Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por reditt caralhop » 22/2/2021 20:30

:mrgreen:

a mota engil tem participações de que empresas? :lol:

o que é importante salientar é se:

a CCCC é obrigada a lançar uma OPA à mota engoli....

ou se, o regulador CMVM decide que, não há necessidade existir OPA pois tudo está de acordo a legislação em vigor, ponto....

agora vir para aqui com analogias com a SEMAPA. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 11/2/2021 17:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/2/2021 20:05

Cá está a necessidade de salvaguardar o interesse dos minoritários:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ios-704180
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/2/2021 13:24

Àlvaro Escreveu:triend, percebes agora a lógica da insistência na Mota. É que embora o índice de referência possa ir a 4000 pontos sabemos que a bolsa está num momento perigoso, ora a Mota pode ser mesmo uma ação de refúgio.


Percebo pois, e percebo também que percebeste o ponto que há vários meses comentei aqui (não fui o único, obviamente) das consequências do fantástico AC que está (estará?) no horizonte, para qualquer acionista fora do núcleo core.
E penso que também já terás percebido que qualquer pequeno acionista não adoptará um comportamento economicamente racional se comprar ações num eventual AC a valores superiores aos do mercado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/2/2021 12:46

triend, percebes agora a lógica da insistência na Mota. É que embora o índice de referência possa ir a 4000 pontos sabemos que a bolsa está num momento perigoso, ora a Mota pode ser mesmo uma ação de refúgio.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/2/2021 12:04

Àlvaro Escreveu: aqui há um investidor (o maior) beneficiado e todos os pequenos prejudicados. Isso é muito importante, muito importante, não contam s´o os 30%. Veremos, veremos o que diz a CMVM, uma coisa parece e vidente: os chineses não vão largar a Mota.


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/2/2021 11:51

tami, faz sentido a reclamação apresentada à CMVM, aqui há um investidor (o maior) beneficiado e todos os pequenos prejudicados. Isso é muito importante, muito importante, não contam s´o os 30%. Veremos, veremos o que diz a CMVM, uma coisa parece e vidente: os chineses não vão largar a Mota.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 19/2/2021 15:37

A questão dos belgas é legítima, provavelmente o silencio estará relacionado com isso:
Anexos
Sem Título.jpg
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/2/2021 14:36

Bem visto. Tambem pode acontecer.

A percentagem de peq acionistas é quanto?
27 5 penso que é o free float
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2021 14:24

António Vieira Escreveu:Obrigado triend.
De fato, resta acompanhar.

Se obrigarem a lançar uma OPA , lá vem a cotação por ai abaixo...mas, o interesse de outros pode segurar a cotação.


Ou vai por aí acima, liberta das operações corporativas e seus “mecanismos”...

Faltará o dinheirinho para meter na empresa, mas nada que uma joint venture posterior feita de um novo SPV entre a Mota e a CCCC, num acordo que beneficie todos os acionistas por igual, grandes e pequenos, não possa resolver.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/2/2021 13:38

Obrigado triend.
De fato, resta acompanhar.

Se obrigarem a lançar uma OPA , lá vem a cotação por ai abaixo...mas, o interesse de outros pode segurar a cotação.
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2021 13:21

António Vieira Escreveu:Trend =Friend , o que referiste :

" O engraçado é que o comunicado da Mota previa que ia tudo abaixo se se concluísse em algum momento pela obrigatoriedade de OPA... e estando a CMVM atenta...",

está no comunicado?

e agora??


https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... rceria.pdf

Agora é acompanhar...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/2/2021 13:14

Trend =Friend , o que referiste :

" O engraçado é que o comunicado da Mota previa que ia tudo abaixo se se concluísse em algum momento pela obrigatoriedade de OPA... e estando a CMVM atenta...",

está no comunicado?

e agora??
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2021 10:54

trend, não é só quem não lê chapéu, também vale para quem lê mal. Embora o jornal tenha a data de hoje quem tem o jornal on line recebe na véspera. E não será por ter meia dúzia de ações da Impresa que recebo o Expresso, leio o Expresso desde que começou a ser vendido, vê lá tu bem ao tempo...
Acionista sou da Mota, com toda a paciência e convicção, Se posso estar errado? Claro que sim e assumo-o sem problemas.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2021 10:40

Àlvaro Escreveu:Trend, quem não lê, chapéu. A notícia é do caderno de economia do expresso de ontem. E a coisa tem pernas para andar, A fundamentação é quase óbvia. Se continuas bear, cuidado com isso, olha que a conversa do Citi já passou, aquilo era onda para surfar um dia. Desde os 3400 pontos que tenho tido a paciência de explicar que o mais provável é que o dinheiro volte a entrar sempre que há um recuo, mas os ursos sempre foram insistentes. Tenho de pedir à construtora que faça uma estátua dedicada à persistência dos ursos e outra à paciência dos touros. :mrgreen:


Ai ai Álvaro...

Então a notiícia é do caderno de economia do Expresso de ontem? "De ontem?" De ontem? Isso vindo de um sólido e orgulhoso acionista da Impresa?

Experimenta clicar no teu próprio link e vê lá a data que se encontra aposta no canto superior direito.

Isto vindo de um vulgar acionista da Cofina ainda era admissível, mas de ti? De ti, Álvaro? Então não sabes que o Expresso coloca as manchetes do dia da edição às 23h00 do dia anterior? Quem lê, mas não presta atenção, chapéu...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 19/2/2021 10:39

forza algarve Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa


E. Esta notícia fabulosa de quando é??


Boas.
Boa noticia para a MOTA.
eu estou dentro e se não tivesse a minha conta em dólares, reforçava nestes valores, para ver a cena dos próximos capítulos.
estar dentro é o melhor remédio.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2021 10:18

Trend, quem não lê, chapéu. A notícia é do caderno de economia do expresso de ontem. E a coisa tem pernas para andar, A fundamentação é quase óbvia. Se continuas bear, cuidado com isso, olha que a conversa do Citi já passou, aquilo era onda para surfar um dia. Desde os 3400 pontos que tenho tido a paciência de explicar que o mais provável é que o dinheiro volte a entrar sempre que há um recuo, mas os ursos sempre foram insistentes. Tenho de pedir à construtora que faça uma estátua dedicada à persistência dos ursos e outra à paciência dos touros. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ALGACA » 19/2/2021 9:55

trend=friend Escreveu:
forza algarve Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa


E. Esta notícia fabulosa de quando é??


É de hoje...

E estava na cara que havia minoritários que não se iam ficar com a desastrosa diluição que iam ter.

Então chega um player novo, compra só ao acionista principal a um preço de 3 euros uma participação de mais de 20% e depois vão os dois promover um AC em que colocam as percentagens como querem, ao preço que querem? E se fosse aos tais 1,40-1,60, os outros ficavam-se...?

O engraçado é que o comunicado da Mota previa que ia tudo abaixo se se concluísse em algum momento pela obrigatoriedade de OPA... e estando a CMVM atenta...

O que a meu ver é positivo para todos os minoritários (para isso é que há regulador...), como este minoritário que não se ficou, excepto num pequeno e importante ponto... se isto falhar, quem vai meter o dinheirinho que a Mota precisa para respirar bem no meio da pandemia? É que os chineses iam ao AC numa grande proporção das novas ações, a Mota idem com o dinheiro que recebeu pelos 20 e tal %, e se houver necessidade de Opa e o negócio ruir, quem mete o cash? :shock:


Cash porque não através de emprestimos,, agora que anda muitas empresas contrução chinesas de olhos na mota engil disso não tenho duvidas e as contrutoras americanas não deixam ir america latina para as maos dos chineses e já agora mota engil a 3 euros será cara se calhar os chineses são lorpas \:D/ \:D/ \:D/
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2021 8:25

forza algarve Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa


E. Esta notícia fabulosa de quando é??


É de hoje...

E estava na cara que havia minoritários que não se iam ficar com a desastrosa diluição que iam ter.

Então chega um player novo, compra só ao acionista principal a um preço de 3 euros uma participação de mais de 20% e depois vão os dois promover um AC em que colocam as percentagens como querem, ao preço que querem? E se fosse aos tais 1,40-1,60, os outros ficavam-se...?

O engraçado é que o comunicado da Mota previa que ia tudo abaixo se se concluísse em algum momento pela obrigatoriedade de OPA... e estando a CMVM atenta...

O que a meu ver é positivo para todos os minoritários (para isso é que há regulador...), como este minoritário que não se ficou, excepto num pequeno e importante ponto... se isto falhar, quem vai meter o dinheirinho que a Mota precisa para respirar bem no meio da pandemia? É que os chineses iam ao AC numa grande proporção das novas ações, a Mota idem com o dinheiro que recebeu pelos 20 e tal %, e se houver necessidade de Opa e o negócio ruir, quem mete o cash? :shock:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 19/2/2021 1:44

Àlvaro Escreveu:Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa


E. Esta notícia fabulosa de quando é??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/2/2021 1:22

Àlvaro Escreveu:Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa


Álvaro, Álvaro,
A decepção com o meu herói, a minha luz, o farol que alumiava os dias ainda me atormenta...
Pois que hei-de eu fazer agora contra os ursos, essa turba,
Sozinho, sem apoio, sem argumentos, sem nada
Turba, turba nefasta. E eu sem sequer um turbo...

:mrgreen:

Com o negócio a poder ir abaixo, agora é que vai ser subir (sempre foi dito que se os reguladores não aceitassem e impusessem uma opa, lá se ia a brincadeira...)!

PS vejo-te mais flexível, a acompanhar o que o mercado dá. Parabéns
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/2/2021 1:08

Ai, Trend, trend, tantas vezes que eu te disse: vem dar uma voltinha na minha lambreta...

https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... ras-da-opa
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/2/2021 23:47

Trend, espero que tenhas percebido como está a funcionar a geringonça. Amanhã já sabes para onde vai a projeção, saiu para o lado contrário daqueles que esperavas. A minha entrada curta foi com o olho ali ligeiramente abaixo de 3900. Agora é norte outra vez e a Mota lá vai. Quem acreditou que cairia amanhã terá de fechar e o melhor será começarem logo pela fresca que de manhã é que se começa o dia. Então no teu entender um touro é um touro cego? A sério: uma dica dessas do Citi (ou de outro banco equivalente) leva sempre a carradas de vendas, seri tonto se não aproveitasse para vender e para meter um ferro curto no touro. E até foi uma bela tourada. Atenção que para além da gasolina ainda deu para meter pneus novos para subidas mais pronunciadas. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 18/2/2021 17:59

trend=friend Escreveu:Álvaro, não cessas de surpreender!!!

Então sempre numa diatribe contra os curtos, os shorts isto, os ursos aquilo... e abrimos o tópico na esperança de algum conforto contra essa terrível corja de especuladores, e descobrimos que não só abriste um put, mas um turbo put!!?? :lol:

E com uma agilidade comparável aos mais implacáveis algos dos mais poderosos hedge funds, já o fechaste num ápice, sem dó nem piedade??!! 8-)

:wink:


:lol: :clap: :lol:
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por reditt caralhop » 18/2/2021 17:18

este forum está a tornar-se um MUST :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 11/2/2021 17:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/2/2021 17:06

trend, eu estou bul desde os 3400 onde entrei num turbo call que muita alegria me deu. Vê lá tu desde quando... mas estar bull não é exatamente ser parvo. Então achas que depois do Citi ter dito o que disse não haveria vendas? Claro que comprei a 6 e vendi a 8 e picos! Sempre dá para a gasolina. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot], hbsilva, pauljr1975 e 389 visitantes