Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Com o Citi a carregar como carregou, metade da posição vendida e reforço do turbo put no nasdaq.
Mas tu segues a Citi?? Tas muito errado
- Mensagens: 1978
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com o Citi a carregar como carregou, metade da posição vendida e reforço do turbo put no nasdaq.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami, não te assustes, o Citi não falou da Mota, falou do mercado americano que considera que terá se corrigir entre 10 a 20% e que lá para o final do ano talvez entre 3800 e 4000. Ora, assim que surgiu a notíci zás um turbo Put no nasdaq 100 que é mais caro deles todos. Agora é deixar correr o marfim. Eu via uma retração ligeiramente abaixo de 3900, mas assim... com esta recomendação talvez venha a 3700, mas... a Mota não a estaciona clato, é para continuar a visgem até ao tal aumento de capital. A construção mesmo com pandemia continuoi a mexer e bem. A sério, o Citi nada diz das ações europeias e de facto estão a desconto face às americanas.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Olá Álvaro, qual é a fonte disso, e em que se baseia essa "recomendação"? Nem no refinitiv me aparece nada.
- Mensagens: 367
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O Citi decidiu dar hoje uma ajuda aos ursos que estavam a ficar depenados. Para defender a Mota abri uma posição curta no Nasdaq. O que o Citi diz é que vai cair pelo menos 10%, ora, pelas minhas contas, mesmo que a Mota venha a 1.40 recupero no Turbo a retração da Mota.
Mas o Citi nada diz das ações europeias... vamos ver se é desta que tiram algum do esticado Nasdaq e o fazem passar por cá. Bem, se lhes der na cabeça arrebitar para 4000, aí levo pela cabeça, mas é um cenário agora pouco provável. A recomendação do Citi leva muita gente.
Mas o Citi nada diz das ações europeias... vamos ver se é desta que tiram algum do esticado Nasdaq e o fazem passar por cá. Bem, se lhes der na cabeça arrebitar para 4000, aí levo pela cabeça, mas é um cenário agora pouco provável. A recomendação do Citi leva muita gente.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esperemos que sim Alvaro.
Ontem foi preciso nervos de aço. Tudo a entregar desde os 1,48.
Hoje trocou as voltas a quem não acreditou. Está lá todo o potencial...
Ontem foi preciso nervos de aço. Tudo a entregar desde os 1,48.
Hoje trocou as voltas a quem não acreditou. Está lá todo o potencial...
- Mensagens: 241
- Registado: 14/12/2014 20:38
Re: Mota Engil - Tópico Geral
1.448 passou a suporte. Será isso?
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O gráfico da Mota volta a estar interessante, com uma pequena resitência acima de 1.50, a Mota, se os americanos ajudarem, pode ir a 1.90.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
De novo em cima do veículo. Pode corrigir se o Spx não for direto a 4000 pontos, isso pode acontecer, mas quando há fé numa viagem...
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:António, o que dizes é verdade, mas se o mercado corrigir (e com os 4000 logo ali o mercado pode dar um trambolhão) a Mota não vai para cima. O objetivo é 1.52, mas se a correção entrar a sério a Mota dá meia volta.
E. Porque o mercado deveria corrigir se entre vacinas e dinheiro dos USA e UE a recuperação está chegando
- Mensagens: 1978
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
António, o que dizes é verdade, mas se o mercado corrigir (e com os 4000 logo ali o mercado pode dar um trambolhão) a Mota não vai para cima. O objetivo é 1.52, mas se a correção entrar a sério a Mota dá meia volta.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Boa Alvaro.
Não esquecer que a Mota está de certa forma ligada ao grande projeto do Hidrogenio.
Além de ganhar tudo o que são grandes obras em portugal,tem 40% da Martifer, que juntamente com a EDP, Galp, Ren , Vestas e Engie são candidatas a ganhar o concurso do H2Sines
Não esquecer que a Mota está de certa forma ligada ao grande projeto do Hidrogenio.
Além de ganhar tudo o que são grandes obras em portugal,tem 40% da Martifer, que juntamente com a EDP, Galp, Ren , Vestas e Engie são candidatas a ganhar o concurso do H2Sines
- Mensagens: 241
- Registado: 14/12/2014 20:38
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Nºao foi lá num primeiro arranque e como o mercado vai entrar em indecisão metade da posisão vendida para retomar mais abaixo. Se a Mota vencer a indecisão total do mercado a restante posição fica para o objetivo 1.52.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
António, é assim que funciona, agora também aqueles que ainda não tinham percebido que Trump tinha perdido as eleições aproveitam e fecham também posições curtas. Resultado? Objetivo que é ligeiramente acima de 1.50.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os ursos estão encurralados! é deixá-los chiar.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
António Vieira isso para mim é irrelevante, tenho como verdadeiro o intervalo 1.40 - 1.60, sendo que a este preço e atendendo a quem vai ao aumento e com o apetite que vai será certamente uma boa aposta. Agora repara que há luta ali em 1.42, se passar 1.43 faz de novo uma ida a 1.52.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pena não arrancar mesmo....
Já agora, o ajuste do preço pós AC como se calcula? Alguém aqui atrasado respondeu me que, se estiver a 2, 00 antes do AC, ajusta para 1,58.
Como se chega a este valor?
337,500 M /227,500 M = 1,42
2 - 0,42= 1,58
Descontam - se 42 cêntimos?
Já agora, o ajuste do preço pós AC como se calcula? Alguém aqui atrasado respondeu me que, se estiver a 2, 00 antes do AC, ajusta para 1,58.
Como se chega a este valor?
337,500 M /227,500 M = 1,42
2 - 0,42= 1,58
Descontam - se 42 cêntimos?
- Mensagens: 241
- Registado: 14/12/2014 20:38
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vamos ver se é desta que 1.40 passa mesmo a chão de betão. Parece-me ser essa a vontade do mercado.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quando o Goya escreveu isso estava convencido que a bolsa iria desabar, mas a bolsa não é o que nós queremos, infelizmente. Não só não desabou como vamos com força para cima e, portanto, quem abriu posições curtas irá fechar talvez mesmo na abertura, antes que ela faça o tal movimento a caminho de 1.52. O gráfico aponta para lá e a mota está confortavelmente estacionada na diagonal ascendente. É bem provável que faça esse movimento aproveitando o feriado do lado de lá,
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:Já sobe 0.8% para 1.43! É agora que dispara!
Alvaro, serias tao gentil de nos dizer a todos qual a % de posiçoes curtas na Mota que poderao fazer o preço disparar? Entendo pelas tuas palavras que pode aqui haver um short squeeze de proporçoes biblicas.
Diz_PARA !
Os " bastidores " á que sabem ! Aventei ,o ano passado, sobre concurso, de Porto a construir, perto de Israel em que os Chineses, também querem !!!??? Daí talvez, esta entrada, na Mota !? Hipóteses, vagas
SAi, contudo estou a Zeros !
Re: Mota Engil - Tópico Geral
AconÆança na capacidade da
Mota-Engil tem sido fundamental”.
“Num ano tão exigente como foi
2020, conseguir alcançar uma
carteira de encomendas superior a
seis mil milhões de euros, o recorde
histórico do grupo, foi o resultado
de um trabalho que envolveu o
estudo de projectos para
desenvolver as melhores propostas
técnicas e competitivas como
também identiÆcar as soluções
Ænanceiras mais adequadas a cada
projecto”, refere a mesma fonte. A
Mota-Engil sublinha ainda o facto de
a empresa ter conseguido assegurar
“o apoio de bancos nacionais e
internacionais associados a uma
colaboração cada vez mais
relevante das entidades
multilaterais e das agências de
crédito à exportação”,
acrescentando que estas “têm sido
muito importantes para a
credibilização de projectos em
diversos mercados e para a entrada
de bancos de diferentes
nacionalidades”. Na última
apresentação de resultados, do
primeiro semestre de 2020, a
Mota-Engil comunicou ao mercado
uma dívida líquida de 1284 milhões
de euros, atingindo um rácio de 3,4
vezes o EBITDA.
Na última apresentação de
resultados, a construtora liderada
por Gonçalo Moura Martins já se
revelava optimista com o
desempenho que o continente
europeu começava a revelar na
carteira de encomendas do grupo,
apesar de ter apenas 21% de quota,
muito longe dos 47% assegurados
por África e dos 32% assegurados
pelos países da América Latina.
No Ænal do ano, o negócio
europeu deverá apresentar um
crescimento relevante, fruto de
mercados como a Polónia, onde no
primeiro semestre conseguiu um
crescimento de 62%. O contrato
para a construção de 15,2km da
auto-estrada Kosztowy –
Bielsko-Biala. O projecto foi
anunciado em Maio por 230
milhões de euros, mas a Mota-Engil
detém apenas 50% deste consórcio.
Também o maior dinamismo do
mercado de obras públicas em
Portugal, onde se veriÆcaram em
Novembro e Dezembro algumas
adjudicações, nomeadamente na
ferrovia, poderão permitir melhorar
o peso da empresa num mercado
dominado por rivais espanholas. A
Mota-Engil está muito conÆante no
plano de recuperação europeu que
deverá alocar 15 mil milhões de
euros a Portugal, com uma parte
relevante para projectos de
infra-estruturas.
Mota-Engil tem sido fundamental”.
“Num ano tão exigente como foi
2020, conseguir alcançar uma
carteira de encomendas superior a
seis mil milhões de euros, o recorde
histórico do grupo, foi o resultado
de um trabalho que envolveu o
estudo de projectos para
desenvolver as melhores propostas
técnicas e competitivas como
também identiÆcar as soluções
Ænanceiras mais adequadas a cada
projecto”, refere a mesma fonte. A
Mota-Engil sublinha ainda o facto de
a empresa ter conseguido assegurar
“o apoio de bancos nacionais e
internacionais associados a uma
colaboração cada vez mais
relevante das entidades
multilaterais e das agências de
crédito à exportação”,
acrescentando que estas “têm sido
muito importantes para a
credibilização de projectos em
diversos mercados e para a entrada
de bancos de diferentes
nacionalidades”. Na última
apresentação de resultados, do
primeiro semestre de 2020, a
Mota-Engil comunicou ao mercado
uma dívida líquida de 1284 milhões
de euros, atingindo um rácio de 3,4
vezes o EBITDA.
Na última apresentação de
resultados, a construtora liderada
por Gonçalo Moura Martins já se
revelava optimista com o
desempenho que o continente
europeu começava a revelar na
carteira de encomendas do grupo,
apesar de ter apenas 21% de quota,
muito longe dos 47% assegurados
por África e dos 32% assegurados
pelos países da América Latina.
No Ænal do ano, o negócio
europeu deverá apresentar um
crescimento relevante, fruto de
mercados como a Polónia, onde no
primeiro semestre conseguiu um
crescimento de 62%. O contrato
para a construção de 15,2km da
auto-estrada Kosztowy –
Bielsko-Biala. O projecto foi
anunciado em Maio por 230
milhões de euros, mas a Mota-Engil
detém apenas 50% deste consórcio.
Também o maior dinamismo do
mercado de obras públicas em
Portugal, onde se veriÆcaram em
Novembro e Dezembro algumas
adjudicações, nomeadamente na
ferrovia, poderão permitir melhorar
o peso da empresa num mercado
dominado por rivais espanholas. A
Mota-Engil está muito conÆante no
plano de recuperação europeu que
deverá alocar 15 mil milhões de
euros a Portugal, com uma parte
relevante para projectos de
infra-estruturas.
- Mensagens: 1978
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O ano de 2020 vai Æcar na história
como aquele em que uma
pandemia varreu o mundo,
trazendo impactos severos em
termos sanitários, sociais e
económicos em todo o mundo. Mas,
na já longa história da Mota-Engil,
que vai assinalar este ano o seu 75.º
aniversário, o ano passado vai Æcar
marcado também por ter
conseguido fechar a maior carteira
de encomendas de sempre, com
cerca de seis mil milhões de euros.
Esta dinâmica comercial da
empresa, que trabalha
simultaneamente em três
continentes, acabou por dar o mote
ao anúncio, feito já em Janeiro deste
ano, daquele que é até agora o seu
maior contrato de sempre: 1860
milhões de euros para fazer uma
ligação ferroviária de 370
quilómetros entre a Nigéria e o seu
vizinho Níger. Foi também dos mais
rápidos a chegar simbolicamente ao
terreno: na passada terça-feira, o
ministro dos Transportes nigeriano
assinalava o lançamento da
primeira pedra da futura estação de
Makira, no estado de Katsina. O
contrato celebrado entre a
Mota-Engil e Ministério dos
Transportes da Nigéria inclui o
projecto, a contratação, a
construção e o Ænanciamento da
linha férrea, que tem o extenso
nome de forma a nele caberem
todas as importantes cidades onde
terá estações: “Kano-Danbatta-
-Kazaure-Daura-Mashi-Katsina-
Jibiya-Maradi”, com uma ligação a
Dutse. Maradi é a estação que Æca
do outro lado da fronteira, já na
República do Níger. Na cerimónia
de lançamento da obra, Manuel
Mota, neto do fundador da empresa
e responsável pela Mota-Engil
África, disse que, quando estivesse
o Ænanciamento aprovado e
concluído, as obras podem demorar
36 meses.
A questão do Ænanciamento traz
também algumas novidades, como
assinalou a Bloomberg quando
noticiou o lançamento desta obra:
este é também o primeiro projecto
em África que não é impulsionado
por empresas de construção e
bancos chineses, e que vai contar
com Ænanciamento europeu. Este
contrato ferroviário vai obrigar o
grupo português a construir
também um hospital no âmbito da
responsabilidade social que quer
dar ao projecto.
Ainda sem ter Ænalizado as
questões formais que vai colocar
uma das maiores empresas estatais
chinesas, a CCCC — China
Communications Construction
Corp, com uma posição de 30% no
capital do grupo, a Mota-Engil não
se quer pronunciar sobre a
importância deste parceiro na
obtenção e no Ænanciamento destes
contratos. Fonte oÆcial do grupo
refere apenas que o projecto
conseguiu o envolvimento de
entidades Ænanceiras de muitos
países, o que demonstra “a
atractividade do projecto e a
credibilidade das entidades que o
irão executar”. As entidades
Ænanceiras que estão a coordenar a
estruturação de Ænanciamento do
projecto são o Credit Suisse, o
banco promocional alemão KfW e o
AFC — African Finance Corporation.
Segundo a mesma fonte do
grupo, o projecto “mereceu um
acompanhamento de três anos e
um profundo envolvimento técnico
e Ænanceiro”, com o propósito de
encontrar as melhores soluções
“para dotar o Estado nigeriano de
uma infra-estrutura eÆciente",
como aquele em que uma
pandemia varreu o mundo,
trazendo impactos severos em
termos sanitários, sociais e
económicos em todo o mundo. Mas,
na já longa história da Mota-Engil,
que vai assinalar este ano o seu 75.º
aniversário, o ano passado vai Æcar
marcado também por ter
conseguido fechar a maior carteira
de encomendas de sempre, com
cerca de seis mil milhões de euros.
Esta dinâmica comercial da
empresa, que trabalha
simultaneamente em três
continentes, acabou por dar o mote
ao anúncio, feito já em Janeiro deste
ano, daquele que é até agora o seu
maior contrato de sempre: 1860
milhões de euros para fazer uma
ligação ferroviária de 370
quilómetros entre a Nigéria e o seu
vizinho Níger. Foi também dos mais
rápidos a chegar simbolicamente ao
terreno: na passada terça-feira, o
ministro dos Transportes nigeriano
assinalava o lançamento da
primeira pedra da futura estação de
Makira, no estado de Katsina. O
contrato celebrado entre a
Mota-Engil e Ministério dos
Transportes da Nigéria inclui o
projecto, a contratação, a
construção e o Ænanciamento da
linha férrea, que tem o extenso
nome de forma a nele caberem
todas as importantes cidades onde
terá estações: “Kano-Danbatta-
-Kazaure-Daura-Mashi-Katsina-
Jibiya-Maradi”, com uma ligação a
Dutse. Maradi é a estação que Æca
do outro lado da fronteira, já na
República do Níger. Na cerimónia
de lançamento da obra, Manuel
Mota, neto do fundador da empresa
e responsável pela Mota-Engil
África, disse que, quando estivesse
o Ænanciamento aprovado e
concluído, as obras podem demorar
36 meses.
A questão do Ænanciamento traz
também algumas novidades, como
assinalou a Bloomberg quando
noticiou o lançamento desta obra:
este é também o primeiro projecto
em África que não é impulsionado
por empresas de construção e
bancos chineses, e que vai contar
com Ænanciamento europeu. Este
contrato ferroviário vai obrigar o
grupo português a construir
também um hospital no âmbito da
responsabilidade social que quer
dar ao projecto.
Ainda sem ter Ænalizado as
questões formais que vai colocar
uma das maiores empresas estatais
chinesas, a CCCC — China
Communications Construction
Corp, com uma posição de 30% no
capital do grupo, a Mota-Engil não
se quer pronunciar sobre a
importância deste parceiro na
obtenção e no Ænanciamento destes
contratos. Fonte oÆcial do grupo
refere apenas que o projecto
conseguiu o envolvimento de
entidades Ænanceiras de muitos
países, o que demonstra “a
atractividade do projecto e a
credibilidade das entidades que o
irão executar”. As entidades
Ænanceiras que estão a coordenar a
estruturação de Ænanciamento do
projecto são o Credit Suisse, o
banco promocional alemão KfW e o
AFC — African Finance Corporation.
Segundo a mesma fonte do
grupo, o projecto “mereceu um
acompanhamento de três anos e
um profundo envolvimento técnico
e Ænanceiro”, com o propósito de
encontrar as melhores soluções
“para dotar o Estado nigeriano de
uma infra-estrutura eÆciente",
- Mensagens: 1978
- Registado: 25/2/2019 17:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com o índice a cair 2% é normal a Mota fazer um recuo, o suporte está em 1.36, mas 1.40 tem sido uma referência para suporte. No aumento de capital as novas ações andarão no intervalo 1.40 - 1.60. Tem havido ataques para tentar levar a ação para perto de 1, mas até agora não têm conseguidomfazê-la cair de 1.36.
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
.
Editado pela última vez por António Vieira em 14/2/2021 17:34, num total de 2 vezes.
- Mensagens: 241
- Registado: 14/12/2014 20:38
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Já começou o terreno plano que antecede a subida da montanha. Curva e contracurva lá vai a mota...
- Mensagens: 9738
- Registado: 31/5/2014 23:07
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 288 visitantes