Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/9/2017 21:35

Noah, o único treinador de andebol aqui conhecido sou eu, por isso não entendo esta referência. Aliás, este tópico seguou um triste caminho. Bloqueado até amanhã para que pensem se estão aqui para analisar a Mota ou para entrar em ataques pessoais. O Caldeirão não é para isto. Há foruns excelentes para isso em que vale tudo. aqui não.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 13/9/2017 21:35

Ich, não tornes isto pessoal lol

Até fico lisonjeado.

Foste buscar posts de há dois anos, quando a acção graficamente apresentava um comportamento de queda. Pelo que vejo, no gráfico, a tendência alterou.

Obrigado por reforçares a diferença entre aquilo que dizia e aquilo que acredito nos dias de hoje.

E descansa que não vou buscar posts teus mais recentes de quando fazes 50 eur de mais valia ;)

Abc!
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 13/9/2017 21:25

Sft, se me permites as perguntas:

És um bot?;
Um autobot?;
Ou treinador de andebol?

_Noah
Anexos
Screen Shot 2017-09-13 at 20.43.43.png
Screen Shot 2017-09-13 at 20.53.01.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 13/9/2017 20:51

Por aqui está em zona de resistência de curto e médio prazo.

Cumprimentos

MOTA ENGIL.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 13/9/2017 20:32

Futuros, toda a gente os deseja.

Desenhar linhas onde preços nunca estiveram, é épico :)

Capturar.JPG
Barrigas!
Capturar.JPG (15.83 KiB) Visualizado 8079 vezes


Fica o gráfico deste lado.

chart (27).png
Diário ME


Se volta a cair face à possível estrela cadente, é aguardar pelo dia de amanhã e pela zona dos 2.65-2.68 EUR (gráfico 60').
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 13/9/2017 19:33

Realmente fico alucinado com o verdadeiro ataque, que se vai fazendo à soberania mental, aqui e ali.

guru,

falas de 20%...isso é quanto :mrgreen: ?

À bruta, isso é quanto? :lol:

É que, quem por aqui passa e lê o que escreves, fica como eu... a leste...

Quando falas na ME, apenas para o situar... sigo-a desde 2007.

Tenho 36000 delas desde meados de 2015, a um preço médio abaixo dos € 2,70. Péssimo investimento de médio prazo, pois eu vivo com guita. Não vivo com posições virtuais :mrgreen:

Por outro lado, quando falas em trades de € 50, e € 100, deves entender que, para muitos conseguir sacar dos mercados € 50, a € 100, todos os dias, com médias mensais de € 2000. Sendo certo que, para esses € 2000, façamos contas a 6 meses do ano, em média, chegamos aos € 12000.

Noutra vertente, temos um investidor que faz trades em janelas de oportunidade mais alargadas, e que em média aplicou € 15000, e num ano fez os tais 20% à bruta, da média anterior :mrgreen:

As conclusões deixo para si...

Finalmente, ainda refere que, deixa o último dia do ano para planeamento fiscal, isto é, vende se tiver que vender, e re-compra sabe-se lá quando, mas, a re-compra foi feita a perder, ou a ganhar? Foi feita a 30.12; 31.12, desse ano, ou mais para a frente? :mrgreen:

Muito sinceramente, não sei se o chame de guru da arte da fiscalidade, ou artista do trapézio das velas dos mercados :lol:

A ME está cara, o preço do petróleo está abaixo de 2015.
A ME opera em locais do globo onde quem encomenda as obras, são as égides públicas....e em estado de default.
A ME como o eagle refere, tem um desgaste absolutamente astronômico, para almejar os tais 5 milhõzitos, em resultados semestrais, 2017
A ME vendeu praticamente os diamantes todos, e dos dedos, restam os cotos :mrgreen:
A dívida da ME é astronómica, comparada com os activos, e os lucros gerados, no presente, e os que se esperam no futuro.
A ME tem participações na Martifer, outro cancro dos mercados....com as especificidades de negócio, que se conhecem...

Em 2015 era o petróleo, os países em default, que levavam a ME, e não a faziam valer mais que € 2, agora, quando nada mudou... vêm os mesmos falar que o preço, o preço coloca a ME no patamar dos € 3. E, nos € 3,50....Oxalá, para ver se o investimento de 2015, liberta, finalmente, algum lastro :mrgreen:

Até lá faço os planos que desejar, pois é com o meu bolso.

Bons negócios guru, e, se precisar logo telefono ao Sr. a 30.12, para fazer o meu planeamento fiscal :lol:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 13/9/2017 18:27

Não era pessoalmente o tipo de trade que eu faria, mas temos de respeitar quem o faz e no time frame que faz.

Analisando o boneco, temos no muito curto prazo, uma "espécie" de estrela cadente num topo e todo o significado que daí advém, mas temos também de analisar o contexto.

O gráfico diário pede algum respiro mas o gráfico semanal está agora a arrancar na compra novamente e acredito que esta vela vai ser ultrapassada facilmente em alta, mas temos de esperar para ver.
O OBV tanto em diário como em semanal já rompeu o topo e temos tudo a acelerar na compra,trix,adx...
Em termos de projeção, penso que os 3.5€ podem chegar fácil e que não dará grandes hipóteses de retração, mas vamos ver o que faz.

Boa sorte para quem está dentro.
Anexos
chart.png
chart (1).png
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 13/9/2017 18:12

Noah, não gosto de me gabar dos meus trades, muito menos dizer quanto ganho neles.

Só faço contas no dia 30-12 e apenas para ver se me compensa ou não fazer algum trade para minimizar o esforço fiscal sobre as mais valias.

Não faço trades para ganhar 50, nem 100 euros.

Estes trades não me interessam, interessa-me entrar a bruta na Mota a 2.33, encaixar 20% e sair, como o tenho vindo a fazer ao longo deste ano.

Cada um investe como acha melhor. Se achas que o melhor é shortar Mota, que queres que diga? A tua opinião está bem vincada aqui neste espaço, para ti a MOTA vale 1.80-2 euros, enquanto que para mim vele 3 euros este ano e 4 euros em 2018.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 13/9/2017 17:21

Toth, não ligues ao que digo, é pura verborreia :mrgreen: sendo certo que, o desenho é bem revelador daquilo que quero mostrar. Mais, a velinha de fecho na ME, hoje, espelha a fraqueza no preço.

guru, apenas para desafio intelectual:

a) fazes trades esporádicos, vens aqui para largar umas larachas, e ficar à espera de retorno com algum valor acrescentado?

b) és um bot, ou autobot, de renome, a esconder alguma outra nick do forum :lol: ?

c) eu, na minha fraca experiência, e humildes carteiras, quer de curto, médio, longo prazo, ainda vou publicando alguns trades para acautelar a veracidade do que vou publicando, você, nem por isso :mrgreen: é mais do mesmo, como muitos outros. (já perdi muito, já ganhei outro tanto, todavia, nas contas do deve, e do haver, o resultado é francamente positivo). Hoje, foram mais € 1.5k num outro instrumento, que também já foi tema de abordagem por aqui, (faz ai as contas :lol: - investidos a 30 dias cerca de €30k, para € 1.5k de retorno).

E, sim, na ME estou curto desde os € 2,679.

_Noah
Anexos
v.JPG
v.JPG (16.58 KiB) Visualizado 8300 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 13/9/2017 16:25

Noah isso é masoquismo ou mesmo teimosia?

:shock:
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 13/9/2017 14:14

Noah andas no muito curto prazo,talvez te safes. :wink:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 13/9/2017 14:05

_Noah Escreveu:do ponto de vista técnico, tem tudo o que os gurus da AT preferem como argumento, entre as demais variáveis, o preço :lol:

aposto na formação....para muitos seria teimar, todavia, para mim, é mais aposto, ou antes, já apostei :mrgreen:

_Noah


Caro Noah, isso é algum padrão conhecido?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 13/9/2017 13:48

A cotada MOTA vive de noticias e não resultados .
É um facto e não vale a pena contrariar o mercado .
Quando voltar ao suporte , alinho com o mercado , mal inicie pequena subida , compro, e espero a subida e que provavelmente no futuro saia uma noticia de obras para subir 6% e nessa altura eu encaixar mais valias .
É o padrão e vale a pena aproveitar. Mesmo com minúsculos resultados .

Assim que vá ao suporte , no próximo inicio de subida, estou lá , e espero as prováveis noticias futuras .
Neste titulo compensa e bem. :mrgreen:
Na fase positiva claro, um dia mercado entre fase negativa , ai já olham todos para os fundamentais , e tem sido quando vai para um 1.80.
Mas enquanto durar o sentimento positivo siga.



Comentário tinha feito no tópico da ALTRI no dia antes da saída noticia e subida de 6%


"É a mesma coisa que a MOTA há vários anos ganha obras de milhares de milhões e depois tem resultados minúsculos de 5 Milhões .

Mas quando anunciam obras mercado entra em extase com números de milhares de milhões ás vezes com subidas de 7%. É a perceção do momento que interessa .

E aquilo espremido dá lucros de 5 milhões . :lol:

A meu ver muitas vezes e neste caso concreto é mais uma questão da perceção do mercado do que o impacto real quantificado no momento ."
Anexos
mota 1309.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 13/9/2017 13:34

do ponto de vista técnico, tem tudo o que os gurus da AT preferem como argumento, entre as demais variáveis, o preço :lol:

aposto na formação....para muitos seria teimar, todavia, para mim, é mais aposto, ou antes, já apostei :mrgreen:

_Noah
Anexos
ME.JPG
ME.JPG (102.63 KiB) Visualizado 8527 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 12/9/2017 16:55

Volume diário 1.852.558, maior dos últimos 3 meses.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 12/9/2017 16:16

Porque achas necessário reteste após 3 meses a testar o suporte?
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 12/9/2017 13:39

Sim quebrou, mas nao era mau um reteste: :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 12/9/2017 13:35

:arrow:
Anexos
Mota.png
Mota.png (118.4 KiB) Visualizado 6394 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 12/9/2017 13:20

maturidade Escreveu:Boas.
Têm um GAP para fechar nos 2.88€.
vamos ver para quando.

abraços


De quando? Podes mostrar em gráfico pfv?
Obrigado.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 12/9/2017 13:17

A vida é assim, com a tragédia de uns vivem os outros, que o digam os cangalheiros! Mas não será que com o sismo no México e a Mota com uma presença cada vez maior no país e na América Latina, não será oportunidade para a empresa efetuar mais umas quantas obras por lá?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 12/9/2017 10:49

Boas.
Têm um GAP para fechar nos 2.88€.
vamos ver para quando.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 12/9/2017 10:44

A mota prepara_se para fazer o volume mais alto dos ultimos meses: :roll:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 12/9/2017 10:34

Na minha modesta opinião, os movimentos de acumulação nos últimos 2 meses já demonstravam inside trader.

Alias, a família Mota pelo que sei tem vindo a reforçar a sua posição nos últimos tempos.

A carteira que a Mota tem em mãos atualmente é só por si fator para estar otimista, mas claro que se aparecer outras obras melhor.

Continuo a dizer o que sempre disse desde que passou os 2 euros: target 3 euros ainda em 2017, e 4 euros em 2018.

Bons negocios
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 12/9/2017 10:24

Isto tem de ter inside trader. Uma subida destas e com o volume que tem a esta hora...
Ainda por cima num dia em que sai a informação que Gilberto Rodrigues comprou a Elevo.
Deve estar para sair nova obra, totalidade do financiamento, arranque oficial, ...?
A subida e volume é grande demais para não haver novos dados.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 12/9/2017 10:21

Boas.
mas que força.
para mim vai mais perto dos 2.75.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aiai, Bing [Bot], Google [Bot], jguerreiro.network, latbal, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1 e 163 visitantes