Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 13/3/2018 10:26

maturidade Escreveu:Boas.
estava para entrar de manhã na EDP, mas quando vi esta oferta por parte da Mota, não hesitei.
Deve ter sido algum fundo a despachar uma fatia delas para investir noutras.
até ao final da sessão ainda vai recuperar tudo.
os mercados estão verdinhos, e os resultados quase ai à porta.
Estou dentro, para fechar posição no GAP que deixou aberto hoje.

abraços


Os resultados não estão ai á porta , falta quase um mês , 6 ABRIL.

Se estivessem ai á porta era mau , não era bom .

Os resultados provavelmente serão MAUS como habitual , o que não é bom para o titulo .

1º Semestre teve 5 Milhões lucro para divida de 1.000 MILHÕES com queda nos resultados de 94%, com facturação anual provável a rondar 2.000 Milhºoes .
Muito MAUS resultados

EM 2016 teve 1º SEM lucro 72 MILHÕES e ANUAL lucros 50 MILHºOES com venda dos aneis .
EM 2017 teve 1º SEM lucro 5 MILHÕES e ANUAL ???????

Queda nos resultados de 94% e subida de 100% no titulo no ultimo ano , para mim não passa de especulação , sem fundamentais , o que pressupõe provavelmente quedas futuras a condizer.

Se resultados anuais se mostrarem igualmente maus como no 1º SEM , só poderão distribuir dividendos avultados se usarem RESERVAS .

Mas ai serão mais um a distribuir o que não ganham . Mas com divida de 1.000 MILHÔES , também é mais dezena menos dezena de milhões em divida .

Aguardemos os resultados , mas para mim a expectativa é que serão maus como habitual
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por KAWA » 13/3/2018 10:18

Banco BIG, não menciona a agência.
Mota-Engil: A empresa foi alvo de um downgrade de ‘buy’ para ‘hold’ com o preçoalvo a ser revisto em alta de EUR 3,1/acção para EUR 4,5 por acção.
 
Mensagens: 77
Registado: 20/10/2009 15:09
Localização: 4

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 13/3/2018 10:16

Boas.
estava para entrar de manhã na EDP, mas quando vi esta oferta por parte da Mota, não hesitei.
Deve ter sido algum fundo a despachar uma fatia delas para investir noutras.
até ao final da sessão ainda vai recuperar tudo.
os mercados estão verdinhos, e os resultados quase ai à porta.
Estou dentro, para fechar posição no GAP que deixou aberto hoje.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 13/3/2018 9:51

:-k

motaengil.png
motaengil.png (37.45 KiB) Visualizado 4380 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 11/3/2018 10:59

Punitor Escreveu:Esta é outra!!!
Não sei como raio ando a fazer as minhas contas, ou sou burro e estou a fazê-las mal feitas, ou então não sei...
Há 3 anos a esta parte reforcei várias vezes na empresa. Os gráficos eram péssimos, os fundamentais não existiam,
Há cerca de meio ano comecei a vendê-las e algumas milhares que ainda mantenho em carteira estão com um preço médio negativíssimo, coisa que eu odeio, porque na bolsa não gosto de ter mais valias para depois ter de pagar 1/3 ao estado... Gosto de fazer as coisas duma maneira diferente...
Neste momento, não sei que raio de estratégia hei-de adotar e isso incomoda-me solenemente...

bons dias, tarde e noites.
Sinceramente acho que a malta está a empolar demasiado a ação. Que a empresa está com fundamentais um pouco melhores está, que aproveitou para vender anéis para não ficar sem todos os dedos também é verdade (custo da dívida, mas atenção que ainda a tem e alta). No entanto, existem muitos projectos ganhos mas não iniciados, Há muito equipamento e pessoal mobilizado a gerar custo e efectivamente ainda não estão a gerar cash. Se apresentarem lucro de no mínimo de 100 M dou o braço a torcer.
Mais uma vez, reforço a ideia que projectos ganhos não são projectos realizados. A concorrência é feroz, em África, além do chineses e brasileiros, já há canadianos, turcos, belgas, suiços, franceses, etc. E conhecimentos nos cargos certos todos vão tendo, no final vais ter de espremer muito a tua proposta para ganhar.
Pena ter sido necessário vender as vacas leiteiras, portos, águas, portagens, estas iam sempre dando alguma coisa e não estavam tão dependentes da economia e não tinham concorrência directa.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 10/3/2018 21:51

Tudo na mesma.
* No Diário e Semanal, o preço continua dentro do canal interior do Garfo.
* Os curtos continuam sem posição relevante :-k .

Diário
EGL Diário - 2018.03.10.JPG

Semanal
EGL Semanal - 2018.03.10.JPG


Parece que pode ir testar novamente a zona 2 dos 4,05/4,10 (Mediana do Garfo) já na próxima semana, mas não descarto a possibilidade de retrair até a zona 1 dos 3,60/3,65 (Fundo do Garfo) que acredito ser a mais provável tendo em conta os indicadores :-k . A se confirmar poderá fazer o 2º toque no fundo do Garfo e também na LTA primária.

BN

EGL Diário - 2018.03.10 (Tendência).JPG
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 5/3/2018 23:20

Esta é outra!!!
Não sei como raio ando a fazer as minhas contas, ou sou burro e estou a fazê-las mal feitas, ou então não sei...
Há 3 anos a esta parte reforcei várias vezes na empresa. Os gráficos eram péssimos, os fundamentais não existiam,
Há cerca de meio ano comecei a vendê-las e algumas milhares que ainda mantenho em carteira estão com um preço médio negativíssimo, coisa que eu odeio, porque na bolsa não gosto de ter mais valias para depois ter de pagar 1/3 ao estado... Gosto de fazer as coisas duma maneira diferente...
Neste momento, não sei que raio de estratégia hei-de adotar e isso incomoda-me solenemente...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 5/3/2018 23:19

Esta é outra!!!
Não sei como raio ando a fazer as minhas contas, ou sou burro e estou a fazê-las mal feitas, ou então não sei...
Há 3 anos a esta parte reforcei várias vezes na empresa. Os gráficos eram péssimos, os fundamentais não existiam,
Há cerca de meio ano comecei a vendê-las e algumas milhares que ainda mantenho em carteira estão com um preço médio negativíssimo, coisa que eu odeio, porque na bolsa não gosto de ter mais valias para depois ter de pagar 1/3 ao estado... Gosto de fazer as coisas duma maneira diferente...
Neste momento, não sei que raio de estratégia hei-de adotar e isso incomoda-me solenemente...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 4/3/2018 22:24

jgut Escreveu:Eu faço a contagem mais desta forma... não sei não... :-k


A análise que fiz foi no Diário. Abaixo uma outra hipótese no Diário com "mais padrão" em termos do Fibonacci :-k .
Penso que o ponto 5 está bastante otimnista :shock: , mesmo porque a apresentação dos resultados está agendada para o dia 06/04 :mrgreen: .

EGL Diário - 2018.03.04.JPG
EGL Diário »» Elliott / Fibonacci


Utilizando agora o Semanal vejo duas opções :? :-k . Vamos aguardar e ver como a EGL se comporta nas próximas 4 semanas:

* A primeira (mais otimista :mrgreen: ) onde a onda de impulso 12345 termina na semana da apresentação dos resultados :-k .

EGL Semanal 1 - 2018.03.04.JPG
EGL Semanal 1 »» Elliott / Fibonacci (Mais otimista)


* A segunda (mais pessimista :mrgreen: ) onde se completa um ciclo completo 12345abc na semana da apresentação dos resultados :-k .

EGL Semanal 2 - 2018.03.04.JPG
EGL Semanal 2 »» Elliott / Fibonacci (Mais pessimista)


Edito: Incluí na opção acima a hipótese de formação de um H&S utilizando as ondas de Elliott num eventual ciclo completo 12345abc, que a se confirmar colocaria em causa o BULL. Será que estou a ver bem :? :-k ?

BN
Editado pela última vez por Garf em 6/3/2018 13:43, num total de 1 vez.
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 4/3/2018 10:49

nsd Escreveu:alguem sabe quando apresenta resultados ?


6 de ABRIL
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nsd » 4/3/2018 1:36

alguem sabe quando apresenta resultados ?
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 4/3/2018 0:55

jgut Escreveu:Eu faço a contagem mais desta forma... não sei não... :-k


Se fizeres o Fibo, do inicio do 1 ao final do 3, os 61,8% vão coincidir com o final da onda 1. Não é garantia, mas se se confirmar o lower high formado pelas duas últimas semanas, pode ser um alvo.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 3/3/2018 23:13

Eu faço a contagem mais desta forma... não sei não... :-k
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 3/3/2018 21:26

Nos dois primeiros gráficos abaixo (garfo de Andrew), apesar de ter entrado novamente na anterior Zona Suporte 1, ainda se mantém no garfo central :-k . Nova briga entre os touros e ursos :mrgreen: .

* Parece que na Zona de 3,95/4,10 está a ser formada uma forte resistência :-k .
* RSI a sair da zona de sobrecompra no Diário.
* Tudo na mesma com relação a posição dos curtos. Até dia 01/03 não há interesses relevantes :-k .

Curiosidades :mrgreen: :
* A semana de 19/02 a 23/02 teve a 1ª vela vermelha e as demais 4 velas verdes; e
* A semana de 26/02 a 02/03 teve a 1ª vela verde e as demais 4 velas vermelhas (Diário - 1º gráfico abaixo).

* A semana de 19/02 a 23/02 abriu a 3,755 e fechou a 3,970; e
* A semana de 26/02 a 02/03 abriu a 3,970 e fechou a 3,765. Se não fosse o leilão de fecho no dia 02/03, teria fechado exatamente igual ao que abriu no dia 19/02 (Semanal - 2º gráfico abaixo).

Vamos aguardar a próxima semana e ver como reage essa cotada. Essa semana foi mais uma vez o Trump "a mandar suas bocas" :mrgreen: . Agora sobre uma eventual "guerra comercial" :roll: . Semana que vem serão os resultados das eleições em Itália e a aprovação pela base do CDU do acordo para governação firmado com o SPD na Alemanha.

Com relação ao 3º gráfico abaixo, penso que a 1ª onda de Elliott 12345abc (Março > Setembro) está Ok
Entretanto com relação a 2ª onda de Elliott, como não domino esse tema, estou na dúvida :roll: se a zona de impulso que traçei, nomeadamente os pontos 345, é coerente ou não :? . Estou na dúvida se já iniciou ou não a onda de correção abc :? :-k ?
Alguém com conhecimento nessas ondas poderia opinar/comentar?

BN
Anexos
EGL Diário - 2018.03.02 (Grafo de Andrew).JPG
EGL Diário »» Garfo de Andrew
EGL Semanal - 2018.03.02 (Grafo de Andrew).JPG
EGL Diário »» Garfo de Andrew
EGL Diário - 2018.03.03 (Elliott-Fibonacci).JPG
EGL Diário »» Elliott / Fibonacci
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 26/2/2018 17:24

Já era estranho depois da recuperação que fez desde os mínimos de fevereiro com o tombo dos mercados, agora ninguém vir dizer que estava esticada e que não tem fundamentais e tal. O preço, esse, subiu e já recuperou praticamente tudo, vamos ver o que se segue e para já é deixar correr, como tem sido até aqui.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 26/2/2018 15:49

Possível Duplo Topo em formação , antes da saída de resultados a 6 ABRIL ??

Nesta cotada tudo se conjuga no sentimento Bull , Gráficos e AT .
Fundamentais para subidas , ZERO , NICLES , NEPIA .
EU nunca comprava a este preço para ficar na minha carteira .

Resultados de 5 MILHÕES para divida de 1.000 MILHÕES

Resultados provavelmente poderão ser a fraqueza do costume, felizmente ainda falta um mês para os mesmos , e gráfico continua a ditar o rumo.
Anexos
MOTA 2602.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 26/2/2018 10:11

maturidade Escreveu:Boas.
sai de outras, porque vejo aqui uma oportunidade.
Stop de compra nos 3.86€.
se passar aqui este valor é certinho ir aos 4.05.
se isto se concretizar fica aqui um bom trader.

abraços


Boas.
Trade fechado.
muito bom.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 23/2/2018 18:59

Parece que os touros nesta semana assumiram novamente o controle dessa cotada :mrgreen: . Vamos aguardar e ver se na próxima semana ataca a zona dos 4,40/4,60 :wink: . De qualquer forma mantenho a minha opinião que os movimentos devem ser olhados com cautela, principalmente se houver um movimento muito brusco, o qual poderá dar nova oportunidade de negócio como ocorreu por duas vezes este mês.

* Fechou na zona de resistência (3,95/4,10) com volume dentro da média diária.
* RSI e %R na zona de sobrecompra no Diário. Apesar de estarem em sobrecompra, esses indicadores têm se aguentado por mais tempo nessa zona que na zona de sobrevenda.
* Tudo na mesma com relação à posição dos curtos. Até dia 22/02 não há interesses relevantes :-k .

BN
Anexos
EGL Diário - 2018.02.23.JPG
Diário
EGL Semanal - 2018.02.23.JPG
Semanal. A LTA e Garfo de Andrew foram efetuados no Diário e transpostos para o Semanal
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 21/2/2018 12:06

Boas.
sai de outras, porque vejo aqui uma oportunidade.
Stop de compra nos 3.86€.
se passar aqui este valor é certinho ir aos 4.05.
se isto se concretizar fica aqui um bom trader.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 21/2/2018 11:59

Para já faz teste a zona de resistencia,os indicadores não estão muito esticados,pois não. :oh:
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 21/2/2018 11:38

Boas.
vendo os gráficos e estando o RSI ao diário nos 50(+-), t~em tudo para ir aos 4.05€.
Assim os mercados ajudem.
Estou fora

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 21/2/2018 10:25

Por outro lado, se não passa os máximos de ontem nos 3,85 e o sentimento lá fora não ajuda, podem ser necessários cintos de segurança (espécie de HS desenhado)...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/2/2018 19:06

nsd Escreveu:se voltar aos 4 euros vou aproveitar e vender, fico com lucro de 40% :)


E se continuar a subir?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nsd » 20/2/2018 18:18

se voltar aos 4 euros vou aproveitar e vender, fico com lucro de 40% :)
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 20/2/2018 17:44

So far, so good 8-) .

BN
Anexos
EGL Diário - 2018.02.20.JPG
Diário
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], iniciado1, JoeP, maturidade, PAULOJOAO, PMP69, vasco007, Ze nabo e 222 visitantes