Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 17:22

fjcbolsa Escreveu:Não quer dizer que isto não vá para baixo :?: média móveis com padrão parecido :?:
Mas enquanto o gráfico mensal aguentar até 2,18€. (m20 meses) :-k


Esses 4.50 euros são o quê ? Vela fantasma ou projecção ?

Este ano com a expectativa de receber um dividendo de 6%, que considero bom, até para condições operacionais da empresa , o máximo que mercado conseguiu foi atingir 2.70 euros .

AGora que passou o dividendo, os resultados são a fraqueza já descrita, a meu ver até final de Outubro e provavelmente até final do ano chegar aos 2.70 sem dividendo , nem em sonhos , e para mim ainda vai visitar valores bem abaixo dos 2.30 euros .

Agora dividendo para voltar a impulsionar o titulo só daqui a 1 ano. Em meados do próximo ano se distribuírem dividendo favorável talvez possa voltar aos 2.70 - 3 euros .

Ou se descobrirem mina de diamantes , não á fazer obras no valor de 1.200 milhões e lucrar 5 milhões que titulo poderá ter subida estratosférica.

Mas claro isto é a minha opinião , para a semana até podem lançar uma OPA a um preço louco que ninguém previu.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 17:21

EAGLETRADER20 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:A cotada tem andado a vender boas empresas para obter bons ganhos e encaixes financeiros .
Não conheço o pormenor para saber se deriva na posição nessas empresas .

Mas quando se começam a vender os aneis obviamente estamos a prescindir de resultados futuros .
Não sei será essa a causa mas poderá estar relacionado na consolidação dessas empresas .


Pelo que vejo neste semestre não venderam nada, e amortizaram 90 milhões da dívida. Isso não é bom?


Tenho ideia de ter lido que em Janeiro encaixaram uma pipa de massa com venda da ascendi , pode ter servido esse encaixe para amortizar a divida.
Mas claro que penso que ainda ficaram com uma parte da empresa e deve estar na consolidação com uma parte pequena .
Mas depois obviamente na consolidação vai prescindir da maior parte do lucro da empresa .

"Negócio fechado. Mota-Engil e Novo Banco repartem 384 milhões pela Ascendi


25.01.2017 às 19h09"

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-0 ... la-Ascendi


Reduzir a divida é bom .

Agora continua com uma divida de 1.000 Milhões , e isso tem um grande custo financeiro que depois come os resultados todos .

E como vai continuar a amortizar divida de 1.000 milhões ?

É com resultados de 5 milhões ?

Para mim o problema é :

Distribui dividendos enormes com resultados operacionais minúsculos .
Vende empresas e depois tem menos resultados futuros .
Tem divida gigante e não é a gerar 5 milhões lucros que vai baixando divida de 1.000 milhões
É preciso gerar resultados elevados para pagar dividendos e amortizar divida , resultados extraordinários têm limites , nem sei o que têm mais para vender com ganhos .
Não vejo resultados operacionais futuros para isso tudo

Pelo menos há 3 anos que resultados operacionais são minúsculos ou negativos e não vejo isso como sustentavel


Eagle, esotu no trabalho pelo que so consigo vir de vez em quando largar umas farpas, não consigo analisar as coisas que não estou habituado assim nos 5 minutos da pausa, mas pelo que percebi do quadro de resultados, se a mota tivesse vendido alguma coisa teria que aparecer, mesmo que tivesse sido para amortizar dívida, pois nesse ponto também teria que lá aparecer, mas com sinal negativo. Ou seja, o que vejo é um traço (zero) nas vendas de empresas (aneis, whatever) e -90 milhões na amortização de dívida.

Ou seja, porque colocas esta questão? :arrow:
Tem divida gigante e não é a gerar 5 milhões lucros que vai baixando divida de 1.000 milhões


Então mas não amortizou 90 milhões? Porque falas nos 5 milhões? Esses 5 milhões são para dividendos, os 90 milhões é que foram para amortizar dívida... Ou não?

-------------

Quanto ao gráfico, fechou de facto abaixo da LTD que tenho traçada, mas o suporte dos 2,30 também está forte e a aguentar. É uma questão de esperar para ver onde vai o preço. Aa vela foi verde e com forte volume, foi. Mas reconheço que as quedas ao longo do dia lhe retiram optimismo.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 30/8/2017 17:09

Não quer dizer que isto não vá para baixo :?: média móveis com padrão parecido :?:
Mas enquanto o gráfico mensal aguentar até 2,18€. (m20 meses) :-k
Anexos
Mota M.png
Mota M.png (112.71 KiB) Visualizado 5998 vezes
Editado pela última vez por fjcbolsa em 30/8/2017 17:44, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 16:42

Johny Robaz, pela manhã a vela era promissora , mas no meu gráfico fechou novamente na LTD sem a ultrapassar com consistência .
Não acredito que vá subir muito acima da mesma . E os 2.52-2.55 são para mim resistência de ferro ( Se conseguisse ultrapassar a LTD).

Hoje todos sabem o que o mercado espera do gráfico . A maioria já só olha para o gráfico e tem uma visão simples do mesmo e espera mais ou menos o mesmo .
Não basta olhar para o gráfico.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 16:32

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:A cotada tem andado a vender boas empresas para obter bons ganhos e encaixes financeiros .
Não conheço o pormenor para saber se deriva na posição nessas empresas .

Mas quando se começam a vender os aneis obviamente estamos a prescindir de resultados futuros .
Não sei será essa a causa mas poderá estar relacionado na consolidação dessas empresas .


Pelo que vejo neste semestre não venderam nada, e amortizaram 90 milhões da dívida. Isso não é bom?


Tenho ideia de ter lido que em Janeiro encaixaram uma pipa de massa com venda da ascendi , pode ter servido esse encaixe para amortizar a divida.
Mas claro que penso que ainda ficaram com uma parte da empresa e deve estar na consolidação com uma parte pequena .
Mas depois obviamente na consolidação vai prescindir da maior parte do lucro da empresa .

"Negócio fechado. Mota-Engil e Novo Banco repartem 384 milhões pela Ascendi


25.01.2017 às 19h09"

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-0 ... la-Ascendi


Reduzir a divida é bom .

Agora continua com uma divida de 1.000 Milhões , e isso tem um grande custo financeiro que depois come os resultados todos .

E como vai continuar a amortizar divida de 1.000 milhões ?

É com resultados de 5 milhões ?

Para mim o problema é :

Distribui dividendos enormes com resultados operacionais minúsculos .
Vende empresas e depois tem menos resultados futuros .
Tem divida gigante e não é a gerar 5 milhões lucros que vai baixando divida de 1.000 milhões
É preciso gerar resultados elevados para pagar dividendos e amortizar divida , resultados extraordinários têm limites , nem sei o que têm mais para vender com ganhos .
Não vejo resultados operacionais futuros para isso tudo

Pelo menos há 3 anos que resultados operacionais são minúsculos ou negativos e não vejo isso como sustentavel
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 30/8/2017 16:27

Poderá estar relacionado com necessidades de tesouraria e abate de dívida.
Os clientes (público) tende a pagar muito tarde (não é só tradição em Portugal). E os ordenados, materiais, gasóleo, etc, tem um PMP bem mais reduzido.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 16:24

EAGLETRADER20 Escreveu:A cotada tem andado a vender boas empresas para obter bons ganhos e encaixes financeiros .
Não conheço o pormenor para saber se deriva na posição nessas empresas .

Mas quando se começam a vender os aneis obviamente estamos a prescindir de resultados futuros .
Não sei será essa a causa mas poderá estar relacionado na consolidação dessas empresas .


Pelo que vejo neste semestre não venderam nada, e amortizaram 90 milhões da dívida. Isso não é bom?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 16:08

A cotada tem andado a vender boas empresas para obter bons ganhos e encaixes financeiros .
Não conheço o pormenor para saber se deriva na posição nessas empresas .

Mas quando se começam a vender os aneis obviamente estamos a prescindir de resultados futuros .
Não sei será essa a causa mas poderá estar relacionado na consolidação dessas empresas .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 30/8/2017 15:51

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:" Interesses que não controlam " , são conceitos contabilísticos , relevados em consolidação financeira grupos empresariais e demasiado complexos para serem aqui descriminados e a sua complexidade descrita.


Epa... mas é assim tão complexo? Não há mesmo uma forma de usar um exemplo do que isso seja?

De qualquer forma, se uma empresa tiver 40 milhões de lucros e usar 35 desses para investir em melhorias de produtividade (não estou a dizer que seja o caso), pode dizer-se que o lucro foi só 5 milhões porque só isso é que vai para o bolso do accionista?


Não, o lucro aí seria de 40M.
Lucros de Interesses que não controlam são basicamente a quota parte dos lucros que não pertence à empresa que estás a analisar (por exemplo, no caso de uma subsidiária em que 40% do capital pertença a terceiros 40% desses lucros são de interesses que não controlam)

Edit: neste caso as subsidiarias que dão mais lucro serão partilhadas e as que dão prejuízo serão maioritariamente detidas a 100%... Daí que a empresa tenha apenas 5M de lucro mas os minoritários tenham 35M... A parte dos lucros da mota nessas sociedades partilhadas foi comida por prejuízo em entidades detidas a 100% (possivelmente será por causa da dívida na holding, mas teria que ir ler)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 15:33

Sim neste caso a maior parte dos lucros da totalidade da consolidação financeira de empresas , pertencerá a outras entidades que não a MOTA ENGIL.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 15:30

EAGLETRADER20 Escreveu:Johny Robaz ,

Interesses que não controlam

Muito simplificadamente
Representam a quota parte dos accionistas minoritários no capital próprio ajustado e nos resultados das subsidiarias .
Não se aplica a acionistas minoritários da sociedade mae .

Depois existem a quota parte pertencente no capital próprio e resultados .

Na consolidação de grupos empresariais o apuramento de resultados é feito pela consolidação global , sendo os resultados do grupo de empresas, que podem ser inúmeras, e consolidados na totalidade .
Mas depois aos resultados finais têm que ser retirados a quota parte dos valores que pertencem ao capital minoritário detido por outras entidades .
O lucro dessas participações tem que ser retirado do lucro da nossa empresa , pois não nos pertence, mas sim a entidades minoritarias , que não são a nossa empresa e não fazem parte do balanço da nossa empresa .

Penso que isto é o mais simplificado possível.
Depois a consolidação em si é muito complexa e tem muitas regras e princípios contabilísticos


Basicamente a maior parte dos lucros são lucros de empresas das quais a Mota Engil é accionista?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 30/8/2017 15:28

Tem a ver com empresas que, neste caso, a Mota Engil possui mas não controla.

Apenas acho estranho o desfasamento face a anos anteriores mas deve ser as entidades que andou a vender. (acho um desfasamento muito grande, ainda assim)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 15:22

Johny Robaz ,

Interesses que não controlam

Muito simplificadamente
Representam a quota parte dos accionistas minoritários no capital próprio ajustado e nos resultados das subsidiarias .
Não se aplica a acionistas minoritários da sociedade mae .

Depois existem a quota parte pertencente no capital próprio e resultados .

Na consolidação de grupos empresariais o apuramento de resultados é feito pela consolidação global , sendo os resultados do grupo de empresas, que podem ser inúmeras, e consolidados na totalidade .
Mas depois aos resultados finais têm que ser retirados a quota parte dos valores que pertencem ao capital minoritário detido por outras entidades .
O lucro dessas participações tem que ser retirado do lucro da nossa empresa , pois não nos pertence, mas sim a entidades minoritarias , que não são a nossa empresa e não fazem parte do balanço da nossa empresa .

Penso que isto é o mais simplificado possível.
Depois a consolidação em si é muito complexa e tem muitas regras e princípios contabilísticos
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 15:07

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:" Interesses que não controlam " , são conceitos contabilísticos , relevados em consolidação financeira grupos empresariais e demasiado complexos para serem aqui descriminados e a sua complexidade descrita.


Epa... mas é assim tão complexo? Não há mesmo uma forma de usar um exemplo do que isso seja?

De qualquer forma, se uma empresa tiver 40 milhões de lucros e usar 35 desses para investir em melhorias de produtividade (não estou a dizer que seja o caso), pode dizer-se que o lucro foi só 5 milhões porque só isso é que vai para o bolso do accionista?



Quem tiver feito uma cadeira pratica de consolidação financeira de grupos empresariais ou tiver feito consolidação de grandes grupos de empresas terá ideia da complexidade dessas matérias. Envolve inúmeros conceitos e consolidações contabilísticas complexas , mas depois vou tentar fazer uma descrição simplificada dos INC

Não esse dinheiro não pode ser usado, nem fica acumulado nas contas da empresa , mas depois tento fazer uma descrição.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 15:02

EAGLETRADER20 Escreveu:" Interesses que não controlam " , são conceitos contabilísticos , relevados em consolidação financeira grupos empresariais e demasiado complexos para serem aqui descriminados e a sua complexidade descrita.


Epa... mas é assim tão complexo? Não há mesmo uma forma de usar um exemplo do que isso seja?

De qualquer forma, se uma empresa tiver 40 milhões de lucros e usar 35 desses para investir em melhorias de produtividade (não estou a dizer que seja o caso), pode dizer-se que o lucro foi só 5 milhões porque só isso é que vai para o bolso do accionista?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 14:50

" Interesses que não controlam " , são conceitos contabilísticos , relevados em consolidação financeira grupos empresariais e demasiado complexos para serem aqui descriminados e a sua complexidade descrita.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 14:47

O resultado foram 40 Milhões .

35 Milhões pertencentes á rubrica " Interesses que não controlam" derivado da consolidação financeira de grupos empresariais .

Esses 35 milhões não têm relevância na atribuição direta ao Grupo pois não irão ficar imputados aos valores acumulados da cotada

Os resultados diretamente atribuídos ao GRUPO e diretamente imputáveis ás contas da cotada e diretamente acumulados como riqueza para os acionistas são somente 5 milhões

Esses 5 milhões são a única coisa que fica disponível na empresa para distribuição como resultado aos acionistas.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 14:46

SFT Escreveu:O resultado não foram 5 milhões.

Gostava que alguém sério comentasse a página 15 do Relatório e Contas semestral, sff.

Sobretudo a atribuição do Resultado Líquido do Exercício.


Fiquei curioso e fui buscar para aqui essa página. Dirias que são 39 milhões em vez de 5? Eu tenho dificuldade em ler estes documentos mas gostava de ir aprendendo aos poucos. Abateram também 90 milhões na dívida?
Anexos
egl.jpg
egl.jpg (150.56 KiB) Visualizado 6459 vezes
Editado pela última vez por JohnyRobaz em 30/8/2017 14:48, num total de 1 vez.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 30/8/2017 14:41

O resultado não foram 5 milhões.

Gostava que alguém sério comentasse a página 15 do Relatório e Contas semestral, sff.

Sobretudo a atribuição do Resultado Líquido do Exercício.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 30/8/2017 12:30

Os resultados foram maus na perspetiva que uma empresa que fatura mais de 1000 milhões não pode apenas ter 5 milhões de resultado líquido.
Agora, dizer que foram Idênticos ao esperado pelas casas de Investimento já é outra conversa. Nem uma casa de investimento apontou para este resultado, sugeriam todas resultados bem piores, algumas até um resultado líquido negativo. E nesse aspecto foi melhor que o esperado. Reduziu um bom bocado a dívida. A carteira de encomendas lá segue robusta.
Estou bem mais otimista do que estava antes da apresentação de resultados. Mas quero ver mais? Claro que sim.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 30/8/2017 11:37

Continuo a ver uma bandeira, e continuo a apostar nos 3 euros ainda este ano.

Vamos esperar para ver.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 11:36

Só poderei explicitar os argumentos simples visíveis para toda a gente . Nunca irei explicitar todas as variáveis depois implícitas no pensamento, até para não escrever testamentos .

Mas o que interessa para mim é EU perceber se a minha analise está correta e se vou lucrar com isso no futuro.

O resto é só partilha como todos o fazem e faz parte de dezenas de opiniões . É só mais uma opinião como as outras .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/8/2017 11:36

A humildade é o primeiro passo para se triunfar no mercado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 11:28

EAGLETRADER20 Escreveu:Johny Robaz , eu percebo a visão gráfica explicitada e a visão que a vela de hoje é positiva se fechar nestes níveis a quebrar a LTD.

Mas eu não me tenho enganado tantas vezes como isso nas analises de medio prazo, ( Talvez um pouco na fase eufórica do mercado, porque sou racional e euforias extrapolam um pouco a realidade ).

Mas eu tento estar sempre um passo á frente na analise e tento perceber o que todo o mercado está a ver quando olha para o gráfico.

Hoje todos olham para o gráfico e tiram quase as mesmas conclusões e os grandes fundos e investidores também conhecem bem a analise gráfica ou alguém que o faça por eles.

POr isso eu tento perceber o que o mercado está a ver no gráfico, e um pouco mais á frente.

Há uns tempos disse que esta cotada não voltava a ultrapassar os 2.52 e nunca mais o fez desde ai.

Por isso apesar de perceber o otimismo no intraday de hoje , mantenho a minha analise :

Penso poderá não ultrapassar os 2.52 Resistencia atual
Penso que provavelmente deverá quebrar os 2.30 para valores bastante inferiores nos próximos 2 meses


Entendo o que dizes, mas essa visão à frente que dizes que tens, tens que a argumentar com algo que nós consigamos ver, não é dizer: "a vela está a rebentar com a LTD, mas EU ACHO que não irá mais acima". O que quero saber é o que no gráfico te diz isso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 11:10

Johny Robaz , eu percebo a visão gráfica explicitada e a visão que a vela de hoje é positiva se fechar nestes níveis a quebrar a LTD.

Mas eu não me tenho enganado tantas vezes como isso nas analises de medio prazo, ( Talvez um pouco na fase eufórica do mercado, porque sou racional e euforias extrapolam um pouco a realidade ).

Mas eu tento estar sempre um passo á frente na analise e tento perceber o que todo o mercado está a ver quando olha para o gráfico.

Hoje todos olham para o gráfico e tiram quase as mesmas conclusões e os grandes fundos e investidores também conhecem bem a analise gráfica ou alguém que o faça por eles.

POr isso eu tento perceber o que o mercado está a ver no gráfico, e um pouco mais á frente.

Há uns tempos disse que esta cotada não voltava a ultrapassar os 2.52 e nunca mais o fez desde ai.

Por isso apesar de perceber o otimismo no intraday de hoje , mantenho a minha analise :

Penso poderá não ultrapassar os 2.52 Resistencia atual
Penso que provavelmente deverá quebrar os 2.30 para valores bastante inferiores nos próximos 2 meses
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Arlos, Bar38, Bing [Bot], Cem pt, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, psandrade e 136 visitantes