprir as suas obrigações?

d) Porque razão a família mota estará a "engrosar" a carteira, com aquisições, atrás de aquisições...creio que, não será para aumentar a sua responsabilidade numa possível falência :mrgreen:

e) E, as posições curtas, tem diminuído no período, não... talvez os curtos esperem pela falência, para comprarem como os do Banif que estavam curtos, e tiveram que arranjar forma de comprar fora de bolsa, talvez sim, talvez não...

f) as cotadas nacionais saírem do marasmo onde estão desde meados de 2011. Não é possível, para isso uma mudança de paradigma terá que surgir, tudo passa pela erradicação, ou, diminuição imediata, dos sanguessugas no sector público. E, esses, são mais que muitos.... :mrgreen:

Finalmente, hoje não há gráficos para suportar os meus argumentos, mas a nível de AT, concordo na íntegra com o Tiago... limpinho.... :clap:

Vou pedir boleia... :lol:
(Ulisses não apagues este, a foto, é duma mota que tinha quando era pequenino)...

_Noah
Editado pela última vez por _Noah em 18/3/2016 9:03, num total de 2 vezes.
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pecunia...olet! » 18/3/2016 1:15

As "pulhices" que levaram as ações de 6 para 1,50 entre 2014 e 2016 foram as mesmas "pulhices" que levaram as ações de 1 para 6 entre 2012 e 2014.

Ou as "pulhices" quando os preços descem são mais "pulhices" do que as "pulhices" quando os preços sobem?

"O mercado" somos todos nós. E sim, às vezes "o mercado" engana-se. Estaria "o mercado" enganado em 2012 quando as ações estavam a 1 euro? Ou estaria enganado em 2014 quando estavam a 6? Ou estará enganado agora?

Tentar encontrar justificação em "pulhices" para a queda do preço de uma ação ao longo de dois anos é um erro. Porque nos retira a atenção do que é essencial. E o essencial é a actividade da empresa. A equipa de gestão. Os resultados. A estrutura de capital. O suporte dos principais accionistas. Os planos de crescimento futuro. Com base nisso cada um de nós forma uma opinião sobre o "valor" das ações. Essa opinião leva-nos a comprar ou a vender (ou ficar a vê-las passar). Se participar-mos faremos então parte dessa tal "pulhice"? Se o preço está a descer e nós decidimos vender só vamos aumentar a pressão de queda de preço. Isso transforma cada um de nós em "pulha"? Não, transforma-nos apenas numa peça da engrenagem.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tiagopt2 » 18/3/2016 0:00

katolo Escreveu:Tiagopt2,

Isso é tudo muito bem feito e parabéns pela análise.

Mas a mim interessa-me é isto:

http://www.mota-engil.pt/Investidores/Comunicados

Vejam os indicadores de 2015 acabadinhos de sair. Só mesmo a pulhice dos mercados pode ter levado esta cotada a valer trocos.

Fantástico!


Espero que tenhas razão, Katolo. Gostava de ver todas as empresas do PSI20 a inverter definitivamente os seus ciclos negativos. Infelizmente receio que o problema de dívida da Mota possa continuar a condicioná-la se o preço do petróleo voltar a derrapar
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silva_39 » 17/3/2016 23:59

Não se questiona o porquê da necessidade da Mota vir com estes indicadores preliminares?
Se estivesse tudo bem nem se dariam ao trabalho de fazer estes tipo de comunicados. Nem um simples comentário relativamente aos resultados líquidos .... desconfio que não devem ter sido grande coisa.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pecunia...olet! » 17/3/2016 23:56

Numa altura em que se devem apresentar resultados a Mota apresenta "indicadores preliminares" resumidos numa página. Capacidade de síntese? Ou selecção de três ou quatro itens positivos?

E nem uma só palavra sobre Resultados Líquidos. Pessoalmente, quando as empresas se esforçam por "vender" EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) em vez de resultados líquidos fico de pé atrás. Quando são empresas com montantes muito elevados de dívida, querer vender "resultados antes de juros" deixa-me... com os dois pés atrás (e que raio de posição esta... ainda me desequilibro e parto o nariz no chão).

Tudo no comunicado parece positivo. Mas como é possível formar uma opinião com base neste comunicado? A vontade/necessidade de divulgar informação é sempre positiva. Mas quando peca de tão incompleta que é, seria preferível esperar mais umas semanas e divulgar alguma coisa mais relevante. Esta "mensagem positiva" já a empresa tinha comunicado em Janeiro (na altura da pressão!) só que não incluiu os valores nesse comunicado.

Teremos que esperar mais algum tempo para confirmar (ou não) esta "mensagem positiva".

EDIT* - Em defesa da empresa, o ano passado a empresa apresentou um comunicado muito semelhante.
Editado pela última vez por Pecunia...olet! em 18/3/2016 0:22, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, BigLift, dmaa, Garfield, Giovannni, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP e 149 visitantes