Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 5/9/2018 17:45

DocinhoTrader Escreveu:
Sergon Escreveu:Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.


Olá Sergon,a venda parte baseada nos indicadores requerem situações especiais de mercado:

-As 3 linhas do DMI (movimento direcional) têm de sair do mesmo ponto,sendo que a linha amarela representa a força da tendência, esta tem de ser maior ou igual a 25 e em sentido crescente para inicio do movimento.
-o didi index (MMs) tem de estar em situação semelhante(agulhado) não interessando o valor numérico, a venda representa a linha vermelha a sair por cima.
-o obv confirmou rompimento do suporte em termos de saldo e volume.

Sempre que temos estas condições reunidas vem a pancada depois, em 80% das vezes.

Deixei mais 2 exemplos de agulhadas, desta vez de compra em março e setembro de 2017,depois foi o que se viu.Existem muitas mais.

Porque é que funciona?Não sei, mas estatisticamente é assim e mudou a minha forma de fazer trading.
Espero ter ajudado,um abraço.


Boas, além disso, poderemos também olhar para coisas insignificantes, nada importantes para uma empresa, digamos que, por exemplo, margens operacionais, Preço/lucro, dívida, etc. Claro que são coisas menores, toda a gente sabe que lucros não são o objectivo de uma empresa...
Mas que no futuro, a coisa poderá valer mais com a eléctrica do México, aeroporto do Ruanda, etc baseado em rendas certas e não em contratos esporádicos, incertos e não sustentáveis.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 5/9/2018 12:38

RenatormbCarvalho Escreveu:

É mais de volta aos 4€ não tarda :mrgreen:


RenatormbCarvalho,

qual é o prazo temporal para a ME estar de volta aos € 4 ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 4/9/2018 14:16

mota 0409.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 4/9/2018 14:12

Docinho Trader, o meu obrigado pela amabilidade e qualidade das tuas intervenções.

Um abrç,
Sergon
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 3/9/2018 23:12

Sergon Escreveu:Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.


Olá Sergon,a venda parte baseada nos indicadores requerem situações especiais de mercado:

-As 3 linhas do DMI (movimento direcional) têm de sair do mesmo ponto,sendo que a linha amarela representa a força da tendência, esta tem de ser maior ou igual a 25 e em sentido crescente para inicio do movimento.
-o didi index (MMs) tem de estar em situação semelhante(agulhado) não interessando o valor numérico, a venda representa a linha vermelha a sair por cima.
-o obv confirmou rompimento do suporte em termos de saldo e volume.

Sempre que temos estas condições reunidas vem a pancada depois, em 80% das vezes.

Deixei mais 2 exemplos de agulhadas, desta vez de compra em março e setembro de 2017,depois foi o que se viu.Existem muitas mais.

Porque é que funciona?Não sei, mas estatisticamente é assim e mudou a minha forma de fazer trading.
Espero ter ajudado,um abraço.
Anexos
mota.png
Semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 3/9/2018 19:25

Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 3/9/2018 11:38

A Mota revelou venda nos indicadores desde os 3.28€ e continua vendida até agora sem jeito de abrandar.Temos um suporte em Gann nos 2.53€,que quanto a mim irá ser a fronteira bull/bear.Se reagir nesta zona a probabilidade de ir para novos máximos é grande.
Anexos
mota semanal.png
semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 3/9/2018 10:19

Leitura do gráfico semanal da Mota Engil (gráfico sujeito a alteração porque foi feito por volta das 10h de segunda, 03/09)

mota.jpg
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 1/9/2018 14:16

Por momentos pensei que estava no tópico do PSI20, pois pouco ou nada aqui se discutia sobre a MOTA :-"

Aproveito para deixar um boneco do diário:
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/9/2018 12:54

Há uma notícia no caderno de economia do "Expresso" a propósito dos negócio da Mota na Argentina que não é nada positiva para a empresa.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 18:04

Por isso te meti um post de 2017 onde comentavas AQUELE momento particular. A tua perspectiva para os próximos meses era que a subida tinha terminado e era tempos de mais valias. Pelos vistos não foi.

Eu quando compro ações não é a pensar quanto elas valem hoje, mas no mínimo daqui a 1 ano.

No caso da Altri felizmente eu até comprei antes. Comprei na casa dos 4. Se as mantenho? Mantenho. Se as tivesse vendi nessa altura fazia 25% de lucro. Hoje levo 100% (e quando esteve quase a 9 ainda tinha mais). Ah e fora dividendos. Estou arrependido de não as ter vendido a 9? Nada.

Fazes isso em todas as ações? Não. No caso da Ramada por exemplo vendi grande o que investi quando foi vendida a Storax pois achei que foi um mau movimento. Apenas deixei a mais valia como investimento.

No caso da Altri, posso apenas considerar vender algumas apenas porque neste momento representa uma posição demasiado grande no meu portfolio por força de ter 3 posições com maior nível de exposição em que uma delas é a Altri e ser a maior valorização percentual das 3. Das 16 posições abertas esta já representa 20% sozinha. Tenho que reequilibrar eventualmente.

E não as vendo porque acho que hoje está tão barata como quando a comprei. Os fundamentais são dinâmicos. Não há nenhuma red flag que me faça vender. A pasta de papel pode descer 3 meses seguidos? Pode. O que me interessa é se daqui a 3 , 5 e 10 anos está a um preço maior ou igual que hoje. Não vejo razões para acreditar que não. Quanto à gestão, não tenho nada a dizer. Let the profits run.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 17:48

Sim , mas quando eu faço um comentário no mercado HOJE , refiro-me a se ao preço atual , na minha opinião as cotadas têm perspetivas de subida .

Por vezes podem subir mais que a minha expectativa , especialmente se apanharem um período de euforia , desvalorização do euro , e subida continua da pasta de papel e euforia de consolidação no setor .

Se foi uma boa subida ? foi .

Quem comprou a 5 euros fez bem ? Fez se já concretizou agora mais valias

Mas a valorização é virtual até ser concretizada .

Nada nos diz que quem comprou a 5 euros , fica com elas e daqui a 6 meses estão a 4 euros , e na realidade não tem nenhuma mais valia .


Quando faço um comentário numa acção refiro-me a se nesta altura ainda tem potencial de valorização , naõ para quem as comprou 20% abaixo .

Quem comprou abaixo tem de avaliar se vende e encaixa mais valia ou continua com o titulo.

Se ALTRI e NVG subiram bem na euforia do setor ? Subiram . Mas a euforia da consolidação do setor e subida continua do preço da pasta do papel passou e acho que o caminho nos próximos meses é para baixo .

Mas eu comento sempre as perspetivas que tenho ao dia de hoje para o potencial de valorização dos títulos , não para quem comprou há 6 meses .

Se nos próximos 2 meses , vejo nas cotadas do PSI valorização acima destes preços ? A resposta é NÃO

Espero entrar em algumas cotadas mas a valores bastantes inferiores até final de Outubro .

Se estou certo ou errado ? O mercado o dirá

Mas só corro riscos quando espero subidas das cotadas e neste momento não vejo

Para quem investir a 5 anos é indiferente qual a cotação nos próximos 2 meses
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 31/8/2018 17:42

Thestockpicker Escreveu:Repara, fui ao t´opico da Altri retirar um post teu do dia 6-11-2017. Vamos pegar nesse exemplo.

SIm , todo o mercado sabe que a empresa está num bom momento , tem bons fundamentais e lucros cresceram bem.

Agora a questão é outra , já está valorizada no máximo potencial do preço e quem está a vender agora está a fazer gordas mais valias em muito pouco tempo, é so isso.

Por isso a mesma firma que antes mandou comprar com elevado price target agora recomendação e neutral, pois considera que máximo potencial de valorização a 12 meses foi atingido.

E diga-se a bem da verdade , foi uma subida a pique , mais valias e correcção é perfeitamente normal , mesmo com bons fundamentais .

As arvores não crescem ate ao ceu



Hoje ela está a 7,96€. Na altura estava a 5,22€ (que tu consideravas o teu máximo potencial de preço). Isto dá mais de 50% de valorização. Achas que a voltas a apanhar no teu anterior preço máximo? Duvido.


Thestockpicker, não vale a pena... já várias pessoas tentaram esse exerc´ício e nao deu em nada :wall: :wall:

o homem há 2 anos que prevê uma catástrofe e mesmo assim não admite que tem perdido óptimas valorizações.

EDIT: e na dúvida, caso não exista melhor argumento, isso foi o "antigo" Eagle que escreveu :twisted:
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 17:34

Repara, fui ao t´opico da Altri retirar um post teu do dia 6-11-2017. Vamos pegar nesse exemplo.

SIm , todo o mercado sabe que a empresa está num bom momento , tem bons fundamentais e lucros cresceram bem.

Agora a questão é outra , já está valorizada no máximo potencial do preço e quem está a vender agora está a fazer gordas mais valias em muito pouco tempo, é so isso.

Por isso a mesma firma que antes mandou comprar com elevado price target agora recomendação e neutral, pois considera que máximo potencial de valorização a 12 meses foi atingido.

E diga-se a bem da verdade , foi uma subida a pique , mais valias e correcção é perfeitamente normal , mesmo com bons fundamentais .

As arvores não crescem ate ao ceu



Hoje ela está a 7,96€. Na altura estava a 5,22€ (que tu consideravas o teu máximo potencial de preço). Isto dá mais de 50% de valorização. Achas que a voltas a apanhar no teu anterior preço máximo? Duvido.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 17:23

Eu não estou chateado .

Agora não vejo motivos para neste momento estar otimista , nem vejo valorizações acima deste ponto no imediato .

Na minha opinião Papeleiras , embora sejam empresas boas , estão demasiado valorizadas e penso correm o risco de desvalorização .

Há boas empresas no PSI como GALP e Papeleiras, mas se acho que no imediato vão subir ? Não , acho que vão cair .

Se daqui a 5 anos estão a um valor superior ? Talvez

Mas o meu comentário é de valorização demasiada no imediato e quedas no curto prazo .

Se potencialmente posso comprar GALP mais adiante por 15 porque vou pagar 18 ?
Se potencialmente posso comprar MOTA a 1.60 porque vou pagar 2.90 ?

Se posso comprar potencialmente JMT a 11 porque vou pagar 13 ?

E por ai adiante

As melhores empresas estão já valorizadas acima dos fundamentais atuais e numa correcção de mercado virão visitar valores bem inferiores

Se as puder comprar a curto prazo 15% a 20% abaixo deste nível porque vou comprar agora e suportar uma desvalorização da carteira de 10-15% ?
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 17:16

Não precisas de ficar chateado. Era mesmo uma pergunta que eu tinha.

No meu caso, o meu horizonte temporal é longo. Não invisto a pensar nos últimos 10 dias ou nos próximos 10. No PSI acho que há de tudo. Desde sobrevalorizadas, a corretamente avaliadas e a subavaliadas. Lá fora idem, apesar de ser cada vez mais difícil achar as últimas.

O PSI não tem valorizado mas a minha carteira de ações nacionais tem ( e internacionais também). Claro que umas mais que outras e pontualmente algumas com prejuízos, mas isso faz parte. Em termos nacionais (todos os PSI) tenho abertas 16 posições, com níveis de risco e exposição diferentes claro, mas com retornos globais bem superiores ao retorno do PSI.

Na carteira americana estou igual ao benchmark. Na Europa não tenho essa comparação feita.

Não digo que o mercado não pode cair, mas já que me dou ao trabalho de olhar a fundo individualmente para as empresas, prefiro poupar em comissões de compra e venda e dores de cabeça.

Navigator lidera perdas? Mesmo assim está bem acima do que estava no inicio de 2017. Essa é a realidade. Dá para ver o que queremos, depende é do ângulo do qual olhamos. Essa não a tenho no Portfolio, na altura optei pela Altri. Mas mesmo que tivesse tinha sido uma boa compra.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 17:10

Este titulo é esclarecedor ?

"PSI-20 completa pior mês em mais de um ano e meio. Navigator lidera perdas e CTT brilham

A bolsa nacional encerrou em queda pela quarta sessão consecutiva, e elevou para 3,5% a descida acumulada em Agosto. Este é o pior mês para a bolsa nacional desde Janeiro de 2017. "

"Na sessão desta sexta-feira, a tendência negativa é generalizada, com os investidores a reflectirem o seu pessimismo com a escalada da disputa comercial entre Washington e Pequim. Isto depois de a Bloomberg ter noticiado ontem que o líder da Casa Branca pretende mesmo avançar com novas tarifas sobre 200 mil milhões de dólares de bens da China já na próxima semana.



Por outro lado, prolonga-se o desentendimento entre Donald Trump e a Comissão Europeia sobre as tarifas do sector automóvel. Depois de a Comissão ter mostrado disponibilidade para acabar com as taxas aduaneiras, o chefe de Estado norte-americano frisou que a proposta "não é suficientemente boa". Declarações que estão hoje a penalizar esta indústria, que é a que mais contribui para a queda do Stoxx600. "




http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques
Anexos
indices 3108.PNG
indices 3108.PNG (23.28 KiB) Visualizado 7837 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 16:56

Thestockpicker Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Esta cotada teve hoje uma forte queda de quase 5%.

Após os maus resultados tem um primeiro suporte nos 2.30 e depois no forte suporte 1.60-1.70 onde andou mais de um ano com melhores perspetivas que as atuais .

Proximos resultados só para meados de 2019

Com estes maus resultados o mais provável é descer a ladeira, sempre a acelerar , tendo um grande suporte onde andou cerca de um ano na zona 1.60.

Até lá é aguardar que o titulo vá corrigindo.

O gráfico vai sempre a medio prazo em direcção aos fundamentais e com estes resultados quase NULOS e divida gigante de 1.000 MILHÔES está CARISSIMA .



Eagle,

Desculpa a minha pergunta, mas estás otimista em algum título? Tens alguma coisa em carteira?

Não posso vir aqui regularmente, mas todos os comentários teus que vejo são sempre ultra pessimistas. O mundo vai sempre desabar. Muitas vezes dizes coisas bem fundamentadas, mas tens uma visão demasiado pessimista de tudo.

São perguntas sinceras. Não leves a mal este comentário, e comentei no tópico da mota como poderia ser noutro qualquer.


Quais são as cotadas do PSI20 que estão neste momento com tendência nítida de subida nos últimos dias , ou algumas a cair desde o inicio do ano ?

Há quantos dias sobe o PSI ?

Quando foi que o PSI ultrapassou os 5800 Pontos ?

Quanto sobe este ano o PSI este ano neste Bull Market ? Menos de 1% ?

Quais as cotadas do PSI20 que ultrapassaram nas ultimas 2 semanas muito acima da ultima resistência ?
( Falo do PSI 20 , não daquelas cotadas sem liquidez que com 100.000 euros se faz uma festa )

Quais os motivos para estar positivo nas empresas do PSI 20 , com um gráfico em tendência descendente desde MAIO ?
Algumas estão carissimas como a MOTA e Outras , EDP e EDPR estão estagnadas há meses há espera que OPA termine para terem queda forte .

Nenhuma tem com os atuais fundamentais e atuais preços perspetivas de subir muito acima disto

A minha expectativa é que o período de Setembro - Outubro vai ser de quedas .

Qual a razão para eu estar otimista ou comprar acções neste ponto ? Para as ver desvalorizar ?

Na silly season desvalorizam , há vários dias , quando investidores começarem a voltar de ferias , a avaliar a corrente valorização e os riscos para os próximos 2 meses o mais provável é as vendas no mercado serem muito superiores ás compras .

Há algum interesse em investir neste momento com este gráfico com meses de quedas fortes e pequenas recuperaçoes e com o Setembro-Outubro com múltiplos riscos de alta volatilidade e quedas fortes ?

Para mim não , acho que vai cair forte , e dar boas oportunidades de entrada a valores bem mais abaixo .
Basta ver as quedas do dia de hoje no PSI e com SP500 em máximos .

Lá para Outubro devem existir boas oportunidades a preços bem mais baratos
Anexos
psi 3108.PNG
psi 3108.PNG (48.42 KiB) Visualizado 7853 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 16:48

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Esta cotada teve hoje uma forte queda de quase 5%.

Após os maus resultados tem um primeiro suporte nos 2.30 e depois no forte suporte 1.60-1.70 onde andou mais de um ano com melhores perspetivas que as atuais .

Proximos resultados só para meados de 2019

Com estes maus resultados o mais provável é descer a ladeira, sempre a acelerar , tendo um grande suporte onde andou cerca de um ano na zona 1.60.

Até lá é aguardar que o titulo vá corrigindo.

O gráfico vai sempre a medio prazo em direcção aos fundamentais e com estes resultados quase NULOS e divida gigante de 1.000 MILHÔES está CARISSIMA .


Eagle,

Desculpa a minha pergunta, mas estás otimista em algum título? Tens alguma coisa em carteira?

Não posso vir aqui regularmente, mas todos os comentários teus que vejo são sempre ultra pessimistas. O mundo vai sempre desabar. Muitas vezes dizes coisas bem fundamentadas, mas tens uma visão demasiado pessimista de tudo.

São perguntas sinceras. Não leves a mal este comentário, e comentei no tópico da mota como poderia ser noutro qualquer.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 16:40

Esta cotada teve hoje uma forte queda de quase 5%.

Após os maus resultados tem um primeiro suporte nos 2.30 e depois no forte suporte 1.60-1.70 onde andou mais de um ano com melhores perspetivas que as atuais .

Proximos resultados só para meados de 2019

Com estes maus resultados o mais provável é descer a ladeira, sempre a acelerar , tendo um grande suporte onde andou cerca de um ano na zona 1.60.

Até lá é aguardar que o titulo vá corrigindo.

O gráfico vai sempre a medio prazo em direcção aos fundamentais e com estes resultados quase NULOS e divida gigante de 1.000 MILHÔES está CARISSIMA .
Anexos
mota 3108.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 31/8/2018 0:58

Em Portugal há grupos económicos muito endividados que continuam a existir apenas porque a banca o permite. Se a banca "apertasse" com certas empresas (algumas estão cotadas na Bolsa) elas teriam que se revelar como insolventes e isso faria com que a banca tivesse que reconhecer as correspondentes imparidades . A banca sabe que essas empresas nunca conseguirão pagar o seu passivo bancário, mas vai contemporizando com a situação pois não ganharia nada com o fecho dessas empresas e desse modo vai recebendo alguns juros. Em Portugal há, portanto, capitalistas que de capitalistas têm, na realidade, muito pouco!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 31/8/2018 0:06

Artista Romeno Escreveu:
uma empresa com 890M de endividamento de CP dos quais 260 M em contas caucionadas e descobertos é uma empresa arrumada... já dizia o outro se deves muito o problema não é teu é do banco :mrgreen:


Totalmente de acordo.

Estou curioso para saber onde vão buscar o "bi" do ano passado para pagar os 800 milhões do curto prazo. (no ano passado pagaram dívida com mais dívida )
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 30/8/2018 20:34

Dr Tretas Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:(...)

E a divida AUMENTOU de 877 para 1.000 MIlhões , o que ainda é mais incrivel


Pelo que percebo do balanço, essa massa foi investida em "Outros investimentos financeiros", que de acordo com a nota 9 do relatório são:
Mota-Engil_2.png


Não sei se dívida pública de Angola seja dos melhores investimentos...


A mota é muito bom, ela a "massa" não foi investida é um eufemismo eles fizeram obras e como os bentos kanganbas não podiam pagar deram lhes divida publica... uma especie de cheque pré visado que paga juros :mrgreen:
uma empresa com 890M de endividamento de CP dos quais 260 M em contas caucionadas e descobertos é uma empresa arrumada... já dizia o outro se deves muito o problema não é teu é do banco :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 30/8/2018 15:43

ativo Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:(...)

E a divida AUMENTOU de 877 para 1.000 MIlhões , o que ainda é mais incrivel


Pelo que percebo do balanço, essa massa foi investida em "Outros investimentos financeiros", que de acordo com a nota 9 do relatório são:
Mota-Engil_2.png


Não sei se dívida pública de Angola seja dos melhores investimentos...

A empresa endivida-se para emprestar dinheiro ao Estado Angolano adquirindo títulos do Tesouro angolano?
Isso poderá compreender-se se se pensar que tal empréstimo ao Estado Angolano é contrapartida para a adjudicção à Mota Engil de determinada(s) obra(s).


Não tenho a certeza
Mas penso ter lido há tempos que estado angolano pretendia converter a divida ás empresas com obrigações de angola .
Penso que poderá eventualmente ter sido este o caso . ( Mas não tenho a certeza)

Eventualmente titular divida existente com obrigações angolanas com maturidade prolongada .
Se assim for , Um péssimo negocio de elevado risco na minha opinião , mas são os riscos de atuar nestes países sem um quadro estável.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 30/8/2018 15:40

Dr Tretas Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:(...)

E a divida AUMENTOU de 877 para 1.000 MIlhões , o que ainda é mais incrivel


Pelo que percebo do balanço, essa massa foi investida em "Outros investimentos financeiros", que de acordo com a nota 9 do relatório são:
Mota-Engil_2.png


Não sei se dívida pública de Angola seja dos melhores investimentos...

A empresa endivida-se para emprestar dinheiro ao Estado Angolano adquirindo títulos do Tesouro angolano?
Isso poderia compreender-se pensando que tal empréstimo ao Estado Angolano é contrapartida para a adjudicção à Mota Engil de determinada(s) obra(s) ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, tomateverde e 137 visitantes