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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 15/5/2009 20:20

Analistas satisfeitos com resultados da Mota-Engil
Cristina Barreto
15/05/09 20:00


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A Mota-Engil registou lucros de 2,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano.

Mota-Engil surpreende com lucros de 2,41 milhões
A Mota-Engil apresentou hoje as contas do primeiro trimestre. O mercado foi surpreendido por lucros quatro vezes maiores do que o previsto.

O lucro líquido da Mota-Engil cresceu 10,4% para 2,4 milhões de euros no primeiros três meses deste ano, que contrasta com a queda de 73% para os 600 mil euros estimada em média pelos peritos contactados pela "Reuters".

Neste período, as vendas do grupo aumentaram 12% para os 430 milhões de euros e o EBITDA subiu 9,6% para os 65,1 milhões de euros, tendo em ambos os casos superado as expectativas dos analistas, que apontavam para 438,4 milhões e 64,2 milhões, respectivamente.

A Espírito Santo Research tem uma opinião favorável quanto aos resultados da Mota-Engil, que saíram acima das suas estimativas e do mercado, sublinhando que a "surpresa positiva foi a excelente 'performance' da divisão de construção com as margens mais altas do que previamos". A casa de investimento tem uma recomendação de "comprar" e um preço-alvo de 4,70 euros para os títulos da construtora.

Já o CaixaBI afirmou que "os números foram ligeiramente abaixo das nossas expectativas na divisão de construção, com as restantes áreas a estarem em linha com o expectável". No que se refere à construção, a instituição adiantou que "todos os mercados tiveram uma 'performance' favorável com excepção da Europa de Leste, influenciada por condições climatéricas adversas".

O Caixa BI recomenda também a compra do papel com um preço-alvo de 5,00 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
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por araujo.red » 15/5/2009 12:58

(queria dizer) :? ...elevada dívida
 
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por araujo.red » 15/5/2009 12:56

Obrigado luka.
Estou na acção com expectativas...algum receio que esta correcção, esperada, pudesse resultar numa inversão para baixo...mas com o potencial que tem acredito que não...algumas reservas face à elevada diviva. :roll:
araujo
 
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por Resina » 15/5/2009 12:19

luka Escreveu:E em Portugal (realmente)
Mota-Engil em vias de ultrapassar Brisa até ao final da legislatura
Jornal de Negócios - Portugal - ‎2009/04/23‎
A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de ...


Recorde-se, que Jorge Coelho foi convidado para presidente da Mota-Engil... o que nao deve ser alheio ... Desempenhou o cargo de Ministro de Estado e do Equipamento Social (Obras Públicas)...
talvez seja o melhor presidente que a Mota Engil poderia desejar.

Mete lá um Socialista de grande nome (ou ligação ao Governo) e vê se qualquer titulo do Psi apenas com essa informação não sobe...
Como é obvio o interesse foi mesmo esse, é bem visível.
Se tenho algo contra ou a favor, o que posso dizer é isso a mim pouco me afecta porque não sou accionista, mas se o fosse e não fosse Socialista, por mim que ele lá ficasse e que com isso trouxesse beneficios...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
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por Luka! » 15/5/2009 12:09

araujo.red Escreveu:para qd uma análise a esta menina?



MOTA ENGIL bull e a crescer

La fora (potencialmente)
Mota-Engil pré-qualificada para nova construção na Polónia
Agência Financeira - ‎21 horas atrás‎
Em Portugal, a Mota-Engil lidera, em conjunto com a Brisa, o consórcio Asterion, que vai concorrer à privatização da ANA-Aeroportos e construção do novo ...

E em Portugal (realmente)
Mota-Engil em vias de ultrapassar Brisa até ao final da legislatura
Jornal de Negócios - Portugal - ‎2009/04/23‎
A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de ...


Recorde-se, que Jorge Coelho foi convidado para presidente da Mota-Engil... o que nao deve ser alheio ... Desempenhou o cargo de Ministro de Estado e do Equipamento Social (Obras Públicas)...
talvez seja o melhor presidente que a Mota Engil poderia desejar...


Mota- Engil avança quase 3% após resultados do primeiro trimestre
As acções da Mota-Engil reagiram em alta aos resultados do primeiro trimestre apresentados esta manhã. A empresa liderada por Jorge Coelho avançava quase 3% depois de ter revelado lucros de 2,4 milhões de euros que superaram as previsões do mercado.

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Maria João Soares
mjsoares@negocios.pt


As acções da Mota-Engil reagiram em alta aos resultados do primeiro trimestre apresentados esta manhã. A empresa liderada por Jorge Coelho avançava quase 3% depois de ter revelado lucros de 2,4 milhões de euros que superaram as previsões do mercado.

A Mota-Engil divulgou, antes da abertura do mercado, que os lucros do primeiro trimestre atingiram os 2,4% milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,4% face ao período homólogo.

Os números superaram as previsões dos analistas contactados pela Reuters, que apontavam para um resultado líquido de 600 mil euros.

As acções reagiram em alta, tendo valorizado um máximo de 3,82% para 3,26 euros, na abertura da sessão. Seguem a subir 2,71% para 3,225 euros.

A Espírito Santo Research diz que os resultados foram positivos uma vez que “ficaram ligeiramente acima das nossas previsões e do consenso do mercado”.

“Acreditamos que a surpresa positiva foi a excelente performance da divisão de construção, com as margens superiores ao que esperávamos em 2,08 pontos percentuais”, refere a casa de investimento que tem uma recomendação de “comprar” e um preço-alvo de 4,70 euros para as acções.

Já o CaixaBI diz que “os números foram ligeiramente abaixo das nossas expectativas na divisão de construção, com as restantes áreas a estarem em linha com o expectável”.

Esta casa de investimento recomenda “comprar” Mota-Engil com um preço-alvo de 5,00 euros por acção


Tecnicamente numa fase BULL (o grafico fala por si)

:wink:
Anexos
MOTA engil.PNG
MOTA engil.PNG (241.25 KiB) Visualizado 7646 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
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Alguém me explica??

por JAMSP » 15/5/2009 10:32

Bom dia,
Comprei a 3,5 dia 11-5 no dia seguinte abriu a 3,39 com redução de ,11 :shock: . Perdi estes cêntimos ou ainda serão repostos??
Se alguém me puder esclarecer agradecia muito para não cair nestes erros :oops: .
Melhores Cumprimentos :wink: ,
JP

Nunca é tarde para comprar é preciso é olhos bem abertos 8-)
 
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por araujo.red » 14/5/2009 10:05

desinteressante este título? :?: ou anda tudo a stressar com a SON...
 
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por araujo.red » 14/5/2009 10:05

desinteressante este título? :?: ou anda tudo a stressar com a SON...
 
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por araujo.red » 12/5/2009 15:41

para qd uma análise a esta menina?
 
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por sem2006 » 5/5/2009 16:39

thluis Escreveu:Gostaria que alguem do me pudesse explicar como é que tendo stop 5% abaixo do preço com ordens de compra sempre superiores acabo com a ordem executada

Obrigado desde já pelas vossas explicações


Possivelmente no fecho da sessão, para satisfazer pedidos ?
 
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por thluis » 5/5/2009 16:32

Gostaria que alguem do me pudesse explicar como é que tendo stop 5% abaixo do preço com ordens de compra sempre superiores acabo com a ordem executada

Obrigado desde já pelas vossas explicações
 
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por sem2006 » 5/5/2009 14:43

Que raio se passou com esta menina, hoje por volta das 13h30m? Ouve ali uma queda a pique....Alguém se enganou ou quê? :?
 
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por andre.p » 4/5/2009 17:33

Sai hoje a 3.45 a pensar que já era fruta a mais.
Devia ter pensado melhor na estratégia.
Agora estou tentado a entrar amanha se continuar a esclada, com um stop perto dos 3.45.

Alguem dá uma opinião sff.
Obrigado
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por Nyk » 4/5/2009 17:31

Mota-Engil e grupo Barraqueiro juntas em consórcio no Metro do Porto
Dírcia Lopes
04/05/09 13:10


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A Mota-Engil integra o consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro candidato à exploração do Metro do Porto.

Este consórcio surge depois da Barraqueiro ter apresentado uma proposta para o projecto. Para responder aos critérios do caderno de encargos apresentado pelo Metro do Porto, o grupo Barraqueiro estabeleceu uma parceria com empresas líderes no sector.

Além da Mota-Engil fazem parte deste agrupamento a Keolis, empresa francesa especialista em serviços de transporte de passageiros, e a Arriva, operadora britânica accionista da Barraqueiro presente em Portugal na área do transporte rodoviário de passageiros.

Para desenvolver o projecto foi criado um escritório no Porto.
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por daniely » 4/5/2009 15:06

Está com força hoje, depois de uns dias de descanso prepara-se para a proxima resistencia de 3.80.

bons negocios!
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Re: gráfico actualizado...

por rsacramento » 2/5/2009 14:08

PT_StockMarket Escreveu:Alguém coloca gráfico actualizado...

obrigado
Anexos
mota bear 020509.png
mota bear 020509.png (9.17 KiB) Visualizado 8977 vezes
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por sem2006 » 2/5/2009 13:58

Estou a pensar em entrar na Mota-Engil, aproveitando as subidas que deverá ter com a corrida aos dividendos. O pessoal experiente, o que diz?
 
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gráfico actualizado...

por PT_StockMarket » 28/4/2009 11:56

Alguém coloca gráfico actualizado...

obrigado
 
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por Nyk » 26/4/2009 15:59

Aeroportos
Mota-Engil pré-qualificada para construção de dois terminais de passageiros na Polónia
26.04.2009 - 14h10
Por Lusa
A Mota-Engil está pré-qualificada para a construção de dois novos terminais de passageiros nos aeroportos polacos de Wroclaw e Gdansk, disse à agência Lusa fonte oficial do grupo de construção português.

A mesma fonte, que se escusou a adiantar os investimentos em causa nos dois concursos, explicou que as candidaturas aos projectos foram apresentadas pela Mota-Engil Engenharia e Construção em parceria com a filial do grupo na Polónia, a Mota-Engil Polska.

No caso do terminal de passageiros do aeroporto de Wroclaw, o concurso para a adjudicação da empreitada terá lugar no início de Maio.

Fonte oficial do grupo liderado por Jorge Coelho disse que "dos dez consórcios que apresentaram propostas, cinco foram seleccionados, estando a Mota-Engil classificada em primeiro lugar".

O novo terminal de passageiros de Wroclaw terá quatro pisos, um dos quais subterrâneo, e lugares de estacionamento para cerca de 1.000 automóveis.

A infra-estrutura, que deverá estar concluída em Setembro de 2011, terá 21 balcões de check-in, sala de conferências, bar, restaurante, farmácia, galerias comerciais e um banco, de acordo com fonte oficial da Mota-Engil.

No caso do terminal de passageiros do aeroporto polaco de Gdansk, a mesma fonte explicou que "a Mota-Engil assegurou a qualificação para a segunda fase do concurso, que vai decorrer durante o início do mês de Maio".

O prazo de execução da obra, que inclui, além da construção do novo terminal de passageiros, o aumento da pista e a construção de mais lugares para estacionamento de aeronaves, são 24 meses.

O novo terminal do aeroporto de Gdansk terá capacidade para 24 milhões de passageiros por ano.

Em Portugal, a Mota-Engil lidera, em conjunto com a Brisa, o consórcio Asterion, que vai concorrer à privatização da ANA - Aeroportos e construção do novo aeroporto de Lisboa na zona do Campo de Tiro de Alcochete.

Em 2008, a Mota-Engil lucrou 30,6 milhões de euros e atingiu uma carteira de encomendas de 2,6 mil milhões de euros
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por Nyk » 24/4/2009 7:49

Mota-Engil em vias de ultrapassar Brisa até ao final da legislatura
A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de auto-estradas em Portugal.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt
Alexandra Noronha
anoronha@negocios.pt


A concessão Pinhal Interior, que está ainda a concurso, pode fazer a diferença e permitir à Mota-Engil ultrapassar a Brisa em número de quilómetros de auto-estradas em Portugal.

Até ao novo pacote de concessões rodoviárias lançado pelo Governo no final de 2007, o grupo de Vasco de Mello geria uma rede de 1.494 quilómetros, de 17 auto-estradas integradas em quatro concessões (Brisa, Atlântico, Brisal e Douro Litoral). Já a Aenor, da Mota-Engil, era responsável por 605 quilómetros, dos quais mais de metade fazem parte de três concessões Scut (sem custos para o utilizador).

Com os novos concursos, a dimensão da rede de cada uma das empresas já se aproximou. Bastou para isso que a Brisa tivesse ganho dois concursos - Baixo Tejo e Litoral Oeste -, que somaram apenas 169 quilómetros, e que à Mota-Engil fosse adjudicada a concessões Douro Interior, (uma extensão de 272 quilómetros).

O grupo liderado desde há cerca de um ano por Jorge Coelho prepara-se agora para ganhar a Auto-Estradas do Centro. O consórcio da Mota-Engil foi o melhor classificado neste concurso, que disputou na fase final com o agrupamento da Edifer, podendo acrescentar assim em breve mais 369 quilómetros à sua rede.

Contabilizando já estas novas vias, a Brisa passará a ter uma rede de 1.663 quilómetros, enquanto a Mota-Engil atingirá os 1.246 quilómetros.
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por Nyk » 24/4/2009 7:49

Empresa da Mota-Engil e do BES assina contrato de concessão em São Paulo
O consórcio da Ascendi, a gestora de infra-estruturas de transportes da Mota-Engil e do Banco Espírito Santo (BES), assinou esta madrugada com o governo do estado de São Paulo o contrato da concessão rodoviária Marechal Rondon Leste.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt


O consórcio da Ascendi, a gestora de infra-estruturas de transportes da Mota-Engil e do Banco Espírito Santo (BES), assinou esta madrugada com o governo do estado de São Paulo o contrato da concessão rodoviária Marechal Rondon Leste.

Esta foi a primeira concessão ganha pela Ascendi no Brasil, mercado considerado estratégico e onde a empresa está já à procura de novas oportunidades. Gonçalo Moura Martins, presidente da Ascendi, manifestou ao Negócios a vontade do grupo participar em novos concursos para concessões de estradas no estado de São Paulo, que ainda este ano vai lançar o terceiro programa de concessões rodoviárias.
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por luiz22 » 23/4/2009 23:41

Construção
Mota-Engil e BES fecham primeiro contrato no Brasil
Dírcia Lopes
23/04/09 22:05


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O consórcio formado pela empresa liderada por Jorge Coelho e pelo Grupo Espírito Santo assinou hoje o primeiro contrato de concessão rodoviária no Brasil, avaliado em 780 milhões de euros.

Em comunicado, a Mota- Engil informa que a Ascendi, onde detém uma participação de 60%, fechou o primeiro contrato de concessão para a auto-estrada Marechal Rondon Leste no Estado de São Paulo, no Brasil. Uma concessão com 410 quilómetros que envolve um investimento de 780 milhões de euros.

O projecto conta com o financiamento do BES, que detém uma participação de 40% na Ascendi, e do Banco do Brasil, num montante de 340 milhões de reais.

Em declarações ao Económico, Gonçalo Moura Martins, presidente da Ascendi, disse que este projecto "permite olhar para outras concessões no mercado brasileiro, uma vez que existe um programa de infra-estruturas muito ambicioso que será colocado no terreno nos próximos tempos".

O responsável disse ainda que o grupo "vai estar atento ao Estado de São Paulo, cujo programa de infra-estruturas está mais avançado".



http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... _8870.html
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por Nyk » 22/4/2009 17:00

ESR revê em baixo preço-alvo da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros
A Espírito Santo Research (ESR) reviu em baixa o preço-alvo para as acções da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros. A nova avaliação teve em consideração as estimativas de contracção económica, a queda das acções da Martifer e o aumento da concorrência na área de ambiente e serviços.

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Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt


A Espírito Santo Research (ESR) reviu em baixa o preço-alvo para as acções da Mota-Engil em 7,8% para os 4,70 euros. A nova avaliação teve em consideração as estimativas de contracção económica, a queda das acções da Martifer e o aumento da concorrência na área de ambiente e serviços.

A casa de investimento, citada pela Bloomberg, desceu o “target” para as acções da Mota-Engil de 5,10 euros para os 4,70 euros, mantendo a recomendação de “comprar”.

Este novo preço-alvo confere às acções da Mota-Engil um potencial de valorização superior a 53% face ao valor actual das acções (3,065 euros).

O ESR revela que as alterações consistem essencialmente na avaliação mais baixa da área de portos, principalmente devido às estimativas de evolução do produto interno bruto (PIB), que se estima que contraia ao ritmo mais rápido desde, pelo menos, 1975.

A afectar a avaliação está também a queda das acções da Martifer, empresa detida em 37,5% pela Mota-Engil, que desde o início do ano já está a perder mais de 13%.

A área de serviços e ambiente tem agora uma avaliação mais conservadora, devido à maior concorrência nesta área nos novos contratos.
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por PrincipeValente » 22/4/2009 12:43

Comentários à Mota? O comportamento dos útimos dias poderá levá-la novamente a níveis próximos dos 2.75? (suponho que possa funcionar como suporte...).
Os 3euros poderão funcionar como o "famoso" suporte psicológico?
O que poderão significar aquelas duas "velonas"? É algum sinal técnico?
Agradeço desde já os comentários.

Um abraço e bons negócios
 
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por Nyk » 20/4/2009 7:55

Mota-Engil estuda viabilidade de explorar ouro no Malawi
A Mota-Engil vai estudar, até ao final do ano, a viabilidade de novas explorações mineiras no Malawi, designadamente de cobre, níquel, niobium e ouro, adiantou António Mota, "chairman" do grupo, ao Negócios.

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Maria João Babo
mbabo@negocios.pt


A Mota-Engil vai estudar, até ao final do ano, a viabilidade de novas explorações mineiras no Malawi, designadamente de cobre, níquel, niobium e ouro, adiantou António Mota, 'chairman' do grupo, ao Negócios.

Na passada sexta-feira foi inaugurada naquele país a mina de urânio que o grupo português vai operar nos próximos sete anos.

Contratada pelo grupo australiano Paladin Energy para executar todas as estruturas e infra-estruturas da mina - localizada em Kayelekera, a 650 quilómetros da capital do país -, a Mota-Engil investirá um total de 150 milhões de euros até 2016.

Destes, 30 milhões dizem respeito a trabalhos de construção, destinando-se o restante à operação da mina de urânio. António Mota adiantou que ainda este mês começará a produzir.

O grupo português, que já construiu minas no Peru e em Angola, pretende agora investir nesta indústria através de concessões de exploração de minas em vários pontos do mundo. António Mota adiantou ao Negócios que "África é a prioridade do grupo em termos de indústria mineira e só depois é que olharemos para outros continentes", designadamente para a América Latina. "Temos a ambição de ser operadores de minas reconhecidos internacionalmente", sublinhou o 'chairman' do grupo.

O responsável avançou ainda que a Mota-Engil está já a negociar com a Paladin Energy a possibilidade de avançar para novas parcerias noutros países africanos, escusando-se, no entanto, a avançar quais.

Presente no Malawi há duas décadas, o grupo tem este ano uma carteira de encomendas no país da ordem dos 340 milhões de euros. António Mota, que prevê continuar a crescer a um ritmo de dois dígitos neste mercado, adiantou ainda que além das actividades da construção e da mineração, o grupo está neste momento a fazer estudos de viabilidade para uma mini-hídrica, que servirá para abastecer a mina que vai operar nos próximos sete anos.
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